• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA DA PESQUISA

3.2. Aspectos biográficos das professoras participantes

Inicialmente, foram convidadas cinco professoras que ministram aulas de componentes curriculares da área de ciências da natureza. Feito o convite, três professoras o aceitaram de imediato. Duas professoras não aceitaram alegando falta de tempo e excesso de atividades. Durante o desenvolvimento da pesquisa, uma professora, dentre as três que aceitaram o convite, solicitou licença-saúde e afastou- se das suas funções na escola, tendo retornado na última semana do calendário letivo, inviabilizando a participação da mesma nos encontros nos quais foram discutidos e preenchidos o protocolo.

Deste modo, a presente dissertação concentra ênfase nas interações realizadas com duas professoras, Cida, e Maria (nomes fictícios, para preservar a identidade delas). Abaixo descrevemos algumas informações biográficas de ambas. Essas informações foram obtidas pela observação da sua atuação profissional e através do questionário inicial.

3.2.1. Professora Cida.

A professora Cida é formada em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática. Apesar de sua formação específica na área de Ciências da Natureza, foi concursada no sistema de ensino do Estado de São Paulo na disciplina de Matemática. É titular de cargo na escola lócus desta pesquisa na referida disciplina. Já atuou em outras escolas públicas e privadas.

Têm 27 anos de magistério. Durante esses anos de carreira já ministrou aulas das disciplinas de Matemática, Química e Física em todas as séries do Ensino Médio, bem como de Ciências Físicas e Biológicas para os anos finais do Ensino Fundamental. No ano de 2013, ministrava aulas de Matemática para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio; Química para as 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e Ciências para o 8º ano do Ensino Fundamental.

Embora sua formação seja multidisciplinar, ela prefere ministrar aulas de Matemática e é conhecida na escola por seus alunos e pelos colegas de trabalho como uma professora de Matemática. Nas atribuições de aula, a maior parte da jornada de trabalho é constituída por aulas de Matemática e as demais disciplinas são escolhidas apenas para completar sua carga horária. Antes de o autor desta dissertação ingressar na escola, era esta professora quem ministrava as aulas de Física para o Ensino Médio.

A relação da professora Cida com os demais professores da escola e com o autor desta dissertação é muito boa. No ano anterior à realização desta pesquisa, o pesquisador atuou como “Professor de Apoio” na disciplina de Matemática, juntamente com esta professora, em duas classes da 1ª Série do Ensino Médio,

oportunidade em que ele pôde conhecer melhor o trabalho, bem como observar as aulas da mesma.

Nas observações das aulas, pudemos perceber que a professora utiliza como estratégia didática principal, aulas expositivas dialogadas. Ela desenvolve a aula apresentando problemas relacionados a um tema da Matemática, na lousa, resolve passo a passo esse exercício e depois apresenta outro problema bem semelhante para os alunos resolverem.

Durante as observações, percebemos que a professora mostrava-se bastante empenhada em desenvolver os conteúdos descritos no caderno do aluno” para aquela disciplina. Sempre ao final de um conteúdo ou bimestre, ela trazia questões de avaliações em larga escala, como ENEM e SARESP, para resolver em sala-de-aula.

A Professora Cida participa de muitas reuniões na Diretoria de Ensino para orientações técnicas com os professores coordenadores da oficina pedagógica da disciplina de Matemática. Também participa ativamente de cursos de formação oferecidos por aquela instituição. No ano de 2013, participou de um curso de extensão chamado “Melhor Gestão, Melhor Ensino”.

3.2.2. Professora Maria

A professora Maria é Formada em uma Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. É professora efetiva concursada na disciplina de Biologia na mesma unidade escolar do pesquisador. Já atuou em outras escolas públicas e privadas.

Tem 22 anos de magistério na escola pública. Durante esses anos a professora já ministrou aulas de Matemática para o 8º ano do ensino fundamental; e aulas de Química e Biologia nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Nos últimos anos, no entanto, ela tem ministrado apenas aulas de Ciências Biológicas para os 9º anos do Ensino Fundamental e Biologia para todas as séries do Ensino Médio, fato este que se repetiu no ano letivo de 2013.

Para completar sua carga horária, ela escolhe aulas de Biologia em outra escola pública da mesma cidade, pois as aulas da escola em que é lotada não são suficientes para completar sua jornada de trabalho. Este fato a incomoda muito, pois em várias ocasiões ela confessou ter muitas dificuldades em lidar com a cultura organizacional da outra escola.

A professora desenvolve muitos projetos educativos na escola. Dentre esses projetos, destacam-se aqueles relacionados a “Saúde Bucal”, Sexualidade e “Gravidez na Adolescência”, “Preservação do Patrimônio Escolar e do Meio Ambiente”, entre outros. Suas aulas são muito bem avaliadas pelos alunos quando conversamos informalmente com eles. Ela desenvolve muitas atividades experimentais em sala-de-aula e realiza várias expedições a outros lugares para desenvolver suas estratégias didáticas.

Tem bom relacionamento com os alunos, com os professores e com o pesquisador. Com este, desenvolveu dois projetos no ano letivo de 2013: um deles foi a “Conferência do Meio Ambiente” e o outro o projeto dos “Transgênicos”. É conhecida porém como uma professora rígida com relação a avaliação de seus alunos, pois atribui, aos finais de cada bimestre, muitas notas vermelhas.