• Nenhum resultado encontrado

oeste, sul e leste B) leste, sul e oeste.

No documento 500 Questões Geografia Comentadas (páginas 114-122)

95.(ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MEDIO – INEP/2009) – Leia o texto abaixo.

A) oeste, sul e leste B) leste, sul e oeste.

C) oeste, norte e leste. D) leste, norte e oeste. E) leste, norte e sul.

A alternativa correta é a letra (A). Quando o enunciado afirma que o sol nasce à direita dos meninos, sabemos que a direita aponta para o leste, que é onde o sol nasce. O sol nasce a leste, que está à direita dos meninos, e eles sugerem que o se- nhor siga à esquerda, ou seja, a oeste, que é a primeira direção tomada pelo senhor. Depois, os meninos afirmam que o senhor, em cada encruzilhada que encontrar, deve seguir à esquerda. Partindo do pressuposto que as encruzilhadas têm 90 graus em relação à estrada que as cortam, quando andamos em direção ao oeste e temos que virar à esquerda, pegamos a direção sul. Depois, quando estamos andando em dire- ção ao sul e temos que virar novamente à esquerda, pegamos a direção leste. Dessa forma, o senhor caminhou para oeste, sul e leste.

RESPOSTA: “A”.

96. (UERJ – VESTIBULAR – UERJ/2011) –

A crise financeira que se intensificou no mundo a partir do mês de outubro de 2008 colocou em xeque as políticas neoliberais, adotadas por muitos países a partir da década de 1980.

A principal crítica ao neoliberalismo, como causador dessa crise, está rela- cionada com:

(A) diminuição das garantias trabalhistas (B) estímulo à competição entre as empresas (C) reforço da livre circulação de mercadorias (D) redução da regulação estatal da economia

A doutrina econômica neoliberal ou neoclássica é pautada na concepção geral de que o mercado é autorregulável, o que resulta na convicção de que a ação do Estado como regulador da economia deve ser minimizada. É justamente a influência desse aspecto da doutrina sobre as políticas de regulação dos mercados financeiros e imobiliários que foi apontada como a causa principal da crise iniciada em 2008. Para os críticos, a reduzida regulação estatal provocou desequilíbrios que só puderam ser identificados quando já era tarde demais para que as ações do Estado fossem capazes de evitar as suas piores consequências.

97. (UERJ – VESTIBULAR – UERJ/2011) –

O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em:

(A) Taylorismo - Produção Flexível (B) Fordismo - Produção Em Série

(C) Toyotismo - Fragmentação Da Produção (D) Neofordismo - Terceirização Da Produção

O modelo produtivo fordista correspondeu ao momento histórico do capitalismo em que se formou a sociedade de consumo de massa, na qual a maioria da população passou a ter amplo acesso ao consumo de bens e serviços. O auge desse processo ocorreu nas décadas de 1950 e 1960, contexto no qual se insere a obra de Andy Warhol, o que ajuda a explicar o consumo como um tema importante em seus tra- balhos. Um elemento marcante do artista era a técnica da repetição, o que guarda correspondência com uma característica central do fordismo: a produção em série de produtos padronizados, tornando-os mais baratos e acessíveis à população.

98. (UERJ – VESTIBULAR – UERJ/2011) –

O fenômeno descrito no texto, que vem ocorrendo nas últimas décadas, cor- responde mais diretamente ao seguinte processo socioespacial:

(A) Hierarquização (B) Regionalização (C) Metropolização (D) Territorialização

O texto descreve um processo socioespacial de controle sobre um determinado espaço - no caso, comunidades populares -, que é transformado em território. Essa territorialização pode ser percebida a partir da referência aos mecanismos de contro- le impostos pelos traficantes, os quais restringem a circulação nessas áreas.

RESPOSTA: “D”.

Os impactos de fenômenos geológicos e climáticos podem variar na histó- ria, como ilustram as reportagens sobre as erupções vulcânicas na Islândia, em 1783 e 2010.

Nos dois casos apresentados, o fator natural contribuiu para reforçar a relação de interdependência entre:

(A) Contextos Políticos - Atendimento Das Demandas Sociais (B) Decisões Econômicas - Resolução Dos Problemas Ambientais (C) Avanços Tecnológicos - Diminuição Das Insatisfações Populares (D) Progressos Científicos - Redimensionamento Das Catástrofes Naturais

A região da Islândia há muito é afetada pelo impacto de erupções vulcânicas. As reportagens apresentam, em momentos distintos, 1783 e 2010, efeitos desses fenômenos em contextos históricos bastante diferenciados: o processo revolucio- nário francês e a crise internacional da atualidade. Apesar das diferenças, entretan- to, é possível identificar a relação de interdependência entre decisões políticas e atendimento de demandas sociais, em situações de catástrofes ambientais causadas por fenômenos naturais.

RESPOSTA: “A”.

100. (UERJ – VESTIBULAR – UERJ/2011) –

Com essas palavras, o demógrafo e economista francês Alfred Sauvy ca- racterizou, na década de 1950, a expressão Terceiro Mundo.

No contexto das relações internacionais a que se refere o texto, esse con- ceito foi utilizado para a crítica da:

(A) luta pela descolonização (B) expansão do comunismo (C) bipolaridade da guerra fria (D) política da coexistência pacífica

A expressão Terceiro Mundo, conforme definida pelo demógrafo Alfred Sau- vy, inseriu-se no quadro de tensões da guerra Fria e funcionou como proposta de defesa dos interesses particulares de países mais pobres, em busca do que veio a ser a política de não alinhamento, defendida pela Conferência de Bandung. Em especial, nas décadas de 1950 e 1960, essa política correspondeu tanto a uma crítica da bipo- laridade entre EUA e URSS, quanto a uma alternativa para a superação da mesma.

RESPOSTA: “D”.

101. (UERJ – VESTIBULAR – UERJ/2011) –

Na imagem, visualiza-se a região da Baixada Santista, com as diversas cida- des que compõem esse espaço do litoral paulista.

A análise da imagem permite reconhecer a ocorrência do seguinte processo socioespacial comum em cidades de áreas metropolitanas:

(A) Favelização (B) Conurbação (C) Gentrificação (D) Verticalização

Um dos processos socioespaciais característicos da formação de áreas metropo- litanas é a conurbação. É possível identificá-lo na carta-imagem referente à região da Baixada Santista, pois nela se observa a fusão dos espaços urbanos das cidades dessa região metropolitana paulista, sendo ainda mais perceptível no caso de Santos e São Vicente.

RESPOSTA: “B”.

102. (UERJ – VESTIBULAR – UERJ/2011) –

Os conflitos relacionados à propriedade fundiária no Brasil possuem raízes históricas profundas e uma multiplicidade de agentes sociais envolvidos.

Na situação referida nos quadrinhos, um desses agentes sociais, o grileiro, é mais especificamente definido por:

(A) apoderar-se de terras de forma ilegal

(B) promover a segurança pessoal dos latifundiários

(C) pressionar os pequenos fazendeiros para a venda dos imóveis (D) ocupar uma pequena área desprovida de título de propriedade

A história da questão fundiária no Brasil é marcada pela violência e por estra- tégias ilícitas de apropriação de áreas rurais, que resultam nos índices elevados de concentração de terras no país. Um dos agentes sociais marcantes nesse cenário é o grileiro, personagem envolvido nessas ações ilegais tanto em áreas rurais quanto ur- banas, frequentemente com o uso de títulos fraudulentos de propriedade e com o em- prego da violência contra os ocupantes previamente estabelecidos nesses espaços.

RESPOSTA: “A”.

103. (UERJ – VESTIBULAR – UERJ/2011) –

A história em quadrinhos apresenta uma característica fundamental do modo de produção capitalista na atualidade e uma política estatal em curso em muitos países desenvolvidos.

Essa característica e essa política estão indicadas em:

(A) liberdade de comércio - ações afirmativas para grupos sociais menos favorecidos

(B) sociedade de classe - sistemas de garantias trabalhistas para a mão de obra sindicalizada

(C) economia de mercado - programas de apoio aos setores econômicos pouco competitivos

(D) trabalho assalariado - campanhas de estímulo à responsabilidade social do empresariado

O modo de produção capitalista apresenta certas características estruturais que não se alteraram ao longo da história, como é o caso da sua organização sob a forma de uma economia de mercado. Esse aspecto do capitalismo é perceptível a partir do diálogo entre os personagens Calvin e Susie, acerca da relação entre oferta e procura. Por outro lado, a dinâmica desse modo de produção vem incorporando modifica- ções, como é o caso do aumento da intervenção do Estado na economia, que pode ser identificada pela referência aos subsídios concedidos aos setores menos eficientes.

RESPOSTA: “C”.

104. (FCI – VESTIBULAR – VUNESP/2013) –

Os chamados “desastres naturais” podem ter causas variadas, dependendo da sua localização no globo. A maioria dos desastres naturais que ocorrem nas áreas I, II e III estão associados, respectivamente, a

A) Furacões, Deslizamentos E Terremotos

No documento 500 Questões Geografia Comentadas (páginas 114-122)