• Nenhum resultado encontrado

Aquisição de documentos produzidos e aplicação de questionários qualitativos

3. PERCURSO METODOLÓGICO

3.2. SISTEMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS

3.2.2 Aquisição de documentos produzidos e aplicação de questionários qualitativos

Considerando os objetivos de ensino propostos pelas docentes e da intenção da pesquisa, alguns dos materiais produzidos pelas docentes ministrantes para fundamentar o componente curricular foram disponibilizados para complemento de dados obtidos relativos ao acompanhamento das turmas de ensino de Zoologia.

Os documentos utilizados na análise foram obtidos em quatro momentos de efetivação do componente curricular de Zoologia I: Momento I: Diagnóstico; Momento II (Atividades realizadas pelos estudantes em 3 semanas de aula), Momento 3 (Construção de mapas

conceituais por parte dos estudantes e socialização em sala de aula) e Momento IV (Aplicação de Questionários de Avaliação Qualitativa).

As professoras ministrantes das aulas no respectivo componente curricular (E.A.deA e R.G.D’O) estruturaram materiais instrucionais e tarefas complementares envolvendo informações sobre os táxons invertebrados por meio de uma diversidade de estratégias de ensino e tendo os Mapas Conceituais como foco de aplicação mais frequente, em consequência da opção dos estudantes por essa ferramenta de aprendizagem no percurso de três semanas de aula.

Os MCs, aplicados em sala de aula em diversas atividades (diagnósticas, avaliativas, somativas, etc.), abrangendo grande parte dos conteúdos programados, como mostrado na Figura 4, anteriormente colocada. Isto possibilitou aos estudantes: a) realizar contatos mais detalhados sobre a diversidade dos animais incluídos na disciplina, b) vivenciar momentos de aproximação e domínio da técnica de mapeamento conceitual. Diversos desses escritos construídos serviram de base para serem avaliados pelo pesquisador da presente dissertação, principalmente aqueles elaborados pela professora E.AdeA.

A aplicação do questionário diagnóstico constituiu o documento de grande importância para análise comparada acerca do percurso de aplicação dos mapas conceituais Os demais documentos receberam pesos diferenciados de acordo com a sua qualidade e relevância para análise das características desejadas.

O material selecionado passou por um processo de codificação, onde ocorreu a enumeração dos documentos – por exemplo: Doc. 1., Doc. 2., etc. – conforme as orientações de Bardin (2011). Para a autora “a codificação é o processo pelo qual os dados brutos são transformados sistematicamente e agregados em unidades, as quais permitem uma descrição exata das características pertinentes do conteúdo” (p. 133). Os materiais obtidos das docentes E.AdeA e R.G. D’O(codificados como Doc.1, Doc. 2, Doc. 3, Doc. 4 e Doc. 5), que foram significativos para a pesquisa, são visualizados no Quadro 4.

O “Documento 01” consiste em questionário diagnóstico aplicado no inicio do semestre letivo contendo perguntas a respeito da possível experiência dos estudantes com MCs e a respeito das expectativas e motivação para utilização deste recurso na disciplina.

O “Documento 02” corresponde ao questionamento feito aos estudantes quanto à preferência para com as formas de avaliação da aprendizagem, possibilitando optarem entre uma avaliação somativa (prova ao final da unidade) ou Atividades Semanais (AS) envolvendo os conteúdos programados da disciplina, incluindo a atividade de mapeamento conceitual em outras atividades opcionais.

Os materiais referentes ao “Documento 03” abrangeram os exercícios sobre os conteúdos programados (táxons Platyhelminthes; Annelida, Cycliophora, Kamptozoa, Sipuncula e Echiura; e Nematoda e Rotifera) com mapas conceituais estruturados para preenchimento de lacunas (MC-PL) ressaltando conceitos e/ou palavras de ligação para expressão das informações pesquisadas e/ou mapas conceituais construídos integralmente (MC-CI) acrescidos à leitura e escrita das proposições formadas.

Quadro 4: Documentos utilizados para rastrear significados, expectativas e motivações dos estudantes

Fonte: Dados da pesquisa.

O “Documento 4” diz respeito aos materiais (projeto com perspectiva de construção de MCs, questionário de avaliação dos grupos) envolvendo a construção e apresentação coletiva de MCs, associado a atividades lúdicas acerca de táxons negligenciados, tais como: Gnathostomulida, Nematomorpha, Micrognathozoa, Priapulida, Acanthocephala, Kinorhyncha, Gastrotricha e Loricifera.

O “Documento 5”, inclui os Questionários de Avaliação Qualitativa aplicados no final da 2ª unidade (QuAQ I) e 3ª unidade (QuAQ II). Estes materiais tinham como objetivo averiguar sobre o processo de aprendizagem de alguns conteúdos acerca das diversas estratégias e atividades vivenciadas no percurso da aprendizagem envolvendo o uso de MCs (Apêndice C e D).

Do total de 20 questões que compuseram o QuAQ I, foram selecionadas seis delas, como descritores de interesse ao foco da pesquisa: a) atribuição de valor ao momento de socialização de saberem proporcionados pela apresentação dos MCs em grupos (q. 8), b) construção de MC individual (q. 9), c) preferências acerca das estratégias de ensino vivenciadas (q. 10), d) expansão dos MCs para outros componentes curriculares (q. 13), e) contribuições dos MCs para aprendizagem (q. 14), e, f) autoconceito referente à habilidade inicial e final referente ao processo de construção de MCs (q. 16).

Codificação Documento Aplicabilidade na

Pesquisa

Doc. 01 Diagnose sobre a Construção de Mapas Conceituais

(individual). Material completo

Doc. 02 Opinião sobre estilos de Avaliação da

aprendizagem (individual). Material completo

Doc. 03 Atividades Semanais (ATVS) (em grupo) Material completo Doc. 4 Atividades de Construção Coletiva de MCs e

apresentação oral. Material completo

Das 08 questões que estruturaram o QuAQ II, um total de 04 foram selecionadas para investigação como descritores de interesse: a) sobre desempenhos nas atividades individuais ou em grupo (q. 3), b) atividades empregadas na disciplina que foram consideradas como desafiantes no processo da aprendizagem, (q. 4) c) opinião sobre o uso do Cmap Tools (q. 6), d) intenção de aprendizagem em Zoologia ao utilizar os MCs (q. 7).

Na Figura 5 a seguir, é apresentado um diagrama de fluxo incluindo a sequência dos procedimentos metodológicos que foram utilizados para desenvolvimento da pesquisa, envolvendo desde o momento inicial, quando foram obtidos os dados para aquisição dos percentuais relativos ao diagnóstico das turmas de ensino, seguidos dos momentos onde os MCs foram utilizados para explorar grupos de invertebrados pouco conhecidos, de forma colaborativa, até o momento de aplicação, seleção e análise do Questionário de Avaliação Qualitativa.

Figura 5:Diagrama de fluxo referente aos procedimentos efetivados para aquisição de dados

estatísticos envolvendo as diferentes categorias de análise relativas à vivência com os mapas conceituais em Zoologia

Fonte: Dados da pesquisa.