• Nenhum resultado encontrado

Para verificar se as pessoas envolvidas na pesquisa correspondiam ao público-alvo de interesse desta pesquisa, foram elaboradas perguntas direcionais. Desta forma, os resultados desta pesquisa explicitarão até que medida esta pesquisa é pertinente.

Dos 400 questionários aplicados 56% equivalem ao sexo masculino e o restante do percentual 44%, ao público feminino. A faixa etária predominante foi entre 18 a 26 anos com 77% das respostas e de 18% dos 28 aos 35 anos e 5% de 35 a 44 anos.

Dos 400 entrevistados 73% já fizeram um curso de idiomas e 64% conhece o UEC sendo que 10% deles fazem ou já fizeram o curso de idiomas na escola, aumentando ainda mais a credibilidade da pesquisa por tratar-se do ponto de vista de um público que já experimentou a metodologia aplicada pela escola, e principalmente por se tratar de um perfil de público que se interessa por cursos de idiomas.

Atrelado a esses fatores o percentual de 51% do público entrevistado encaixando-se efetivamente no perfil do público de classe A e B aumenta ainda mais a credibilidade atrelada ao objetivo da pesquisa.

56% 44%

Homens Mulheres

Gráfico 1: Distribuição da população por sexo

36 77% 18% 5% 18 a 26 anos 27 a 35 anos 35 a 44 anos

Gráfico 2: Distribuição da população por faixa etária

Fonte: Pesquisa Realizada

21% 30% 12% 7% 5% 6% 19% 10 Salários 6 a 10 Salários 4 a 6 Salários 2 a 4 Salários 1 a 2 Salários até 1 Salário Sem renda

Gráfico 3: Distribuição da população por renda individual

Fonte: Pesquisa Realizada

O público-alvo dessa pesquisa é o público de classe A e B, e os locais escolhidos seguiram alguns critérios, como a escolha de ambientes mais freqüentados por esse público, como os shoppings Itaigara, Iguatemi e o Salvador Shopping, as faculdades Unijorge, FTC e FACS. Vale salientar que, o considerável percentual de pessoas sem renda encontrado nesta pesquisa deve-se ao fato das pesquisas terem sido aplicadas em faculdades particulares, onde muitos jovens dependem dos seus pais, não

37 possuindo nenhum tipo de renda, entretanto isso não os retira do perfil do público desejado-(classe A e B). 45% 33% 12% 10% Superior Concluído Superior em andamento Pós graduação Ensino médio

Gráfico 4: Distribuição da população por escolaridade

Fonte: Pesquisa Realizada

Com base nesse primeiro momento da pesquisa, pode-se perceber o equilíbrio em relação ao percentual de homens e mulheres entrevistados, tendo uma diferença mínima de apenas 12% a mais da presença de homens na pesquisa. Além disso, faixa etária predominante é de 18 a 26 anos. A maioria dos entrevistados, 30 % possui uma renda de 6 a 10 salários mínimos e 45 % deles possui o curso superior concluído. Essas informações iniciais asseguram uma consonância entre o perfil das pessoas entrevistadas e os públicos que a pesquisa se propõe indagar e atingir.

O segundo momento de perguntas do questionário são perguntas mais direcionadas para as respostas que desejo obter. É neste momento que poderei compreender através da pesquisa como anda a imagem do UEC entre o seu perfil de público, como anda a imagem dos cursos idiomas de uma forma geral, até que ponto existe a credibilidade em se fazer um curso de idiomas em apenas 1 ano e meio, até que ponto as pessoas relacionam a imagem do UEC ao Teatro Jorge Amado.

38 33% 22% 15% 10% 8% 6% 2%1% 1%1%1% ACBEU CCAA Cultura Inglesa UEC EBEC FISK YAZIGI Aliança Francesa UFBA UNEB YES Brasil

Gráfico 5: “já fez algum curso de idiomas? Onde?

Fonte: Pesquisa Realizada

Podemos analisar no gráfico 5 que 75% dos entrevistados responderam já ter feito ou estar fazer um curso de idiomas. Dentre os cursos mais citados estão os maiores concorrentes do UEC, tanto as concorrências diretas, que são as grandes escolas de idiomas de Salvador, como as concorrências indiretas, que são as novas escolas de idiomas que vem surgindo com a proposta de um curso rápido como a do UEC.

No mesmo gráfico podemos observar que 102 pessoas entrevistadas, o equivalente a 34% dos entrevistados responderam ter feito ou estar fazendo um curso de idiomas no ACBEU. Enquanto 69 entrevistadas, o equivalente a 23% dos entrevistados responderam ter feito ou estar fazendo um curso de idiomas no CCAA. Já 45 das pessoas entrevistadas, o equivalente a 15% dos entrevistados responderam ter feito ou estar fazendo um curso de idiomas no curso Cultura Inglesa.

No entanto, 30 entrevistadas, o equivalente a 10% dos entrevistados responderam ter feito ou estar fazendo um curso de idiomas no UEC. Ainda, 24 entrevistadas, o equivalente a 8% dos entrevistados responderam ter feito ou estar fazendo um curso de idiomas no EBEC.

Todavia, 18 entrevistadas, o equivalente a 6% dos entrevistados responderam ter feito ou estar fazendo um curso de idiomas no FISK. 6 pessoas entrevistadas, o equivalente a 2% dos entrevistados responderam ter feito ou estar fazendo um curso de idiomas no YAZIGI. 2 pessoas entrevistadas, o equivalente a 0,5% dos entrevistados responderam ter feito ou estar fazendo um curso de idiomas no curso Aliança Francesa. Por fim, os cursos com menor percentual foram: (UFBA, UNEB e YES Brasil) cada uma com 1 pessoa, o equivalente a 0,5% dos entrevistados.

39 64%

36%

Sim Não

Gráfico 6: “Você conhece o UEC”

Fonte: Pesquisa Realizada

67% 14% 8% 6% 5% Qualidade Rapidez Preço Localização Modernidade

Gráfico 7: “o que é mais importante num curso de idiomas?”

Fonte: Pesquisa Realizada

De acordo com esta pergunta foi possível perceber que as opções “Professores qualidades”; “Rapidez” e “Preço” foram os itens mais votados, sendo representados por 67% ; 14% e 8% respectivamente. 6% responderam que a boa localização é o item determinante na escolha do curso e os 5% restantes optaram pela modernidade do curso.

40 64% 36% Conhece Não conhece 66% 24% 8% 2% Rápido Qualidade Superficial caro

Gráfico 8(Esquerda): “Qual a principal imagem que você tem do UEC”

Gráfico 9(Direita): identificação do curso UEC

Fonte: Pesquisa Realizada

Dos 64% que conhecem o UEC, ou seja, dos 256 entrevistados, 66% acreditam que a escola possui um curso rápido, 24% consideram o UEC um curso qualidade, 8% acho o UEC um curso superficial e 2% considera o curso caro como mostrará o gráfico que segue:

46% 31% 0% 0% 0% 23% 4 anos 3 anos e meio 3 anos 2 anos e meio 2 anos 1 ano e meio

Gráfico 10: “Qual o tempo suficiente para se aprender um idioma?”

41 As respostas oscilaram entra 3 respostas:4 anos, com 46% dos entrevistados; 3 anos e meio, com31% dos entrevistados e 1 ano e meio representado por 23 % dos entrevistados. Comprovando que ainda existe de forma considerável o preconceito sobre esta classe (A-B) de considerar possível o aprendizado de um idioma em apenas 1 ano e meio, sendo esta a proposta básica do UEC, esse público prefere ainda fazer um curso mais duradouro, mais caro, mas que passe confiabilidade e credibilidade.

16%

84%

Sim Não

Gráfico 11: “Você sabia que o teatro Jorge Amado pertence ao UEC?”

Fonte: Pesquisa Realizada

De forma assustadora a pesquisa mostra que 84% dos entrevistados não sabiam da relação direta do Teatro Jorge Amado com UEC.

42

Documentos relacionados