• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 5. Conclusão

5.1 Aspectos gerais do trabalho

Durante a definição do problema a ser pesquisado e na contextualização do mesmo, puderam-se delinear aspectos da gestão empresarial que ainda são relativamente obscuros e pouco abordados pela comunidade científica e mesmo pela prática empresarial.

Constatou-se, ao longo da pesquisa bibliográfica, que as pequenas e médias empresas embora apresentem características de flexibilidade estrutural e organizacional, apresentam dificuldades de realizar mudanças significativas, pois seu comportamento está diretamente ligado à personalidade do seu proprietário e desta maneira, para que uma mudança significativa ocorra nestas empresas é necessário primeiramente um comprometimento efetivo deste proprietário, o que não é uma tarefa simples, contudo, é algo perfeitamente possível caso se trabalhe com as ferramentas corretas.

Infere-se também que as PMEs por estarem próximas a seus clientes finais, se estruturarem seu PDP, em termos de custo, e principalmente em termos de tempo e qualidade, de acordo com seus objetivos estratégicos e com as imposições do mercado, podem realmente criar um diferencial competitivo de longo prazo, que seguramente será um dos caminhos para a sobrevivência e o crescimento.

Destaca-se ainda que durante a pesquisa bibliográfica foram abordados, debatidos e relacionados conhecimentos de diferentes áreas, tais como a área de Mudança Organizacional, a área de Processo de Desenvolvimento de Produtos e a área de Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Sendo que, pode-se perceber a dificuldade de estruturar um corpo coerente de idéias diante de uma alta gama de conhecimento teórico que abrange diversas áreas e especialidades. Contudo, acredita-se que é este aspecto, altamente dificultoso, que diferencia o trabalho aqui relatado, de outros trabalhos na área.

Pôde-se também constatar que os aspectos humanos hoje dominam as discussões da grande maioria das áreas do conhecimento, sejam elas gerenciais ou não. Pôde-se concluir que a compreensão da influência dos aspectos comportamentais, na gestão das pequenas e médias empresas, na gestão do processo de desenvolvimento de produtos e no gerenciamento de mudanças, é fundamental para a obtenção do sucesso de qualquer método, metodologia ou sistemática que se queira desenvolver. Infere-se que a não consideração desta influência

possivelmente será a causa do insucesso, independente do objetivo que se está buscando atingir.

Infere-se por fim, em relação à pesquisa bibliográfica, que esta permitiu a conexão entre as duas importantes áreas de conhecimento gerencial: a gestão do PDP e a gestão de mudanças organizacionais. Esta ligação possibilitou a definição de uma série de aspectos, já destacados ao longo do trabalho, que serviram de fundamentação para o desenvolvimento do método aqui proposto e que podem ser adotados em outras pesquisas científicas e mesmo no dia a dia das empresas, durante a realização de atividades práticas de gestão.

Durante a etapa de desenvolvimento do método e em meio à sua aplicação, outros aspectos destacaram-se. A presença de um método que orientasse a equipe de reestruturação mostrou-se importante para o sucesso da reestruturação, assim como a análise das barreiras e das dificuldades esperadas. Todavia, a vivência de um processo de mudança dentro de uma empresa durante aproximadamente oito meses trouxe à tona uma série de novas idéias e novas percepções, e, além disso, pôde-se verificar na prática um grande número dos aspectos levantados durante a pesquisa bibliográfica.

Os aspectos culturais presentes na área de desenvolvimento de produtos puderam ser percebidos claramente e verificou-se, em um caso prático, como estes aspectos condicionam o modo de agir e pensar dos colaboradores da empresa. Constatou-se que a atitude mais indicada, visando a efetivação da mudança é realizá-la sem que seja necessário modificar significativamente a cultura da empresa, pois tal mudança é invariavelmente muito mais complexa e desgastante, sendo necessários grandes esforços em treinamentos.

O trabalho em equipe, que contou com a participação do pessoal de produção, também merece ser destacado, pois se mostrou recompensador e estimulante, sendo com certeza um dos principais legados deixados na empresa. As características específicas das pequenas e médias empresas, apresentadas durante a pesquisa bibliográfica, foram também, na sua grande maioria, identificadas dentro empresa.

Todavia, nada foi mais bem percebido que as causas geradoras de resistências (ou barreiras) previstas para a reestruturação. Praticamente todas se mostraram presentes e tiveram influência direta na aplicação do trabalho.

Em relação aos aspectos falhos do trabalho, salienta-se que:

 A pesquisa bibliográfica, embora ampla e consistente, poderia abordar e abraçar de maneira mais profunda o processo de desenvolvimento de produtos, o que poderia melhorar a eficácia o método;

 As barreiras (fontes de resistência) apontadas para cada uma das etapas do método proposto, devem ser aprimoradas e constantemente revistas, pois as considerações realizadas nesta dissertação, em relação a este aspecto, constituem-se apenas em um primeiro passo, o qual deve ser aprimorado, na busca da otimização do método;

 O método deveria ser aplicado em um número maior de empresas, em empresas de maior porte e em empresas de diferentes setores e segmentos de mercado, para que realmente se possa afirma com segurança que o mesmo é eficiente tanto em pequenas quanto em médias empresas.

Contudo conclui-se, que embora esta pesquisa tenha apresentado pontos falhos e oportunidades de melhorias, como as destacadas anteriormente, os resultados obtidos são altamente relevantes no amadurecimento dos conhecimentos das áreas de gestão de empresas, de gestão do PDP e na área de gestão de mudanças organizacionais. As principais contribuições deste trabalho são explicitadas na seqüência.