• Nenhum resultado encontrado

Assuntos Gerais

No documento Ata... (páginas 190-195)

Primeiramente, o presidente da mesa, Sr. Ralf Udo Gengler, propôs que se passasse à discussão proposta por duas Comissões, para a altera- ção da estrutura das RPSRCB para um período de três dias.

a opinião da Comissão de Entomologia, que a adoção da apresenta- ção de trabalhos na forma de pôster representou um avanço, necessi- tando um maior rigor na definição dos trabalhos apresentados na for- ma oral, para priorizar o tempo para a discussão de trabalhos relevan- tes à publicação “Tecnologias de Produção de soja – Região Central do Brasil”.

O Dr. José Graças Maia de Andrade, da Embrapa Soja, reforçou a decisão das comissões que sugeriram a alteração para três dias, dada a importância das discussões relativas ao complexo produtivo da soja e a necessidade de atualização técnica dos profissionais participantes da Reunião, sugerindo a inclusão de mais duas palestras para as próximas Reuniões.

O Dr. João Flávio, da Embrapa Soja, sugeriu a formação de uma Co- missão para propor mudanças no formato da Reunião. O Dr. Cesar de Castro, da Embrapa Soja, relembrou que esta Comissão já havia sido criada na última RPSRCB, inclusive sugerindo modificações e, que al- gumas já haviam sido adotadas neste evento, como por exemplo, a sessão Pôster.

O Sr. Nilvo Altmann, da SLC Agrícola, reconheceu que algumas comis- sões foram prejudicadas pelo excesso de trabalhos apresentados. Nes- tas, a seleção de trabalhos para apresentação oral poderia ser mais rigorosa, permanecendo os demais na sessão pôster, principalmente aqueles resultados de apenas um ano de avaliação.

O Sr. Solon Araújo, da Stoller, considerou que a estrutura da Reunião em dois dias, se bem aproveitados, seria suficiente para a conclusão dos trabalhos, evitando o desperdício de tempo que, na sua opinião, como representante de empresas privadas, não é recomendável. Para isso, haveria a necessidade do aumento no rigor da seleção dos traba- lhos apresentados oralmente.

O Dr. Neylson Arantes, da Embrapa Soja, salientou que nem todas as sugestões para a alteração da Reunião propostas pela comissão cons- tituída para este fim foi possível de ser implantada nesta Reunião, sen-

do necessário um pouco mais de tempo para que pequenos ajustes sejam realizados, mantendo a reunião em dois dias.

O Dr. João Flávio destacou sua preocupação com o esforço concentra- do realizado pela Comissão de Apoio para a organização do evento, principalmente com o tempo gasto para a inscrição. Assim, sugeriu que para a manutenção da estrutura da Reunião em dois dias, a inscri- ção pudesse ser antecipada.

O Prof. Gil Câmara, da USP/ESALQ, expressou que concorda com a manutenção da Reunião em dois dias, e para que não haja sobrecarga de trabalhos e aumente o rigor científico dos assuntos discutidos, as melhorias sugeridas pela comissão de atualização da Reunião e pela Comissão de Nutrição Vegetal, Fertilidade e Biologia do Solo devem ser implantadas. Dessa forma, a reunião manteria seu objetivo principal de promover um fórum para a discussão científica do aperfeiçoamento das tecnologias para o cultivo da soja.

O Dr. Francisco Krzyzanowski, da Embrapa Soja, sugeriu que cada instituição participante tivesse um revisor para avaliar a submissão de trabalhos à Reunião, lembrando também que a sessão pôster foi preju- dicada por ter sido programado um tempo reduzido.

O Dr. Plínio Souza, da Embrapa Cerrados, considerou que o tempo reduzido para a realização da reunião em dois dias, prejudicou as dis- cussões técnicas e a sessão pôster, destacando que a participação no evento dos representantes das instituições distantes do local de reali- zação torna-se desgastante, pelo excesso de tempo consumido na via- gem em relação ao tempo aproveitado no evento.

O Dr. João Flávio, de Embrapa Soja, destacou que o comitê revisor dos trabalhos é desempenhado pela Embrapa Soja, mas ainda assim, o nú- mero de trabalhos submetidos foi bastante elevado. Nesse sentido su- geriu que a Reunião se desenvolva em dois dias e meio.

O Dr. Vanoli Fronza, da Epamig, reforçou a idéia de realizar-se os traba- lhos em dois dias e meio, antecipando a inscrições para o primeiro dia.

A seguir, o Sr. Ralf organizou a votação da proposta de alteração do tempo de execução da Reunião. Entre os votantes credenciados, 20 optaram pela manutenção de dois dias da Reunião, 11 votaram por dois dias e meio e 16 pela alteração para três dias. Assim, foi aprovada a manutenção da Reunião em dois dias.

O Prof. Gil Câmara questionou sobre a formação da comissão de ava- liação de trabalhos. O Sr. Ralf esclareceu que esta comissão é formada naturalmente com os membros de cada Comissão organizadora das Reuniões. No entanto, para contribuir com a melhoria dos trabalhos apresentados, a Comissão de Nutrição Vegetal, Fertilidade e Biologia do Solo aprovou um comitê para propor os critérios para submissão dos trabalhos àquela Comissão.

Contudo, devido à abrangência do tema, aprovou-se que os critérios gerais definidos por esse comitê dariam subsídios para a seleção de trabalhos aprovados para as próximas RPSRCB. Esse comitê técnico foi assim composto: Fábio Alvares de Oliveira, da Embrapa Soja, como coordenador, e os demais como membros: Carlos H. Kurihara, Embrapa Agropecuária Oeste, Edson F. de Oliveira, Coodetec, Eli S. Lopes, ANPII, Gil M. de S. Câmara, USP/ESALQ, Jeferson A. de Souza, EPAMIG, Marcos Rogério Nunes, Agência Rural, Ricardo A. D. Kantack, IAC e Sandra M. V. Fontoura, FAPA.

Para encerrar a discussão sobre a estrutura da Reunião, o Dr. Cesar de Castro comentou que a maior parte das propostas sugeridas para a mudança da estrutura da Reunião foram implantadas mas que, no en- tanto, essas alterações promoveram uma sobrecarga de trabalho na Comissão Organizadora.

O Sr. Jônadan Min Ma, da Sementes Boa Fé-Ma Shou Tao, solicitou que, por questões de respeito e justiça, o Sr. Ralf, presidente da primei- ra Reunião realizada em dois dias, comentasse as dificuldades encon- tradas pela comissão organizadora. O Sr. Ralf realizou, então, um rela- to sobre todas as dificuldades, não visíveis aos participantes, encon- tradas pela comissão organizadora, tais como o preparo do material

entregue aos participantes, o preparo do local da Reunião, o tempo gasto com a inscrição dos participantes, a logística da condução dos trabalhos e a dificuldade de captação de recursos para um evento de duração reduzida.

Passou-se a seguir, a palavra ao secretário Dr. Cesar de Castro, para a discussão das questões de mudança no regimento interno da Reunião. A Embrapa Soja, sugeriu alterações de redação no regimento, visando a melhoria na compreensão das normas, descritas a seguir:

No Capítulo VI, Art. 10, Parágrafo 3º, onde se lia os, leia-se seus. Incluir no Capítulo VI Art. 10, o Parágrafo 4º: Os representantes credenciados deverão pertencer ao quadro institucional da instituição credenciada.

No Capítulo VII, a substituição do texto do Art. 16 para a seguinte redação: A presidência da reunião será exercida por técnico atuante na cultura da soja, designado pela entidade escolhida como coordena- dora da próxima reunião, cujo nome deverá ser comunicado num prazo máximo de 90 dias após a reunião ao presidente anterior.

No Art. 16 do Capítulo VII, a substituição da redação do parágrafo 1o para: O presidente designado pela entidade coordenadora assumirá a Presidência na sessão plenária inicial e desempenhará essa função até a próxima reunião, para efeito dos encaminhamentos (moções, credenciamento, etc), de questões decididas na assembléia final. No Art. 16 do Capítulo VII, acrescentar a redação ao parágrafo 3o: - coordenar os trabalhos de organização da reunião;

- presidir a comissão organizadora.

As alterações sugeridas pela Embrapa Soja foram aprovadas por unani- midade.

A alteração sugerida pela Comissão de Nutrição Vegetal, Fertilidade e Biologia do Solo para que a submissão de trabalhos seja na forma de resumos expandidos também foi aprovada por unanimidade.

Dando prosseguimento, o Dr. César de Castro, Secretário Executivo da Reunião, apresentou a constituição da Comissão Especial de Credenciamento para o período 2004/2005, sendo presidente o Dr. Alexandre Magno Brighenti, da Embrapa Soja, e membros, o Dr. Roberto Kazuhiko Zito, da EPAMIG, a Dra. Sandra Mara Vieira Fontoura, da FAPA, o Dr. Crébio José Ávila, da Embrapa Agropecuária Oeste e o Sr. Sérgio Abud da Silva, Embrapa Cerrados.

O Sr. Ralf organizou a eleição para a instituição organizadora da próxi- ma Reunião, lembrando que Embrapa Soja já havia se candidatado na Reunião anterior, para que a XXVII RPSRCB pudesse coincidir com a comemoração dos 30 anos da Instituição. Como não houve manifesta- ção por parte de outra instituição, a Embrapa Soja formalizou sua can- didatura para a organização da XXVII RPSRCB no ano de 2005, o qual foi aprovado por unanimidade.

Terminadas as discussões, passou-se imediatamente à Sessão de En- cerramento, participando da mesa o Sr. Ralf Udo Dengler, Presidente da Comissão Organizadora da XXVI RPSRCB, e o Dr. César de Castro, Secretário Executivo da Reunião.

No documento Ata... (páginas 190-195)

Documentos relacionados