• Nenhum resultado encontrado

As seqüências das aulas na disciplina “Laboratório de Educação Física II”

4. O PROCESSO EM CONSTRUÇÃO

4.3 A Etnografia na Disciplina “Laboratório de Educação Física II”: Um Fragmento em

4.3.2 As seqüências das aulas na disciplina “Laboratório de Educação Física II”

Nos dois primeiros encontros da disciplina ocorreram a apresentação do professor e Acadêmicos e o relato das vivências com os esportes coletivos na Educação Básica.

No encontro seguinte o professor procurou comentar sobre as situações problemas encontrados em docência realizada na escola pública municipal, vindo a pontuar sobre: alunas que não fazem Educação Física na escola, meninas que gritam ao participarem de esporte

coletivo, meninos ou meninas que monopolizam a posse da bola nos esportes coletivos, escolha de equipes/times ressaltando o colega mais habilidoso e menosprezando o colega menos habilidoso, o colega mais habilidoso é o primeiro a ser escolhido para a equipe/time, o colega menos habilidoso é o último a ser escolhido, e sobre a agressividade que ocorre em alguns casos no esporte coletivo.

Nesse encontro, em sala de aula, também ocorreu a distribuição dos Acadêmicos em quatro grupos por esportes afins, com as seguintes opções: Handebol (3 meninos), Voleibol (8 meninas), Basquetebol (3 meninos) e Futsal (4 meninos e 3 meninas). Os grupos deveriam ‘montar uma aula para uma turma mista, de mais ou menos, vinte e cinco alunos do Ensino Médio’ e apresentar para os colegas, no ginásio didático, nas quatro aulas seguintes.

O grupo do Handebol pediu aos colegas que comentassem sobre as experiências com a modalidade Handebol na Educação Básica. Em seguida, a aula foi dividida em dois grupos: os que tiveram experiência (nove acadêmicos) e os que não tiveram experiência (onze acadêmicos). Foi comentado para ambos os grupos sobre a distribuição e movimentação dos participantes na situação de jogo e enfatizadas as situações de ataque e defesa. O primeiro jogo ocorreu com o grupo experiente e o seguinte com o grupo sem experiência. A participação dos Acadêmicos no jogo foi mista, os meninos passavam a bola para as meninas e vice-versa. Os jogos foram distribuídos conforme a regra vigente da modalidade esportiva (sete para cada lado e os demais esperavam). Esta foi a primeira vivência prática dos Acadêmicos com uma modalidade esportiva. Após os jogos, foi realizada a avaliação da aula e os Acadêmicos a consideraram boa quanto aos quesitos organização, explanação, conteúdo e criatividade.

Consideramos o grupo do Handebol como técnico, pois a aula foi organizada a partir de vivência em esporte de competição.

O grupo do Voleibol procurou contextualizar historicamente o esporte Voleibol. Os Acadêmicos, distribuídos em círculo, iniciaram o aquecimento passivo com alongamento para membros superiores e inferiores. Após, foi realizada uma atividade de vivência com bola, por exemplo, jogar a bola para cima e ao terceiro toque deve ser executado um suposto ataque e seqüencialmente uma defesa. No jogo algumas regras do esporte de competição foram utilizadas conforme o grupo do Voleibol achou conveniente, mas o time ganhador continuava na quadra jogando. Havia cinco jogadores para cada lado da quadra e o jogo ocorria enquanto alguns Acadêmicos esperavam para entrar e outros repetiram a atividade de vivência com bola. Na avaliação da aula os integrantes do grupo do Voleibol comentaram que tiveram

problemas na organização das atividades, para os colegas a aula foi positiva apesar dos problemas encontrados que dificultaram o andamento da aula.

O grupo do Basquetebol partiu do pressuposto de que todos os Acadêmicos (colegas) já teriam uma vivência do Basquete no Ensino Médio. Realizou-se o aquecimento, todos correndo ao redor da quadra. Após, os Acadêmicos, em fileira e individualmente, deveriam driblar em direção a tabela para a realização da bandeja, enquanto os demais esperavam e, na seqüência, o arremesso do garrafão foi realizado na mesma sistemática da atividade anterior. Em seguida, ocorreu o jogo de Basquete com onze jogadores. Durante o jogo os três Acadêmicos responsáveis pelo grupo ficaram nas laterais da quadra arbitrando e paralisando o jogo para explicar as deliberações sobre os fatos ocorridos. As regras foram utilizadas conforme a instituição regulamentadora da modalidade basquete. Na avaliação da aula os Acadêmicos que sem vivência anterior no basquete comentaram que tiveram dificuldade em entender a sistemática do jogo.

O grupo do Futsal iniciou com a entrega de um folheto com explicações a respeito de algumas regras que basicamente eram sobre faltas e punições. Os Acadêmicos, distribuídos em círculo, iniciaram o aquecimento passivo com alongamento enfatizando os membros inferiores. Após, deu-se início a organização da atividade em circuito onde os acadêmicos, a partir de uma fileira, conduziam a bola entre as sete garrafas pets (material alternativo) enfileiradas e chutavam à meta em um dos lados da quadra e, na seqüência saltitavam sobre oito bastões distribuídos no solo e chutavam a meta novamente. No jogo de Futsal o grupo instituiu algumas regras, como exemplos, os jogadores em duplas de mãos dadas e para a realização da meta a bola teria que passar entre dois cones. Porém, em alguns momentos do jogo as duplas se desprendiam na busca da vantagem sobre a posse da bola. Em outro jogo, os Acadêmicos separados em dois times mistos onde os meninos se sobressaiam em relação às meninas e a maioria das jogadas rápidas ocorriam de meninos para meninos. Entretanto, os Acadêmicos avaliaram como bom o andamento e organização das atividades na aula.

Os demais encontros da disciplina “Laboratório de Educação Física II” ocorreram posteriormente às apresentações dos grupos evidenciando as modalidades esportivas Handebol, Voleibol, Basquetebol e Futsal, que foram em sala de aula.

Após a apresentação dos grupos das modalidades esportivas a respectiva seqüência das aulas foi a seguinte: a “Aula 01” que, no término, foi dividida em dois grupos para apresentação nos próximos encontros; o Grupo do Jogo de Taco; o Grupo do Futebol Americano; a “Aula 02”; a “Aula 03”; a “Aula 04”; e, a “Aula 05”.

Na “Aula 01” foram discutidas seis temáticas e uma proposta de trabalho para duas aulas seguintes. As temáticas foram: a vivência prévia com os quatro esportes coletivos e os grupos das modalidades esportivas Handebol, Voleibol, Basquetebol e Futsal; entre o aprender e o ensinar com a sub-temática exemplificada pela Natação; os motivos da escolha do curso de Educação Física; a identificação com a área de conhecimento; o currículo oferecido pelo curso de formação inicial; e, a legitimação da profissão. A proposta foi sobre a organização de dois grupos para trabalharem o Jogo de Tacos e Futebol Americano, nessa seqüência e separado.

Na aula da apresentação do Jogo de Tacos, este descendente do “cricket” inglês, os componentes do grupo explicaram as regras do jogo que mudam de acordo com a cultura local. As regras utilizadas constam no ANEXO B. Na aula havia dois pares de tacos, duas bolas de tênis e quatro garrafas pet, o que proporcionou dois jogos paralelos. Após, os integrantes do grupo fizeram um jogo demonstrativo para que pudesse explicar as regras conforme os encaminhamentos do jogo. Em um dos jogos os componentes do grupo ofereciam seus lugares para os Acadêmicos que não haviam vivenciado o Jogo de Tacos. Entretanto, no outro jogo, que ocorria paralelamente, os acadêmicos que sabiam jogar não cediam seus lugares para os demais alegando que tinham de terminar aquela partida, que continuou até o final da aula.

Na aula, o grupo do Futebol Americano apresentou, no campo de Futebol em uma manhã de intensa neblina, a modalidade ‘Flagbol’, que é uma variação das regras oficiais onde se elimina parte do contato físico entre os jogadores. Os integrantes do grupo explicaram as regras do jogo (ANEXO C) e comentaram sobre a prática que é conhecida como “Touch”, onde, ao invés de derrubar o jogador atacante que detém a posse da bola, este ao ser tocado pelo defensor com as duas mãos nas costas tinha de ficar paralisado. Todos os Acadêmicos participaram do jogo, que era paralisado para que o grupo explicasse os procedimentos da modalidade ‘Flagbol’.

Na “Aula 02” foram discutidas três temáticas: o teste de aptidão para ingresso no curso; entre o saber e o ensinar com as sub-temáticas exemplificadas pelos esportes Natação, Voleibol, Atletismo e Capoeira; e sobre o compromisso com o curso de formação inicial.

Na “Aula 03” foram discutidas sete temáticas, nas quais encontramos: a experiência e o Grupo de Handebol; a experiência e o Grupo de Voleibol; a experiência e o Grupo de Basquetebol; a experiência e o Grupo de Futsal; entre o aprender e o ensinar com a sub- temática ‘o esporte mais fácil de aprender?!’; conhecer a realidade antes do estágio; e o esporte tem influência cultural.

Na “Aula 04” o professor da disciplina realizou uma avaliação dos alunos, onde estes escreveram sobre ‘os aspectos comuns da vivência dos esportes da disciplina’ e passavam o escrito, para o colega ao lado completar com outros aspectos. Além desse procedimento, foram discutidas duas temáticas, que foram: o Jogo de Taco competitivo; e o elogio para o professor tradicional.

Na “Aula 05” foram discutidas seis temáticas, que foram as seguintes: a vivência da Educação Física na Educação Básica ‘somente o jogo’; entre o saber e o ensinar com as sub- temáticas tem que saber praticar e trabalhar somente o esporte preferido na escola; a formação continua...?; o atleta e amigo da escola; teste de aptidão para ingresso na formação inicial; e, crítica ao esporte.

A “Aula 05” foi a última da disciplina “Laboratório de Educação Física II”. A partir das temáticas citadas, para a análise, escolhemos as que se encaixavam com as unidades da referida disciplina, ou seja, os quatro esportes hegemônicos e coletivos da Educação Física nas escolas de Educação Básica e suas transformações.