• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3. Apresentação do método

3.2 Aspectos importantes para a utilização do método

Compreendidos os objetivos do método e a maneira como este foi concebido, ressalta-se que o mesmo somente deverá ser iniciado quando a empresa efetivamente sentir a necessidade de reestruturar o seu PDP.

A necessidade de reestruturação pode surgir por inúmeras razões, contudo, normalmente ela ocorre porque o ambiente no qual a empresa está atuando foi alterado e estas alterações estão exigindo mudanças internas na empresa.

De maneira mais específica, pode-se dizer que a empresa não está mais respondendo ao mercado da maneira como este exige, ou ainda, que a relação entre as solicitações do mercado e as respostas da empresa, ou a relação entre as ações da empresa e as respostas do mercado, não estão surtindo o efeito esperado (ver figura 3.1). Este aspecto começa a ser percebido com quedas na lucratividade, perda de um cliente importante, quedas de faturamento, produtos com pouca aceitação, produtos que após o lançamento necessitam de muitas modificações, falta de informações que permitam um gerenciamento do portfólio de produtos mais eficiente, entre outros indicadores.

Figura 3.1 - Relação empresa-mercado, mercado-empresa. Fonte: Elaboração do autor, 2008.

Chiavenato (1998, p. 18) corrobora com as afirmações anteriores destacando: As situações que melhor preparam o espírito das pessoas que trabalham nas empresas e as predispõem a mudanças são os momentos de crise e dificuldade, em que o status quo não consegue responder adequadamente às demandas e exigências que são impostas à empresa pelo mercado, pelos clientes, pelos concorrentes e até pelos fornecedores. E quase sempre, são nesses momentos que a grande maioria das empresas desenvolve planos de mudanças bem-sucedidos.

A necessidade de mudança pode inicialmente ficar clara para apenas um dos membros da alta administração da empresa, contudo, é fundamental que o início da reestruturação ocorra com a conscientização de todos os diretores ou gestores da empresa sobre a necessidade de mudança, e só prossiga quanto esta conscientização for alcançada. Caso contrário, os resultados de aplicação do método MRPDP poderão ficar comprometidos.

Salienta-se ainda, que a necessidade de reestruturação, pode também ser gerada por meio da utilização de diagnósticos preparados e desenvolvidos para tal finalidade. A realização deste diagnóstico pode se fazer necessário tendo em vista as características de administração pouco especializada e de dificuldade de obtenção de informações do ambiente externo, próprias das PMEs.

EMPRESA MERCADO POSITIVA O NEGATIVA  Alta lucratividade;  São necessárias poucas

modificações nos produtos;  Os produtos são facilmente

aceitos pelos clientes;  As vendas estão em alta;  ...

 Prejuízo;

 São necessárias muitas modificações nos produtos;  Os produtos não são aceitos

facilmente (são necessários altos gastos com estratégias de vendas);

 As vendas estão em queda;  A empresa está perdendo clientes

importantes;  ...

Isto posto e estando a necessidade de comprometimento esclarecida, destaca-se que o método MRPDP é composto de oito etapas. Na Etapa 1, o comprometimento para a reestruturação ocorre de maneira efetiva e os objetivos específicos do método são definidos. Na Etapa 2, é realizado o planejamento da reestruturação, forma-se a equipe de reestruturação e verifica-se o nível de comprometimento desta equipe para com o processo de reestruturação. Na Etapa 3, é realizado um levantamento das condições atuais do processo de desenvolvimento de produtos da empresa. Na Etapa 4, é proposto, analisado e definido o novo formato do processo de desenvolvimento de produtos. Na Etapa 5, são estabelecidos os novos indicadores do novo PDP. Na Etapa 6, o novo PDP é implantado. Na Etapa 7, os resultados são avaliados e em caso satisfatório o PDP é incorporado pela organização, em caso não satisfatório retorna-se à Etapa 4 e um novo PDP é formatado. Por fim, a Etapa 8 apresenta-se como uma etapa destinada a fornecer o suporte para as demais etapas do método e assim sendo, ocorre ao longo de toda a aplicação e inicia-se a partir do momento em que são definidos os objetivos do método (Etapa 1) e que a necessidade de mudança fica clara para todos os gestores da empresa.

A figura 3.2, permite uma visão geral do método, o qual pode ser visto em detalhes no Apêndice B. ENCERRAMETNO DA REESTRUTURAÇÃO ETAPA 01. Comprometimento e Definição dos Objetivos. INÍCIO DA REESTRUTURAÇÃO.

ETAPA 08. Suporte para Reestruturação. EMPRESA MERCADO EXISTE A NECESSIDADE DE REEESTRUTURAÇÃO. NÃO EXISTE A NECESSIDADE DE REEESTRUTURAÇÃO. POLÍTICA DE MELHORIA CONTÍNUA MÉTODO MRPDP. ETAPA 02. Planejamento da Reestruturação. ETAPA 03. Diagnóstico do atual PDP da empresa. ETAPA 04. Redesenho do PDP. ETAPA 05. Definição de Indicadores de Desempenho. ETAPA 06. Implantação do novo PDP. ETAPA 07. Avaliação do novo PDP. A p ro v a d o Reprovado . LEGENDA:

ANÁLISE DAS PRINCIPAIS BARREIRAS A SEREM SUPERADAS E DAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DAS PMES QUE PODEM DIFICULTAR A REALIZAÇÃO DA ETAPA.

Figura 3.2 - Visão geral do método MRPDP. Fonte: Elaboração do autor, 2008.

Outro aspecto importante do método MRPDP, visando atingir os objetivos traçados, consiste no fato de que será necessária atenção especial às atividades de definição de responsabilidades e de formação da equipe de reestruturação.

A definição de responsabilidades já é prevista na Etapa 1 e apresenta-se como elemento fundamental da reestruturação, estando presente durante toda a aplicação do

método. Assim, para cada uma das atividades sugeridas pelo método deverão ser definidas as responsabilidades e enfatizada a importância do seu correto entendimento.

A atividade de formação da equipe de reestruturação, por sua vez, prevista para a etapa de planejamento, realizada na Etapa 2, constitui-se em um dos pilares de uma reestruturação de sucesso, tendo em vista o fato de que a equipe de reestruturação será constituída única e exclusivamente para reestruturação do PDP e assim sendo, deverá possuir competência, conhecimento e disponibilidade suficiente para a efetivação do mesmo.

Rentes, quando na elaboração da “Transmeth”, metodologia para a transformação de empresas, apresenta, de maneira clara e objetiva, diversos aspectos que devem ser considerados quando na formação de uma equipe destinada a realizar mudanças. O citado autor (Rentes, 2000, p. 95) argumenta que:

As equipes de transformação devem ser:

 Eminentemente destinadas ao processo de reestruturação;

 Multifuncionais, contendo membros com formação e conhecimentos diferentes;  Multiníveis, contando com membros de diversos níveis da organização;

 Composta por indivíduos com reconhecida habilidade, competência e respeitados pelos pares;

 Composta por indivíduos motivados;  Autodirigida;

 Devidamente treinadas para o processo de transformação;  Dotadas de poderes para efetivamente proceder à transformação;

 Reconhecidas e recompensadas com base nos resultados obtidos no processo. Os aspectos apresentados por Rentes (2000, p. 95) devem também ser considerados no método aqui apresentado.