• Nenhum resultado encontrado

A NECESSIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO PAPEL DO NASS

No documento leandrasilvaduarte (páginas 133-135)

3. A IMPLANTAÇÃO E A GESTÃO DO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR

3.1 A NECESSIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO PAPEL DO NASS

As diretrizes do NASS, alinhadas aos preceitos da saúde do trabalhador, destacam a importância de um modelo integral e participativo de atenção à saúde do servidor, pautado pelo princípio da participação dos servidores.

O cenário revelado por essa pesquisa, tanto nos dados quantitativos dos afastamentos quanto nas entrevistas, somados às percepções sobre o panorama nacional, revelaram a necessidade de levar aos trabalhadores uma reflexão sobre o cotidiano do trabalho, resgatando o protagonismo dos servidores como sujeitos do processo de melhoria das condições de saúde e qualidade de vida.

Destaca-se, entretanto, que esse processo de conscientização e apropriação não deve ser restrito aos integrantes do NASS, e sim estendido a todos os servidores da UFJF. Nesse sentido, propõe-se a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com representações da Administração Superior, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – com representantes para além da COSSBE/SIASS – sindicatos, docentes e TAE’s que demonstrem afinidade com as causas da saúde, trabalho e QVT. Fomentar a discussão da relação saúde e trabalho deve estar entre os compromissos da Administração Superior com os servidores e o GT seria um espaço estratégico para a identificação e superação dos entraves à consolidação do PRÓ-VIDA e do NASS.

Por meio do GT tem-se como perspectiva efetivar uma ação coletiva para a consolidação do campo da saúde do trabalhador no Serviço Público Federal, visando por meio

dessas parcerias a articulação das ações desenvolvidas na UFJF, a conscientização e mobilização dos servidores.

Ao GT seria também atribuída a função de repensar a política de saúde do trabalhador na UFJF, em um ponto de vista mais integral e abrangente, de forma a mobilizar a Instituição para o desenvolvimento e adoção de condutas que assegurem a prática das ações em saúde do trabalhador e qualidade de vida no trabalho.

A este GT competirá a construção de uma agenda de debates que objetivem, por meio da educação continuada, a sensibilização e conscientização dos servidores da UFJF para a participação nas discussões de saúde e trabalho e a construção de propostas. A educação continuada é uma prática para o aperfeiçoamento das habilidades bem como para maior visão da realidade em que os trabalhadores estão inseridos, objetivando a construção de conhecimentos. O quadro 28 apresenta algumas sugestões de temas a serem discutidos com os servidores da UFJF.

Quadro 28 - Temas a serem debatidos no processo de educação continuada

Temas Objetivos

Saúde do Trabalhador Despertar para a importância da participação de todos os servidores no processo de construção de ações e de ambientes saudáveis, com vistas às melhorias nos índices de afastamentos por motivo de saúde.

A COSSBE/SIASS Apresentar a COSSBE/SIASS, elencando as suas atribuições, as principais licenças de saúde, esclarecimentos sobre adicional de insalubridade e periculosidade, readaptação, horário especial para servidor, entre outros.

Saúde mental Esclarecer sobre a importância da atenção à saúde mental e sua interface com os adoecimentos relacionados ao trabalho.

Segurança no trabalho Conscientizar sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual e de práticas para evitar acidentes.

Ergonomia Informar sobre a necessidade de boa postura e de condições ambientais adequadas, evitando lesões e os afastamentos por motivo osteomuscular. Temas da atualidade no Serviço Público Federal Orientar os servidores sobre o cenário de

mudanças a que estão submetidos.

Hábitos saudáveis Desenvolver a consciência de práticas saudáveis para melhor qualidade de vida.

Fonte: elaborado pela autora (2019)

Construídas as propostas do Grupo de Trabalho, sugere-se o agendamento de reuniões em todas as Unidades Acadêmicas da UFJF. Esses encontros, para apresentação do material

desenvolvido pelo GT, buscam a legitimidade, por meio do comprometimento de todos os servidores da UFJF e também despertar para a importância da participação ativa, posto que são os protagonistas do processo de melhoria das condições de saúde e qualidade de vida no trabalho.

Além da criação do GT, propõe-se a construção de uma cartilha informativa para a divulgação do NASS em cada Unidade Acadêmica. Visando diminuir os custos e na direção de ações sustentáveis, o material seria disponibilizado de forma eletrônica. O quadro 29 contempla alguns pontos a serem destacados neste material. Para que o material tenha boa visibilidade e qualidade editorial, sugere-se a participação de integrantes das Faculdade de Comunicação e da Diretoria de Imagem Institucional.

Quadro 29 - Cartilha informativa do NASS

Informação Objetivo

Link para o PRÓ-VIDA Divulgar o Programa para a Qualidade de Vida, com vistas ao conhecimento de seus objetivos. Programas do PRÓ-VIDA Dar visibilidade às ações que são desenvolvidas,

buscando maior adesão aos programas oferecidos.

Conceito do NASS Esclarecer os servidores sobre a função e objetivos dos Núcleos, buscando efetivar sua atuação.

Identificação nominal dos membros do NASS Favorecer o processo de acionamento dos NASS em cada Unidade Acadêmica da UFJF.

Fonte: elaborado pela autora (2019)

As ações propostas nessa seção têm por objetivo o fortalecimento da rede de atenção à saúde e das ações de qualidade de vida, por meio da criação de um Grupo de Trabalho, sensibilização dos servidores mediante o processo de educação continuada abordando temáticas que despertem para conscientização e importância da participação de todos, bem como a criação de uma cartilha de divulgação do NASS para cada Unidade Acadêmica. O próximo segmento abordará estratégias para a efetivação dos Núcleos.

3.2 UMA PROPOSTA PARA A EFETIVA IMPLEMENTAÇÃO DO NASS NAS

No documento leandrasilvaduarte (páginas 133-135)