• Nenhum resultado encontrado

3.3 O PENTECOSTALISMO CAPIXABA NA POLÍTICA

3.3.3 As eleições de 2010

A relação numérica do total de cadeiras definidas para o pleito de 2010 se manteve na cifra de 30 cadeiras para o legislativo estadual e o número de 10 (dez) Deputados para o Congresso Nacional, conforme a resolução 23.220 expedida pelo TSE, para a legislatura que se iniciou em 2011.

O pleito de 2010 registrou a cifra de 354 candidatos para deputado estadual, concorrendo para trinta (30) vagas no legislativo capixaba.

O quadro abaixo apresenta uma amostra de candidatos eleitos e/ou suplentes relacionados ao segmento evangélico na 17ª legislatura.

QUADRO 6

PARLAMENTARES EVANGÉLICOS PRESENTES NA 17ª LEGISLATURA

CANDIDATO PARTIDO INSTITUIÇÃO SITUAÇÃO

Aparecida Denadai PDT Maranata Suplente

Carlos Manato PDT Maranata Eleito

Elcio Álvares DEM Maranata Eleito

Esmael de Almeida PMDB Igreja Batista de Vitória Suplente

Euclério Sampaio PDT Quadrangular Eleito

Gildevan Fernandes PV Presbiteriana Eleito

Glauber Coelho PR PIB Eleito

Marcus Mansur PSDB Batista Renovada Eleito

Rodney Miranda** DEM Batista Eleito FONTE: TRE-ES, Eleições 2010. (Adaptado).

* O candidato não havia sido convocado para assumir o cargo até o encerramento desta pesquisa. **Este parlamentar deixou o legislativo estadual para assumir a prefeitura de Vila Velha após as eleições de 2012.

Observa-se, pelo quadro acima a tendência ao crescimento de representantes pentecostais. Porém, dos representantes do fenômeno religioso pentecostal assembleiano presentes na disputa eleitoral no pleito de 2010, nenhum candidato de expressão alcançou o resultado positivo nas urnas.

Um resumo relacionado abaixo apresenta alguns dos candidatos da AD identificados, eleitos ou não para o parlamento estadual capixaba, presentes nestas três eleições, sendo eles, Jurandy Loureiro (PL) e os candidatos Reginaldo Almeida e Reginaldo Loureiro.

Estes candidatos concorreram aos pleitos vinculados ao Partido Social Cristão (PSC), partido ligado atualmente à base aliada do governo no plano nacional. No entanto, este partido estuda a projeção para o executivo com o lançamento da pré- candidatura à presidência do “Pastor Everaldo” (Everaldo Dias Pereira), esquecido

pelas pesquisas de intenção de voto52.

QUADRO 7

REPRESENTANTES DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO ESPÍRITO SANTO (2002, 2006, 2010)

CANDIDATO PARTIDO 2002 2006 2010

Reginaldo Almeida PSC Eleito Reeleito Ausente do pleito Reginaldo Loureiro PSC Ausente do pleito Ausente do pleito Suplente Jurandy Loureiro* PL Eleito Ausente do pleito Ausente do pleito FONTE: TRE-ES; TSE, Eleições 2002/2006/2010. (Adaptado).

*Eleito Deputado Federal para o mandato de 2007-2011 pelo PSC.

52 PSC QUER PASTOR EVERALDO DIAS PARA DISPUTAR A PRESIDÊNCIA. Nome de Everaldo

Dias Pereira será levado à convenção do partido, no ano que vem. Gazetaonline. Política. Disponível em: <http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/05/noticias/politica/1440193-psc-quer-pastor- everaldo-dias-para-disputar-presidencia.html>; Acesso em: 14 de jul. 2013.

Os dados refutam a hipótese de que o pressuposto do crescimento numérico e geográfico é fator fundamental para o sucesso eleitoral dos candidatos da AD,

especificamente para o caso capixaba53.

O resultado das eleições demonstrou a ocorrência de aumento de representantes pentecostais, porém, não houve aumento consecutivo do número de representantes pentecostais da AD nos pleitos indicados. Mesmo com a possibilidade de investimento em capital político e apoio institucional, tanto por parte dos indivíduos, quanto por parte da denominação AD.

A hipótese de que o crescimento nacional é um fator preponderante para o sucesso eleitoral de candidatos da AD não se reflete no plano regional, para o caso do estado do Espírito Santo.

Tal hipótese não é válida para o legislativo capixaba, verificando o sucesso de representante evangélico pentecostal assembleiano apenas para a 15ª e 16ª legislatura, com declínio da representação parlamentar assembleiana no estado na 16ª e na 17ª legislatura.

Por que ocorreu o declínio e não o aumento da representação parlamentar assembleiana no legislativo capixaba? Que fatores podem ter influenciado esse declínio? Mesmo com o crescimento numérico, bem como de sua representação no Congresso Nacional e em outras esferas, por que isso não se refletiu no plano subnacional, no caso do legislativo estadual capixaba?

Algumas pistas podem ser dadas na pulverização de candidatos oficiais que apareceram com as divisões internas pelas quais está passando a AD capixaba, em especial a CADEESO. Houve uma migração em massa de igrejas nos últimos anos para convenções sediadas em outros estados como RJ e SP. Contudo, estas são perguntas que podem ser respondidas em uma pesquisa futura.

53 Para uma comparação sobre a presença da AD em parlamentos de outros estados seria

necessário um levantamento mais geral para identificar a presença desses representantes nos legislativos dos demais estados da Federação em pleitos consecutivos.

CAPÍTULO IV

4 TRÊS VISÕES SOBRE A PRESENÇA DO PENTECOSTALISMO ASSEMBLEIANO NA POLÍTICA CAPIXABA

Este capítulo procura apresentar de forma qualitativa, a opinião de representantes da AD de forma geral, no estado do Espírito Santo, levando em consideração sua construção politico-ideológica e o seu papel na conjuntura política estadual.

A proposta inicial se pautava na entrevista do maior número possível de candidatos que concorreram às eleições, tendo sucesso ou não, nos pleitos de 2002, 2006 e 2010. No entanto, não houve a possibilidade de identificar e alcançar o depoimento de todos os representantes da denominação Assembleia de Deus eleitos ou não para a 15ª, 16ª e 17ª legislatura, em função do tempo para a conclusão da análise configurando uma possibilidade de pesquisa futura.

Dentre os personagens que foram procurados com sucesso no retorno para a pesquisa estão, o candidato a Deputado Federal na 17ª legislatura pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) Gustavo De Biase; o candidato assembleiano para a 16ª legislatura no Espírito Santo, pastor Reginaldo Loureiro, pelo Partido Social Cristão (PSC), que também é pastor-vice-presidente da CADEESO.

Também, o depoimento do pastor Oscar Domingos de Moura, pastor-presidente da CADEESO atualmente. Este pastor esteve na vice-presidência da CGADB até o corrente ano. Atualmente faz parte do Conselho Vitalício da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).

Não foi possível até o término desta pesquisa o contato com alguns dos candidatos como o caso do ex-deputado estadual Reginaldo Almeida, que se elegeu para a 15ª e 16ª legislatura, em função do tempo de retorno para a conclusão da pesquisa. Também não houve resposta, após contato prévio, por parte do deputado estadual Esmael de Almeida (PMDB), da Igreja Batista, que também atende ao público assembleiano e evangélico em geral. Seu depoimento seria interessante pela sua proximidade com o tema.

Contudo, as entrevistas realizadas remontam três gerações relacionadas ao pentecostalismo assembleiano capixaba. Por sua importância qualitativa, ilustram uma visão sobre a participação da AD no processo político capixaba a partir da ótica dos entrevistados, destacados pelo fato de se aproximarem da história, organização política e/ou administrativa da AD de alguma maneira.