• Nenhum resultado encontrado

Atitudes simples para aliviar o estresse

No documento Vida Organizada - Thais Godinho (páginas 125-128)

Limpe quando estiver sujo. Pare de perder tempo no seu dia a dia limpando a casa quando não precisa.

Simplifique a alimentação da sua família. Não precisa fazer três acompanhamentos todos os dias. Prepare alimentos com antecedência, se puder. Congele. Use alimentos frescos e crus para não precisar cozinhá-los.

Deixe um bloco de notas e uma caneta na cozinha para ir anotando o que precisa comprar. Quando for ao mercado, compre somente o que estiver na lista.

Cuide da casa em equipe. Se três pessoas moram na casa, não existe motivo para somente uma delas cuidar de tudo. Se houver divisão, não fica pesado para ninguém. Tenha menos coisas. Todos os dias, passe com uma sacolinha de lixo pela casa e separe o que for lixo. Não compre coisas durante algum tempo. Existem coisas lindas, mas quem disse que precisamos tê-las? Não precisa comprar: fotografe-as e guarde com você. Quanto mais coisas, mais trabalho para limpar e menos espaço em casa.

Otimize seu tempo. Se estiver assistindo televisão, aproveite para organizar aquela gaveta de meias ou dobrar a roupa que recolheu do varal. Quando terminar de escovar os dentes, dê uma geral na pia do

banheiro. Enquanto estiver tomando banho, esfregue os vidros do box. Sempre que puder fazer alguma coisa, faça!

Planeje um menu semanal. Como já vimos, o menu semanal é ótimo para evitar ir ao mercado diversas vezes durante a semana ou passar horas pensando no que servir para o jantar.

Tenha uma rotina de lavanderia. Assim como você planejará o que comer durante uma semana inteira, também pode organizar uma rotina de lavanderia para não deixar que nada se acumule.

Tenha uma rotina diária de limpeza e arrumação. Distribua essas tarefas ao longo da semana, em vez de deixar para fazer tudo no mesmo dia. Com quinze minutos aqui e outros quinze ali, você perderá menos tempo no fim de semana e terá uma casa minimamente limpa sempre.

Tenha um cantinho do café na cozinha, onde devem ficar as canecas, a cafeteira, o pote de café, o adoçante e o açúcar etc. Facilita ter tudo perto. Aplique isso nos outros cômodos também: os controles ficam perto dos aparelhos de televisão e DVD; fios, carregadores e pen- drives, próximos ao computador etc. Assim, fica mais fácil organizar a casa intuitivamente.

Sua casa não precisa ser bonita para ser prática. Pense na praticidade e, quando fizer, faça com capricho. Só depois que sua casa estiver prática você pode focar a estética.

Suje menos e limpe o que sujou. Tome cuidado, mas sem neuras. Tirar o sapato ao entrar em casa é uma tática simples e que faz muita diferença. Explore outras.

Sempre que sair de um cômodo, leve com você algo que não pertence a ele. Essa dica é muito útil para roupas, brinquedos, louça, livros e muitos outros itens que manuseamos o tempo inteiro e acabamos deixando fora do lugar.

Tente não perder tempo. Não posso mais me dar o luxo de perder duas horas da minha noite no Facebook, por exemplo. Há dias em que eu realmente termino tudo o que tinha para fazer, meu marido está vendo um filme ou já foi dormir, e posso fazer esse tipo de coisa. Entretanto, como regra, eu nunca faço. Por quê? Porque é tempo perdido. Eu poderia estar estudando algum idioma, adiantando tarefas em casa, escrevendo meu TCC, cuidando do blog etc.!

Guarde o que usar. Por mais bagunçada que a casa esteja, procure não bagunçar ainda mais. Se usou, guarde. É claro que é mais fácil largar as coisas em qualquer canto, mas tente ser disciplinado nesse sentido, pois só assim você adquirirá o hábito. Se todos os dias você guardar o que usou, a bagunça dificilmente se instaurará em sua casa. Curta mais a sua casa. Tenha um cantinho para ler ou simplesmente descansar, onde você possa ficar um pouco todos os dias. Dedique-se a ele. Isso fará diferença em sua rotina. Assim, atitudes simples podem se revelar grandes aliadas para manter tudo em ordem.

UMA DICA PARA FACILITAR OS CRONOGRAMAS

O que costumamos fazer em casa para dar conta de tudo, no geral, é o seguinte:

1

Fazer um pouco por dia.

Em vez de acumular, passamos a distribuir todas as atividades relacionadas à manutenção da casa ao longo da semana, além de cumprir o estipulado para fazermos diariamente.

As tarefas semanais (suponhamos que sejam catorze) podem ser distribuídas por todos os dias. Se são catorze, significa que podemos fazer duas delas por dia. As tarefas que devem ser feitas com frequência mensal podem ser feitas de acordo com as áreas de cada semana. Isso deixará você com uma média de três a cinco tarefas para fazer todos os dias, além da sua lista diária. Elas não pesam porque procuramos intercalar tarefas mais chatas e demoradas com tarefas mais leves, além de dividirmos todas elas. A distribuição que recomendo é: I. Tarefas diárias II. Uma tarefa mais pesada (semanal ou mensal) III. Duas tarefas leves (semanal) IV. Duas tarefas leves (mensal)

2

Planejar o que puder.

Arrumar a bolsa na noite anterior, separar a roupa que usarei, preparar a comida para levar para o trabalho, ter um bom sistema de gerenciamento de contas, planejar um menu semanal, entre outras, são práticas que otimizam nosso cotidiano. Com esse planejamento, certamente economizaremos algumas horas por semana.

Seguindo essas premissas, conseguimos dar conta de tudo numa boa. É cansativo? Claro que, se compararmos essas atividades a tirar um cochilo no sofá, pode ser considerado cansativo. Contudo, se você tem motivações para cuidar da casa (morar em um ambiente saudável, gostoso, que reflita sua personalidade), não vejo nem um pouco como trabalho.

No documento Vida Organizada - Thais Godinho (páginas 125-128)