• Nenhum resultado encontrado

4 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

4.5 Discussão de fatores e variáveis

4.5.2 Fator 2 Confiabilidade no Funcionamento do Sistema

4.5.2.1 Aspectos positivos do Fator 2

A variável 10, que aborda sobre a credibilidade e confiança do usuário no funcionamento do serviço de impressão, foi uma das que apresentaram melhor avaliação global. Ela assinala a certeza de que o sistema é robusto e, embora possam existir problemas, sempre será possível conseguir atingir ao objetivo estabelecido (eficácia).

Talvez esta percepção seja baseada no porte do equipamento profissional, no painel digital, na integração à rede de dados, nos relatórios inerentes, nas tecnologias diferenciadas embarcadas, na velocidade com que as demandas são atendidas, na qualidade final da impressão, e nas demais características de robustez que geram no usuário um impacto positivo, trazendo um alto ímpeto de confiabilidade que é confirmado com as respostas finais obtidas.

Uma amostra sintética de comentários e argumentos de usuários tomadas como balizares da satisfação e confiabilidade (Fator 2) percebidas em relação ao serviço de impressão é listada no Quadro 6.

Quadro 6 – Síntese de relatos positivos relacionados à confiabilidade

Relato do Usuário

“Serviço atende bem as demandas da atividade acadêmica” “A impressão é boa, o equipamento também”

“As máquinas em redes são ótimas” “Eu sempre consigo imprimir”

“Serviço atende a contento às necessidades no exercício das minhas funções”

“A qualidade do serviço é eficaz e é preciso manter como está”

“O serviço atende às minhas necessidades” “O serviço é bom e nada tenho a reclamar”

Fonte: Dados da pesquisa (2016).

4.5.2.1.1 Proximidade ou distância da impressora

Uma questão importante investigada foi a de que a proximidade do usuário às ilhas influencia tanta positivamente quanto negativamente a percepção em relação à confiabilidade do sistema. A Tabela 15 apresenta uma comparação entre os percentuais indicadores de confiabilidade tanto para os sujeitos que trabalham no mesmo ambiente em que a impressora foi instalada quanto para os que precisam se deslocar para obter as impressões, conforme dados coletados através do instrumento concebido.

Tabela 15 – Percepção de confiabilidade em relação à proximidade da ilha %

Proximidade da Impressora Opções Var1 Var2 Var3 Var4 Var6 Var10

Usuários que trabalham a maior parte do tempo ao lado da impressora

DT 3,57 3,57 3,57 1,79 7,14 7,14 DP 8,93 10,71 10,71 21,43 7,14 5,36 N 23,21 32,14 25,00 21,43 14,29 19,64 CP 33,93 32,14 39,29 44,64 28,57 33,93 CT 30,36 21,43 21,43 10,71 42,86 33,93

Usuários que precisam se deslocar para obter as folhas na impressora

DT 3,40 4,08 6,80 6,80 12,24 4,76 DP 6,12 7,48 10,88 11,56 9,52 8,16 N 19,73 22,45 19,73 25,17 27,21 19,73 CP 40,82 40,82 36,73 38,10 22,45 44,22 CT 29,93 25,17 25,85 18,37 28,57 23,13 Legenda: DT = Discordo Totalmente; DP = Discordo Parcialmente; N = Neutro; CP = Concordo Parcialmente; CT = Concordo Totalmente Fonte: Resultados da pesquisa (2016).

Considerando que as assertivas são positivas para com os benefícios proporcionados pelo serviço, fica evidente que a maioria dos sujeitos, em ambos os cenários, está satisfeita. A proximidade às ilhas de impressão parece não influenciar na percepção do usuário em relação à confiabilidade. Os percentuais de concordância apresentados pelos que trabalhavam a maior parte do tempo no mesmo ambiente em que a impressora está posicionada foram similares às dos sujeitos que precisavam se deslocar para obter as folhas impressas, com uma leve vantagem na percepção positiva destes últimos. Ou seja, aparentemente, quem está posicionado distante da ilha possui uma melhor percepção quanto à sua confiabilidade, embora não se possa realizar uma afirmação segura quanto a esta questão.

Ao avaliar os dados qualitativos obtidos a partir de observação de campo e questões abertas do instrumento, compreende-se que este é uma questão paradoxal que implica tanto em benefícios quanto em entraves para os diferentes perfis de usuários e especificidades de ambientes. Algumas diferentes vertentes podem influenciar a percepção dos usuários quanto à confiabilidade e são aqui discutidas, por partes, para uma melhor sistematização.

Abordando sobre os aspectos positivos, os usuários próximos às ilhas têm a comodidade da disponibilização do recurso em seu ambiente de trabalho, mas também identificam mais barreiras operacionais. Alguns sujeitos respondentes registraram, explicitamente, que não compreendem a distância como um problema, embora este tipo de opinião ocorra comumente entre aqueles que não demandam de grandes esforços para o uso do serviço, dadas as questões de facilidade de fluxo ou curta distância a percorrer. Outros usuários enfatizaram que este distanciamento é positivo por questões de saúde e do próprio conforto ambiental, considerando que ficam isentos dos ruídos, dos odores liberados e da movimentação contínua de outros usuários em seu ambiente de trabalho.

O fato de se verem obrigados a realizar deslocamentos é compreendido como positivo para alguns usuários enquanto bem estar no trabalho e saúde pessoal. Ademais, usuários ausentes da área de operação acabam por ficar blindados aos entraves operacionais e isentos dos testemunhos negativos do sistema, embora sintam mais fortemente os impactos das dificuldades em suas rotinas de trabalho quando as dificuldades emergem.

Uma amostra sintética de comentários e argumentos positivos de usuários referentes à proximidade (estar próximo ou distante) das impressoras é listada no Quadro 7.

Quadro 7 – Síntese de relatos positivos relacionados à proximidade das impressoras

Relato do usuário Discussão específica

“A comodidade maior é de poder imprimir diretamente do PC em que estiver e a retirada da impressão ficou mais perto”

Comumente usuários fazem comparação entre o novo modelo e o uso da gráfica institucional, aprovando a proximidade.

“Não vejo problemas no deslocamento até gosto pelo fato de ter que me movimentar e não ficar tanto tempo parado, ajudando a lembrar de ir ao banheiro e de bebe água, quando ficamos so sentados muitos vezes esquecemos destas duas questões que é de fundamental importância para nossa saúde”

Os deslocamentos se mostram benéficos sob algumas condições, como a

proximidade e especificidades funcionais que permitem a ausência do local de trabalho.

“Gosto que seja assim, pois o barulho e o cheiro do papel atrapalham” O distanciamento das ilhas se mostra

benéfico quando estas interferem nas condições ambientais negativamente.

“(...) os locais que não possuem ilha de impressão são mais calmos e melhores”

Fonte: Dados da pesquisa (2016).

Em relação à comparação entre as percepções dos que fazem uso das ilhas vinculadas às diretorias acadêmicas e os da área administrativa e de suporte ao ensino (ver Tabela 4), os dados não mostraram diferenciação significante.