• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 5 Análise dos resultados obtidos no ano lectivo 2007-

5.6. As TIC no ensino da Geografia

Na apreciação global desta experiência pedagógica com utilização de novas tecnologias, a opinião dos alunos foi bastante favorável, considerando que a disponibilização dos conteúdos online facilitou o trabalho em casa (79,4% bastantes vezes). A leitura dos trabalhos e comentários dos colegas contribuiu para a aquisição de conhecimentos (52,4% bastantes vezes e 46,0% algumas vezes), tendo a participação no Blogue da Turma gerado menor consenso quanto à sua importância na aprendizagem (31,7% bastantes vezes e 46,0% algumas vezes).

Como principais vantagens da aprendizagem da Geografia com utilização de e-recursos foram assinaladas pelos alunos a disponibilização de conteúdos digitais (85,7%) e abertura de fóruns de discussão na plataforma Moodle (85,7%), bem como a pesquisa de temas em websites (61,9%).

Segundo os alunos, a utilização das TIC no ensino da Geografia (Quadro 13) permite aprender melhor (90,5%) e aumenta a sua motivação (82,5%). Foi considerado importante para a aprendizagem o facto das respostas nos fóruns e dos trabalhos dos colegas estarem disponíveis online (96,8%). Também o facto de o professor estar à distância de um clique, em qualquer dia e a qualquer hora foi considerado importante por muitos alunos (98,4%). O balanço da utilização de recursos informáticos no ensino da Geografia foi bastante positivo, sendo considerado pelos alunos como excelente (14,3%), muito bom (52,4%) e bom (25,4%), sendo evidente que gostariam que esta experiência pedagógica se alargasse a outras disciplinas (90,5%).

Quadro 13 – Balanço da utilização das TIC no ensino da Geografia

Aprendes melhor utilizando recursos informáticos? Alunos %

Sim 57 90,5

Não 6 9,5

Total 63 100,0

A utilização das novas tecnologias aumentou a tua

motivação para aprender? Alunos %

Sim 52 82,5

Não 11 17,5

Total 63 100,0

Achas importante a disponibilização das respostas e dos

trabalhos dos colegas? Alunos %

Sim 61 96,8

Não 2 3,2

Total 63 100,0

O professor disponível online é importante para a

aprendizagem? Alunos %

Sim 62 98,4

Não 1 1,6

Total 63 100,0

Que balanço fazes da utilização de recursos

informáticos no ensino da Geografia? Alunos %

Excelente 9 14,3 Muito Bom 33 52,4 Bom 16 25,4 Razoável 5 7,9 Decepcionante 0 0,0 Total 63 100,0

Gostavas que esta experiência se aplicasse a outras

disciplinas? Alunos %

Sim 57 90,5

Não 6 9,5

Total 63 100,0

Sentiste dificuldades de adaptação às novas tecnologias? Alunos %

Sim 41 65,1

Não 22 34,9

Total 63 100,0

A maioria dos alunos teve de se adaptar às novas tecnologias numa fase inicial do projecto, sentindo com naturalidade algumas dificuldades (65,1%). Muitos desconheciam as ferramentas digitais disponibilizadas pelo professor e sobretudo nunca tinham aprendido de forma colaborativa. No entanto, a adesão das novas gerações à

tecnologia é imediata e rapidamente as dificuldades foram superadas, com a ajuda do professor e dos colegas com mais prática.

Nas justificações para a melhoria da aprendizagem com utilização de recursos informáticos (Quadro 14) foram destacadas a facilidade de acesso aos documentos digitais a qualquer momento e em qualquer lugar (21,0%) e o facto de despertarem interesse e curiosidade (19,8%). Foi ainda referido que os e-recursos permitem aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas (17,3%) e disponibilizam informação de forma organizada (11,1%).

Quadro 14 – Melhoria da aprendizagem com a utilização de e-recursos

Aprendo melhor utilizando recursos informáticos porque Número de

referências % Disponibilizam informação em qualquer momento 17 21,0 Despertam interesse e curiosidade nos alunos 16 19,8

Aprofundam os conhecimentos adquiridos 14 17,3

Disponibilizam informação organizada 9 11,1

Facilitam a compreensão da matéria leccionada 6 7,4 Diversificam a aquisição de conhecimentos 5 6,2 Agilizam o estudo através de documentos digitais 5 6,2

Permitem a resolução de dúvidas online 3 3,7

Permitem maior dinamismo no ensino-aprendizagem 3 3,7

Completam as informações do manual 2 2,5

Antecipam os conteúdos dos testes sumativos 1 1,2

Total 81 100,0

O aumento da motivação para aprender foi justificado pelos alunos com o facto das novas tecnologias possuírem mais interactividade do que o ensino tradicional (33,3%), facilitando a compreensão dos conteúdos leccionados (25,4%). Por estas razões foi também referido que atraem os jovens (12,7%) e permitem agilizar o estudo (11,1%), por a matéria estar sempre disponível online de forma organizada, facilitando o trabalho dos alunos.

A disponibilização online dos trabalhos dos colegas foi muito valorizada, pois permite aos alunos conhecer a opinião dos colegas (39,1%) e completar as suas respostas (31,3%), apontando as restantes referências no mesmo sentido (esclarecer dúvidas, aumentar a entreajuda, aprender com os outros, corrigir erros).

Muito valorizado foi também o facto de o professor estar disponível online, sobretudo por permitir esclarecer dúvidas no momento (76,7%), mas também por motivar o processo de ensino aprendizagem (8,3%), revelando empenho em ajudar os alunos (3,3%), favorecendo o bom ambiente na turma e o processo de aprendizagem (3,3%). As principais dificuldades sentidas (Quadro 15) prendem-se com o facto das novas tecnologias requerem muito treino por parte dos alunos (25,9%), obrigando assim um período de adaptação às funcionalidades das ferramentas digitais mais ou menos dilatado. Alguns alunos ainda estão muito ligados ao ensino tradicional (16,7%), necessitando de documentos em papel para organizar o seu estudo e afirmando que as novas tecnologias não podem ser exclusivas no processo de ensino-aprendizagem (11,1%). Outros constatam que a utilização de e-recursos consome mais tempo de estudo (13,0%), chegando mesmo a afirmar que descuram o trabalho para outras disciplinas. Por último, de novo a questão tecnológica e a dependência de um computador com ligação à Internet (16,7%), a necessidade de modernização das escolas e do seu parque tecnológico (9,3%), para que a utilização destes e-recursos se generalize em todas as escolas.

Quadro 15 – Dificuldades sentidas na adaptação às novas tecnologias

As novas tecnologias Número de

referências % Novas tecnologias requerem muita prática 14 25,9

Obrigam à existência ligação à Internet 9 16,7

Alunos mais habituados ao ensino tradicional 9 16,7

Consomem mais tempo de estudo 7 13,0

Não substituem completamente o ensino tradicional 6 11,1

Obrigam à modernização das escolas 5 9,3

Reduzem o contacto pessoal entre os alunos 2 3,7

Facilitam a elaboração de cábulas 1 1,9

Alunos dispersam com muitos e-recursos 1 1,9

Total 54 100,0

Sintetizando os resultados deste questionário, a flexibilidade do estudo é apontada como uma das grandes vantagens da utilização de recursos informáticos, que permitem aos alunos aceder online a documentos digitais e interagir com os colegas e o professor. Os alunos não necessitam de aguardar pelo dia e hora da aula para colocarem as suas questões ou participarem num fórum em conjunto com os colegas da turma. Por outro

lado, estes recursos despertam nos jovens um fascínio que pode ser direccionado para a aprendizagem, como aconteceu ao longo desta experiencia pedagógica. De forma quase espontânea e por curiosidade os alunos acediam à plataforma Moodle ou ao Blogue da Turma, acabando muitas vezes por participar nas actividades da turma.

Igualmente importante foi a consciencialização por parte dos participantes nesta investigação de que através da Internet é possível ter acesso a inúmeras fontes de informação, que permitem um aprofundamento dos conhecimentos sobre um determinado tema, o esclarecimento de dúvidas ou até a resolução de problemas.

Confirmando o que foi registado no diário do investigador e nas avaliações intermédias realizadas pelos alunos no final de cada período lectivo, os e-recursos não só aumentaram a motivação para aprender e agilizaram a aprendizagem, como beneficiaram os alunos em termos de aproveitamento escolar.

As dificuldades sentidas pelos alunos, sobretudo na fase inicial de implementação do projecto, foram diversas conforme a prática de cada um e obrigaram o professor a disponibilizar algum tempo com as diversas ferramentas digitais. Estando muito habituados com o ensino tradicional, os alunos necessitaram de algum tempo de adaptação para reconhecerem as potencialidades dos recursos informáticos. Mas, depois de experimentarem, acabaram por reconhecer o seu valor, sobretudo quando inseridos numa metodologia colaborativa, que permite aprender em conjunto com outros colegas, superando dificuldades que são comuns a todos.