• Nenhum resultado encontrado

A figura dos assinantes foi buscada em levantamento realizado junto a todas as fases de O Exemplo (1892-1930) e trata de iniciativas e estratégias para obtenção de novos assinantes do impresso. Assim, esta subseção tem a intenção de apresentar dados relativos a

111

essas ações como pequenas fichas para preenchimento, a partir da segunda fase e que se estendeu até o final da terceira fase. Vejamos o Quadro 16 que conclama novos assinantes, ou melhor, a campanha empreendida pelos editores para obter novos assinantes.

Quadro 16. Bilhete para obtenção de novos assinantes do jornal O Exemplo.

Data Bilhete encartado no jornal para preenchimento de novos assinantes 13/11/1902 6 Circulação de bilhetes para interessados na assinatura do periódico.

17/07/1904 23 No intuito de ampliar ainda a circulação de O Exemplo resolvemos recorrer ás pessoas que o julgarem um agente benéfico na obra do levantamento dos nossos, pedindo-lhes o obséquio de angariarem assinaturas.

Para facilitar o trabalho de nossos amigos resolvemos inserir na terceira e quarta página um bilhete a nós dirigido em que bastará incluir o nome e direção do novo assinante, o período em que deve começar a assinatura e a firma do remetente.

Este bilhete uma vez cheio deve ser lançado em uma caixa do correio, e independente do cuidado do selo de franquia que correrá por nossa conta, ou trazido ao nosso escritório. Quinzenalmente publicaremos a relação dos novos assinantes e das pessoas que os houverem indicado.

Todos aqueles que nos mandarem em um trimestre 10 ou mais assinaturas novas terão direito a assinatura gratuita do jornal durante um semestre e os que remeterem mais de 15, durante 1 ano.

(As descrições aparecem nesse número, porém a circulação do bilhete para preenchimento começa a partir do dia 13/11/1902).

24/07/1904 24 Continuamos a inserir no alto da terceira e quarta página um bilhete por intermédio do qual os nossos amigos podem enviar-nos novos assinantes. Para isto bastará encher a face da terceira página com o número da casa em que mora, o nome da rua e o do novo assinante, a época em que deve começar a assinatura e finalmente o nome da pessoa que envia o bilhete. Este bilhete uma vez cortado do jornal, deve ser trazido ao nosso escritório ou posto em uma caixa do correio, independente no cuidado do selo que será por nós atendido.

A remessa de dez assinantes em um trimestre dá ao remetente direito à assinatura gratuita durante um semestre, e a remessa de quinze, durante um ano.

Quinzenalmente publicaremos a relação dos novos assinantes e das pessoas que os remetem. 31/07/1904 25 Novos assinantes – Abaixo publicamos a lista dos novos assinantes de O Exemplo que têm

sido remetidos por amigos nossos, a contar do dia 18 a 29 do mês que hoje finda. Eis a relação com os nomes dos que nos remeteram:

Dd. Laurinda B. da Conceição, Olga Wahrich e Malvina da Silva Leala, pelo Sr. Benedito Dias; os Srs. Carlos Penstrup, Armando Silveira, João Carlos Antão e d. Aldina Gomes, pelo Sr. José de Freitas Soares; o Sr. Affonso de Freitas Cabral e d. Maria R. da Conceição, pelo Sr. Aristides José da Silva; o Sr. Horácio Cabral, pelo Sr. Ernesto Silva; o Sr. Manoel Laurindo da Conceição, pelo Sr. Asdhuma Silva; o Sr. Manoel Marcos, pelo Sr. Filon Teixeira.

Estiveram em nosso escritório e pediram assinaturas os Srs. Severiano da Silva e Abel de Souza.

07/08/1904 26 Bilhete na terceira página visando novos assinantes. 14/08/1904 27 Idem

21/08/1904 28 Idem

28/08/1904 29 Novos assinantes – Vai abaixo a lista dos assinantes que nos tem ido remetidos por amigos, a contar do dia 30 do passado ao dia 21 do corrente:

Os Srs. Antonio de Freitas Cabral e Feliciano José da Silva, pelo Sr. José F. Soares; os Srs. Arthur Martins e Luiz F. dos Santos, pelo Sr. Theodoro de Oliveira; o Sr. Emilio Bernardino da Motta, pelo Sr. Carlos Pio dos Santos e d. Maria Theodora, pelo Sr. Benedicto Dias. 04/09/1904 30 Bilhete na terceira página visando novos assinantes.

11/09/1904 31 Idem 18/09/1904 32 Idem 02/10/1904 34 Idem

112 Data Bilhete encartado no jornal para preenchimento de novos assinantes 09/10/1904 35 Idem 16/10/1904 36 Idem 23/10/1904 37 Idem 30/10/1904 38 Idem 06/11/1904 39 Idem 20/11/1904 41 Idem 27/11/1904 42 Idem

12/12/1909 189 Aos nossos assinantes

No compromisso que temos de fazer progredir este modesto periódico tomamos a liberdade de apelar para a boa vontade dos nossos assinantes, remetendo junto ao presente número, uma lista numerada, na qual pedimos incluir novos favorecedores, devolvendo-a até 31 do corrente mês, pois que o primeiro número do próximo ano, será distribuído a 1º de janeiro. Qualquer que seja o concurso prestado, muito agradeceremos, pondo nossos fracos préstimos, ao serviço de todos vós.

A Direção.

Fonte: Elaborado pelo pesquisador (O Exemplo, 1892-1911).

O levantamento das informações concernentes à presença de um bilhete177 encartado junto ao jornal, para novos assinantes, apresentado no Quadro 16, evidencia as constantes campanhas para ampliação de assinantes e de circulação do semanário, como também, para sustentação financeira do empreendimento. Essa informação consta em um número significativo de edições. Assim, apesar das interrupções e/ou lacunas, podemos constatar que sua circulação abrangeu por aproximadamente sete anos, apesar da inconstância das edições, bem como das dificuldades enfrentadas pelo impresso. A imagem abaixo reproduzo assim chamado bilhete, inserido no jornal no ano de 1904.

Figura 34. Bilhete para novos assinantes

Fonte: Imagem reproduzida pelo pesquisador (O Exemplo, 31 de julho de 1904).

113

A Figura 34 é elucidativa para localização do espaço destinado ao preenchimento daqueles interessados em serem assinantes do jornal. Conforme consta no Quadro 17, o periódico se propôs a publicar quinzenalmente a nominata de novos assinantes.

Como exposto no Quadro 16, nos bilhetes e cartas encaminhados à editoria constava o nome de alguns assinantes, que realizaram o preenchimento do espaço destinado à solicitação dos exemplares, o destacaram e encaminharam ao escritório. Note-se que, no bilhete, há espaço para que os leitores informem dados relativos à identificação, ao endereço e à data inicial para a remessa a novos assinantes e, por último, um espaço para “assinatura de quem remete”. Tais informações constavam na parte superior da página 3 do semanário e poderiam ser recortadas para entrega na redação178.

Cabe lembrar que, provavelmente, houve outros assinantes, que não se valeram dos bilhetes, mas infelizmente não foram registrados ou não estão disponíveis no conjunto das edições investigadas. Contudo, a referência a alguns assinantes constitui dado precioso que oferece, mesmo que esparsamente e em número reduzido, uma identificação do público leitor do semanário. Sobre esse mesmo assunto, a editoria chama a atenção dos assinantes com a publicação de informes diversos, conforme consta no Quadro 17.

Quadro 17. Aos assinantes

Data Nº Aos assinantes do semanário

24/12/1893 54 Prevenimos aos nossos assinantes, que estamos procedendo a cobrança das assinaturas atrasadas e as que findam no corrente mês e em dezembro próximo, estando delas encarregado o cidadão Marcos Mariano.

Figurarão na Galeria dos cara-duras, cujo espaço abrimos em nossas colunas, aqueles que se furtarem a esse dever de honra contraído com esta empresa.

03/11/1902 5 “O Exemplo” aparece semanalmente.

Aceitam-se e publicam-se gratuitamente todos os artigos concordantes com a norma de conduta da folha, bem como as declarações de operários sem trabalho e que queiram colocação.

13/11/1902 6 “O Exemplo” tem o compromisso de aparecer semanalmente, porém não em dia fixo. Esforçar-nos-emos, tanto quanto possível, por publicá-lo aos domingos, porém não o faremos toda vez que isto venha prejudicar o trato material e intelectual do jornal, que até o presente tem sido grandemente sacrificado.

24/07/1904 24 Tendo um dos encarregados da distribuição do nosso jornal, por negligência no cumprimento da obrigação conosco contraída, deixado, talvez por estranha sugestão, de fazer regular a distribuição na zona a seu cargo o que avaliamos pelo grande número de reclamações que têm sido trazidas ao nosso escritório, pedimos desta falta escusas aos nossos amigos favorecedores e a este pedido juntamos o de mandarem ao escritório buscar o número que não lhe foi entregue. O administrador Felippe Eustachio

07/08/1904 26 Tendo sido, como soe suceder, a entrega do 1º número desse jornal muito irregular, já devido as listas de assinantes que nos foram fornecidas por alguns amigos trazerem indicações erradas, já por grande número delas ainda não nos terem sido devolvidas, pedimos às pessoas que, querendo auxiliar-nos, não o hajam recebido, o obséquio de

178 Cabe lembrar que, provavelmente, houve referências a outros possíveis assinantes, mas infelizmente não foram

114

Data Nº Aos assinantes do semanário

dirigirem suas reclamações não as pessoas que tomaram seus nomes em lista, mas ao administrador, no escritório a rua da Concórdia n. 6.

Todas as publicações e as reclamações a elas referentes devem ser dirigidas a administração.

14/08/1904 27 Participamos aos nossos assinantes que se acham em débito do 1º trimestre de assinatura que se até o dia 20 do corrente não se puserem em dia com a empresa, lhes será suspensa a remessa do jornal. Outrossim participamos que nesta data iniciamos a cobrança do 2º trimestre e dos assinantes de semestre e ano. F. Eustachio, administrador.

01/01/1905 47 Aos nossos favorecedores que moram na parte baixa da cidade pedimos desculpa por ter sido a entrega de domingo passado feita ao meio dia, visto esta falta ter sido independente de nossa vontade e vinda de moléstia que repentinamente acometeu o entregador. A administração

17/11/1908 139 Listas para assinantes. – Pedimos às pessoas a quem confiamos listas para angariarem assinaturas para a presente fase do Exemplo o obséquio de as devolver afim de regularizarmos a nossa entrega.

24/01/1911 243 Gerência do “Exemplo”Cobrança em atraso. Do Rio Grande enviou-nos 5$000 correspondendo a sua assinatura até Dezembro de 1910, o Sr. Mario Rocha da Silva. O Gerente

Fonte: Elaborado pelo pesquisador (O Exemplo, 1892-1930).

No Quadro 17, constam alguns excertos de comunicados dirigidos aos assinantes do periódico. São informações frequentes nas diferentes fases de publicação do jornal. Identifiquei no conjunto investigado uma quantidade expressiva de comunicados, a saber: a) A editoria informa que as pessoas que não receberam seus exemplares, reclamassem junto ao escritório; b) a editoria comunica aos assinantes que está procedendo com a cobrança de assinaturas atrasadas; c) A editoria avisa que as pessoas que não efetuaram o pagamento de suas assinaturas serão expostas na “Galeria dos cara-duras”; d) a editoria comunica que está aberta para quem desejar publicar seus artigos, de acordo com as normas do semanário, bem como as declarações de operários sem trabalho e que queiram colocação; e) a editoria publica informes justificando a não publicação desta folha em um determinado domingo. Em síntese, esses são alguns comunicados recorrentes nas edições de O Exemplo, que sinalizam a relação, com os leitores, bem como a tentativa de manter o assinante informado sobre as decisões da editoria. Essas informações estiveram presente ao longo das edições e em diversos e diferentes espaços do jornal, por vezes, com várias ocorrências num mesmo número. Não havia nesses comunicados a intenção, propriamente dita, de estabelecer um diálogo, pois se tratava, quase exclusivamente, de notificações da editoria para os assinantes ou compradores de edições avulsas, o que, ao que tudo indica, resultava de uma via de mão única. Contudo, em outra direção é possível realizar algumas inferências sobre os leitores, como passo a indicar na subseção seguinte.

115