• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES DE PESQUISA INTEGRADA:

No documento Relatório de Atividades AnoBase 2012 (páginas 37-39)

O desenvolvimento de Pesquisa Integrada é das atividades de maior impacto na produção dos docentes nela envolvidos, permitindo colaboração e o fortalecimento das mais profícuas discussões nas áreas de estudos literários e estudos linguísticos. A esse respeito, cabe destacar as atividades de pesquisa dos docentes do Programa, no Triênio:

1- Celina Maria Moreira de Mello (Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 1B) e Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina, líderes do Grupo de Pesquisa Prisma/UFRJ - Projeto de Reflexão Interdisciplinar Sentido, Mito e Arte, e ARS/FBN, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Contam com a participação de docentes, pesquisadores e discentes da UFRJ, Fundação Biblioteca Nacional, UFMG, UFF, UERJ e UFV.

2- Celina Moreira de Mello, Angela Maria da Silva Corrêa, Claudia Fátima Morais Martins, Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina e Tânia Reis Cunha são membros da equipe de pesquisadores do CIAD (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso), coordenado por Aparecida Lino, do PPG-Letras Vernáculas (UFRJ), que reúne igualmente docentes dos Programas de Pós-Graduação de Letras Vernáculas (UFRJ), de Língua Portuguesa e Linguística da UERJ e de Linguística da UFF.

3- Cláudia Luna e Júlio Dalloz (Docente Doutor, lotado no Departamento de Letras Neolatinas/UFRJ) são membros do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq MAR (Modernidade, Alteridade, Representação).

4- Edson Rosa da Silva (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C) lidera a pesquisa integrada A reflexão crítico-estética na Literatura Francesa, desenvolvido com o apoio do CNPq.

5-Elena Cristina Palmero González (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2) é membro do Grupo de Pesquisa Questões de Hibridação Literária nas Américas, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, liderado por Zilá Bernd (UFRGS). 6- Flora De Paoli Faria é membro do Grupo de Pesquisa Estéticas de fim-de-século, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, sendo liderado pelos professores Luiz Edmundo Bouças Coutinho e Flora De Paoli Faria; este grupo de pesquisa conta ainda com participação de pesquisadores e docentes de várias universidades brasileiras e estrangeiras, dentre as quais, docentes e discentes da UFRJ, UFF, UNB, UFBA, UFJF, UEMA, Universidade Gabriele D'Annunzio di Pescara (Itália).

7- Flora De Paoli Faria e Annita Gullo fazem parte do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Itália-Brasil: reterritorialização dos estudos ítalo-brasileiros, com a participação de pesquisadores e docentes de várias universidades brasileiras e estrangeiras, dentre as quais, a UFRJ, UFBA, UNESP-Assis, USP, UNICAMP, Universidades de Bolonha, Roma e Veneza.

8-João Antonio de Moraes (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C) é líder do grupo de Pesquisa Descrições Acústicas do Português, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

9- Marcelo Jacques de Moraes (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2) é membro dos Grupos de Pesquisa Relações entre Literatura, Filosofia e Psicanálise na contemporaneidade (LIFIPs), liderado pelos professores Paula Glenadel Leal (UFF) e André Rangel Rios (UFF) e Tradução e recepção, liderado pela professora Izabela Guimarães Guerra Leal (UFPA), ambos os Grupos registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

10- Maria Lizete dos Santos é membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Livro e História Editorial no Brasil (Lihed), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e liderado pelo Professor Aníbal Francisco A. Bragança (UFF), com o projeto “O livro italiano no Brasil”.

11- Mariluci da Cunha Guberman lidera o Projeto Interdisciplinar O Imaginário poético hispano-americano, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e integra a equipe do Grupo de Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina, liderado pela profa Adja Balbino Barbieri Durão, no Projeto Interlíngua de Aprendizes Brasileiros de Espanhol. 12- Márcia Atálla Pietroluongo é membro do Grupo de Pesquisa MultiTrad - Abordagens Multidisciplinares da Tradução, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, liderado pelos professores Mauricio Mendonça Cardozo (UFPR) e Maria Clara Castellões de Oliveira (UFJF).

13- Marco Americo Lucchesi (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2) é membro da Academia Brasileira de Letras e Presidente da Fundação Miguel de Cervantes; é líder com o Professor Luiz Barros Montez do Grupo de Pesquisa O discurso literário e o discurso histórico, e membro do Grupo Estudos Leopardianos, liderado pela professora Andréia Guerini, UFSC, ambos os Grupos registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

14- Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold é membro do Grupo de Pesquisa MALES: Modelos de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, liderado pela professora Marcia Paraquett Fernandes (UFF).

15- Silvia Inés Cárcamo de Arcuri é membro de Grupos de Pesquisa, com Projeto que investiga as literaturas hispano-americanas, na British Columbia University e na Universidade de Geórgia, neste último com o Projeto sobre Ensaísmo Íbero-americano, liderado pelo Prof José Luiz Gómez-Martinez. É membro, ainda, do Projeto Dicionário de figuras e Mitos Literários das Américas, sob a Coordenação da Profa. Zilá Bernd (UFRGS), financiado pelo CNPq.

16- Pierre François Georges Guisan e Letícia Rebollo Couto (Bolsista FAPERJ – Prêmio pelo Programa Jovem Cientista do Nosso Estado 2008) são membros do Grupo Interinstitucional de Estudos de Linguagem: usos, contatos e fronteiras (GIEL), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, liderado pelas Professoras Maria Juçara Abraçado de Almeida (UFF) e Mônica Maria Guimarães Savedra (PUC-Rio) e contando, também, com o Professor Xoan Carlos Lagares Diez (UFF).

17- Sonia Cristina Reis é membro do Grupo de Pesquisa Estéticas de fim-de-século - UFRJ, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, liderado pelos professores Luiz Edmundo Bouças Coutinho (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B - UFRJ) e Flora De Paoli Faria (UFRJ) e do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Estudos Carnavalescos - NIEC, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, liderado pelo professor Frederico Augusto Liberalli de Goes (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 -UFRJ)

18 – Sonia Cristina Reis, Flora De Paoli Faria e Celina Maria Moreira de Mello são membros do grupo de Pesquisa Internacional: Transcodificazioni, messe in scena, riscritture: le letterature moderne e la cultura italiana del secondo Novecento. Vecchi e nuovi canon", coordenado pelo Prof. Andrea Mariani, da Universidade degli Studi G. D'Annunzio Cheiti-Pescara- Itália.

No documento Relatório de Atividades AnoBase 2012 (páginas 37-39)

Documentos relacionados