• Nenhum resultado encontrado

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.1 As organizações pesquisadas

A primeira organização pesquisada é uma instituição financeira brasileira, pública, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação da União brasileira. Possui 5 mil agências, estando presente na maioria dos municípios do país, com uma estrutura de mais de 110 mil funcionários, além de 10 mil estagiários, 5 mil contratados temporários e 4,8 mil adolescentes trabalhadores.

Atualmente, ocupa posição de destaque no sistema financeiro nacional, sendo o primeiro em ativos financeiros, volume de depósitos totais, carteira de crédito, base de clientes pessoas físicas, câmbio exportação, administração de recursos de terceiros e faturamento de cartão de crédito. Além disso, é importante frisar que esta instiuição possui importante presença no agronegócio do país, financiando igualmente boa parte das exportações e contribuindo para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas por meio de linhas de crédito de capital de giro e investimento.

A instituição conta com um quadro funcional total de 41 colaboradores efetivos, distribuidos nos cargos de Gerencia Geral, Gerencia de Negocios, Gerentes de Relacionamentos, Gerentes de Serviços, Assistentes, Caixas e Carreiras Administrativas.

A segunda instituição avaliada é um banco estatal gaúcho, com foco de negócios na Região Sul do Brasil, atua como banco múltiplo estadual nas carteiras

44

comercial, crédito financiamento e investimento, crédito imobiliário, desenvolvimento, arrendamento mercantil e de investimento. Como banco múltiplo, oferece ampla variedade de produtos e serviços financeiros, incluindo cartões de crédito, seguros, previdência privada, grupos de consórcios e administração de recursos de terceiros. Suas operações de crédito abrangem os segmentos de pessoas físicas e jurídicas, bem como financiamento imobiliário e rural.

Desenvolve produtos, viabiliza investimentos, fortalece as relações com o setor público, o agronegócio, micro, pequenas e médias empresas e setor de serviços. Como banco de desenvolvimento, é articulador de negócios e principal parceiro da cadeia produtiva. Na atuação social, dedica-se a fomentar projetos para melhorar a qualidade de vida dos gaúchos, principalmente, nas áreas da educação, cultura, esporte e meio ambiente.

O foco de atuação são as pessoas físicas, micros, pequenas e médias empresas. Para atender aos 2,9 milhões de clientes, a rede de atendimento dessa instituição, conta com mais de mil pontos no país, distribuídos em 425 agências, 286 postos, 2 agências no exterior, 361 pontos eletrônicos, além de 9126 funcionários (dados de agosto de 2008).

Em Ijuí, conta com um quadro funcional total de 56 colaboradores efetivos, distribuidos nos cargos de Gerencia Geral, Gerente Adjunto, Gerentes de Negocios, Gerentes de Plataformas, Supervisores, Operadores e Caixas.

A terceira instituição é privada, atualmente ocupa o terceiro lugar dos bancos privados por volume de ativos (no Brasil) e o primeiro entre os bancos internacionais. É considerado o quarto maior banco do mundo em lucros e o oitavo em capitalização de mercado. A base de clientes ultrapassa 6,7 milhões. São 1897 pontos de venda e 7119 caixas eletrônicos.

A instituição possui um modelo empresarial voltado para o cliente, com alto nível de recorrência em seus resultados e receitas, apesar do difícil cenário econômico e financeiro dos últimos anos. Esse modelo é sustentado por cinco

pilares: enfoque comercial, eficiência, diversificação geográfica, prudência nos riscos, disciplina no capital e solidez financeira.

Com mais de 150 anos de atuação, está entre as maiores instituições financeiras do mundo por capitalização em bolsa, atua em muitos países e possui grande diversificação geográfica. Em junho de 2011, mantinha 14.679 agências, em torno de 191 mil funcionários, mais de 100 milhões de clientes, mais de 3 milhões de acionistas e volume de recursos administrados de 1.986 bilhões de dólares.

No Brasil, é o terceiro maior banco privado do país com uma estratégia de crescimento pautada no foco em Varejo, na diversificação geográfica, no controle e gestão de risco, na eficiência e na disciplina. Está presente no País desde os anos 80, atuando no Varejo, expandindo suas operações ao longo dos últimos anos, com operações concentradas nas Regiões Sul e Sudeste, principais mercados financeiros nacionais. No primeiro trimestre de 2009, foram registrado mais de 9 milhões de clientes, contando com uma rede de 3.601 agências e postos de atendimento e 18.194 caixas eletrônicos, atuando em todos os segmentos do mercado financeiro.

A agencia privada avaliada, localizada no municipio de Ijui-RS, conta com um quadro funcional total de 13 colaboradores efetivos, distribuidos nos cargos de Gerencia Geral, Gerencia de Atendimento, Gerentes de Relacionamentos, Assistentes, Coordenadores e Caixas.

Com base nesses resultados obtidos nas três instituições, verificou-se que tanto a instituição pública quanto a estatal, apresentam predomínio de trabalhadores do sexo masculino. Outro dado interessante é que no banco privado mais da metade dos trabalhadores apresentam idade inferior a 30 anos, o que não foi encontrado nas demais instituições. Com relação às variáveis, estado civil e escolaridade, há uma semelhança entre os resultados obtidos, destacando um predomínio de trabalhadores casados e com ensino superior completo. Vale ressaltar ainda, que na instituição pública, mais da metade dos trabalhadores tem pelo menos 10 anos de

46

tempo de serviço, enquanto nas instituições estatal e privada mais de 50% dos trabalhadores possuem menos de 10 anos de tempo de serviço.

No estudo de Koltermann e Tomasi (2005), que avaliou o estresse em trabalhadores bancários e a prevalência de fatores associados, 58% da amostra avaliada era do sexo masculino e 29% estavam na faixa entre 42 a 46 anos. Quanto à escolaridade 37% possuíam 3° grau e 8% possuía pós-graduação. Held e Gonçalves (2011) encontraram predomínio de trabalhadores do sexo masculino, casados, na faixa etária dos 26 aos 35 anos, com ensino superior completo e com tempo de serviço inferior a cinco anos. No estudo de Polo et al. (2011), com trabalhadores bancários da região nordeste do Rio Grande do Sul, as idades dos participantes da pesquisa variam de 18 a 57 anos, com uma a média de idade de 40 anos, sendo encontrada uma quantidade um pouco maior de homens 54%, predomínio de trabalhadores casados (73%) e também uma maior porcentagem de indivíduos com ensino superior completo (34%). Dessa forma, os resultados evidenciados neste estudo vão de encontro aos resultados de outros estudos realizados tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil.

Documentos relacionados