• Nenhum resultado encontrado

4 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

4.5 Discussão de fatores e variáveis

4.5.2 Fator 2 Confiabilidade no Funcionamento do Sistema

4.5.2.6 Papel inadequado

Um dos maiores entraves encontrados no recorte temporal e geográfico da investigação diz respeito à qualidade do papel adquirido pelo CNAT e que se mostrou inadequado ao uso no sistema de ilhas devido à composição da folha reciclada que é alterada ao ser submetida ao aquecimento das cabeças de impressão do equipamento. Embora a embalagem do papel adquirido apresente todas as especificações requeridas por ocasião da aquisição e esteja aparentemente dentro dos padrões internacionais, as suas configurações de peso, espessura e tamanho não são padronizadas, de forma que o congestionamento nas engrenagens internas do equipamento ocorre com frequência.

O travamento do papel inadequado dentro da impressora e o seu consequente descarte geram atrasos, retrabalhos e perda de tempo devido à necessidade de espera da equipe de suporte técnico, única autorizada a resolver o problema. Também inviabiliza a impressão nas duas faces da folha e proporciona a liberação de um forte e desagradável odor que compromete a saúde dos usuários. Este mal-estar é agravado quando o posicionamento da impressora é tal que a saída de ar quente, oriundo do processo interno de arrefecimento, está

alinhada e direcionada ao rosto ou à nuca dos colaboradores locais. Estes fatores colaboram conjuntamente para a redução da confiabilidade do serviço.

A Figura 18 apresenta imagens de uma ilha de impressão em um dos ambientes do CNAT em que a curta proximidade às mesas utilizadas pelos usuários implica na percepção mais nítida dos ruídos e odores emitidos em seu funcionamento, gerando insatisfação e questionamento. Também apresenta o estado de uma folha de papel retirada das engrenagens da impressora e devidamente descartada.

Figura 18 – Ilhas de impressão próxima a usuários e folha descartada

Fonte: Dados da pesquisa (2016).

Este é um entrave promovido por uma variável externa inserida pela própria Instituição e que impacta em outras áreas correlacionadas, como a economicidade. Embora os números apresentados na implantação do projeto apontem para a economia gerada com a adoção das ilhas, sobretudo por reduzir seu investimento na aquisição de equipamentos e insumos, a percepção geral do usuário é a de que existe um aumento do consumo de papel e perdas em abundância pelas falhas e erros existentes, o que reforça a necessidade de uma melhor gestão no uso. Mesmo os que desejam fazer uso de uma forma mais consciente são limitados pelos entraves apresentados.

Em todos os âmbitos de coleta de dados da investigação, o papel inadequado foi referenciado como sendo um dos principais problemas existentes no sistema no recorte temporal e geográfico da investigação. A expectativa quanto à precisão, corretude, ausência de problemas corriqueiros, garantia de funcionamento em plenitude, prazo de execução, e demais aspectos que contribuem para a confiabilidade na execução do serviço se mostraram comprometidos por este entrave.

A eficiência do sistema (abordada no Fator 3) também se mostrou comprometida, sendo identificado este mesmo entrave como uma das suas origens. Como forma de alertar para a gravidade negativa deste aspecto, foi identificado que alguns usuários fazem uso de papel trazido de suas residências, como opção para a obtenção de impressões sem problemas. Uma amostra sintética de comentários e argumentos negativos de usuários referentes a papel inadequado é listada no Quadro 12.

Quadro 12 – Síntese de relatos negativos relacionados ao papel inadequado

Relato do usuário Discussão

específica

“tem- se problemas devido a qualidade do papel que não é adequada para quaisquer máquinas (...)”

A qualidade do papel adquirido implicou no fomento de diversos entraves no processo de impressão.

“Atualmente, um dos maiores problemas em relação à impressão no Campus Natal refere-se à péssima qualidade do papel (...) que tem cortes mal feitos e irregulares, fica preso na bandeja da impressora, causando erros”

“os problemas se devem, inclusive, a baixíssima qualidade do papel adquirido” “O papel disponível é horrível”

“Papeis têm corte inadequado”

“Quando o papel usado é o recomendado, inexiste problema, no entanto, quando usamos "papel reciclado", a impressão danifica aos poucos a impressora, e a impressão é de péssima qualidade, sem se falar que o mesmo trás problemas alérgicos a saúde de muitos servidores. Portanto, o ideal é usar papel recomendado”

Os problemas com papel inadequado vão além dos de ordem econômica e de desempenho operacional, colocando em risco a saúde dos usuários.

“vários usuários estão sendo prejudicados com alguns problemas de saúde, como alergia, que o papel vem provocando”

“O papel que está sendo utilizado atualmente é de PÉSSIMA qualidade, chegando a causar alergias em vários professores”

“o papel tem "cheiro de pólvora" e os professores apresentaram alergia a ele”

Quadro 12 – Síntese de relatos negativos relacionados ao papel inadequado

Continuação

Relato do usuário Discussão

específica

“Nas últimas semanas, mês até, o papel reciclado está fazendo com que a impressora prenda folhas

no mecanismo interno e impossibilite a impressão” O considerável

descarte de papel devido à sua baixa qualidade não se mostrou congruente às motivações nativas do projeto relacionadas à economicidade e uso consciente.

“(...) o papel da impressão na maior parte dos casos compromete o trabalho da impressora” “Depois da implantação das folhas recicláveis o serviço de impressão piorou devido a má qualidade do papel”

“Tenho dúvidas se o tipo de papel utilizado (reciclado) é adequado as impressoras disponíveis de forma que possa estar aumentando a quantidade de falhas”

“O Gargalo atual são as folhas de péssima qualidade que travam nas máquinas e tem um cheiro horrível”

“o que vem comprometendo a qualidade da impressão é o papel que vem sendo utilizado( papel reciclado, porém de qualidade inferior)”

A opção por papel reciclado é considerada nobre pelo usuário, contudo, precisa ser compatível com o equipamento e proporcionar minimamente a funcionalidade do sistema.

"o uso de papel reciclado, parece ser uma diretiva da escola no sentido de ter uma prática

ecologicamente correta mas que, todavia, custa caro devido a péssima qualidade do papel adquirido atualmente"

“Percebo que o papel tipo reciclado utilizado atualmente na impressora, apesar de ser uma atitude salutar, a mesma (impressora) parece não ser adequada para este tipo de papel”

“As folhas de papel reciclado, compradas recentemente, geram certo desperdício de papel pois, por várias vezes, o papel fica preso na impressora. Tal fato gera, também, uma demora no atendimento do usuário dos serviços de impressão”

Fonte: Dados da pesquisa (2016).