• Nenhum resultado encontrado

5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

5.1 A ABORDAGEM QUALITATIVA INTERPRETATIVISTA

5.1.4 As Entrevistas em Profundidade

As entrevistas foram conduzidas seguindo um formato semi-estruturado. O procedimento adotado seguiu o seguinte fluxo:

a) solicitava-se aos entrevistados que fizessem uma breve caracterização da Rede LabForte (histórico, atividades desenvolvidas, dimensão e estrutura da rede, projetos desenvolvidos e a desenvolver, benefícios percebidos) e uma descrição do laboratório associado (dimensão, estrutura, histórico da empresa, filiação à rede, relação com outros associados, tarefas e benefícios compartilhados, projetos desenvolvidos ou a desenvolver com outros associados à rede).

Quadro 8 – Exemplo das Questões Abordadas nas Entrevistas em Profundidade QUESTÕES ABORDADAS NAS ENTREVISTAS

Como você descreve as empresas em que confia? Como descreve as pessoas em quem confia?

Você age de forma diferente em relação a quem confia e a quem não confia? Para ser confiável, como uma empresa deve ser ou se comportar?

Para ser confiável, como uma pessoa deve ser ou se comportar?

Dentre as frases apresentadas, escolha quatro que você considera as mais relevantes. Comente sobre cada frase escolhida inicialmente.

Em relação às frases que não foram escolhidas no início, comente cada uma.

Em seus relacionamentos pessoais, como você avaliaria a importância da abertura para negociação e a preservação da igualdade entre os pares?

E em seus relacionamentos com empresas, qual o papel exercido pela negociação e igualdade entre as partes?

Fonte: Desenvolvido pelo autor

b) em seguida, indicava-se que a entrevista seria desenvolvida tendo como base duas situações distintas: a primeira, tendo como foco o momento de sua decisão pela busca do conhecimento e sua avaliação sobre a entrada na Rede LabForte, e uma segunda etapa da entrevista tendo como foco a situação em que este, já fazendo parte da Rede, indicaria suas percepções sobre os aspectos da confiança avaliados no momento da escolha do parceiro com quem compartilhar (fase da pesquisa).

Quadro 9 – Cenários Propostos nas Entrevistas e no Questionário

CENÁRIOS PROPOSTOS NAS ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIO Fases da Partilha de

Conhecimento analisadas

Descrição do Cenário

Decisão pela Busca Considere o momento anterior à sua entrada na Rede Labforte, momento em que o(a) senhor(a) estava avaliando informações relevantes para sua decisão pelo seu ingresso, ou não, na rede de cooperação e responda as questões abaixo.

Pesquisa Considere agora o período de sua participação na Rede Labforte como Associado, momento em que o(a) senhor(a) vem mantendo relacionamento com os demais membros e avaliando informações relevantes para escolha dos parceiros com os quais deseja manter relações de cooperação.

Fonte: Desenvolvido pelo autor

c) na sequência, o associado era questionado sobre o seu grau de confiança geral na rede e nos associados da mesma;

d) após esta questão geral, eram apresentadas quatorze fichas contendo frases sobre cada um dos fatores de influência e era solicitado ao entrevistado que escolhesse as quatro frases sobre fatores impessoais que achava mais relevante e as quatro frases com fatores interpessoais que achava mais relevantes, sempre tendo como pano de fundo cada uma das situações apresentadas (momento da decisão pela busca e momento da pesquisa).

Quadro 10 – Frases Apresentadas nas Fichas para Entrevista em Profundidade FRASES APRESENTADAS

Confio mais nas relações onde há igualdade entre as partes e abertura para negociações. Sinto-me mais seguro quando uma decisão é claramente comunicada, participativa e obtém comprometimento do grupo.

Capacidade técnica, conhecimento, profissionalismo e capacidade de realização geram alto grau de confiança nas pessoas.

Para ser confiável é preciso ser honesto, íntegro e manter sua palavra.

Para se obter a confiança dos outros é preciso saber ouvir, tolerar as diferenças e compreender a necessidade dos outros.

Acredito que as pessoas que se preocupam com as outras e são solícitas para ajudar são mais confiáveis.

Confio naqueles que são capazes de aceitar e seguir os objetivos do grupo, ainda que ele discorde desse objetivo.

Empresas grandes, estruturadas, com papéis definidos e tecnologicamente avançadas são mais confiáveis

Clareza nos objetivos, na definição dos processos e nos investimentos traz maior confiança para empresa.

Construir parcerias e ter capacidade para executar bem seus projetos são fatores fundamentais para o mercado confiar na empresa.

As pessoas confiam mais em empresas que têm uma marca forte, uma imagem positiva e são reconhecidas pela competência.

Se as regras são claras, direitos e obrigações são conhecidos e tudo está em contrato, as pessoas se sentem mais seguras na relação com uma empresa.

Valores e Comportamentos claros, consistência nas decisões e abertura para comunicação constroem uma maior confiança entre pessoas e empresas.

As empresas não confiam em seus concorrentes. Eles estão sempre pensando em pegar as informações da concorrência e usá-las para ganhar mercado e obter vantagens.

Fonte: Desenvolvido pelo autor

e) partindo-se destas oito frases escolhidas, iniciava-se uma série de questões centradas nas percepções do associado sobre os diversos fatores de influência sobre a construção de sua

confiança na rede, como os fatores interpessoais de justiça, processo decisório, capacidade técnica integridade no comportamento, valores compartilhados, apoio e preocupação e aceitação dos objetivos do grupo, além dos fatores impessoais ou organizacionais acerca da estrutura e tecnologia, processos, capacidades, reputação e marca, regras, valores e cultura e grau de concorrência).

f) tratadas as oito frases escolhidas inicialmente, passava-se então aos questionamentos sobre as demais seis frases não escolhidas. É válido salientar que, nas fases “e” e “f” das entrevistas citadas, eram lançadas pistas de assuntos e conversas no intuito de se obter informações relevantes sobre as práticas e comportamentos da Rede e de seus integrantes, mais precisamente, focadas nos indicadores de construção de confiança.

Conforme esclarecido, as entrevistas em profundidade foram desenvolvidas no período entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014 e, conforme apresentado anteriormente, seis entrevistas se concretizaram. Abaixo segue relação dos entrevistados:

Quadro 11 – Lista dos associados entrevistados

Análise Qualitativa Interpretativista Entrevistas em Profundidade Participantes:

Associados mais antigos:

Climaco César Pires Franco (Diagnostica – Jequié) Maria Conceição Moura de Castro (LML – Alagoinhas)

Onildo Pereira de Oliveira Filho (Laboratório Labo – Vitória da Conquista) Associados mais recentes:

Jorge Santiago (STS – Salvador) Laboratórios de maior porte:

Eduardo Borges de Freitas e Jolival Alves Soares (Laboratório Análise – Feira de Santana)

Laboratórios de menor porte:

France França Pedra (Laboratório Exame – Feira de Santana) 1º Presidente da Rede LabForte:

Onildo Pereira de Oliveira Filho (Laboratório Labo – Vitória da Conquista) Presidente Atual da Rede LabForte:

Eduardo Borges de Freitas (Laboratório Análise – Feira de Santana)

Fonte: Desenvolvido pelo autor

A condução destas entrevistas em profundidade, e respectiva transcrição deram origem ao banco de dados com as informações, frases, expressões e palavras que passaram pela análise exaustiva de conteúdo, com fins de se obter as conclusões expostas nesta tese.