• Nenhum resultado encontrado

2.1 – Artigos científi cos e suas áreas temáticas

O total de 91 artigos mapeados foi distribuído nas seguintes áreas te- máticas: crédito e fi nanciamento da produção; participação e gestão social; instituições; infra-estrutura e serviços; avaliações gerais; arti- gos que abordam mais de uma modalidade do programa e artigos que tratam de assuntos gerais relativos ao programa.

Antes de se discutir a distribuição temática dos trabalhos, é impor- tante fazer uma breve análise das informações dos artigos de forma agregada, visando obter alguns detalhes que possam se mostrar úteis nas considerações sobre a dinâmica dos trabalhos realizados.

Inicialmente é relevante considerar a dimensão espacial dos artigos científi cos. Pelo gráfi co 7 observa-se que a maioria dos trabalhos é de caráter nacional (55%), seguido por estudos de caráter municipal (20%). Os estudos de caráter estadual e regional somam 13% e 12%, respectivamente, do total dos trabalhos catalogados.

GRÁFICO 7 – Dimensão dos artigos

Nacional Regional Estadual Municipal

55%

12% 13% 20%

Qualifi cando um pouco mais essas informações, é possível perceber que do total dos estudos com abragência municipal (18), 39% deles dizem respeito a municípios localizados em estados da região Su- deste; 33% se referem aos municípios dos estados da região Sul; e o restante corresponde a municípios localizados na região Nordeste, especialmente nos estados do Ceará, Paraíba e Bahia.

Já os estudos com abragência regional (11) apresentam um maior grau de concentração uma vez que 50% deles têm origem na região Sul do país, enquanto o restante é oriundo da região Nordeste. Finalmente, os estudos de abrangência estadual estão distribuídos pelos estados de três grandes regiões, sendo que no Sul do país, en- contram-se seis deles, com predomínio de estudos no estado do PR; no estado de SP localizam-se dois estudos; enquanto o restante (qua- tro) é oriundo do estado de Pernambuco.

Em função dessa disparidade, o gráfi co 8 apresenta a agregação do conjunto dos 91 estudos pelas grandes regiões do país. Inicialmente nota-se que ocorre certo predomínio dos estudos sobre o Pronaf na

região Sul, que responde por 37% do total, enquanto a região Nor- deste responde por 28% dos trabalhos realizados, signifi cando que conjuntamente essas duas regiões respondem por 65% de todos os artigos produzidos.

GRÁFICO 8 – Distribuição Regional dos Artigos

Sul Sudeste Norte

Centro-Oeste Nordeste Mais de uma região

37% 2% 28% 12% 21% 0%

Em parte, a concentração dos estudos nessas duas regiões pode ser explicada pela maior inserção do programa nas mesmas, mas deve- se considerar também que ambas respondem pela maioria dos esta- belecimentos agropecuários do país e, particularmente, pelos estabe- lecimentos de caráter familiar.

A distribuição dos artigos pelas linhas temáticas foi realizada de acor- do com o aspecto mais relevante que cada trabalho tratava. Às vezes, um mesmo trabalho tratava de diversos assuntos, sem preponde- rância de temas. Nesses casos específi cos, o trabalho foi classifi cado como “assuntos gerais” do programa. Em parte justifi ca a presença expressiva desse item no contexto da classifi cação temática global. O gráfi co 9 apresenta a distribuição temática de todos os artigos cata- logados. Pela classifi cação adotada nota-se que os trabalhos relativos à linha crédito e fi nanciamento da produção são os mais relevantes, respondendo por 32% de todos os artigos produzidos.

Já a linha temática “avaliações do programa” responde por outros 29% de tudo o que foi escrito sobre esse tipo de política pública, em

termos de artigos científi cos. Especifi camente, constata-se nessa li- nha temática a existência de artigos que tratam desde a função de uma política agrícola diferenciada, política de fomento à produção familiar, impactos do programa sobre a agricultura familiar, impac- tos deste programa à luz de experiências internacionais até avaliação geral do programa em diferentes períodos.

GRÁFICO 9 – Distribuição dos artigos por linhas temáticas

Pronaf Crédito e Financiamento Pronaf: Participação e Gestão Social

Pronaf Instituições Pronaf: Infra-estrutura e Serviços

Pronaf: Mais de uma modalidade Pronaf: Avaliações do Programa Pronaf: Assuntos Gerais

4% 32% 29% 20% 3% 8% 4%

Os artigos classifi cados como “assuntos gerais”, que respondem por 20% de todos os artigos científi cos, tratam desde o papel do Pronaf no combate à pobreza rural; a política de desenvolvimento rural sus- tentável; políticas de apoio ao associativismo rural, até o estabeleci- mento de relações com o processo de desenvolvimento territorial. Finalmente, os artigos sobre a linha infra-estrutura e serviços respon- dem por mais 8%. Assim, as quatro linhas temáticas (avaliação, cré- dito, infra-estrutura e assuntos gerais) juntas respondem por 89% de toda a produção existente sobre o programa em forma de artigos. Chama a atenção, ainda, o fato de que não foram registrados estu- dos sobre as políticas de capacitação e de apoio à pesquisa, as quais compõem parte das intervenções do programa ao longo dos últimos dez anos.

O gráfi co 10 apresenta a distribuição dos artigos pelas unidades da federação, sendo que essa separação representa apenas 45% do total, tendo em vista que 55% dos artigos são de caráter nacional. Desta forma, a participação percentual de cada estado é em relação aos 45% dos artigos, cuja abrangência é estadual. Assim, nota-se que os arti- gos com dimensão de mais de um estado representam 18% do total, seguidos pelo Estado do RS, sendo o maior número em trabalhos desta natureza.

GRÁFICO 10 – Distribuição dos artigos por estados

Mais de um estado PR SC RS MG SP RJ CE RN PE BA PB PA 7% 5% 18% 12% 7% 13% 2% 12% 5% 2% 7% 5% 5%

Posteriormente, os Estados do PR e de SP apresentam o terceiro maior contingente de artigos relativos ao programa. Os percentuais de participação dessas duas unidades da federação, quando soma- das ao percentual do RS, atingem quase 40% do total, ou seja, em três estados foi produzida quase a metade dos artigos de abrangên- cia estadual.

Deve-se registrar, ainda, que foram produzidos artigos em 12 uni- dades da federação. Embora em muitas delas o número seja baixo, é importante destacar que essa dimensão quase que nacional da pro- dução de artigos refl ete a grande capilaridade que o programa ob- teve no curto período de tempo de sua vigência, o que lhe confere a condição de uma política nacional.