• Nenhum resultado encontrado

Atividades de Participação na Vida da Escola

No documento Relatório de Estágio (páginas 32-38)

No dia 21 de outubro de 2015, participei no torneio de futsal como organizador e árbitro juntamente com um docente do grupo de EF, onde também fui encarregue da publicidade para o mesmo. Este torneio, tinha o objetivo de promover a atividade física a todos os alunos da comunidade escolar de ambos os sexos e promover a modalidade na escola. No dia 4 de abril de 2016, foi concretizada outra reunião, com todos os professores do grupo de EF, para definir as atividades a realizar no dia da educação física. Por consenso, foi-me incumbida a organização deste evento.

Como foi referido anteriormente, fiquei responsável pela organização das atividades a realizar no dia da atividade física, como tal, preparei uma prova de orientação na escola. Esta prova foi programada para ser realizada por todas as turmas que tivessem EF no dia 6 de abril, durante a manhã, mas devido às más condições climatéricas não foi possível realizar a prova. Parti para o plano B. Foram montadas 6 estações (campo de badminton, 3 mesas de ténis de mesa, campo de goalbol, escalada, tração à corda e lançamento de bola ao alvo). Nesta atividade fui responsável por requisitar a ajuda da turma de gestão desportiva, para a montagem e desmontagem das estações e para o controlo dos alunos em algumas estações. Requisitei as linhas de voleibol de praia à associação de voleibol de Santa Maria. No inicio da atividade encarreguei-me de fazer o briefing aos alunos. Fui o cronometrista, dava a ordem de rotação para a estação seguinte e fui responsável pela estação onde decorreu o jogo de goalbol, em que lhes era explicado no que consistia o jogo, suas regras e quem o pratica. Também, organizei os alunos em grupos e distribui- os pelas estações. Para este evento não foi necessário fazer publicidade, porque a direção da escola não deu dispensa a todos os alunos para a poderem realizar. Assim, apenas foi realizada pelas turmas que tiveram aula naquela manhã.

Faço um balanço bastante positivo desta atividade, pois os alunos realizaram atividades que nunca tinham experienciado, o facto de os alunos executarem grupos com colegas de turmas diferentes, permitiu uma interação com pessoas que não é frequente, promoveu o trabalho de equipa, fair-play. Este evento permitiu aos alunos estarem em constante

21

atividade física e permitiu a alguns alunos ficarem a conhecer a existência do dia mundial da atividade física. Foi de salientar a ajuda por parte de todos os professores de educação física da escola, incluindo a orientadora cooperante.

Para mim foi uma mais valia realizar esta atividade e estar a organizar este evento. Fez- me perceber que organizar tantos alunos ao mesmo tempo não é fácil, mais foi um projeto muito engraçado, pois todos os alunos mostraram-se motivados e com vontade de realizar todas as atividades programadas. O mais complicado foi constituir todos os grupos no inicio da atividade, e incluir os alunos nas estações, das turmas com horários diferentes, que apareciam ao longo da manhã. Apesar do pouco tempo horário, para organizar esta atividade, foi necessário um trabalho árduo de preparação, para que nada corresse mal durante a atividade. No final, todo o grupo de EF felicitou-me pela boa organização deste evento.

Como já tinha organizado a prova de orientação para o dia da atividade física, mas devido à impossibilidade de ser realizado, a orientadora cooperante propôs-me a sua realização no dia 15 de abril de 2016. Questionei os restantes professores do grupo de EF se estavam disponíveis a ceder os seus alunos e a auxiliarem-me durante a atividade. A sua resposta foi positiva. Posto isto, preparei a prova para todas as turmas que realizassem aula de EF nessa manhã, havendo uma hora de partida às 10:25h e outra às 11:10h. Antes disso foi feito uma briefing com todos os docentes de EF que participaram na tarefa, onde se mostraram prestáveis e foram importantíssimos na sua realização. Neste briefing foi feita a sua distribuição pelas estações, foram apresentadas as suas funções e como iria decorrer a atividade, incluindo o preenchimento dos cartões de controlo e as atividades a realizar em cada estação. Seguidamente foi preparado e distribuído todo o material e os docentes distribuídos pelas estações. A atividade consistia num percurso de orientação, em que os alunos tinham de percorrer 5 estações no menor tempo possível, nessas estações tinham tarefas a executar (escalada, lançamentos de basquetebol, corrida de sacos, gincana de bicicleta e percorrer um labirinto através dos pontos cardeais).

À chegada dos alunos, organizei-os para o ponto de partida e apresentei a prova e suas regras. Durante a prova, a minha função era certificar-me que todos os alunos percorriam as estações por ordem, que os grupos terminavam a prova com todos os elementos e cronometrava os tempos de chegada dos grupos. Sabendo que os alunos gostam de receber prémios palpáveis, tive a preocupação de no final da atividade oferecer algumas

22

ofertas aos 3 primeiros grupos, chapéus, t-shirts e porta chaves, material esse que se encontrava na posse do grupo de EF, obtido pelo DE no ano anterior.

Para a realização da prova, foi necessária a elaboração dos cartões de controlo, mapas com identificação das estações, requisição das balizas de orientação, fornecimento dos prémios para os elementos das equipas primeiras classificadas e foi feita uma reunião com todos os professores de educação física para saber a sua disponibilidade para a realização da prova.

O balanço final desta atividade foi muito positivo, os alunos mostraram-se empenhados e motivados ao longo da atividade. Inicialmente alguns grupos não respeitaram a ordem das estações, mas após um esclarecimento, realizaram a prova sem problemas. Na minha opinião, provas deste género deveriam ser feitas com mais frequência, tanto melhora o seu sentido de orientação, como as suas capacidades físicas e trabalho de equipa. A elaboração desta atividade foi muito satisfatória, permitiu-me ganhar conhecimento e experiência.

Outra atividade em que participei foi no intercâmbio desportivo, contando com a participação de todas as turmas do 1º ciclo do ensino básico. A atividade realizou-se em dois dias distintos, nos dias 9 e 11 de maio, na Escola Básica e Secundária de Santa Maria. No dia 9 de maio participaram os alunos do 1º e 2º ano, no dia 11 participaram os alunos do 3º e 4º ano. Nos dois dias as atividades realizaram-se das 9:45 às 11:15.

Nesta atividade fui responsável pela organização e recolha do material utilizado nas atividades e pela estação 3, salto ao eixo no plinto de espuma. Inicialmente, ajudei na organização e distribuição dos alunos pelas estações. Na estação 3, fui responsável pelo aquecimento articular dos alunos, exemplificação do exercício e pelas ajudas feitas aos alunos na sua execução. No final da atividade organizava os alunos em coluna e levava- os à próxima estação.

Os objetivos deste intercâmbio foram atingidos, os alunos realizaram novas atividades desportivas, conheceram e interagiram com novos colegas de outras escolas do 1º ciclo, pois os grupos foram compostos com alunos de diferentes turmas e escolas. Os alunos demonstraram grande empenho. Foi uma experiência enriquecedora, porque nunca tinha trabalhado com alunos do 1º ciclo e fiquei a conhecer um pouco melhor os seus comportamentos e as suas capacidades físicas.

23

A penúltima atividade que organizei na escola, foi em conjunto com um docente do grupo de EF, organizamos um pedi-paper, para comemorar o dia mundial contra a obesidade, dia 20 de maio. A prova teve inicio às 10:00h e desenrolou-se durante toda a manhã pelos arredores de Vila do Porto (fora da escola). Foram constituídas equipas de 5 elementos. Nesta prova puderam participar docentes, auxiliares e alunos do 3º ciclo e secundário. As turmas de 3º ciclo do ensino básico tiveram que ser acompanhadas por, pelo menos, um docente da turma. Estes alunos também receberam autorizações de forma aos encarregados de educação assinarem, para poderem deslocar-se para fora da escola. A prova consistiu na realização de um percurso a pé, orientado por um mapa, com um conjunto de pontos de passagem obrigatória para todos os elementos da equipa, onde lhes foram atribuídas tarefas. O objetivo foi realizar o percurso no menor tempo possível. Juntamente com o docente referido acima, elaborámos o cartaz publicitário da prova, mapa com a distribuição das estações, as atividades a realizar nessas estações, cartões das equipas, ficha de inscrição das equipas e autorizações dos encarregados de educação para os alunos do 3ºciclo, poderem sair da escola.

Esta prova foi constituída por 7 estações, onde foram atribuídas tarefas relacionadas com exercício físico e perguntas teóricas. Nas estações, foram responsáveis os alunos das turmas 9º A e B. A turma do 9º A, lecionada pelo docente que realizou a atividade em conjunto comigo e 9º B lecionada por mim. No dia anterior à prova, foi feito um briefing com as turmas, para apresentar a prova, as tarefas e distribuição de cada aluno. Ao longo desta prova cada equipa tinha que recolher lixo reciclável. No final da prova a equipa vencedora teve direito a um prémio. De salientar que eu apenas participei na organização da prova, mas não estive presente no dia da mesma, por não me encontrar na ilha nessa data.

A prova decorreu com a maior normalidade, sem incidentes, o único ponto negativo, foi a ausência de equipas constituídas por docentes e auxiliares. Numa próxima prova, a publicidade a esta, terá que ser efetuada nas salas e pelo conselho executivo e com maior antecedência, para haver uma maior adesão da comunidade escolar. Esta prova foi benéfica para os alunos, pois percorreram um grande percurso, nas estações praticavam diversas atividades físicas e respondiam a perguntas teóricas sobre cultura geral. De salientar também o dever civil que os alunos efetuaram ao recolherem lixo reciclável. Esta foi uma prova de maior dimensão, onde requereu uma melhor organização. O

24

docente que realizou a atividade em conjunto comigo e a orientadora cooperante felicitaram-me pela cooperação na organização do evento.

Por fim, a última atividade em que estive envolvido, foi no dia 1 de junho, dia mundial da criança. Em parceria com a Delegação do Desporto de Santa Maria, o grupo de EF, organizou uma atividade no Complexo Desportivo de Santa Maria, direcionada para as crianças de todas as escolas do 1º ciclo. A minha função nesta atividade, quanto ao material, cingiu-se à sua organização, distribuição e recolha. Durante o tempo útil da prova, fui responsável pela estação de andebol, onde os alunos podiam ter um primeiro contato com esta modalidade. Era responsável pela organização dos alunos, instrução inicial e por transmitir feedbacks e uma afetividade positiva. A atividade consistia num conjunto de estações, onde os alunos ao fim de algum tempo trocavam até percorrer todas as estações. Estas estações eram compostas por atividades, que alguns alunos nunca tinham experienciado (slide, insufláveis, ginástica, atletismo, voleibol, andebol, futebol, basquetebol, jogos tradicionais e jogos pré-desportivos). Esta atividade foi importante, permitiu-me entrar em contato com crianças duma faixa etária mais baixa, melhorar a minha capacidade de organização de grandes eventos e melhoramento da minha capacidade de coordenação de trabalho em equipa. Para as crianças, foi uma atividade muito interessante, onde puderam fazer novas amizades com alunos de escolas diferentes, experienciar novas atividades e modalidades desportivas, sair de um ambiente de aula, e permitiu a alguns alunos conhecer as instalações desportivas do Complexo Desportivo. A organização deste evento foi importante para promover a atividade física nestas idades.

a. Desporto Escolar (DE)

Como professor estagiário, voluntariei-me para ser treinador de desporto escolar na escola onde estive a realizar estágio.

Segundo o decreto-lei n.º 95/91, de 26 de fevereiro, Artigo 5º, define “Desporto Escolar é (…) o conjunto de práticas lúdico-desportivas e de formação com objeto desportivo, desenvolvidas como complemento curricular e de ocupação dos tempos livres, num regime de liberdade de participação e de escolha, integradas no plano de atividade da escola e coordenadas no âmbito do sistema educativo”.

25

Como consta no programa do DE, segundo o Ministério da Educação, o seu objetivo é “aprofundar as condições para a prática desportiva regular em meio escolar, como estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis. Pretende-se criar condições para o alargamento gradual da oferta de atividades físicas e desportivas, de caráter formal e não formal, a todos os alunos abrangidos pela escolaridade obrigatória.”

Na reunião do dia 14 de outubro de 2015, foi debatido o tema “desporto escolar”. Como professor estagiário e com vontade de participar nesse projeto, voluntariei-me para ser treinador do mesmo. A modalidade escolhida pelos professores do grupo de educação física, foi o voleibol feminino. Eu e outra docente de EF, fomos responsáveis pelos treinos que se realizaram todas as quartas feiras das 14:00h às 16:00h durante o 2º e 3º períodos escolares. A competição dos XXVII jogos desportivos escolares, fase inter-ilhas do ensino secundário, realizou-se durante os dias, 13, 14 e 15 de maio na ilha de Santa Maria, com a participação das EBS Santa Maria, ES Ribeira Grande, EBS Madalena do Pico e EBS Graciosa.

Como balanço final, afirmo que foi uma experiência enriquecedora, tanto a nível profissional e pessoal. Fortaleci o meu sentido de responsabilidade, compromisso e organização. Foi um evento que implicou a coordenação de diversas entidades, Direção Regional do Desporto, serviços do desporto de Santa Maria, EBSSMA e Secretaria Regional da Educação e Cultura. Trabalhar em conjunto com estas entidades permitiu- me conhecer melhor como se organiza um evento desta natureza, tendo a noção da dificuldade que é organizar este tipo de atividades envolvendo escolas de diferentes ilhas. A atividade foi concretizada com êxito, a equipa alcançou o 2º lugar na classificação, tendo ganho 2 dos 3 jogos, mas o mais importante foi o convívio e as experiências partilhadas pelas alunas, a camaradagem, a realização e fortalecimento de novas amizades, a possibilidade de conhecerem novas ilhas e tradições. De salientar a importância dada à organização pelo fair-play praticado pelas equipas e pelos resultados académicos das alunas. A formação para a ética no desporto na minha opinião teve grande importância, tanto para os atletas, como para os dirigentes e encarregados de educação, porque muitas vezes estes esquecem-se que o fair-play, divertimento e camaradagem são os aspetos mais importantes na formação destes alunos, tanto como atletas, como pessoas.

26

b. Corta Mato

No dia 04 de novembro de 2015, participei como membro organizativo na prova de corta mato, onde participaram todas as escolas desta unidade orgânica. Nesta prova, ajudei na montagem do circuito que os alunos percorreram, pela numeração dada a cada aluno e pela anotação dos tempos efetuados pelos alunos.

c. Mega Salto e Mega Sprinter

No dia 14 de janeiro de 2016, realizou-se o Mega salto e Mega sprinter em toda a unidade orgânica, onde participei como membro organizativo e júri. A atividade realizou-se no complexo Desportivo de Santa Maria. Neste encontro fui responsável pela distribuição dos dorsais dos alunos, e pela cronometragem dos tempos efetuados no mega sprinter. No Mega Salto e Mega sprinter os alunos foram distribuídos por escalões etários. Iniciando os escalões mais baixos, para os mais elevados. Também ajudei na organização e constituição dos grupos formados pelos alunos. No final ajudei na distribuição da alimentação aos alunos e na recolha do material, utilizado no mega sprinter.

Todas estas atividades contribuíram para a minha integração na comunidade escolar e na minha evolução enquanto futuro professor.

No documento Relatório de Estágio (páginas 32-38)

Documentos relacionados