• Nenhum resultado encontrado

Relato das Comissões Técnicas

No documento Ata... (páginas 186-190)

- Coordenador: Dra. Claudete T. Moreira - Embrapa Cerrados - Secretário: Dr. José França Neto - Embrapa Soja

O relatório apresentado pelo secretário da Comissão Dr. José França Neto abordou como assuntos principais, a aprovação da Comissão Tecnologia de Sementes como o fórum para discussão para alteração nas normas para padronização de teste de sementes e a proposta de projeto “Tecnologia para produção de sementes de soja”, visando a formação de um consórcio para apoiar financeiramente as pesquisas em tecnologia de produção de sementes de soja. Não houve discussão e o relatório foi aprovado por unanimidade.

5.1.2 Economia Rural e Difusão de Tecnologia

- Coordenador: Dr. Euclides Maranho - Embrapa Agropecuária Oeste - Secretário: Dr. Joelsio Lazzaroto - Embrapa Soja

A comissão abordou principalmente a questão do gerenciamento rural, como um dos principais entraves do sistema de produção de soja. A Comissão sugeriu a alteração da RPSRCB para três dias. Esta discus- são foi realizada dentro dos assuntos gerais da Reunião. O relatório foi aprovado por unanimidade.

5.1.3 Genética e Melhoramento

- Coordenador: Dr. Dorival Vicente (COODETEC) - Secretário: Dr. Rodrigo Brogin - Embrapa Soja

Após a apresentação do relatório pelo secretário Rodrigo Brogin, houve questionamentos sobre as alterações na publicação “Tecnologias de produção da soja – Região Central do Brasil”, referentes à inclusão ou

exclusão de cultivares nas tabelas de recomendação. Primeiramente, o Dr. Maurício Assunção, da Embrapa Soja, sugeriu correções na indica- ção das Instituições parceiras da Embrapa no lançamento de varieda- des, cito convênio Embrapa – Agência Rural – CTPA no lugar de con- vênio Embrapa Cerrados - Agência Rural – CTPA e convênio Embrapa - Fundação Triângulo no lugar de convênio Embrapa Soja - Fundação Triângulo.

O Prof. Gil Câmara, da USP/ESALQ, solicitou informações sobre a pers- pectiva de liberação do cultivo de soja comercial transgênica no Brasil na safra 2004/05 e sobre a necessidade de ATEC (Autorização Técni- ca para Experimentos de Campo) para a execução de experimentos em tecnologia de produção de soja, que não os de biotecnologia. O primei- ro questionamento não foi discutido na Comissão. O Chefe de Pesqui- sa e Desenvolvimento da Embrapa Soja, Dr. João Flávio Veloso Silva, argumentou que a exigência da ATEC é válida somente enquanto o cultivo não estiver liberado. O Dr. Luís Carlos Miranda, da Embrapa SNT, esclareceu que o cultivo comercial da soja transgênica continua proibido, contudo, com a edição de Lei 10.814 foi liberada a comercia- lização da safra transgênica 2003/04, que também permitiu o registro provisório das variedades que foram apresentadas nessa Comissão. Atualmente, a perspectiva de liberação do cultivo comercial está base- ada na possibilidade de emissão da uma medida provisória solicitando a prorrogação da Lei 10.814.

O Dr. Milton Kaster indicou a necessidade de substituição na Ata da Comissão, das nomenclaturas, para fins de proteção, das culti- vares BRS Serena por BRS 252, além de BRS MG-Nobreza para BRS 250 e BRS MG-Robusta para BRS 251, em virtude da existência prévia de registro destes nomes e da impossibilidade de duplicidade nominal, mesmo que o registro seja para espécies distintas. Contu- do, o “nome fantasia”, para fins de comercialização, poderia ser mantido.

Foi solicitado informações sobre a exclusão de cultivares de outras instituições das tabelas de recomendação. O secretário relatou que as

instituições teriam um prazo de 15 dias para solicitar ao secretário da Comissão ou ao Dr. Antonio E. Pipolo, sobre a exclusão de seus mate- riais.

O Dr. Plínio Itamar de Souza, da Embrapa Cerrados, ressaltou que a Comissão de Genética passaria a estimular a inclusão das informações sobre os cruzamentos genealógicos das variedades nas tabelas de re- comendação.

O relatório foi aprovado por unanimidade.

5.1.4 Nutrição Vegetal, Fertilidade e Biologia do Solo

- Coordenador: Dr. Carlos Hissao Kurihara - Embrapa Agropec. Oeste - Secretário: Dr. Fábio Alvares de Oliveira - Embrapa Soja

Dentro da Comissão, foi sugerido alteração do regimento interno para submissão de trabalhos na forma de resumos expandidos para as pró- ximas reuniões. O tema, por apresentar importância abrangente à to- das as demais Comissões, foi discutido em Assuntos Gerais. O relató- rio foi aprovado por unanimidade.

5.1.5 Fitopatologia

- Coordenador: Dr. José Tadashi Yorinori - Embrapa Soja - Secretário: Dr. Ademir Henning - Embrapa Soja

Na discussão dos assuntos, a Comissão de Fitopatologia elaborou uma moção ao MAPA, aprovada e assinada pelo Presidente da Reunião.. Nos questionamentos sobre as alterações na publicação “Tecnologias de Produção da Soja – Região Central do Brasil”, o Sr. Antonio Shinji Miyasaka, do MAPA, propôs a exclusão da citação no texto dos nomes de produtos que estão sendo pesquisados para o controle da Mela e não estão registrados no MAPA. A proposta foi aceita por unanimidade.

O Sr. Paulo R. Calegaro, representante da ANDEF, propôs o adiamento da publicação do ranqueamento dos fungicidas para o controle da fer- rugem asiática, em virtude da avaliação comparativa de produtos de características distintas nas mesmas condições, e pela ausência de informações sobre parte dos produtos recomendados pela Comissão. Ao final da sua explanação, entregou por escrito e na forma eletrônica a proposição (ANEXO III). O secretário da Comissão argumentou que estas alterações já haviam sido exaustivamente discutidas e aprovadas pela Comissão de Fitopatologia, indicando a necessidade urgente de informar os agricultores sobre a eficiência dos produtos recomendados para a ferrugem.

O Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja, Dr. João Flávio Veloso Silva, ressaltou que este trabalho foi gerado por uma demanda dos agricultores e o trabalho reflete as avaliações que foram realizadas no campo, dando credibilidade a esta classificação. O Sr. Paulo ressaltou que, em condições de aplicação preventiva, todos os produtos apresentam controles satisfatórios e equivalentes, mas a divisão entre produtos preventivos e curativos não foi observada nas avaliações.

O Dr. Vanoli Fronza, da EPAMIG, sugeriu a indicação, na tabela do ranqueamento, das épocas de aplicação dos fungicidas com base nos estádios de desenvolvimento e não baseado no grau de infecção. A Dra. Silvânia , do Instituto Biológico, completou a contribuição do Dr. João Flávio, Chefe Adjunto de P & D da Embrapa Soja, explicando que a ausência de produtos recomendados nesta Reunião ocorreu pela falta de registro dos mesmos no MAPA, na época de execução dos experi- mentos. Além disso, a classificação dos produtos testados reflete a realidade da eficiência dos produtos uma vez que as condições de ava- liação foram bastante variadas. Ao final, a proposta de ranqueamento dos fungicidas foi aprovada.

A proposta da Comissão para a alteração da RPSRCB para três dias foi discutida em Assuntos Gerais.

5.1.6 Entomologia

- Coordenador: Dr. Crébio José Ávila - Embrapa Agropec. Oeste - Secretária: Dra. Beatriz Ferreira - Embrapa Soja

Após o relato, o Dr. Antônio Garcia, da Embrapa Soja, solicitou infor- mações sobre o uso dos inseticidas piretróides e a proliferação de algu- mas pragas. No entanto, a Dra. Beatriz respondeu que as discussões não abordaram diretamente este tema, mas discutiu-se o desenvolvi- mento de pragas secundárias de importância para regiões específicas, tais como trabalhos com Pseudoplusia includens (falsa-medideira). O relatório foi aprovado por unanimidade.

5.1.7 Plantas Daninhas

- Coordenador: Dr.José Mauro Valente Paes - EPAMIG - Secretário: Dr. Alexandre M. Brighenti - Embrapa Soja O relatório foi aprovado por unanimidade.

5.1.8 Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais

- Coordenador: Dr. Edson Lazarini - UNESP lha Solteira - Secretário: Dr. Odilon Ferreira Saraiva - Embrapa Soja O relatório foi aprovado por unanimidade.

No documento Ata... (páginas 186-190)

Documentos relacionados