• Nenhum resultado encontrado

RUI VAZ Populaçã

3.3.2. As actividades económicas

A agricultura constitui a principal actividade económica da população de Rui Vaz praticando a cultura de subsistência e de todo o concelho.

Porém, com os sucessivos anos de seca, extracção descontrolada de inertes, provocando a intrusão salina nos furos e poços, a perda de solo agricultável causada pela erosão eólica e hídrica, bem como a ocupação dos melhores solos agrícolas pelas construções, vem tornando cada vez mais frágil essa importante base de sustentação económica do Concelho.12

A cultura de sequeiro, apesar dos prejuízos ambientais que a acompanha, é exercida em todos os estratos ecológicos de Rui Vaz. Nas zonas sub-húmidas com estratos húmidos por vezes praticada em 95% da área arável.

O aproveitamento da humidade proveniente das chuvas e das precipitações ocultas permitem duas colheitas anuais, contrariamente às outras áreas da ilha que conseguem uma única colheita anual.

As principais culturas são: o milho, o feijão, batata doce, hortaliças (repolho, couve, pimentão, tomate) fruticultura (coco, papaia, manga, banana etc.) tanto para o consumo familiar como para o mercado.

_____________________________________ 12 Plano Ambiental Municipal de São Domingos

68 A cultura de regadio (5%), a qual tem constituído um importante factor de desenvolvimento socioeconómico, vai se ganhando cada vez maior expressão com a introdução de novas técnicas e tecnologias de irrigação (novos inputs e tecnologias com vista à modernização agrícola). É praticada com maior expressão na Freguesia de Nossa Senhora da Luz, nas ribeiras de Achada Baleia, Cancelo, Baía e Dobe. Na Freguesia de S. Nicolau Tolentino, essa actividade é mais desenvolvida nas localidades de Água de Gato e Lagoa, sem se esquecer algumas manchas nas zonas de Banana e de Mato Afonso.

A pecuária é uma outra actividade de inquestionável peso no contexto socioeconómico do Concelho e de Rui Vaz, cuja prática tem reflexos favoráveis sobre a segurança financeira e alimentar de muitos agregados familiares. No entanto, os benefícios socioeconómicos desse importante sector produtivo do Concelho, vêm se tornando cada vez menos visível, mercê da escassez e irregularidade das quedas pluviométricas e da subsequente diminuição do pasto e das zonas de pastagem.

Geralmente todas as famílias de Rui Vaz criam animais, sobretudo galinhas, cabras, porcos. Esta pecuária é um importante complemento da agricultura por fornecer a proteína às famílias e estrume aos campos. Em relação ao animal de carga o burro é importante na actividade rural.

Rui Vaz dispõe excelentes condições para o desenvolvimento do turismo de montanha que se convenientemente explorada poderá constituir uma importante fonte de receita para a zona.

No que se refere ao turismo, o Município possui condições naturais propícias à prática do mesmo tanto de montanha como de praia.

As potencialidades turísticas do concelho, se convenientemente exploradas poderão constituir uma importante fonte de receitas para o Município.

Para que essa potencialidade se transforme em oportunidade económica para o Município, é preciso um investimento sério no sector, nomeadamente a criação de infra- estruturas, formação do pessoal visando o aproveitamento da mão-de-obra local, desenvolvimento de acções que tenham por objectivo a mudança de comportamentos e atitudes da população em relação aos problemas ambientais e garantir a tranquilidade e a segurança nos principais pontos de atracção turística.

Falando ainda do turismo é de realçar o artesanato que para além de possuir uma longa tradição no concelho, desempenha um papel importante enquanto actividade conexa do mesmo. È uma actividade que tem proporcionado um número de empregos satisfatório,

69 contribuindo para a valorização dos recursos naturais do Concelho. Apesar de ainda deficientemente explorado, pode vir a ser uma componente importante para o desenvolvimento socioeconómico do Concelho, numa perspectiva do aproveitamento racional das oportunidades assentes nos recursos ambientais.

A nível de alojamento/ restauração, Rui Vaz possui uma pousada da Quinta da Montanha, que apresenta todas condições necessárias para receber os visitantes.

Dado que o centro de Formação de Variante tem sido um dos instrumentos fundamentais na implementação da política de formação profissional no País. O concelho pode perfeitamente aproveitar das formações que são oportunidades para os jovens contribuindo desta forma para a diminuição da taxa de desemprego uma vez que são formações que capacitam os formandos para ingressar no mercado de trabalho e até a criação de novas e pequenas empresas.

Analisando a incidência e a intensidade da pobreza por zonas regista-se menor taxas na Vila da Várzea da Igreja com 33% seguido das zonas de Água de Gato, Milho Branco e Chã de Coqueiro representando (43%) respectivamente. As zonas com maior incidência (64%) estão na freguesia de São Nicolau Tolentino com excepção da zona de Cancelo que pertence a outra freguesia. No que concerne a intensidade da pobreza, constata-se que ela atinge com maior intensidade as zonas de Veneza e Achada Baleia com 29.5%.

Fig. 20 - Incidência e intensidade da Pobreza

Fonte: IDRF - Inquérito de Despesas e receitas às Famílias – 2001

70 O Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza (PNLP) estabelece como princípios orientadores: reduzir a pobreza de forma durável e sustentável; combater a pobreza no quadro descentralizado; e promover a participação e coordenação de esforços. Apresenta como objectivo promover a redução sustentada e durável da pobreza no país. Tendo em consideração os princípios orientadores e o objectivo do PNLP, aumentar as condições de vida das populações permitindo um aumento da qualidade de vida, é condição sine qua non para a resolução de grande parte dos problemas de desenvolvimento rural. Entretanto, reconhecemos que a qualidade de vida dessas populações tem aumentado, ao comparar os dados do IDRF 2001 e 2007, mas há muito por fazer, e temos que estar atentos aos sinais.

3.4. O Quadro Legal e a Implantação do Parque Natural de Rui Vaz da