• Nenhum resultado encontrado

Quanto ao aspecto metodológico, esta pesquisa teve base no método científico hipotético-dedutivo porque foi fundamentada em um problema a partir do qual se fez conjecturas e hipóteses que foram então testadas para descrever suas características.

Para Lakatos e Marconi (2010), o método hipotético-dedutivo pressupõe que toda observação parte de um problema ou algo teórico que deve ter uma solução provisória em forma de proposição ou conjectura que, então, deve ser desafiada ou falseada por hipóteses. Como a origem do problema parte do conhecimento anterior, a observação é sempre ativa e seletiva para as hipóteses.

Quanto à natureza desta pesquisa em relação a seus objetivos, essa dissertação pôde ser classificada como descritiva porque teve como fim a descrição de características da população de empresas brasileiras.

Para Gil (2002), uma forma usual de apresentar a descrição da população é através de relações entre suas características e de resultados que visam descobrir associações entre tais características. Para o autor, a principal qualidade da pesquisa descritiva é a utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tal como a observação sistemática. Também, a classificação quanto aos objetivos da pesquisa é importante para o estabelecimento de seu marco teórico.

A pesquisa descritiva também pode inclinar-se a proporcionar uma nova visão de um problema, nesse caso aproximando-se de uma pesquisa exploratória, ou ainda ir além da identificação de existência de relações, neste caso tendendo a encontrar a origem das associações e, portanto, aproximando-se a uma pesquisa explicativa (Gil, 2002).

Em relação ao enfoque, esta é uma pesquisa quantitativa porque testa hipóteses com base em medições numéricas de padrões de comportamento: Grau de Internacionalização e

Nível de Maturidade em Gestão de Riscos Corporativos. Sampieri, Collado e Lucio (2006 p. 5-6) entendem que:

Em linhas gerais, um estudo quantitativo regularmente seleciona uma ideia que se transforma em uma ou várias questões relevantes de pesquisa; logo, hipóteses e variáveis são derivadas dessas questões; um plano é desenvolvido para testá-las; as variáveis são medidas em um determinado contexto; as medições obtidas são analisadas (frequentemente utilizando métodos estatísticos), e é estabelecida uma série de conclusões a respeito da(s) hipótese(s).

Também, em relação aos procedimentos técnicos utilizados, esta pesquisa caracteriza- se como documental por ter como fonte principal de dados os Formulários de Referência das empresas amostradas e, ainda, retrospectiva, por utilizar-se de dados e fatos ocorridos durante o ano de 2013 e divulgados até o fim do ano de 2014.

Para Lakatos e Marconi (2010), na pesquisa documental a fonte de coleta de dados está restrita a documentos escritos ou não, que são denominados fontes primárias, e pode ser compilada no momento em que ocorre ou depois, caracterizando-se em contemporânea ou retrospectiva.

Gil, (2010) entende que a pesquisa documental caracteriza-se pela fonte de dados quanto aos materiais que ainda não receberam tratamento analítico. Em contraste à pesquisa bibliográfica que extrai informações de material já elaborado, a pesquisa documental utiliza- se de dados muito mais dispersos.

Entre as vantagens da pesquisa documental, o autor cita que os documentos são uma fonte estável de dados, que a informação não se deteriora com o tempo e que sua coleta não é prejudicada pelas circunstâncias em que são extraídas, como ocorre em entrevistas, por exemplo (Gil, 2010).

Bryman (2008) ainda soma as vantagens de isenção e consistência científicas, uma vez que os documentos não são normalmente produzidos para pesquisas e são principalmente relevantes em ciências sociais porque não são reativos, ou seja, não sofrem a influência do processo de coleta de dados.

Quanto à forma de abordagem aos documentos, esta pesquisa utilizou-se da técnica de

análise de conteúdo para extrair as características a serem descritas a partir das fontes de

dados, os documentos. A análise de conteúdo é uma técnica que procura quantificar o conteúdo dos dados primários documentais de qualquer natureza em categorias pré- determinadas tanto quantitativa como qualitativamente e de forma sistemática e replicável (Bryman, 2008).

Finalmente, a partir do objetivo descritivo, das fontes documentais e da técnica de análise de conteúdo, para a abordagem quantitativa empregou-se o método estatístico. Lakatos e Marconi (2010, p. 90) afirmam que:

Os processos estatísticos permitem obter, de conjuntos complexos, representações simples e constatar se essas verificações simplificadas tem relações entre si. Assim, o método estatístico significa redução de fenômenos sociológicos, políticos, econômicos, etc. a termos quantitativos e a manipulação estatística, que permite comprovar as relações dos fenômenos entre si, e obter generalizações sobre sua natureza, ocorrência ou significado.

Portanto, essa dissertação caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, quantitativa,

documental e retrospectiva com análise de dados por técnicas de análise de conteúdo e estatística. Essas características ficam claras a partir do delineamento da pesquisa

graficamente representado em seu modelo metodológico. A Figura 1 esquematiza o modelo metodológico da pesquisa.

Figura 1 – Modelo metodológico da pesquisa.

Fonte: Elaborado pelo autor.

Seguindo o modelo metodológico apresentado na Figura 1, após uma revisão da literatura sobre os temas de Gestão de Riscos Corporativos e internacionalização, bem como das formas de dimensioná-las, um modelo conceitual teórico foi desenvolvido com duas dimensões: Nível de Maturidade em Gestão de Riscos Corporativos (NMGRC) e Grau de Internacionalização (GI).

Foi então realizada uma pesquisa documental seguida de análise de conteúdo para obtenção de dados para doze variáveis, das quais seis referentes a cada construto. Nessa etapa foram utilizados os softwares EmpresasNet versão 9.0.0.1, disponibilizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Atlas.Ti versão 7.5.10, licenciado de ATLASti GmbH.

Assim, um banco de dados foi constituído para 72 empresas com um total de 864 entradas válidas para subsequentes análises estatísticas, as quais foram realizadas com auxílio do software IBM SPSS Statistics versão 24.0.0, licenciado de IBM Corp. Ao final, as análises dos resultados cumpriram de forma quantitativa os objetivos descritivos da pesquisa.