• Nenhum resultado encontrado

ARGOLAS DOURADAS

No documento Imagem também se lê (páginas 47-50)

Toda imagem pode ser considerada um texto; e esta é uma reflexão sobre a significação de textos não-verbais. Trata-se de verificar "o quê" dizem as imagens, neste caso, uma imagem visual, e ainda, de tentar mostrar "como" ela fala.

O objeto desta análise é um acessório de moda: uma par de brincos dourados. Se observarmos imagens femininas através da história, vamos encontrar, em diversos momentos, argolas douradas. E se olharmos em mais direções, igualmente vamos encontrá-las em distintos contextos culturais, eventualmente também como ornamento masculino, na forma de adornos análogos, como os braceletes e os cintos, que não deixam de ser espécies de argolas. E, em nossa volta, nos dias atuais, vamos vê-los aos montes, nos lábios umbigos e lugares ainda mais inusitados de corpos humanos, sejam eles de mulheres ou de homens.

Não vamos aqui examinar um par de argolas particular, com uma textura especial, ou com uma forma exclusiva, que quebre o paradigma de argola (quero dizer, sendo aberta, ou oval, ou sextavada, por exemplo). Vamos tratar de argolas as mais convencionais: nem enormes nem pequeninas; mas redondas, lisas, douradas.

Inicialmente, vejamos os elementos constitutivos dessas argolas: linhas curvas que se repetem compondo um par, apenas. E a "cor", o dourado, ou seja, o amarelo metalizado. Como se percebe, é um objeto conciso, sintético, de um certo modo, minimalista.

O que um objeto (ou um par dele) tão corriqueiro poderia significar?

Argolas, além de brincos, são aros e elos. E tem semelhança com anéis, fivelas, cacho de cabelos, alças, laços, círculos, curvas, voltas. E absorvem toda a carga semântica, ou os efeitos de sentido, desses outros objetos ou formas, que são análogos.

Argolas fechadas remetem ao sentido de proteção; abertas, ao de liberdade. E as argolas formadas por anéis de cabelo já foram muito usados como identificação. Em francês, chamamos os brincos de “boucles d'oreilles”, literalmente, arcos ou fivelas de orelhas, que alude à proteção das orelhas, também no sentido de afugentar o significado do que por elas passaria em forma de sons, rumo aos ouvidos. Há também analogias com a fertilidade, pois "boucles" tem também o sentido de pequena boca, ou de órgão genital feminino.

Anéis e brincos são conceitos que se confundem, portanto. Anéis são alguma coisa a mais do que simples adornos. Anéis também serviram, há tempos atrás, para identificação, quando traziam, geralmente em relevo, o brasão da família, ou as iniciais da pessoa. Neste caso, serviam como sinete,

isto é, matriz para impressão, sobre o papel ou lacre, dos dados de identificação, muito usados para selar compromissos.

Anel encerra o sentido do poder, e o sucesso atual de público nos filmes da série "O Senhor dos Anéis" (The Lord of the Rings, no original em inglês) mostra a atualidade deste efeito de sentido, que atravessa o tempo e permanece nos mais distintos espaços. Possuir um anel pode encerrar a noção de ter poderes mágicos; de abrir portas secretas, de estar protegido contra forças desconhecidas. E “ring” quer dizer, além de anel, círculo, argola; e circo, ringue, arena; também em inglês, como verbo, tem os sentidos de toque ou ressonância de sinos, campainha ou carrilhão. São mais conteúdos que podem se somar aos efeitos de sentido de argolas douradas.

Nas Escrituras, várias passagens atribuem a sabedoria de Salomão a um anel que usava. E o anel papal, chamado anel do Pescador, é quebrado quando da morte do Papa, mostrando a quebra do vínculo entre Deus e os homens, através da desaparição daquele ente.

Mas argolas podem ser ainda alianças, o que acrescenta uma nova bagagem de efeitos de significação às argolas. Entre noivos, elas são um acordo de fidelidade, mas podem ser interpretadas como a escravidão de um em relação ao outro. Em religiosos, é a submissão a Deus; as freiras são as noivas de Deus. Na prática da domesticação de falcões, a partir da colocação de uma argola na perna da ave, ela passa a caçar apenas para aquele respectivo dono. Algemas também são argolas. Assim se diz que as argolas unem e isolam amo e escravo.

Aliança, o anel ritual do noivado ou casamento, alude também a noção de compromisso. Aliança pode ser ainda um acordo, um pacto, um outro tipo de compromisso, onde posições diferentes se reúnem para ações conjuntas, geralmente, tendo como motivação um objetivo comum. Daí veio o verbo aliar, que segue o mesmo campo semântico.

Argolas também são elos, que indicam ligação, união, palavra que tem a mesma origem que anel, pois ambas derivam do latim "annellu". A palavra aliança já foi usada desde as Escrituras, pois Deus fez diversos pactos com os homens, as alianças.

Em síntese, além dos efeitos de sentido já mencionados, as argolas em forma circular aludem às idéias de ciclo fechado; ciclo solar; encerramento ou continuidade de circuito; eterno retorno; homogeneidade; sucessão contínua; totalidade indivisível; unidade; tempo; destino; sol; roda; movimento; e perfeição, pois tem como base a figura geométrica que é considerada perfeita e, enquanto tal, remete à noção de divino.

Com relação à cor, as nossas argolas imaginárias, relembrando, são douradas. Não sendo de ouro, mas de qualquer outro metal menos nobre, o dourado presentifica o ouro, e rouba dele a carga semântica. Como metal perfeito, por ser o mais precioso, o ouro guarda relações com o conceito de

imortalidade. Do mesmo modo, a partir de conexões estabelecidas através do tempo, o dourado remete à nobreza, ao fogo, à luz, ao divino. E ao sol. E, conseqüentemente, ao se relacionar ao conceito de sol, o dourado alude às noções de calor, brilho, luz, conhecimento, riqueza, fecundidade, amor, dominação.

Enfim, uma simples forma circular, como a das argolas, guarda consigo uma série de efeitos de sentido que assimila dos sentidos de diversas outras formas análogas. Mas não se trata de apenas somar significados fechados, de caráter exclusivamente simbólico, representativo, aleatório ou convencionado socialmente. As alusões, atualizações ou mesmo migrações de efeitos de sentido se dão a partir da presentificação de elementos.

Circulares são os planetas, claro, também o sol, e o trajeto dos planetas em torno do sol. Contornar uma pessoa ou coisa é um modo de aprisioná-la. Elos unem. Adereços identificam, além de adornar. Metais são preciosos e a arte de formatar metal com vistas a produção de pequenos objetos exige maestria; é o fazer do ourives, que agrega valor ao metal. Isto tem um custo e quem pode possuir esses objetos tem poder. Laços, alças, voltas, enfim, quaisquer linhas curvas sempre causam, ao olhar, a sensação de movimento, ao contrário das retas, que surtem o efeito de rigidez. Com estes exemplos podemos observar que não são gratuitos os efeitos de sentido que as argolas são capazes de gerar.

Quando as argolas são douradas, essas linhas curvas perfeitas, as formas circulares, inter- relacionam seus significados com os do ouro. Dessas relações surgem novos efeitos de significação, como aconteceria com as relações entre formas e cores em qualquer outro objeto ou imagem. Mas nesse caso, como pode ser observado, alguns efeitos de sentido que emanam do ouro, ou do dourado são coincidentes com certos significados das argolas, ou do círculo, embora outros sejam complementares.

Esses significados da forma, reiterados pela cor - ou pelo material - potencializam esses efeitos de sentido e talvez aí esteja a força da carga semântica das argolas douradas, especialmente no que diz respeito ao poder, à perfeição, ao divino, ao destino, tanto nas formas circulares como no ouro, que geram um certo mistério em torno delas e justificam sua presença nas mais distintas culturas, através dos tempos.

Aos designers vale lembrar que não só jóias ou bijuterias como anéis, brincos e alianças são argolas douradas. Aldravas, as antigas argolas de metal usadas para bater nas portas antes do advento das campainhas, os puxadores do mobiliário, os aros de contornos de luminárias, os acessórios de cortinas, detalhes da moda, óculos, entre outros, são objetos que podem consistir em argolas douradas. Ficam aqui disponíveis estas referências de significação para tais produtos, que pela sua forma e pela sua “cor”, assumem os mesmos efeitos de sentido que possuem os brincos e os anéis dourados.

No documento Imagem também se lê (páginas 47-50)