• Nenhum resultado encontrado

Apresentação metodológica da pesquisa de campo com os alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará

APÊNDICE U – LISTA DE ESCOLAS (L1+L2) 209 APÊNDICE V – LISTA DE ESCOLAS (L3+L4)

3 OS ASPECTOS CONSTITUCIONAIS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO

4.4 Apresentação metodológica da pesquisa de campo com os alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará

A pesquisa de campo teve o objetivo de analisar questões de efetividade da política de reserva de vagas do ENEM na Universidade Federal do Ceará, tomando como universo a Faculdade de Direito. Para tanto, a pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário (anexo 1), compostos por 16 questões, aplicados ao maior número possível de alunos da graduação, maiores de idade, de ambos os sexos, ingressos desde 2012, do Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará. Não atendem ao perfil da pesquisa os alunos ingressos no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará antes de 2012 ou por outros meios que não o SISU/ENEM. Também não atendem ao perfil alunos da pós-graduação ou qualquer pessoa que não se encaixe no perfil anteriormente descrito.

À época da pesquisa, segundo dados disponibilizados pela Coordenação do Curso, e obtidos através do sistema SIGAA, 953 alunos da Faculdade de Direito se encaixam nesse perfil, sendo esse número distribuído nos termos da tabela abaixo, que leva em consideração a quantidade de alunos por ano de ingresso:

Tabela 15 - Quantitativo de Alunos Faculdade de Direito - UFC

2017 2016 2015 2014 2013 2012 Total

118 218 195 176 169 77 953

Fonte: Elaborada pelo autor.

A aplicação dos questionários foi feita em sala de aula, mediante autorização específica de cada professor e do diretor da Faculdade de Direito, de tal forma que cada um dos alunos recebeu um questionário e duas vias do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A participação da pesquisa foi voluntária e sem nenhuma contraprestação financeira, bem como não houve qualquer embaraço àqueles que optaram por não participar.

Aqueles que participaram responderam ao questionário, bem como preencheram as duas vias do TCLE, permanecendo com uma para si, e devolvendo a outra junto com o questionário. A resposta dos questionários se fez de forma anônima. Ao final, 559 alunos responderam ao questionário, conforme a tabela abaixo, o que resultou em uma pesquisa com margem de erro de 3% e confiabilidade de 99%.

Tabela 16 - Quantitativo de Alunos Faculdade de Direito – UFC

Ano 2017 2016 2015 2014 2013 2012 Total

Total 118 218 195 176 169 77 953

Aplicados 75 140 122 113 83 16 549

Percentual 64% 64% 63% 64% 49% 21% 58%

Fonte: Elaborada pelo autor.

Cada uma das perguntas contidas nos questionários foi fundamental, uma vez que todas se prestaram a avaliar, na prática, os argumentos acerca da efetividade da lei de cotas dentro do universo selecionado. Não obstante, a resposta de nenhum dos quesitos foi obrigatória, bem como qualquer questão deixada em branco foi considerado como “não respondida”.

O questionário aplicado foi composto por 16 questões, separadas por áreas. A questão 1 teve por objetivo determinar a forma de ingresso do aluno entrevistado, bem como a questão 2 teve a finalidade de determinar seu semestre de ingresso. Ambas as perguntas são fundamentais, pois foram definidoras dos grupos de análise posterior dos dados. Explica-se: além da análise dos dados da totalidade de alunos, tais dados foram analisados e tiveram os

resultados divulgados por anos de ingresso, uma vez que isso permite uma avaliação do perfil no decorrer dos anos; por outro lado, dentro de cada ano também se divulgará os dados de cada grupo de ingresso isoladamente, de forma a permitir um comparativo entre as linhas de acesso por reserva de vagas entre si e com as de ampla concorrência.

Já as questões 3, 4 e 5 são justificadas pela necessidade de determinação da origem desses alunos. A questão 3, dessa forma, teve o objetivo de analisar quais tipos de escola são mais comuns em cada modalidade de ingresso, determinando a participação de escolas particulares, militares, técnicas profissionalizantes e de ensino regular, em cruzamento com os dados das linhas de ingresso. Da mesma forma, a questão 4 teve o objetivo de saber se existe um padrão entre as escolas de origem em cada um dos grupos. Por fim, a pergunta 5 é justificada pela suspeita de uma considerável participação das cidades do interior do Estado na aprovação de alunos por cotas, o que motiva o cruzamento de tal dado com as linhas de ingresso.

As questões 6 e 7 formam o grupo de avaliação do perfil socioeconômico dos alunos ingressos, de tal forma que a questão 6 se atém a um critério de renda familiar per capta, baseado nas mesmas faixas avaliadas pelo MEC no SISU/ENEM. Já a questão 7 se ateve a um critério social, com a determinação do grau de instrução dos pais dos alunos ingressos.

A questão 8 teve o objetivo de definir o perfil racial dos alunos ingressos, possibilitando também uma análise cruzada dos dados com as linhas de ingresso. Já a questão 9 teve o objetivo de verificar qual percentual de alunos já foi vítima de discriminação em virtude de sua cor/raça. Tal dado foi analisado de forma cruzada com a questão 8.

O próximo grupo, formado pelas questões 10 a 13, teve o objetivo de avaliar o perfil acadêmico e profissional dos entrevistados. Todos os referidos dados foram cruzados com as origens, permitindo o comparativo. A questão 10 visou a avaliar o IRA individual, nota que comporta a média global dos alunos. A questão 11 procurou avaliar a participação dos alunos em atividades extracurriculares, a questão 12, a contribuição científica e a questão 13, o perfil profissional, verificando sua tendência de inserção no mercado de trabalho através de empregos na área jurídica ou estágios.

As questões 14 e 15 tiveram o objetivo de verificar o sentimento de integração social dos alunos oriundos de cotas. Dessa forma, através das respostas da questão 14, foi possível avaliar o sentimento de integração dos alunos cotistas ao ambiente universitário, bem como demonstrou-se a percepção dos alunos oriundos por ampla concorrência sobre o tema. Já a questão 15 se prestou a verificação da percepção dos alunos acerca da existência de

segregação/rivalidade entre os alunos oriundos de cotas e os de ampla concorrência.

A questão 16 teve por objetivo a avaliação das políticas de permanência na faculdade, demonstrando a percepção dos alunos acerca de quais políticas estão sendo aplicadas de forma insuficiente ou deveriam ser implementadas, na faculdade de direito, possibilitando a avaliação das principais dificuldades apresentadas pelos alunos do curso de direito para a o êxito no curso.

Tais questionários foram aplicados em todos os semestres e turnos da Faculdade de Direito/UFC entre os dias 20 e 28 de março de 2017. Os resultados mais relevantes obtidos serão apresentados em forma de gráficos, demonstrando o percentual das respostas obtidas, com base na amostragem conseguida, bem como, ao final do trabalho, constarão como anexos as planilhas com os resultados totais.

4.5 Riscos

A pesquisa não ofereceu riscos ou desconfortos físicos à saúde dos participantes. Porém, não se pode evitar a possibilidade de alguns indivíduos sentirem algum desconforto ao compartilhar informações pessoais ou confidenciais. Diante de tal fato, os participantes não foram obrigados a responder ou dar qualquer informação caso tenham se sentido constrangidos em qualquer momento da realização da pesquisa.

Tais riscos foram minorados ao máximo através de um questionário único, aplicado a integralidade de alunos, não havendo qualquer identificação pública da condição de estudantes oriundos de cotas ou de ampla concorrência, bem como através da garantia do anonimato e do sigilo das informações prestadas. Todas as perguntas contidas no questionário são fundamentais à pesquisa, não existindo, entretanto, qualquer pergunta que possa causar constrangimento aos entrevistados.

Não houve qualquer tipo de imposição para que tais questionários fossem respondidos, bem como o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido deixou aqueles que responderam aos questionários como cientes da importância da pesquisa. Todos os avisos necessários também foram dados e o pesquisador dispôs-se para esclarecer quaisquer perguntas que por ventura surgissem.