• Nenhum resultado encontrado

PARTE II PRÁTICAS DE LEITURA NAS SALAS DE

3.3. ATIVIDADES DE LEITURA

Nos capítulos 5 e 6, serão apresentadas as atividades de leitura realizadas nas quatro salas de aula observadas e o modo como foram conduzidas pelas professoras das Escolas 1 e 2 nas disciplinas de Português, Geo/História e Ciências. Estas disciplinas foram

acompanhadas, uma vez que se acredita ser a leitura uma área de linguagem que perpassa, com mais intensidade, as disciplinas de ciências humanas.

Serão considerados eventos de leitura todas as práticas de leitura mediadas por um texto escrito nas disciplinas mencionadas acima. Heath (1983) define eventos de letramento como situações que envolvem práticas de leitura e escrita por um determinado grupo social. Segundo Heath (1982, p.93), apud Soares (2002, p.145), um evento de letramento é definido como “qualquer situação em que um portador qualquer de escrita é parte integrante da natureza das interações entre os participantes e de seus processos de interpretação”. Soares (2002) utiliza o termo “evento” para nomear um acontecimento que envolve a leitura: “...letramento são as práticas sociais de leitura e escrita e os eventos em que essas práticas são postas em ação” (p.144). Kleiman (1998) também utiliza a palavra no mesmo sentido ao conceituar letramento: “...práticas e eventos relacionados com uso, função e impacto social da escrita” (p.181) (grifos meus). Nesse sentido, as análises das interações em sala de aula focalizam a prática de alunos e professores, sujeitos socioculturais, ao se engajarem em eventos e atividades de ensino e aprendizagem.

Um evento de leitura nas salas de aula observadas é formado por determinados objetivos previamente definidos pela professora e por objetivos construídos na própria interação, pois os alunos interferem e dão também um redirecionamento dos objetivos e das atividades formuladas pela professora.

O limite do evento será o tempo de utilização de um texto, numa determinada atividade de leitura. O conteúdo será o modo de ler, de discuti-lo ou não, o modo com que os alunos realizam as atividades de compreensão do texto e de que forma a correção destas atividades acontecem. Essas aulas de leitura, nomeadas neste trabalho como eventos de leitura, podem ser formadas por atividades de leitura desenvolvidas e realizadas em sala de aula, ou atividades de leitura realizadas em casa pelos alunos, porém “corrigidas” oralmente em sala de aula Não serão consideradas as interrupções das aulas de leitura desses textos, que acontecem por ocasião do recreio, ou de um dia para o outro. Houve algumas aulas de leitura em que não foi acompanhado todo o desenvolvimento do trabalho com um texto, pois os dias da semana não eram acompanhados em uma escola apenas. Os eventos terminavam, então, com o fim da aula, ou com o término da atividade de leitura com um determinado texto.

Serão apresentados todos os eventos de leitura acompanhados durante o período de observação nas quatro turmas, em ambas as escolas, num total de 30 eventos. A opção pelo trabalho em quatro salas de aula e em diferentes disciplinas relacionadas à leitura teve como propósito realizar uma análise contrastiva das interações em sala de aula e das práticas de

leitura que aí ocorreram. Basicamente, o número de eventos acompanhados nas duas escolas foram semelhantes e, nas turmas pesquisadas por um período mais longo, ou seja, as turmas “fortes”, o número de eventos foi maior.

Serão ordenados os eventos através das seguintes categorias: escola; turma; disciplina, com a separação da disciplina de Português das demais relacionadas à leitura (Geo/História e Ciências), e segundo a ordem temporal dos eventos, pois, em algumas aulas, os textos foram separados por temas. Não serão apresentados os eventos, com a descrição de todas as falas e situações que aconteceram durante sua realização, pois se acredita que algumas destas deveriam ser eliminadas, pois não teriam função na perspectiva de análise e no foco que colocado, não comprometendo as análises e observações a serem feitas. Excluíram- se conteúdos que não tratavam de textos, como aulas de gramática, de produção de texto e mapas geográficos.

Na Turma A da Escola 1 acompanharam-se 121,30 horas de aula e 14 horas foram destinadas a atividades de leitura, enquanto o restante, 107,30 horas, foram ocupadas com outras disciplinas e atividades de Língua Portuguesa. Na Turma B da Escola 1, 66 horas de aula foram acompanhadas e 6 horas foram de leitura, ou seja, 60 horas foram destinadas a outras disciplinas e atividades de Língua Portuguesa. Acompanharam-se 108 horas na Turma A da Escola 2, das quais 18,35 horas de aula foram de atividades de leitura e o restante, ou seja, 90,25 horas, foram destinadas a outras disciplinas e atividades de Língua Portuguesa. Na Turma B da Escola 2, acompanharam-se 45 horas de aula e 37 horas foram destinadas à disciplina de Português. As outras disciplinas estão agrupadas em aulas de Matemática, Artes e Educação Física e as outras atividades de Língua Portuguesa são formadas por produção de texto e conteúdo gramatical.

As aulas de Português, em ambas as escolas, foram, em sua maior parte, dedicadas à gramática: separação de sílabas e classificação quanto ao número e à tonicidade; tipos de substantivos: próprios, comuns, simples, composto, primitivo, derivado; plural de substantivos; ortografia; pronome, etc. Havia, também, produção de textos sobre algum tema relacionado ao texto trabalhado anteriormente, a filmes e a teatros assistidos. A Turma A da Escola 1 apresentou apenas 11,55% de atividades de leitura; a Turma B apresentou 9%; enquanto a Turma A da Escola 2 apresentou 17% e a Turma B teve algumas atividades de leitura intercaladas com atividades de decodificação. Conforme foi relatado, os textos utilizados por esta turma eram curtos e houve poucas atividades relacionadas à compreensão de textos; as atividades eram mais voltadas para identificação e fixação de letras, sílabas e palavras, já que se encontravam em fase de alfabetização.