• Nenhum resultado encontrado

Segundo Gil (1999), um conhecimento científico deve ser obtido através de um método, o qual identifique as operações mentais e técnicas que possibilitarão sua verificação. Nesse sentido, em função da natureza do problema focalizado e da questão da pesquisa, define-se a metodologia que será usada para consecução desta pesquisa.

Este capítulo tem por objetivo apresentar a caracterização da pesquisa realizada na Guarezi Materiais de Construção. Serão observados o tipo de pesquisa, a técnica de coleta de dados, bem como resultados e análise.

3.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

Esta pesquisa se caracteriza por ser do tipo descritiva, de natureza quantitativa. Seu intuito é analisar a percepção do cliente em relação aos produtos e serviços oferecidos pela Guarezi Materiais de Construção Ltda., com a intenção de analisar a satisfação dos clientes, para o qual será utilizado um questionário com perguntas fechadas e abertas que irá relacionar características úteis a pesquisa.

Após a elaboração do questionário, serão aplicados os questionários junto aos clientes da Guarezi.

O estudo descritivo é um tipo de estudo que permite ao pesquisador a obtenção de uma melhor compreensão do comportamento de diversos fatores e elementos que influenciam determinado fenômeno (OLIVEIRA, 2001).

Segundo Gil (1994), uma pesquisa descritiva tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Ainda, segundo o autor, são incluídas neste grupo as pesquisas que têm por objetivo levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população.

Conforme destaca Mattar (2001), por um da pesquisa descritiva utilizou-se como técnica de coleta de dados compreendem: entrevistas pessoais, entrevistas por telefone, questionários pessoais e observação e questionários pelo correio.

Quanto à abordagem da pesquisa é predominantemente quantitativa, onde se quantifica opiniões, nas formas de coletas de informações, bem como o emprego de técnicas estatísticas. Para obter os dados primários, foi utilizada a técnica de levantamentos, que de acordo com Churchill Jr e Peter (2003, p.130) “para descobrir as crenças e pensamentos das pessoas que estão sendo estudadas, os pesquisadores usam levantamentos”.

Em se tratando de uma pesquisa de abordagem quantitativa, o tratamento e analise dos dados se dará pela análise de conteúdo, e os dados quantitativos receberão tratamento estatístico.

A análise de conteúdo foi executada de forma quantitativa com tabulação dos dados por meio Excel e apresentados em gráficos. Assim, Mattar (2001) descreve que “o objetivo principal das análises é permitir, ao pesquisador, o estabelecimento das conclusões, a partir dos dados coletados”.

3.2 CONTEXTO E PARTICIPANTES

De acordo com Gil (1995, p.91), população “é um conjunto definido de elementos que possuem determinadas características. Comumente fala-se de população como referência ao total de habitantes de determinado lugar”.

Na pesquisa de marketing, a maioria dos estudos é realizada a partir de amostras, que podem ser de pessoas, empresas, entidades, famílias, lojas, etc. e são representativas do universo, o que significa que os resultados obtidos do estudo da mostra podem ser estimados para o universo ou população da qual a amostra foi selecionada, dentro dos parâmetros de precisão estimados (GIL, 1995).

A população da pesquisa é formada pelos clientes que compram na Guarezi Materiais de Construção Ltda., sendo que a abrangência é toda a Grande Florianópolis.

De acordo com Gil (1995, p.92), amostra é um “subconjunto do universo ou população, por meio do qual se estabelecem ou se estimam as características desse universo ou população”.

O tipo de amostra que será usada é a não probabilística, do tipo intencional e que, segundo Gil (1995), consiste em atribuir a cada elemento da população um número único para depois selecionar alguns desses elementos de forma casual.

O período de coleta de dados foi entre os meses de agosto e setembro de 2006.

Como a população total da Grande Florianópolis, onde a Guarezi atua, é superior a 250.000 habitantes, serão aplicados 100 questionários, de acordo com os cálculos de amostragem realizados.

M0 = 1/(er)² M0 = 1/(0,1)² = 100.

3.3 PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

A partir dos temas abordados na fundamentação teórica e das necessidades identificadas junto à empresa, foi elaborado o instrumento de coleta de dados (conforme Apêndice A).

A fase prática da pesquisa inicia-se com a aplicação dos instrumentos elaborados e das técnicas selecionadas, a fim de se efetuar a coleta dos dados previstos, e a sua execução obedece a várias características. Trata-se uma fase cansativa e ocupa mais tempo do que se espera. Exige do pesquisador paciência, perseverança e esforço pessoal, além do cuidadoso registro dos dados e de bom preparo anterior. (OLIVEIRA, 2001)

Para realizar a pesquisa de percepção dos clientes da Guarezi Materiais de Construção Ltda em relação aos produtos e serviços prestados, o método da coleta dedados a ser usado é o questionário junto aos clientes.

“O questionário é o instrumento que serve de apoio ao pesquisador para a coleta de dados” (Oliveira,2001, p.108). Não são determinadas quantidades de questões, porém o autor deverá analisá-lo de forma que não se torne chato e exaustivo.

Gil (1994, p.124) define o questionário como “uma técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas etc”.

Acrescentando o que Mattar (2001) nos esclarece, em um questionário estruturado as perguntas são apresentadas com as mesmas palavras, sempre na mesma ordem, e com as mesmas opções de respostas a todos os respondentes. O objetivo desta extrema padronização é ter certeza de que todos responderam exatamente à mesma pergunta.

A coleta de dados é a fase em que são efetuados os contatos com os respondentes, aplicados os instrumentos, registrados os dados, efetuada uma primeira verificação do preenchimento dos instrumentos e enviados os instrumentos preenchidos para a central de processamento de dados. As operações de coleta de dados precisam ser detalhadamente planejadas e controladas para que os dados coletados tenham alta qualidade e para que as previsões de tempo e custo de coleta sejam atingidas. A aplicação do questionário foi feita pelo próprio acadêmico e além do questionário, e, no caso de insatisfação por parte dos clientes, foram feitas perguntas informais aos mesmos para saber o motivo de sua insatisfação.

3.4 LIMITAÇÕES DA PESQUISA

Podemos citar como limitações da pesquisa o fato de os clientes irem à loja para fazer as compras com pressa, portanto não disponibilizando de tempo para responder o questionário com mais atenção e não possibilitando ao pesquisador fazer uma abordagem mais a fundo acerca do que foi respondido pelos clientes quanto ao seu nível de satisfação ao insatisfação em relação às perguntas propostas na pesquisa.

Documentos relacionados