• Nenhum resultado encontrado

2.2 Apresentação das oficinas

2.2.3 Atividades das oficinas do PDG 3

O PDG 3 possui dezesseis oficinas desenvolvidas para uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental. O Quadro 3 apresenta as atividades elaboradas pelo professor 3.

Quadro 3 – Oficinas do PDG 3

(Continua) 1ª oficina – Atividade 1: Manuseio do jornal. Procurar reportagens sobre o trânsito. Fazer a leitura desses textos. Anotar no caderno o título das reportagens. Escrever um resumo da reportagem.

Atividade 2 – Em duplas, procurar reportagens sobre o trânsito nos jornais. Ler as reportagens. Recortá-las. Selecioná-las em positivas e negativas. Classificá-las quanto ao tipo de trânsito: pedestres, carros, motos, caminhão, ônibus, trem, navio, avião. Montar dois cartazes.

2ª oficina – Atividade 1: Em duplas: analisar os cartazes produzidos e escrever uma opinião sobre o trânsito e o porquê, a partir dos dados das reportagens encontradas.

Ex: OPINIÃO: EU ACHO ... , PORQUE...

Todos farão a leitura das conclusões que fizeram. Anotar no quadro e registrar no caderno.

Atividade 2 – Responda por escrito à seguinte pergunta: como é o trânsito em frente à escola? Sua resposta deverá ter uma justificativa explicando o porquê da sua opinião.

Tema: observar o trânsito no início e no final da aula e registrar em seu caderno. Tirar fotos e imprimir ou revelar.

Exercícios:

1) Copie as frases circulando a justificativa que o autor expressa: a) Os motoristas não prestam atenção, pois estão ocorrendo acidentes. b) A maioria dos acidentes ocorre porque os motoristas estão bêbados.

c) Os motoristas deveriam prestar mais atenção no trânsito e não beber porque não querem que aconteçam acidentes.

d) O tráfego no viaduto de Ipiranga deve ser retomado logo, porque com o trânsito interrompido, o tráfego ficará mais intenso e perigoso.

e) Ocorreram poucas mortes no mês porque os motoristas das baladas têm medo do bafômetro. 2) Complete a opinião formando uma frase que expresse um porquê correspondente:

a) Os motoristas devem respeitar a faixa de pedestre porque... b) O governo deve investir na melhoria das estradas porque... c) O uso do cinto de segurança é importante porque... d) É preciso ter paciência no trânsito porque...

3ª oficina – Distribuição de três tipos de cartas: carta de amor, carta do leitor e carta de reclamação.

Em duplas, fazer a leitura dos textos e preencher a tabela com os seguintes dados: 1) Quem escreveu a carta? 2) Para quem foi escrita a carta? 3) Quando ela foi escrita? 4) Qual era o assunto da carta? 5) Como era a forma de saudação? 6) Como foi a despedida da carta? Quanto ao assunto das cartas, como elas podem ser classificadas? (carta de amor, carta do leitor, carta de reclamação).

4ª oficina – Escrevendo os argumentos: argumentos através de dados de pesquisas; tempo verbal usado; seleção de palavras a serem usadas para elaborar a estrutura do argumento.

Quadro 3 – Oficinas do PDG 3

(Continua) 5ª oficina – Realizar uma palestra com o guarda de trânsito, tendo como objetivo a produção de argumentos a partir do discurso de autoridade.

Analisar e registrar a estrutura das cartas (remetente, destinatário, data e local, assunto, despedida, assinatura). 6ª oficina – Produção inicial. A partir dos dados coletados sobre os problemas de trânsito que enfrentam na escola, os alunos deverão produzir uma carta de reclamação, observando a estrutura da carta e a indicação de uma possível solução. Ao final do PDG, uma carta coletiva será escrita para ser enviada à prefeitura.

7ª oficina Após a produção inicial, uma grade de avaliação será utilizada para fazer a correção e análise da estrutura da carta. Fazer as seguintes observações: 1) Como você acha que o destinatário reagirá ao ler a carta? 2) Qual a relação entre o destnatário e o remetente da carta? A linguagem é adequada? 3) Como faremos para que a carta seja entregue? 4) Há algum protocolo a seguir?

Organizar um abaixo-assinado para validar o pedido que será encaminhado ao órgão competente.

8ª oficina – Coleta de dados que serão argumentos para a reclamação: fatos, registros com hora e data, abaixo- assinado.

Combinação de representantes para ir à prefeitura levar a carta de reclamação. Reescrita da carta de reclamação utilizando a grade de avaliação (produção final). 9ª oficina – Entregar as pesquisas e fazer alguns registros dos problemas apresentados. 10ª oficina – Analisar as avaliações do professor e dos alunos.

Trabalhar os pronomes de tratamento através da leitura e estudo de uma lista com os pronomes e seus respectivos referentes.

Responder às seguintes perguntas:

1) ''Se eu quiser convidar um amigo para uma festa direi: VOCÊ está convidado, mas se eu quiser convidar o diretor, como direi?''

2) ''Se eu quiser convidar minha avó para ir à igreja direi...''

3) ''Se eu quiser convidar um padre para visitar minha escola direi...'' 4) ''Se eu quiser convidar o presidente para conhecer minha cidade direi...''

5) ''Se eu quiser convidar meu pai e minha mãe para uma apresentação na escola direi...''

6) ''Se eu quiser convidar o presidente da sociedade recreativa do bairro para conhecer minha escola direi...''

7) ''Se eu quiser convidar o prefeito para participar de uma assembleia em minha escola direi...'' 11ª oficina – Discurso direto e indireto.

Veja um exemplo de discurso direto: Carlos, todo animado, falou para sua mãe:

– Mãe, ganhei R$5,00 de troco no mercado. Posso guardar para o lanche da escola? – Não mesmo, quero o troco agora! – disse sua mãe.

Veja agora no discurso indireto:

Carlos, todo animado, falou para sua mãe que havia ganhado R$5,00 de troco no mercado e perguntou se poderia guardá-lo para o lanche da escola. Sua mãe, dizendo que não, pediu que devolvesse o troco imediatamente.

Atividade 1

1) Reescreva os textos seguintes para a forma de diálogo, utilizando o discurso direto. a) Kátia perguntou a sua prima se ela iria sair de casa e ela disse que não porque iria estudar.

b) Marcos disse a sua mãe que estava cansado e ela recomendou que ele fosse dormir mais cedo e não ficasse tanto tempo no computador.

2) Os textos abaixo estão em discurso direto. Reescreva os textos passando para o discurso indireto. a) Fernando reclamou para sua mãe:

- Que fome! Sua mãe retrucou:

- Calma, garoto! O almoço está quase pronto. b) A médica perguntou:

- Joana, você tomou todos os remédios? Joana respondeu:

(Conclusão) Atividade 2

Em uma folha de ofício, dividir em duas partes: o que eu quero e o que eu preciso. Recortar e colar as figuras do jornal.

12ª oficina – A partir de uma reportagem do jornal, passar as falas das pessoas entrevistadas para o discurso indireto.

13ª oficina – Leitura e discussão da reportagem ''Educação ambiental para 900 estudantes''.

14ª oficina – A partir da leitura da reportagem ''Educação ambiental para 900 estudantes'', transcrever os dados da enquete, escrevendo um parágrafo sobre a opinião descrita do recorte do jornal.

15ª oficina – Ler a carta de reclamação e completar a grade de avaliação, apontando se o critério merece resposta SIM (10 pontos), EM PARTE (5 pontos) e NÃO (0 pontos).

1) Sua carta possui local e data?

2) Você colocou o nome e o endereço do destinatário e o nome e endereço do reclamante? 3) A forma de tratamento está adequada?

4) O assunto e a descrição dos fatos são coerentes? 5) A justificativa dos fatos baseia-se em fatos reais?

6) A justificativa dos fatos possui embasamento no discurso de uma autoridade? 7) A opinião sobre os fatos tem relação lógica com os seus argumentos? 8) Sua carta possui encerramento?

9) A ortografia e pontuação estão corrigidas? Somar as notas e obter a pontuação.

16ª oficina – Reescrita (digitada) das cartas, tendo como base a grade de avaliação já preenchida. Fonte: Elaborado pela professora 3