• Nenhum resultado encontrado

5 Betão leve à base de granulado de caroço de espiga de milho tratado

5.5.5.3 Apresentação de resultados

No contexto deste trabalho de investigação, foi possível monitorizar de forma contínua o processo de secagem natural dos três tipos de betão leve durante as primeiras 100 horas decorrentes após o fabrico. Os resultados desta monitorização estão apresentados na Figura 5.61.

70 80 90 100 70 80 90 100 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 70 80 90 100 Provete 1 Provete 2 Potência ópti ca normali zada (%) Provete 3 Tempo (Horas)

Figura 5.61: Perda de humidade ao longo do tempo

Observando os gráficos da Figura 5.61 referentes ao processo de secagem natural dos três tipos de betões leves ensaiados, é possível afirmar que esses três processos tendem a decorrer de forma parecida ao longo do tempo e que podem ser caracterizados por na fase inicial (durante as primeiras 10 horas) haver uma acentuada perda de humidade e seguida por uma perda mais gradual de humidade ao longo do tempo. Esta perda de humidade acentuada na fase inicial poderá ser justificada pela ocorrência do processo de hidratação do cimento.

Contudo, em termos de forma do gráfico, os gráficos dos Provetes 1 e 2, relativos aos processos de secagem dos dois betões leves à base de granulado tratado, parecem ser mais similares entre si do que com o respetivo gráfico do Provete 3 (betão leve à base de argila expandida). Nos dois primeiros casos, após secagem acentuada, o material tende a secar de uma forma muito menos acentuada. Paralelamente, no terceiro caso (Provete 3), a perda de humidade associada à secagem do material parece decorrer de forma mais similar ao longo do tempo.

Segundo as unidades utilizadas (% de potência ótica/horas) e em 100 horas de secagem natural, o Provete 1 (à base de granulado de caroço de espiga de milho tratado, Composição 3) perdeu aproximadamente 25% de humidade, o Provete 2 (à base de granulado de caroço de espiga de milho tratado, Composição 4) perdeu cerca de 15% de humidade e o Provete 3 (à base de argila expandida, Composição 3) perdeu aproximadamente 20% de humidade. Estes resultados indicam que, de uma forma geral, os três betões leves tendem a secar de forma parecida.

BLOCOS DE BETÃO LEVE À BASE DE GRANULADO DE CAROÇO DE ESPIGA DE MILHO TRATADO

124

O Provete 1 é referente à Composição 3, composição de betão que contempla mais granulado tratado (devido às diferenças de massa volúmica entre granulado e argila expandida) e contempla a mesma quantidade de água e de cimento que a adotada na composição corrente de betão leve à base de argila expandida (Provete 3, Composição 3). Por sua vez, o Provete 2 é referente à Composição 4, composição de betão que contempla menos granulado tratado, uma maior quantidade de cimento e a mesma quantidade de água que a adotada na composição corrente de betão leve à base de argila expandida (Provete 3, Composição 3). Tendo em atenção que o Provete 2 foi aquele que perdeu menos humidade ao longo das 100 horas de secagem natural, Figura 5.61, é possível concluir que o betão leve à base da Composição 4 talvez se encontre mais seco logo na fase inicial do ensaio e porque a relação água/cimento é muito menor. Durante o processo de mistura e de moldagem do Provete 2, o processo de hidratação do cimento também pode ter ocorrido de forma mais acentuada, tornando o betão mais seco logo na fase inicial do ensaio.

Após se analisar estes resultados, torna-se interessante estabelecer uma comparação destes resultados com os resultados obtidos na Secção 5.5.1, Figura 5.21, referentes ao estudo da variação da massa dos provetes de betão leve à base de granulado de caroço de espiga de milho tratado (Composição 4) e à base de argila expandida (Composição 3), ao longo de 28 dias de secagem natural. Após analisar a Figura 5.21, verifica-se que ao fim de 100 horas de secagem natural, os provetes cúbicos de betão leve à base de granulado tratado (Composição 4) perderam aproximadamente 0,066 kg da sua massa inicial. Por sua vez, os provetes cúbicos de betão leve à base de argila expandida (Composição 3) perderam cerca de 0,023 kg. Esta informação indica que de acordo com o estudo realizado no Capítulo 5 da massa volúmica, o betão de granulado tratado (Composição 4) tende a secar mais rapidamente do que o betão leve corrente à base de argila expandida (Composição 3). Estes resultados poderão contrapor os resultados obtidos no ensaio de monitorização do processo de secagem natural dos betões leves, em que o provete de betão leve à base de argila expandida (Provete 3) perdeu mais humidade (ou secou mais acentuadamente) do que o provete de betão leve à base de granulado tratado referente à Composição 4 (Provete 2). Contudo, neste último caso, o processo de secagem está circunscrito ao período temporal das 100 primeiras horas (aproximadamente 4 dias), não estando contemplado a fase de fabrico e de moldagem, e o restante tempo necessário a perfazer os 28 dias de secagem natural do betão.

Simultaneamente, esta contradição de resultados poderá também estar associada a diversos fatores, nomeadamente, a diferentes condições termo higrométricas de ensaio, ao facto de se

ter uma amostragem de ensaio distinta. Isto é, no ensaio de monitorização de secagem natural dos betões leves apenas se ensaiou 1 provete de cada betão, e já no ensaio de variação da massa ao longo de 28 dias de secagem natural foram utilizados 20 provetes. Outro aspeto que poderá ter influenciado os resultados poderá estar relacionado com o processo de fabrico dos provetes adotado. No ensaio de monitorização da secagem natural dos provetes esse processo decorreu manualmente. Por sua vez, no ensaio de variação de massa dos provetes ao longo de 28 dias de secagem natural, o processo de fabrico recorreu a uma betoneira, ou seja, foi um processo mecânico. No ensaio de monitorização continua, o sensor de humidade está embebido na pasta de cimento e está localizado na parte central do provete. A informação registada poderá ser circunscrita. O facto de se tratar de um material compósito e heterogéneo também poderá condicionar os resultados.

Características dos provetes

Após a realização do trabalho experimental exposto ao longo da Secção 5.5., parece ser útil sumariar as propriedades materiais aferidas experimentalmente dos betões leves estudados e propostos neste trabalho de investigação. Deste modo, a massa volúmica, o coeficiente de capilaridade, o comportamento em termos de envelhecimento artificial acelerado, a capacidade resistente à compressão dos provetes (intactos e envelhecidos) e a perda de humidade são as propriedades materiais disponibilizadas para o betão leve à base de granulado de caroço de espiga de milho tratado e para o betão leve tradicional à base de argila expandida.

Tabela 5.27: Algumas propriedades materiais dos betões leves à base de granulado de caroço de espiga de milho tratado e à base de argila expandida

Provetes cúbicos de betão leve

Características Granulado tratado Argila expandida

Massa volúmica (kg/m3) 1649,15 1530,02

Coeficiente de capilaridade (mg.mm-2.min-0,5) 0,267 0,355

Envelhecimento artificial acelerado (Escala 0 a 5) 2 2

Resistência à compressão - provetes intactos (Mpa) 4,64 6,42

Resistência à compressão - provetes envelhecidos (Mpa) 3,96 6,57

Perda de humidade (%) 15% 20%