• Nenhum resultado encontrado

ARIADNE ARAÚJO

No documento 500 Questões Geografia Comentadas (páginas 168-174)

Adaptado de O Povo (Fortaleza), 24/07/2001

O movimento populacional descrito na reportagem é classificado especifi- camente como:

(A) uniforme (B) pendular (C) compulsório (D) de transumância

O texto “Pé na estrada, de novo” apresenta elementos que caracterizam um mo- vimento migratório, como se observa no seguinte fragmento: “‘Eu não vou para São Paulo’, anuncia Ari Félix, 12. Mas o irmão dele foi. ‘Difícil ficar’ é a frase mais repetida.” Trata-se, contudo, de um movimento populacional específico, conforme descreve o fragmento mais adiante: “A soma faz os homens alternarem: seis meses lá, seis meses cá”. É essa periodicidade que caracteriza a transumância e a distingue dos movimentos pendulares, de caráter diário.

157. (UERJ – VESTIBULAR –UERJ/2010) –

Essa característica e essa política estão indicadas em:

(A) liberdade de comércio - ações afirmativas para grupos sociais menos favorecidos

(B) sociedade de classe - sistemas de garantias trabalhistas para a mão de obra sindicalizada

(C) economia de mercado - programas de apoio aos setores econômicos pouco competitivos

(D) trabalho assalariado - campanhas de estímulo à responsabilidade social do empresariado

O modo de produção capitalista apresenta certas características estruturais que não se alteraram ao longo da história, como é o caso da sua organização sob a forma de uma economia de mercado. Esse aspecto do capitalismo é perceptível a partir do diálogo entre os personagens Calvin e Susie, acerca da relação entre oferta e procura. Por outro lado, a dinâmica desse modo de produção vem incorporando modifica- ções, como é o caso do aumento da intervenção do Estado na economia, que pode ser identificada pela referência aos subsídios concedidos aos setores menos eficientes.

158. (UERJ – VESTIBULAR –UERJ/2010) –

O fenômeno natural descrito acima não afeta os aparelhos de GPS - em português, Sistema de Posicionamento Global.

Isso se explica pelo fato de esses aparelhos funcionarem tecnicamente com base na:

(A) recepção dos sinais de rádio emitidos por satélites

(B) gravação prévia de mapas topográficos na memória digital (C) programação do sistema com as tabelas da variação do polo norte (E) emissão de ondas captadas pela rede analógica de telefonia celular

O deslocamento do Polo Norte Magnético não afeta os aparelhos de gPS porque o princípio técnico desse sistema não está baseado no magnetismo terrestre, confor- me ocorre com as bússolas. No caso dos gPS, uma rede de 24 satélites encontra-se permanentemente em órbita terrestre emitindo sinais de rádio, que são captados por esses dispositivos e que permitem a localização precisa do ponto onde se encontra o seu portador.

RESPOSTA: “A”.

O uso de fontes renováveis de energia passou a ser encarado como fun- damental para a superação das contradições ecológicas do modelo econômico atual.

As fontes renováveis que mais contribuem para o percentual verificado na matriz energética brasileira são:

(A) solar e eólica (B) biomassa e solar (C) eólica e hidráulica (D) hidráulica e biomassa

No mapa que representa o percentual de energias renováveis de cada país no total da energia primária disponível, observa-se que o Brasil possui uma proporção elevada de uso desse tipo de fonte, quando comparado à maioria dos países do mun- do. A principal justificativa para essa situação privilegiada do ponto de vista econô- mico e ambiental está relacionada à relevância de duas fontes renováveis na matriz energética nacional. A primeira é o grande potencial hidráulico do país do qual boa parte já é aproveitada, sobretudo nas áreas com maior demanda por energia. Além dessa fonte, o Brasil encontra-se em posição de destaque quanto ao aproveitamento da biomassa para a geração de energia, notadamente em função do uso do etanol derivado da cana para a produção de combustível.

RESPOSTA: “D”.

160. (PC/MG – POLICIA CIVIL – FUMARC/2011) – A preservação do meio ambiente requer conhecimentos dos elementos fundamentais que o cons- tituem. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que

A) as unidades fisiógrafas definidas pelas variáveis ambientais de uma re- gião, indicando os recursos minerais potenciais e as aptidões da terra.

B) a delimitação espacial das bacias hidrográficas e sua constituição in- fluem no volume, qualidade e distribuição das águas.

C) a erosão pluvial, causada pela ação de chuvas contínuas e intensas em uma determinada área, gera o desgaste do solo, arrasta materiais e pode provo- car deslizamentos de terra.

D) a lua, responsável pelas marés, é o principal agente que atua sobre os lençóis freáticos, condicionando no maior ou menor volume de água no solo.

Todas as alternativas estão corretas, menos a “d”, devido a lua não controlar o volume dos lençóis freáticos e sim “somente” as marés e de todos os elementos fundamentais, esta é de grau menor.

161. (PC/MG – POLICIA CIVIL – FUMARC/2011) – No mundo contem- porâneo, é cada vez mais significativa a reconfiguração da política mundial, segundo linhas culturais. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que

A) os alinhamentos definidos pela ideologia e relacionamentos de super- potências dão lugar aos alinhamentos definidos pela cultura e civilização, nas quais os povos se congregam com aqueles que têm semelhanças de ascendência, religião, valores e instituições, e facilitam a cooperação e a coesão entre eles, mesmo com identidades múltiplas.

B) a identidade cultural é fator essencial para moldar associações e antago- nismos de um país, direcionando o seu lugar na política mundial, o que estimula o interesse de redesenhar fronteiras políticas para coincidir com as fronteiras culturais, étnicas, religiosas e civilizacionais.

C) a desagregação de países como união soviética e Iugoslávia favoreceu para que essas novas repúblicas da Europa e Ásia central, por seus aspectos cul- turais similares, criassem mercados comuns que facilitaram os relacionamentos econômicos e políticos com outros países.

D) as crises econômicas e sociais suscitaram importantes questões de iden- tidade nacional e étnica, cujos os movimentos populares apresentam um forte caráter religioso, como o crescente sentimento fundamentalista islâmico, que alterou o caráter político de países com grande influência muçulmana.

As alternativas estão corretas, exceto a “c”, mesmo com a fragmentação da Iu- goslávia, essa região europeia passou por diversos conflitos de âmbito mundial e a desagregação da União Soviética levou a elevadas taxas de inflação na atual “Rús- sia”, dificultando até o ano de 95 sua entrada para o mercado global. A IUGOSLÁ- VIA que em 1991, foi dividida em Bósnia & Hezergovina, Croácia, Eslovênia, Ma- cedônia e Sérvia & Montenegro tinha diversidades religiosas tais como: cristianismo romano, cristianismo ortodoxo e islamismo sunita.

RESPOSTA: “C”.

162. (SEE/AC – PROFESSOR – FUNCAB/2010) – Um dos objetivos do ensino de Ciências, apresentado no Caderno 1, do 3º ano do Ensino Fundamen- tal é “Caracterizar diferentes seres vivos conforme seus aspectos externos, sua alimentação e características dos ciclos de vida, considerando possíveis usos pelo ser humano.” Para atingir tal objetivo, o mesmo Caderno propõe algumas atividades.

Entre as atividades citadas abaixo, uma está encaminhando o aluno para alcançar o objetivo proposto. Depois da análise feita, assinale a alternativa que contém tal atividade.

A) investigações para comparar ambientes urbanos e rurais por meio de observações e leituras, realizando registros por desenhos, coleção de figuras ou textos.

B) experimentos variados para estudar as relações da água com o calor ou da água com os materiais.

C) preparação experimental de pães e iogurtes, relacionando a fermentação à ação de fungos microscópicos.

D) rodas de conversa sobre a presença da água em diferentes lugares e ati- vidades humanas.

E) criação de modelos de massinha para mostrar e conversar sobre a terra por dentro.

Seguindo o texto e as alternativas, a única que está relacionada é a C, onde a preparação experimental de pães e iogurtes, relacionando a fermentação à ação de fungos microscópicos.

RESPOSTA: “C”.

163. (SEE/AC – PROFESSOR – FUNCAB/2010) – Em 2010, a população mundial chegará aos 6,84 bilhões, segundo estimativas de diversos órgãos e ins- tituições ligados à ONU. Ao contrário do que alguns imaginaram, o grande pro- blema demográfico do século XXI não é o crescimento nem o número total de habitantes do nosso planeta. Assinale o item que não corresponde aos desafios demográficos do século XXI:

A) o rápido envelhecimento da população em geral, principalmente nos países mais desenvolvidos.

B) as migrações em massa de regiões ou países ricos para aqueles subdesen- volvidos pré-industriais.

C) a recente expansão da obesidade.

D) os diversos tipos de preconceitos étnicos, culturais e outros.

E) a fome ou subnutrição de uma significativa parcela da população mun- dial.

a) O rápido envelhecimento da população em geral, principalmente nos países mais desenvolvidos. => verdadeiro. atribui-se a isso o aumento dos custos dos filhos, o desenvolvimento de técnicas de contracepção e planejamento familiar, que redu- zem a quantidade de nascidos. Por outro lado, o desenvolvimento das tecnologias de saúde, tratamentos, etc, aumentaram a longevidade e o número de idosos

b) As migrações em massa de regiões ou países ricos para aqueles subdesenvol- vidos pré-industriais. => é o contrário.

c) A recente expansão da obesidade. -> correto. Entre as causas o aumento de consumo de produtos industrializados com altos níveis de gordura. A redução do tempo das pessoas, que trabalham mais e tem menos tempo para se alimentarem corretamente. Crescimento dos fast foods.

d) Os diversos tipos de preconceitos étnicos, culturais e outros. - Estimulados pelos fluxos migratórios (ex: xenofobia)

e) A fome ou subnutrição de uma significativa parcela da população mundial. - Pela má distribuição dos alimentos produzidos no mundo.

RESPOSTA: “C”.

164. (ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MEDIO – INEP/2013) –TEXTO l

Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda: passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outras na sua aula de francês ou de dança.

Comentário do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos [1839] apud SILVA, T V. Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira Ipctesi — Revista de Estudos Literários,

TEXTO II

As janelas e portas gradeadas com treiiças não eram cadeias confessas,

positivas; mas eram, peio aspecto e pelo seu destino, grandes gaiolas, onde os país e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas.

MACEDO. J. M Memórias da Rua do Ouvidor [1878]. Disponível em: www.domirtiopublico.gov.br

Acesso em 20 maio 2013 (adaptado).

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FEMININO COMUM AOS DOIS

No documento 500 Questões Geografia Comentadas (páginas 168-174)