• Nenhum resultado encontrado

5. RESULTADOS DA ANALISE COMPARATIVA

5.4 M ASTER P LAN DO C ITY P ARK (MPCP) – D ENVER / E STADOS U NIDOS

Denver é uma cidade do estado do Colorado, no oeste norte-americano. Representa o principal núcleo comercial e financeiro da região. É uma cidade moderna, com amplas avenidas e arquitetura contemporânea, entremeada de parques. É ainda importante centro militar, educacional e cultural. O City Park é um parque urbano de importância e abrangência regional, com 130 hectares e que disponibiliza atrações populares, como o Zoológico de Denver, o Museu da Natureza e Ciência e o Monumento a Martin Luther King. Representa o principal parque da cidade e conta com equipamentos como: quadras de tênis; campos de beisebol, futebol; dois lagos; monumentos históricos; locais para piquenique e dois parques infantis (DENVER, 2018).

Quadro 30 - Dados Gerais do Master Plan do City Park (MPCP).

ANÁLISE MASTER PLAN - CITY PARK

DADOS GERAIS

Nome do Parque: City Park

Localização: Denver (Estados Unidos) Ano do plano: 2018

Período de vigência: Recomendações com estratégia plurianual (pg. 19), 20-30 anos (pg.

77)

Órgão Gestor: Cidade e Condado de Denver, Departamento de Parques e Recreação Fonte: Compilado pelo autor (2021).

5.4.1 Estrutura do documento

Documento bem estruturado, conciso e objetivo, leitura de fácil compreensão. Possui textos curtos e pequenos resumos/tópicos que ajudam na interpretação dos assuntos abordados em cada seção.

132 A - Introdução

Apresenta brevemente as características marcantes da área de estudo. Comenta sobre o propósito da atualização do plano, tendo como base um plano anterior de 2001. Apresenta o processo de participação no desenvolvimento do documento. Explica como usar o plano e como as recomendações estão organizadas. Apresenta iniciativas anteriores à revisão que conformaram as bases em que o documento se sustenta.

B - Contexto

Apresenta o contexto histórico e o desenvolvimento do parque ao longo do tempo, assim como faz uma listagem das diferentes características que compõem o espaço (visuais, vias de circulação, vegetação, jardins, edificações etc.). Descrição breve do entorno e inserção urbana do parque através de texto, diagramas e mapa.

C - Recomendações

Traz recomendações com breve apresentação da seção, descritas em tópicos. São separadas e relacionadas aos seis princípios orientadores, além de recomendações para outros equipamentos (Zoológico, Museu e Avenida local).

D - Estratégia de implementação

O plano conta com estrutura para implementação das recomendações em um período de 20-30 anos. Define uma escala de prioridade para as recomendações e define um processo de revisão dos projetos para a sua implementação através de comitê revisor.

5.4.2 Análise em relação ao ‘produto’ que forma o MPCP

Quadro 31 - Resumo análise MPCP quanto ao ‘produto’.

ANÁLISE MASTER PLAN - CITY PARK

2. Circulação: estabelecer um sistema de circulação abrangente com melhores conexões e acesso ao - e dentro - do parque.

3. Vegetação e Ecologia: proteger e preservar os padrões de árvores e vegetação estabelecidos no City Park, fornecer vida selvagem e habitat de pássaros ou outros benefícios ecológicos, e para aumentar a diversidade biológica.

4. Água: proteger os recursos hídricos construídos para preservar as características do parque, melhorar a qualidade da água e a função ecológica.

5. Edifícios e estruturas: preservar os edifícios e estruturas contribuintes.

133

6. Usos e experiências do parque: manter um equilíbrio de usos e de experiências que estão integrados ao caráter e à composição do parque.

Diagnóstico realizado para o plano

Levantamento de recursos de contribuição (recursos presentes durante o período de significância que possuem integridade histórica ou arquitetônica) (pg. 14 -16)

Análise de visuais e circulação (pg. 25, 26)

Análise de integridade espacial, de visuais e vegetação (apêndice 1) Levantamento de espécies vegetais existentes (cita algumas espécies pg. 37 e pg. 75)

Elementos gráficos do plano

Mapa da área de estudo (pg. 4)

Mapa de localização e abrangência regional, mapa de acessos (pg. 17) Mapa de edificações e infraestrutura existentes e novas (pg. 20) Ilustrações de propostas e recomendações

Mapa de composição do Parque, espaços e recursos (pg. 24) Mapa de visuais (pg. 25)

Mapa de circulação de veículos (pg. 26)

Ilustrações de propostas de caixas das vias de circulação Mapa de circulação da North Park Road (pg. 31) Mapa de circulação de pedestres (pg. 34)

Mapas de vegetações existentes e novas (pg. 36, 39) Mapa de jardins e coleções vivas (pg. 45)

Mapa de localização de corpos d'água (pg. 50) Mapa de estruturas, edificações e objetos (pg. 53) Mapa de usos e experiência no Parque (pg. 61)

Mapas de propostas para a East 23rd Avenue (pg. 73, 74) Fonte: Compilado pelo autor (2021).

A - Princípios norteadores

Ênfase na proposta de evolução do parque com manutenção e preocupação com aspectos históricos.

B - Diagnósticos

Foram realizados levantamentos de recursos de contribuição (recursos presentes durante o período de significância que possuem integridade histórica ou arquitetônica); análise de visuais9 e circulação; análise de integridade espacial, de visuais e vegetação; levantamento de espécies vegetais existentes, citando algumas espécies.

C - Elementos gráficos

Os mapas de análises e propostas são utilizados nas recomendações como ilustrações intercaladas com os textos. Também foram feitas ilustrações de algumas recomendações de

9 Para garantir legibilidade no espaço e também para evitar conflitos, se analisam as visuais de interesse para garantir a visibilidade por meio de câmeras e equipamentos de monitoramento.

134 circulação. Foi feito uso de símbolos para representar os princípios orientadores. Estão presentes na introdução dos princípios, nas recomendações e nos mapas, facilitando a compreensão das propostas. A Figura 26 ilustra o mapeamento da proposição de novas edificações para o City Park.

Figura 26 - Proposição de novas edificações e estruturas para o City Park.

Fonte: MPCP – DENVER (2018).

5.4.3 Análise em relação ao ‘processo’ de desenvolvimento do MPCP

Quadro 32 - Resumo análise MPCP quanto ao ‘processo’.

ANÁLISE MASTER PLAN - CITY PARK

PROCESSO COMO OCORREU A PARTICIPAÇÃO DOS

USUÁRIOS?

Processo colaborativo envolvendo a equipe da cidade e a comunidade durante um período de 12 meses (pg.4)

Processo abrangente de divulgação, apoiado por um grupo de trabalho de partes interessadas (SWG) de 21 membros, proporcionou oportunidades de engajamento e envolvimento da comunidade. O SWG inclui vizinhos, instituições do parque, grupos de usuários e outros, representou comunidades/grupos individuais e informações compartilhadas. (pg.4)

Três open houses, um fórum da comunidade online no site do Denver Parks, eventos especiais, incluindo um sorvete social e duas pesquisas de preferência engajaram a comunidade (pg.4)

Durante o processo de atualização do plano diretor, mais de 350 pessoas participaram de open houses e eventos especiais, e mais de 700 participaram online. (pg. 2)

Pesquisas de interceptação de usuários do parque ajudaram a definir preferências e uso. (pg.4)

ZONEAMENTO? Não há informação

135

COMO É MONITORADO O PLANO?

Revisão por um novo comitê consultivo para garantir que os projetos cumpram esta Atualização do Plano Diretor e as Diretrizes de Design serão incluídas. O comitê analisará os projetos e fornecerá recomendações ao Gerente de Parques e Recreação, bem como oferecerá um fórum para comentários da comunidade.

(pg. 5)

A revisão do projeto fornecida por um novo comitê consultivo de projeto para garantir que as modificações propostas sejam consistentes com a Atualização do Plano Diretor e as Diretrizes de Projeto. Este comitê será composto por profissionais de design, defensores do parque, vizinhos e usuários do parque que irão revisar projetos / prioridades e fornecer recomendações ao Diretor Executivo do departamento. O processo aprimorado de revisão do projeto será aberto ao público com a contribuição da comunidade nos marcos do projeto.

(pg.19)

Recomenda que a equipe de operações e planejamento (Operations and Planning staff) continue a colaborar para avaliar, monitorar e agir para lidar com as prioridades em evolução. (pg. 77)

Define comitês para o processo de revisão dos projetos: "O processo de revisão aprimorado irá integrar os processos existentes de ERA e Engajamento, Comunicação e Notificação (PECAN) com as revisões do comitê consultivo do Parque da Cidade. Eles serão abertos ao público e cronometrados para os marcos do projeto quando a contribuição for mais benéfica." (pg. 78)

Comitê consultivo de design independente, eficaz e competente. Início com comitê piloto durante os primeiros projetos de implementação. "O comitê piloto irá refinar ainda mais a composição do grupo, identificando as perspectivas ou conhecimentos técnicos que estão faltando e definir as funções e operações do comitê, como limites de mandato, frequência de reuniões, processo para fornecer recomendações, etc." (pg. 78)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL Não há informação.

Fonte: Compilado pelo autor (2021).

A - Participação dos usuários

O processo participativo é descrito na introdução do plano, demonstrando bastante relevância da participação na estruturação do documento. Envolveu a equipe responsável pelo desenvolvimento do master plan e a comunidade com seus diferentes atores durante um período de 12 meses. Representou um processo abrangente de divulgação, apoiado por um grupo de trabalho de partes interessadas (SWG) de 21 membros, proporcionou oportunidades de engajamento e envolvimento da comunidade. O SWG incluiu vizinhos, instituições do parque, grupos de usuários e outros, representou comunidades/grupos individuais e informações compartilhadas. Três open houses, um fórum da comunidade online no site do Denver Parks, eventos especiais, incluindo um ‘sorvete social ‘e duas ‘pesquisas de preferência’ engajaram a comunidade. Mais de 350 pessoas participaram de open houses e eventos especiais, e mais de 700 participaram online. Foram realizadas também pesquisas de interceptação de usuários do parque que ajudaram a definir preferências e uso.

136 B - Monitoramento

Com vista a garantir que os projetos e o próprio plano sejam cumpridos, foi criado um comitê consultivo para realizar o monitoramento. Este comitê analisará os projetos e fornecerá recomendações ao Gerente de Parques e Recreação, bem como oferecerá um fórum para comentários da comunidade. O comitê será composto por profissionais de design, defensores do parque, vizinhos e usuários do parque que irão revisar projetos e prioridades, além de fornecer recomendações ao Diretor Executivo do departamento que realiza a gestão do City Park. O processo aprimorado de revisão do projeto será aberto ao público com a contribuição da comunidade nos marcos do projeto. Segundo diretrizes no MPCP (DENVER, 2018):

“Recomenda que a equipe de operações e planejamento continue a colaborar para avaliar, monitorar e agir para lidar com as prioridades em evolução” (p. 33). Estabeleceu um comitê piloto para refinar ainda mais a composição do grupo, identificando as perspectivas ou conhecimentos técnicos que estão faltando e definir as funções e operações do comitê, como limites de mandato, frequência de reuniões, processo para fornecer recomendações entre outros.

O Master Plan do City Park (MPCP) apresenta um documento técnico organizado e direto, segue a estrutura de maneira bem evidente com recomendações separadas por cada princípio norteador, com clareza escrita e de proposições. Esquematiza os processos de revisão dos projetos, define as prioridades das recomendações, mas não foram abordados aspectos de zoneamento (além das proposições) e de educação ambiental no desenvolvimento do plano.

5.5 ANÁLISE COMPARATIVA DE MASTER PLAN / PLANOS DIRETORES DE PARQUES