• Nenhum resultado encontrado

Capítulo V – Apresentação e Discussão dos Resultados

5.3 Aspetos positivos do trabalho temporário

Sendo o trabalho temporário, uma das formas de trabalho 'não convencionais', mais utilizadas ao nível do trabalho assalariado, torna-se pertinente perceber quais os aspetos positivos que os sujeitos que experienciam esta modalidade identificam, a nível profissional, pessoal, familiar e atividades de tempo livre. Esta categoria refere-se à questão 4 (4.1, 4.2 e 4.3), e os resultados são apresentados nas Tabelas 5, 6 e 7.

Tabela 5. Análise da questão 4.1 - Face à experiência que tem como trabalhador temporário, indique-me, com o máximo detalhe, os aspetos positivos que identifica: Ao nível do trabalho? Categoria Subcategoria Unidade Semântica Unidade Registo Entrevistados Aspetos positivos Do trabalho temporário Trabalho

Satisfação 8 E1, E2, E11, E12

E4, E10, E15, E16 Aumento da experiência 17 E1, E2, E5, E7, E8,

E11, E12, E14, E17 E3, E4, E9, E10, E13, E15, E16, E18 Conhecer outras pessoas 5 E1, E5, E12

E9, E13 Remuneração 2 E5 E15 Maior capacidade de adaptação 3 E5, E7 E13 Facilidade em sair 2 E15, E13 Pagamento sem atrasos

na Agência 2 E8 E16 Boa integração na equipa 2 E11, E14

A Tabela 5 mostra que a maioria dos participantes (17) identificam o aumento da experiência como o grande aspeto positivo ao nível do trabalho, seguido da satisfação pelo trabalho que realizam (8). Porém, 5 participantes verbalizaram a interação/conhecer outras pessoas como fator positivo no trabalho, 3 referiram a maior capacidade de adaptação pelas mudanças de empresa/trabalho. A remuneração (2), a facilidade em mudar de trabalho (2), o pagamento sem atrasos na agência (2) e ainda a boa integração na equipa (2) foram aspetos identificados pelos entrevistados como sendo positivos ao nível do trabalho.

Os dados obtidos indicam que os indivíduos vêem o trabalho temporário como um aumento da experiência profissional:

E1 - "... eu quando entrei, não sabia sequer andar de empilhador, por exemplo, e aprendi a movimentar e a utilizar as máquinas todas... Como também trabalhar com programas de computador, como por exemplo, o SAP. E portanto, aprendi isso tudo". E13 - "... Ganho experiência, se não fosse, se calhar trabalho temporário, só conhecia uma empresa até agora, e só conhecia uma forma de trabalhar... Pronto, e com o trabalho temporário consigo ter outra visão das coisas, consigo ver a forma como as empresas trabalham... (...)"

Face ao domínio profissional, os aspetos positivos mencionados vão de encontro ao estudo levado a cabo por Gonçalves e Coimbra (2002) em que os participantes verbalizaram palavras que associavam ao trabalho, que se enquadravam numa dimensão emocional positiva, como "prazer", "satisfação", "gosto". Evidencia-se, que apesar de se encontrarem em situação de instabilidade laboral, sentem prazer ou satisfação através do trabalho que desenvolvem. Do mesmo modo, que foi possível confirmar, os dados obtidos através de um inquérito de Célestin (2000) que o trabalho temporário permite aumentar ou variar as competências profissionais, adquirir uma maior capacidade de

adaptação, multiplicar experiências e aumentar o curriculum vitae à medida que vão realizando diferentes missões de trabalho temporário.

Tabela 6. Análise da questão 4.2 - Face à experiência que tem como trabalhador temporário , indique-me, com o máximo detalhe, os aspetos positivos que identifica: Ao nível da vida privada/familiar?

Categoria Subcategoria Unidade Semântica

Unidade Registo Entrevistados Aspetos positivos do trabalho temporário Vida privada/familiar Conciliação face ao horário laboral

5 E1, E11, E14, E17 E18

Tempo entre contratos 5 E2, E5, E12 E4, E10 Conciliação trabalho-

estudos-vida privada/familiar

1 E9

Não identificam 7 E7, E8

E3, E6, E13, E15, E16

Na Tabela 6, são apresentados os aspetos positivos que os participantes identificam ao nível da vida privada/familiar. Os participantes referiram que existe uma boa conciliação devido ao horário laboral que praticam (5), caso contrário, isso não seria tão acessível, e mais tempo para dedicar à vida privada/familiar entre contratos (5), ou seja, entre o fim e início do próximo contrato de trabalho. Da mesma forma, 1 participante refere a boa conciliação que existe entre o trabalho-estudos-vida privada/familiar. Porém, 7 participantes não identificaram nenhum aspeto positivo ao nível da vida privada/familiar, alegando que não existe pontos favoráveis nesse campo para quem se encontra em regime de trabalho temporário.

Relativamente à vida privada/familiar verifica-se que existe uma boa conciliação das exigências profissionais com a vida familiar, e um dos motivos centrou-

se nos horários praticados, turnos rotativos, que permitem conciliar com as necessidades da vida familiar e pessoal. Apesar de apenas estar presente um caso, foi possível perceber que esta modalidade oferece aos estudantes possibilidade de desenvolver atividades profissionais ao mesmo tempo que prosseguem estudos e/ou realização de missões durante as férias escolares ou universitárias (Célestin, 2000).

Tabela 7. Análise da questão 4.3 - Face à experiência que tem como trabalhador temporário , indique-me, com o máximo detalhe, os aspetos positivos que identifica: Ao nível de atividades de lazer, sociais, etc.?

Categoria Subcategoria Unidade Semântica

Unidade Registo Entrevistados Aspetos positivos do trabalho temporário Atividades extratrabalho Conciliação face ao horário laboral

8 E1, E7, E11, E12, E14, E17

E16, E18 Tempo entre contratos 3 E5

E4, E10 Conciliação trabalho-

estudos-atividades extratrabalho

1 E9

Não identificam 6 E2, E8

E3, E6, E13, E15

Ao nível dos aspetos positivos relativos às atividades extratrabalho, apresentados na Tabela 7, observamos que 8 participantes verbalizam que existe uma boa conciliação das atividades extratrabalho devido ao horário laboral que realiza, 3 referem ter mais tempo entre contratos, ou seja, entre o fim e início do próximo contrato de trabalho, para dedicar a atividades de lazer, sociais, etc., e 1 participante afirma ter uma boa conciliação entre o trabalho-estudos-atividades extratrabalho. Todavia, 6 participantes não identificaram nenhum aspeto positivo.

No domínio das atividades extratrabalho, verifica-se que existe uma razoável conciliação das mesmas com a vida profissional, e tendem a ser também, bem conciliadas com a atividade profissional e estudos, devido ao horário e pelo tempo que existe entre contratos, fim de um e início de outro, visto que, um contrato temporário tem uma duração reduzida e data de término previamente definida (De Cuyper, De Jong, De Witte, Isaksson, Rigotti e Schalk, 2008).