• Nenhum resultado encontrado

PARTE III- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

3.1. Aulas de Grupo

3.4.5 Atividade Promotora

Tendo em conta que a atividade física tem vindo a se integrar-se cada vez mais na vida das pessoas, estas tornaram-se cada vez mais dependentes da sua prática pois a atividade física traz vários benefícios, desde a saúde e o próprio bem-estar até à melhoria da aparência física juntamente com o aumento da autoconfiança. Apesar do nível de atividade física ter aumentado, as doenças relacionadas ao aumento de peso e o sedentarismo têm vindo igualmente a aumentar, muitas das vezes derivado á mudança de estilos de vida e de alimentação das pessoas. Com o intuito de ajudar a combater o sedentarismo, e os problemas relacionados com a obesidade, o projeto proposto por mim e pelos meus colegas estagiários André Martins e Ricardo Almeida, não só tinha como objetivo de abranger apenas a comunidade do IPGym como também todas as pessoas fora dele que pretendam mudar o seu estilo de vida e tenham a curiosidade de experimentar uma atividade diferente relacionada com o CrossTraining, uma modalidade excelente que pode ajudar não só a combater os problemas acima referidos como também no ganho de condicionamento físico. Este projeto teve também a finalidade de promover a nossa instituição de modo a trazer pessoas para ela.

60

De modo a colocar a atividade mais lúdica, eu juntamente com os meus colegas decidimos introduzir um Peddy-Paper, em que as pessoas teriam de se orientar em equipas de modo a percorrer um percurso onde existem perguntas ou tarefas correspondentes aos diferentes pontos intermédios, sendo que só realizando as tarefas propostas é que poderiam passar á próxima estação.

O percurso do Peddy-Paper foi composto por 5 estações dispersas por todo o campus do IPG, o qual os participantes teriam de executar os exercícios correspondentes a cada estação para que pudessem passar à fase seguinte. Vencia a equipa que terminasse o percurso em primeiro lugar.

O prémio dedicado à equipa vencedora foi um mês gratuito no IPGym, havendo a categoria de prémio masculino e feminino.

O dia da realização do evento foi no dia 29 de maio de 2019 por volta das 18h:30 tendo término às 20h:00. Teve início na sala de Exercício do IPGym. Para participarem, todos os utentes deveriam realizar a sua inscrição no IPGym em equipas de dois elementos.

Este evento foi divulgado através de Posters afixados por todo o IPG.

61

Reflexão final

De modo a concluir o relatório, irei realizar uma reflexão geral sobre os pontos positivos bem como os negativos que decorreram ao longo deste ano de estágio curricular. Desde o início do estágio até ao final, notei uma diferença enorme em mim em vários aspetos relacionados tanto com a sala de Exercício como com as aulas de grupo.

Em termos da sala de exercício, inicialmente sentia-me um pouco preso e inseguro quanto às minhas decisões e escolhas dos exercícios, tendo medo de que às vezes estas não fossem as mais apropriadas aos utentes do ginásio. Com o passar do tempo essas inseguranças foram desaparecendo e acabei por começar a sentir um grande à vontade dentro da sala de exercício. Através da interação contínua na sala de exercícios comecei a ter muito mais dinâmica dentro da mesma, começando a ir ter com as pessoas e perguntar se estas precisavam de ajuda.

Através do estágio consegui aperfeiçoar os meus métodos de avaliação, conseguindo avaliar todas as componentes necessárias para a prática de atividade física (estratificação de risco, composição corporal, avaliação cardiorrespiratória, avaliação de força máxima, resistência muscular e flexibilidade).

Em relação às aulas de grupo, acabei por notar uma evolução ainda maior do que na sala de exercício. Inicialmente não me sentia confortável a lecionar a aula pois tinha muitas preocupações em errar, o que fazia com que me focasse demasiado nos exercícios que tinha de demonstrar, não prestando atenção a tudo o resto como o caso das correções posturais.

A relação entre os estagiários desde o início que foi boa, havendo sempre uma relação de amizade e de entreajuda, apesar de às vezes discordarmos das ideias uns dos outros, acabávamos sempre por aceitar todos os pontos de vista propostos, não havendo assim qualquer tipo de desacato. Todos os estagiários eram responsáveis, cumprindo sempre com a sua parte no que tocava ao desempenho do estágio. Sempre que possível ajudava os meus colegas tal como eles me ajudaram a mim.

Em termos de instituição, o IPGym é um local excelente para se adquirir experiência pois dão-nos muita autonomia e responsabilidade, o que é bom, ajudando- nos a retirar os entraves que tínhamos em ambas as áreas do estágio. Nesta instituição tomamos total ordem da sala de exercício bem como das aulas de grupo, coisa que dificilmente se encontra noutras instituições.

62

As formações que tirei ao longo deste ano tornaram-se uma mais valia não só para as aulas lecionadas no estágio, mas também foram uma prova de levar comigo ferramentas que me irão ajudar imenso na minha vida profissional.

Com esta reflexão posso concluir que este estágio foi bastante enriquecedor para mim, acabando por me ajudar a evoluir em vários parâmetros e a preparar-me para o futuro que advém. Fico bastante contente por ter escolhido esta instituição pois não me desiludiu e ajudou a evoluir todos os meus pontos fracos tanto na sala de exercício como nas aulas de grupo. Os meus colegas de estágio foram todos impecáveis e adorei trabalhar com eles, o que tornou o estágio ainda mais interessante. No geral foi uma ótima experiência e uma grande mais valia que irei levar para a vida.

63

Bibliografia

American College Sport Medicine (2000). “Guidelines for exercise testing and

prescription” 6th Edition, Lippincott Williams & Wilkins.

American College Sport Medicine. (2014). ACSM's Guidelines for exercises testing and

prescription. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

Bompa, T., Pasquale, M. & Cornacchia, L. (2016). – Treinamento de Força Levado a

Sério. Manole. SP-Brasil.

Cerca, L. (2003). Metodologia da Ginástica de Grupo (4a ed.). Cacém: A. Manz Produções.

Dantas, E. (1998). A Prática da Preparação Física. Edit Shape, 4ª Ed., RJ.

Fleck, S. J. & Kraemer, W. J. (2007). Fundamento do Treino da Força Muscular – 3a Edição, S. Paulo – Artmed

Guiselini, M. Barbanti, V. (1993). Fitness – Manual de Instrutor. CLR Brasileiro, São Paulo, Brasil.

IDEA FOUNDATION, (1987). Aerobic Dance-Exercise Instructor Manual. Edition Robin Witkin, Nancy Stockwell.

Malta, P. (1998). Step Aeróbico e Localizado. 2ª ed., Editora Sprint, RJ.

Hayes, A., and Cribb, P.J. 2008. Effect of whey protein isolate on strength, body

composition, and muscle hypertrophy during resistance training. Current Opinion in

Clinical Nutrition and Metabolic Care 11: 40-44.

Heyward, V. H. (2013). Avaliação Física e Prescrição de Exercício: Técnicas

Avançadas (6a ed.). (M. d. Dornelles, Trad.) Porto Alegre: Artmed.

Howley, E., Basset, T. & David R. J (2000). - Limiting factors for maximum oxygen

uptake and determinants of endurance performance – Medicine & Science in Sports &

Exercise – Jan 2000 – Vol 32 p.70

McArdle, W. D., Katch, F.I. & Katch, V. (2004) - Physiology of Sports and Exercise. -

Essentials of Exercise Physiology -3rd ed. Champaign, IL: Human Kinetics

National Strength and Conditioning Association (2009) –Position Statements - Strength

training for female athletes – Part I and II – Colorado Springs, USA

Tavares, C. (2008). O Treino da Força para todos (3a ed.). Cacém: A. Manz Produções.

64

Teixeira, D. S. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. André Manz, Produções Culturais e Desportivas, Unipessoal, Lda.

66

71

75

Anexo III- Ficha de Observação de Aulas de

Grupo

78

Anexo IV- Ficha de Observação de Sala de

Exercício

81

86

90

93

97

Anexo VIII- Exemplo de Plano de Treino do

Cliente A

100

Anexo IX- Exemplo de Plano de Treino do

Cliente B

103

106

109

111

113

IPGym

Ficha de proposta de atividade de Promoção

Ficha de resumo

Promotores:

-André Martins -Marcelo Sousa -Ricardo Almeida

114

Âmbito de intervenção: Organização e Desenvolvimento Interno

Designação: Peddy Cross

Tipo de atividade: Desafio/Torneio

Desenvolvimento

1. Introdução

A atividade física tem vindo a desempenhar um importante papel nas nossas vidas abrangendo várias vertentes desde a nossa saúde e o próprio bem-estar até á melhoria da aparência física em conjunto com o aumento da autoconfiança. No entanto os níveis de doenças relacionadas com o aumento de peso e o sedentarismo também têm vindo a aumentar. De modo a ajudar a combater esses problemas o nosso projeto tem como objetivo abranger não só a comunidade do IPGym mas também fora dele, de modo a trazer o máximo de pessoas a experimentar uma atividade relacionada com o Cross Training, ajudando assim o combate ao sedentarismo, acabando por funcionar também como uma forma de promoção do IPGym.

2. Objetivos Gerais:

-Promoção do IPGym;

-Trazer novos utentes para o IPGym; -Combater o sedentarismo;

-Dar a conhecer aos participantes uma nova atividade;

Específicos:

-Realizar a atividade em menor tempo possível; -Completar todas as estações;

115

3. Destinatários

Este evento destina-se a todos os utentes do IPGym bem como a toda a comunidade do IPG e fora dele, sendo que qualquer um pode participar.

4. Funcionamento

Através do Cross Training, conseguimos aumentar rapidamente a nossa condição física no geral através de exercícios realizados num determinado tempo. De modo a colocar a atividade mais lúdica, achamos por bem introduzir um Peddy-Paper, ou seja, resume-se a uma prova que consiste em orientação de equipas num percurso onde estão associadas perguntas ou tarefas correspondentes aos diferentes pontos intermédios e que podem determinar a passagem á parte seguinte do percurso. O percurso irá ser composto por 5 estações espalhadas por todo o campus da ESECD e pela ESTG em que os participantes terão de realizar os exercícios correspondentes a cada estação para poderem passar á etapa seguinte. Ganha a equipa que terminar primeiro o circuito. A equipa vencedora será presenteada com um mês gratuito no IPGym, sendo que irá haver prémio para a categoria masculina e feminina.

O evento será realizado dia 29 por volta 18:30h e terá início na sala de Exercício do IPGym. Todos os participantes deverão se inscrever no IPGym, sendo que só é possível efetuar a inscrição em equipas de dois elementos.

A propaganda deste evento será feita através de Posters.

5. Atividade

Data/Hora Fase da atividade

29/05/2019 18:30h Reconhecimento das equipas Participantes

29/05/2019 18:45h Inicio da atividade

29/05/2019 19:45h Fim da atividade

29/05/2019 19:50h Entrega dos prémios

6. Metodologia

Os participantes da atividade têm como objetivo completar as 5 estações do circuito sobre a forma de Peddy-Paper. Estes terão de completar as estações por ordem pois só assim é que podem avançar para a próxima. Deverão fazê-lo no menor tempo possível, cumprindo sempre as ordens dos juízes e realizando os exercícios da forma correta, caso contrário serão desqualificados ou penalizados dependendo da gravidade da infração cometida.

116

7. Recursos Materiais:

-Material de treino funcional disponibilizado pelo IPGym;

-Espaço disponibilizado pelo campus do IPG;

Humanos:

-Estagiários do IPGym;

8. Estruturas e organismos de apoio

-IPG; -IPGym;

117

10. Caderno de encargos:

-40€, sendo o valor dos prémios (entradas gratuitas no ginásio);

11. Comparticipação solicitada

O valor necessário de apoio por parte do IPGym seria de 40€ para poder cobrar as 4 entradas no ginásio que serão utilizadas como prémio.

Documentos relacionados