• Nenhum resultado encontrado

Capítulo VI – Intervenção Pedagógica em Contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico

6.1.3 Organização do Ambiente Educativo

A organização do ambiente educativo deverá possuir um enfoque por parte do docente pois é nesse mesmo ambiente que os seus alunos interagem e desenvolvem a sua aprendizagem. Morgado (2004) refere que a sala de aula deverá constituir um ambiente propício à qualidade do ensino.

A sala do 1.º A estava situada no primeiro piso do estabelecimento de ensino EB1/PE da Achada, sendo que o 1º Ciclo estava distribuído por este mesmo piso. A sala não era exclusivamente desta turma, sendo que era partilhada com o 3º ano. Para tal, no turno da manhã era ocupada pela turma do 1.º A e, no turno da tarde, pela turma do 3.º ano. Assim sendo, a sala era partilhada assim como os materiais e os armários de arrumação ou placards.

Para Morgado (2004), a sala deve possuir um espaço amplo de qualidade, onde prevaleça a eficácia do ensino e, posso salientar que esta sala possuía esses requisitos. A disposição dos armários de arrumação bem como dos placards, para afixar os trabalhos realizados pelos alunos e a disposição das mesas estava muito bem conseguida, permitindo ao professor circular dentro da sala de aula.

Neste mesmo recinto, haviam outros recursos presentes como os dois quadros pretos, com dimensões muito razoáveis, o que permitia uma excelente utilização do mesmo; armários para colocar os materiais da turma do 1ºA (os manuais, cadernos, dicionários e, ainda, os materiais para as atividades extracurriculares), uma secretária para a docente e uma estante com diversos livros que podem ser consultados nos tempos livres.

91

Por fim, quanto à luminosidade presente neste recinto, carateriza-se por ser uma área com muita claridade, sendo que é composta por diversas janelas, dispostas ao longo de uma das paredes laterais.

Atendendo a Morgado (2003), que elucida que a sala de aula deverá ser, para os alunos e para o docente, um ambiente acolhedor, harmonioso e confortável, conseguindo ao mesmo tempo ser funcional, com espaço para uma simples arrumação, permitindo o bom desenvolvimento de todas atividades, considero que esta sala completava todos os requisitos para um ensino de qualidade.

É fulcral salientar que esta sala não é o único espaço frequentado pelo grupo para a rotina das aulas, sendo que a turma utiliza outras salas, nomeadamente a sala de Informática e a Sala de Música e, ainda, o pátio da escola para a aula de Educação-Física. Quando a docente considera oportuno para possibilitar uma aprendizagem significativa e que vá ao encontro da realidade, esta desloca-se com o grupo a outros recintos da Instituição ou até mesmo a espaços exterior à mesma.

Tendo em conta que se tratava duma turma de 1º ano, as aulas eram desenvolvidas no turno da manhã: das 8h30 às 13h30 e desempenhavam-se atividades das diversas componentes do Currículo, nomeadamente a Matemática, o Português, o Estudo do Meio e ainda as Expressões (Artística e Físico-Motora). Também nesse período contavam com as áreas de complemento, sendo estas o Inglês e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

O esquema que podemos visualizar abaixo ilustra o tempo que é dispensado para cada uma destas áreas curriculares durante a semana. É de salientar que apesar da docente conter um horário fixo, este poderia ser alterado consoante as suas necessidades, mostrando assim a sua flexibilidade. A única exigência era o cumprimento das horas

92

semanais de cada uma das áreas para possibilitar uma sequência de aprendizagem semana após semana.

Além disso, visto se tratar de uma turma de 1º ano, a abordagem à leitura e à escrita bem como as operações matemáticas surgiam como um marco fundamental para o processo de ensino-aprendizagem e por essa mesma razão as áreas que continham maior incidência, por parte da docente, era a do Português e da Matemática.

Quadro 3 - Quantidade de horas semanais nas áreas de estudo

Neste quadro conseguimos perceber quantas horas semanais, obrigatórias, a turma do 1.º ano devia possuir em cada uma das áreas, sendo que se destinava sete horas semanais para cada uma das três áreas: Português, Matemática e Estudo do Meio e apenas uma hora e meia para o Apoio ao Estudo, que dava auxílio nas três disciplinas.

HORÁRIO

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira

08:15h – 09:30h 09:30h – 10:30h 10:30h – 11:00h INTERVALO 11:00h – 12:00h TIC 12:15h –

13:15h Ed. Musical Ed. Física

É de destacar todo o trabalho realizado pela equipa educativa, presente na turma do 1.º A, que é constituído por docentes nas diversas áreas curriculares e complementares. Desta forma, sem sombra de dúvidas, temos de enaltecer o papel da professora titular de turma, Sónia Fernandes, que é responsável por lecionar as áreas curriculares de Português,

Português 7 horas semanais Matemática 7 horas semanais Estudo do Meio 7 horas semanais Apoio ao Estudo 1 hora e 30 minutos semanais

93

Matemática e Estudo do Meio, sendo que esta proporciona um apoio incrível aos seus alunos bem como uma relação bastante próxima, sendo esta uma mais-valia para o bem- estar dos alunos e para um bom desenvolvimento de todas as atividades. As restantes áreas, nomeadamente a Expressão Físico-Motora, Plástica e Musical, as TIC, o Inglês, a Biblioteca, o Estudo e todo o Apoio Pedagógico Acrescido ficam a cargo de professores distintos que, igualmente, desempenham um excelente trabalho, pelo que pude observar. Salienta-se que todos estes docentes estão em permanente contacto tanto com a turma em questão como entre si, dialogando e percebendo as melhores estratégias a utilizar para o sucesso de cada uma destas crianças.