• Nenhum resultado encontrado

ASPECTOS METODOLÓGICOS

No documento leandrasilvaduarte (páginas 90-92)

2. A GESTÃO ESTRATÉGICA COMO DESDOBRAMENTO DE POLÍTICAS E

2.2 ASPECTOS METODOLÓGICOS

Nesta seção serão detalhados os instrumentos e procedimentos metodológicos que serviram de aporte na investigação do problema proposto pelo presente trabalho dissertativo. Nesse sentido, faz-se relevante para o entendimento dos aspectos metodológicos retomar a questão que serve como fio condutor para esta pesquisa, qual seja: como implementar uma política de atenção à saúde do trabalhador de forma a mitigar as lacunas existentes, visando maior efetivação do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor na UFJF?

Trata-se de um estudo de caso que conforme perspectiva de Yin (2015) apresenta sua relevância por investigar um fenômeno contemporâneo em profundidade e em seu contexto de mundo real. Na visão de Gil (2010, p. 37), o estudo de caso “consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento (...)”. Nesse panorama, a pesquisa se baseou em uma análise na gestão da Unidade SIASS/UFJF no processo de implementação do NASS.

Quanto à natureza, esta foi uma pesquisa qualitativa, método que ocupa reconhecido lugar entre as possibilidades de se estudar fenômenos que envolvem seres humanos e suas relações sociais. De acordo com o conceito de Godoy (1995):

Um fenômeno pode ser melhor compreendido no contexto em que ocorre e do qual é parte, devendo ser analisado numa perspectiva integrada. Para tanto, o pesquisador vai a campo buscando “captar" o fenômeno em estudo a partir da perspectiva das pessoas nele envolvidas, considerando todos os pontos de vista relevantes. Vários tipos de dados são coletados e analisados para que se entenda a dinâmica do fenômeno (GODOY, 1995, p. 21).

Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a observação participante e a entrevista semiestruturada, ferramentas que serão detalhadas a seguir.

No tocante à pesquisa bibliográfica, cumpre ressaltar que esta tem como propósito “fornecer fundamentação teórica, bem como a identificação do estágio atual do conhecimento referente ao tema” (GIL, 2010, p. 30). Para tanto, forma utilizados livros, periódicos e artigos científicos com publicações sobre políticas públicas, saúde do trabalhador e administração estratégica.

A análise documental assemelha-se à pesquisa documental quanto ao propósito. No entanto, difere-se desta quanto à natureza das fontes. Assim “a pesquisa documental vale-se de toda sorte de documentos, elaborados com finalidades diversas, tais como assentamento,

autorização, comunicação, etc.”. Desta forma, este estudo valeu-se também da utilização de documentos como atas, folders, portarias normativas e resoluções da UFJF.

Ainda na descrição dos procedimentos de coleta de dados que foram utilizados, destaca- se no que concerne à observação participante o conceito de Vergara (2009). Segundo a autora, observação participante é aquela na qual o observador se insere total ou parcialmente no seu objeto de estudo, vivendo o dia a dia do grupo que pretende estudar”. Assim, esta análise se aplica na medida que a pesquisadora é também integrante da equipe da Unidade SIASS que atua diretamente no trabalho de implantação e consolidação da rede NASS na UFJF.

Por fim, no que concerne às entrevistas semiestruturadas, entende-se a relevância deste recurso por possibilitar através do diálogo e da troca de significados a produção de um conhecimento sobre algo (Vergara, 2009). Embora haja um roteiro de questões para abordar o tema, há no modelo semiestruturado a possibilidade de estimular o entrevistado a falar, tendo assim maior acesso às informações, além da perspectiva de insights do entrevistado, que muito podem enriquecer o levantamento dos dados.

Os atores organizacionais entrevistados foram divididos em três grupos, a saber: Diretores de Unidade Acadêmica, Coordenadora da Unidade SIASS e Pró-Reitora de Gestão de Pessoas. Os roteiros utilizados para as entrevistas encontram-se em anexo ao final deste trabalho. Os objetivos das entrevistas encontram-se esboçados no quadro 14.

Quadro 14 - Objetivos das entrevistas

Ator organizacional Objetivo da entrevista

Coordenadora da COSSBE/SIASS - Identificar a importância do NASS para a UFJF e o efetivo papel do Núcleo;

- Detectar os principais problemas enfrentados na implantação dos NASS e as estratégias de enfrentamento destes;

- Caracterizar as propostas do SIASS quanto à gestão do NASS; Pró-Reitora de Gestão de Pessoas - Identificar a importância do NASS para a UFJF e o efetivo

papel do Núcleo;

- Detectar as interfaces entre o planejamento estratégico da UFJF e as políticas e ações de atenção à saúde e qualidade de vida do servidor;

- Identificar os desdobramentos do PDI, no que concerne à saúde e qualidade de vida do servidor, no nível tático.

Diretores das Unidades Acadêmicas

- Identificar a importância do NASS para a UFJF e o efetivo papel do Núcleo;

- Verificar as interfaces entre o NASS e a gestão do SIASS no processo de implantação e consolidação do Núcleo;

As entrevistas foram realizadas no período de março a abril do ano de 2019 e tiveram duração média de 33 minutos. Com autorização expressa no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, todas foram gravadas e o material posteriormente transcrito e analisado à luz do referencial teórico que sustentou este estudo.

Quanto à análise dos resultados, será utilizado o método de análise de conteúdo, que consiste numa técnica que “visa identificar o que está sendo dito a respeito de determinado tema” (VERGARA, 2012, p. 7). Segundo a autora, esse método tem sido utilizado para a transcrição de entrevistas, análise de documentos institucionais, entre outros, contemplando desta forma, os objetivos da metodologia desta pesquisa.

No documento leandrasilvaduarte (páginas 90-92)