• Nenhum resultado encontrado

Capítulo V – Intervenção Pedagógica em Contexto de Educação Pré-Escolar

5.1 Contextualização do Ambiente Educativo

5.1.2 Caraterização da Instituição: Maria Eugénia de Canavial

5.1.3.2. As crianças da Sala dos Piratas: Caraterização do grupo

Para uma boa intervenção é necessário conhecer os intervenientes a quem nos vamos dirigir e por esse mesmo facto a caraterização das crianças torna-se um ponto de

58

partida para uma prática contextualizada e adequada, tendo a noção de que cada criança é única e detém o seu ritmo próprio de aprendizagem.

No que diz respeito à composição do grupo de crianças da Sala dos Piratas, este era constituído por 23 crianças, das quais 9 são do género masculino e 14 do género feminino. Estas crianças possuíam idades compreendidas entre os três e os quatro anos.

As informações anteriormente descritas encontram-se expostas nos gráficos seguintes, de modo a que haja uma melhor perceção das mesmas, sendo que é possível verificar que a maior percentagem presente (61%) corresponde às crianças do género feminino, enquanto as do género másculo apresentam uma percentagem de 39%.

Quando à idade das crianças, pelo gráfico podemos compreender que existem dezasseis crianças com quatro anos e apenas, quatro crianças possuem ainda três anos de idade. É importante salientar que no geral as crianças apresentam o desenvolvimento específico desta mesma faixa etária. Contudo existem apenas algumas dificuldades em determinadas áreas que serão posteriormente analisadas pormenorizadamente. Realço que existem duas crianças com necessidades educativas especiais, a nível de consciência fonológica, sendo que eram acompanhadas pela professora Tânia Fernandes de educação especial. Estas não necessitavam que as atividades fossem diferenciadas pois acompanhavam bastante bem as atividades desenvolvidas.

Assim sendo, para uma detalhada caraterização do grupo irei debruçar-me sobre as minhas observações, mas também irei caraterizar o grupo em geral nas diferentes áreas de conteúdo expressas nas Orientações Curriculares.

61% 39%

Género

Feminino Masculino 39% 61% 0 5 10 15 20 3 anos 4 anos 3 anos 4 anos

59

Caraterizam-se por ser um grupo heterogéneo em que cada criança possui a sua personalidade vincada, o que por vezes era complicado de lidarem uns com os outros pois haviam alguns conflitos devido às personalidades. Contudo, como eram um grupo feito desde a creche, eram muito unidas sendo que rapidamente resolviam os conflitos e ficavam em harmonia.

A grande maioria das crianças eram muito ativas e energéticas pelo que, nas atividades dirigidas no tapete, algumas crianças tinham dificuldade em permanecer atentas e quietas por muito tempo. Era, portanto, fundamental que as planificações fossem dinâmicas, evitando que houvessem tempos mortos e por esse mesmo motivo para evitar tais tempos mortos adotei a estratégia de deixar as crianças brincarem livremente pelas variadas áreas da sala.

Relativamente à área da formação pessoal e social, no geral o grupo mostrou-se ser, na maioria, muito sociável e desinibido, conseguinte verbalizar as necessidades com o seu bem-estar e sendo capazes de manifestar os seus gostos e preferências. Havia apenas um pequeno grupo de crianças, mais concretamente quatro crianças que apresentavam mais dificuldade e não demonstravam iniciativa para participar e comunicar. Saliento que ao longo desta prática pedagógica notei melhorias neste mesmo aspeto.

É um grupo que possui confiança em experimentar novas atividades e também em falar em grande grupo. Apresentaram possuir uma grande autonomia durante os momentos da rotina diária, conhecendo-os e sendo capazes de realizar de forma independente certas tarefas como comer utilizando corretamente os talheres, vestir-se, e lavar os dentes.

Saliento que na hora do repouso, haviam precisamente quatro crianças que apresentavam constantemente uma maior dificuldade em adormecer comparativamente aos restantes colegas e muitas vezes tentavam perturbar o seu descanso.

Quanto à área de expressão e comunicação, o grupo demonstrou gosto pelas atividades físicas, mas algumas crianças apresentam alguma dificuldade a entender as regras do jogo e principalmente em aceitar a derrota. As crianças demonstraram um grande entusiasmo e prazer em explorar e utilizar modalidades diversificadas de expressão visual. No desenho as crianças ainda apresentavam dificuldade em respeitar os limites e em organizar os esboços e, mas um pequeno grupo destacou-se pois já conseguia representar certos pormenores que respeitava o retrato da realidade e pintar com precisão dentro dos limites do desenho. De acordo com Goodnow (1977), o educador deve estar ciente que os desenhos das crianças transmitem diversas emoções e deve ser capaz de

60

interpretá-los, compreendendo o que está representado. No que concerne à coordenação motora e à motricidade fina das crianças, a maioria geral ainda se encontrava a desenvolver sendo que apresentavam, por vezes, um pouco de dificuldade ao pegar e ao movimentar o lápis.

As crianças, no geral, conseguem comunicar de forma clara e possuem uma fluência do discurso oral relativamente boa. Este carateriza-se por ser um grupo que adora ouvir histórias, contar as suas experiências e responder a questões que lhes são colocadas.

As crianças envolvem-se muitas vezes em situações de jogo dramático, principalmente nas áreas do faz-de-conta – a casinha e a cozinha - sendo capazes de recriar e inventar histórias escolhendo até adereços e diversos espaços. Na área da música, nomeadamente nas aulas de música, as crianças expressam-se de forma rítmica e sentem- se entusiasmadas em aprender novas músicas e conseguem criar e recriar movimentos a partir das temáticas das próprias canções.

Por fim, no que diz respeito à área do conhecimento do Mundo, o grupo mostrou- se ser curioso e mostrou conhecer os dias da semana e os estados do tempo durante a sua rotina.

O grupo de crianças da sala dos Piratas era um grupo muito afetuoso o que dava uma maior motivação para realizar atividades para e com eles pois valia a pena todas as vezes que entrava na sala e estes me abordavam. Apesar de algumas crianças apresentar algumas dificuldades de atenção e de comportamento, era um grupo muito curioso que precisava apenas de ser cativado com determinadas atividades, nomeadamente atividades dinâmicas e diferentes.