• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA DA PESQUISA

3.4. As Etapas da Pesquisa: Descrição de Procedimentos Realizados

3.4.2. Etapa 2: Proposição e Execução de Estratégias para a reflexão sobre o

3.4.2.1. Descrição e explicação dos objetivos do Protocolo de Ações

O conjunto de ações orientadas pelo trabalho com os protocolos, sustenta, como objetivo, além da discussão sobre as aprendizagens profissionais derivadas da exposição das professoras aos sistemas de avaliação em larga escala, propiciar a identificação dos descritores propostos: a) nos conteúdos curriculares ministrados; b) nas práticas de ensino; c) nas avaliações elaboradas para as respectivas disciplinas; e subsidiar uma análise das correspondências entre os itens das provas e os conteúdos curriculares ministrados pelos professores.

O primeiro conjunto proposto solicita ao professor sua interpretação de dois descritores relacionados à matriz de referência para a avaliação do SARESP na área de ciências da natureza e suas tecnologias sobre sua correspondência com as situações didáticas oferecidas pelo professor em sala de aula na interação com os alunos. As professores deveriam se posicionar quanto ao grau de objetivação/esclarecimento da redação dos descritores sobre as aprendizagens preconizadas no currículo e subsídios a elaboração das aulas sobre tais temas.

Conjunto 1

PROFESSORA: ESCOLHA UMA HABILIDADE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO DO SARESP

PROFESSORA, NA SUA AVALIAÇÃO, A REDAÇÃO OU A DEFINIÇÃO DOS DESCRITORES / EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGENS:

- DISPOSTOS NA MATRIZ DE REFERÊNCIA;

- VINCULADOS COM EXEMPLOS DE ITENS DA PROVA

1) CORRESPONDEM / ESPECIFICAM AS PRINCIPAIS APRENDIZAGENS RELACIONADAS COM UM DETERMINADO CONTEÚDO CURRICULAR? (MOSTRAM-SE SUFICIENTES OU INSUFICIENTES PARA “OBJETIVAR” AS PRINCIPAIS APRENDIZAGENS VINCULADAS COM DETERMINADOS CONTEÚDOS CURRICULARES?)

2) PERMITEM A IDENTIFICAÇÃO INTERSUBJETIVA DE SUAS OCORRÊNCIAS EM SITUAÇÃO DE ENSINO (NAS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA);

3) ADMITEM / EXIGEM ALGUM TIPO DE TRADUÇÃO PARA SUSTENTAR AS CONDIÇÕES DE SUFICIÊNCIA E DE VISIBILIDADE?

- DO QUE DEPENDE TAL TRADUÇÃO?

4) SUSTENTAM VALOR OU FUNÇÃO INSTRUCIONAL (SÃO INSTRUMENTOS) PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA E/OU PARA AS AÇÕES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR?

- QUAIS VALORES/FUNÇÕES?

- COMO SE EXPRESSAM TAIS VALORES E/OU FUNÇÕES? Quadro 2: Protocolo de ações - Conjunto 1.

Na sequência, as interações objetivam discutir e propor uma simulação de sequência didática. O foco da discussão nesta etapa residiu na questão A do protocolo – Conjunto 2. Quando o professor cita os objetivos da sua sequência didática, ele menciona as aprendizagens que considera prioritárias? Ou ao invés das aprendizagens, ele cita os descritores das matrizes como objetivos? Ou, diante da

indagação sobre objetivos, reproduz nomes de conteúdos curriculares? Outro foco de análise foi saber se o professor vinculou as aprendizagens com as condições didáticas diante das quais as mesmas deveriam ocorrer.

Conjunto 2 – Parte 1

CONSIDERANDO AS TURMAS ATUAIS PARA AS QUAIS VOCÊ MINISTRA AULAS EM 2013, GOSTARÍAMOS QUE VOCÊ SELECIONASSE DOIS TEMAS OU TÓPICOS QUE, NA SUA AVALIAÇÃO, APRESENTAM-SE COMO DESAFIADORES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM COM OS RESPECTIVOS ALUNOS.

TEMA 1: ____________________________________________________________________ JUSTIFICATIVA DE ESCOLHA: _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

SOBRE AS UNIDADES DE ENSINO OU AS SEQUENCIAS DIDÁTICAS RELACIONADAS COM O ENSINO E COM A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS SOBRE ESTE TEMA, RESPONDA:

A) QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DE CADA UNIDADE OU SEQUENCIA?

B) QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE TAIS UNIDADES DE ENSINO OU SEQUENCIAS DIDÁTICAS DEVERIAM APRESENTAR?

Quadro 3: Protocolo de ações - Conjunto 2– Parte 1.

Para o Tema escolhido, o professor deveria preencher a tabela constante no Conjunto 2 – Parte 2. Nessa tabela, nosso foco foi estimar as aprendizagens

citadas pelos professores vinculadas com as condições de ensino das sequências didáticas do tema.

Uma vez preenchida a tabela, pretendemos caracterizar como as aprendizagens objetivadas na tabela são investigadas em termos das avaliações realizadas pelo professor. A hipótese é de que, ao colocar o professor diante da tarefa de elaborar itens ou questões de autoria dos próprios professores, poderíamos tentar acessar os modos como eles entendem sobre o que é possível e como é possível avaliar acerca das aprendizagens previstas.

A segunda questão foi apresentada depois da discussão da primeira. Assim procedendo, objetivamos construir duas medidas nesse conjunto de ações: a primeira é constituída pelas discussões sobre os instrumentos de avaliação antes da solicitação expressa na segunda questão. A segunda medida será quando os professores reconsiderarão as respostas fornecidas para a primeira questão, mas após o contato com as solicitações da segunda questão.

Conjunto 2 – parte 2

PARA O TEMA SELECIONADO, PREENCHER, DE MODO DIALOGADO, EM SITUAÇÃO DE ENTREVISTA, A TABELA 1:

TABELA (tema selecionado)

Características da situação de interação (UNIDADE DE ENSINO OU

SEQUENCIA DIDÁDICA)

MEDIDAS DE APRENDIZAGEM 1 (MA1) PROFESSOR(A) PARA A(S) UNIDADE(S) DE ENSINO OU SEQUENCIA(S) DIDÁTICA(S) ELABORADAS PARA O TEMA, GOSTARÍAMOS QUE VOCÊ DISCUTISSE SOBRE QUAIS SERIAM AS PRINCIPAIS APRENDIZAGENS ENVOLVIDAS

PROFESSOR(A) NÓS GOSTARÍAMOS QUE VOCÊ APRESENTASSE E DISCUTISSE COMO VOCÊ AVALIA A OCORRÊNCIA DAS APRENDIZAGENS QUE VOCÊ MENCIONOU ACIMA PARA O TEMA 1. DE MODO MAIS ESPECÍFICO, GOSTARIAMOS QUE VOCÊ APRESENTASSE E DISCUTISSE:

A) QUAIS SÃO OS INSTRUMENTOS (TIPOS DE AVALIAÇÃO, MATERIAIS UTILIZADOS, EXEMPLOS DE QUESTÕES) QUE COMPÕEM A SUA AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS MENCIONADAS?

B) DIANTE DAS CONDIÇÕES QUE VOCÊ OFERECE, QUAIS SÃO AS MEDIDAS DE TAIS APRENDIZAGENS, OU SEJA, QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE OS ALUNOS EMITEM QUE SÃO INTERPRETADAS POR VOCÊ COMO MEDIDAS DA OCORRÊNCIA DAS APRENDIZAGENS ESPERADAS?

Quadro 4: Protocolo de ações - Conjunto 2 – Parte 2.

O Conjunto 3 propôs um paralelo entre as ações que o professor realizou no conjunto 1 com aquelas que ele supostamente realiza ao analisar os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo. As questões dispostas no Conjunto 3 objetivaram expor as professoras à tarefa de descrever as ações que atualmente definem o trabalho com os dados da avaliação diagnóstica e estimular reflexões sobre ações com tais dados que priorizassem: (1) a tabulação dos resultados obtidos em interação com os alunos; (2) a discussão desses resultados considerando as condições didáticas dispostas pelas professoras; (3) a proposição de estratégias para a superação dos índices obtidos.

Conjunto 3)

Quais são as principais atividades executadas na análise dos resultados da avaliação diagnóstica? O que os professores estimam que estão fazendo quando analisam resultados da avaliação diagnóstica?

Tais ações podem ser consideradas como aprendizagens profissionais da docência? Justificar. As aprendizagens expressam saberes ou conhecimentos profissionais?

Quais são os saberes ou conhecimentos profissionais?

O que os professores estimam ou consideram como os principais efeitos das ações executadas na análise dos resultados da avaliação diagnóstica?

Quadro 4: Protocolo de ações - Conjunto 3.

3.4.3. Etapa 3: Síntese das interações efetuadas e das informações decorrentes