• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Atividades AnoBase 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Relatório de Atividades AnoBase 2012"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DO TRIÊNIO 2010-2012 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS NEOLATINAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.

1. Introdução:

O Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas é centro de referência nacional e internacional para a pesquisa e o ensino das línguas espanhola, francesa e italiana, bem como das literaturas hispânicas, de expressão francesa e italiana. O programa forma recursos humanos para a pesquisa e a docência universitárias nas áreas de Estudos Literários Neolatinos (opções: Literaturas Hispânicas, Literaturas de Língua Francesa e Literatura Italiana) e Estudos Linguísticos Neolatinos (opções: Língua Espanhola, Língua Francesa e Língua Italiana).

1.1. Histórico do Programa:

Desde sua criação, em 1983, o Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas desenvolveu suas atividades de docência e pesquisa, visando uma real integração dos estudos linguísticos e literários.

Em 2001, a Comissão Deliberativa do PPG-LEN reformulou sua estrutura a partir dos eixos de pesquisa existentes e produtivos, e que foi se definindo não tanto em relação à língua envolvida na definição da área - espanhol, francês ou italiano -, mas, sobretudo, em função do domínio do conhecimento implicado: estudos literários ou linguísticos.

Assim, foram criadas suas atuais áreas, redefinindo o Programa, a partir de 2002: Estudos Literários Neolatinos e Estudos Linguísticos Neolatinos, com novas linhas de pesquisa e uma nova estrutura curricular, com menor número de disciplinas e bibliografias atualizadas.

Essas modificações estão, hoje, consolidadas, refletindo-se nas participações de seus Corpos Docente e Discente em eventos científicos e em publicações e no dinamismo de suas linhas de pesquisa.

1.2 Objetivos: 1.2.1 Gerais:

Os objetivos gerais do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas podem ser sintetizados em dois pontos:

1.2.1.1. Dar continuidade à promoção do Programa como centro de excelência acadêmica, uma vez que já se constitui como centro de referência nacional e internacional para a pesquisa e o ensino das línguas espanhola, francesa e italiana, bem como das literaturas hispânicas, de expressão francesa e italiana; expandir suas atividades de centro de formação de massa crítica especializada nas línguas e literaturas neolatinas; e ampliar o espaço interinstitucional de pesquisa e reflexão sobre seu ensino e aprendizagem.

1.2.1.2. Consolidar uma identidade acadêmica e científica que integre as contribuições das macroáreas de Letras e Linguística para o nosso campo específico de atuação, possibilitando o avanço do saber a partir da incorporação de teorias e enfoques metodológicos atualizados, voltados para as línguas e literaturas neolatinas, mas sem negligenciar as questões nacionais e a internacionalização da pesquisa. 1.2.2 Específicos:

(2)

1.2.2.1 Formar e capacitar docentes e pesquisadores especializados nas línguas e literaturas neolatinas e oferecer um espaço acadêmico de produção de conhecimento e reflexão sobre seu ensino e aprendizagem.

1.2.2.2 Desenvolver pesquisas integradas que incorporem teorias e enfoques metodológicos atuais das áreas de Linguística, Linguística Aplicada, e Teoria Literária, Literatura Comparada, Poética, voltados especialmente para as línguas e literaturas neolatinas.

1.2.3 Perfil do egresso e seu acompanhamento

Nossa política de acompanhamento de egressos manifesta-se através dos eventos que organizamos, conforme pode ser consultado em www.letras.ufrj.br/pgneolatinas, para os quais são convidados, por mala direta, todos os mestrandos e ex-doutorandos, incentivados a participar dos grupos de pesquisa do Programa. Manifesta-se, igualmente, através da participação ativa dos docentes e discentes do PPG-LEN nas associações de classe - a saber: as associações regionais e nacionais dos Professores de Espanhol (APEERJ), Francês (APFERJ e FBPF) e Italiano (ABPI) - em seus eventos e encontros periódicos, de cunho internacional, nacional e regional. Vale ressaltar que as diretorias dessas instituições contam, igualmente, com membros de nosso Corpo Docente e Discente, em contato constante com os docentes egressos de nossos Cursos (Mestrado e Doutorado), em atividades permanentes de intercâmbio. Assim sendo, o PPG-LEN cultiva a tradição de convivência direta com os egressos, num movimento incessante de diálogo intelectual e cultural.

Para tornar público o contato regular com os egressos, o Programa passou a divulgar em seu site, a partir de 2012, uma tabela com a listagem dos Mestres e Doutores que estejam atuando em IFES ou em outras instituições de ensino, de nível médio ou superior, que tenham por característica um processo seletivo rigoroso de quadros

docentes (verificar lista de egressos

http://www.letras.ufrj.br/pgneolatinas/pages/programa/egressos.php e, também, mais adiante, no item do relatório referente à Nucleação).

1.3 Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa:

O Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas estrutura-se em duas Áreas de Concentração, cada uma apresentando três opções, a saber:

a- Estudos Literários Neolatinos - opções: Literaturas Hispânicas, Literaturas de Língua Francesa e Literatura Italiana.

b- Estudos Linguísticos Neolatinos - opções: Língua Espanhola, Língua Francesa e Língua Italiana.

Linhas de Pesquisa da Área de Concentração de Estudos Literários:

1. Literatura, História e Sociedade: imaginário e processos histórico-sociais de representação na construção de identidades literárias; as grandes narrativas.

2. Diálogos interculturais e intersemióticos: relações entre a literatura, a filosofia e outras artes. 3. Literaturas nacionais e relações intertextuais. Reflexões metapoéticas.

Linhas de Pesquisa da Área de Concentração de Estudos Linguísticos:

(3)

2. Teorias e práticas da tradução: Axiologia da tradução. Procedimentos linguísticos e discursivos da tradução. Aspectos cognitivos, textuais e pragmáticos do processo tradutório.

3. Estudos de tradução e ensino/aprendizagem de língua estrangeira. Tradução e interculturalidade.

Nota: (i)

Para maiores informações sobre as atuais Linhas de Pesquisa do Programa poderá ser consultado o site http://www.letras.ufrj.br/pgneolatinas/pages/programa.php.

(ii)

No decorrer do Triênio, o corpo docente do Programa se reuniu para repensar as Linhas de Pesquisa. Assim, em 2012, ao longo dos dois semestres, a Coordenação do Programa promoveu com os docentes de cada uma das áreas seminário sobre as linhas de pesquisa do Programa, visando à discussão e reformulação das 04 linhas de pesquisa, cujo resultado foi apresentado e aprovado em reunião do Programa, em setembro de 2012, a saber:- uma linha de pesquisa para cada uma das duas áreas; duas linhas de pesquisa comuns às duas áreas:

ESTUDOS LITERÁRIOS NEOLATINOS

- Estudos Literários: poéticas, história e crítica (Opções: Literaturas de Língua Francesa, Literatura Hispano-Americana, Literatura Italiana);

- Estudos da tradução: teorias e práticas (comum às duas áreas e opções) e - Línguas e culturas em contato (comum apenas às duas áreas);

ESTUDOS LINGUÍSTICOS NEOLATINOS

- Identidade, cognição e ensino nas línguas neolatinas (Opções: Língua Espanhola, Língua Francesa, Língua Italiana);

-Estudos da tradução: teorias e práticas (comum às duas áreas e opções) e - Línguas e culturas em contato (comum apenas às duas áreas).

A implantação da reformulação das Linhas de Pesquisa do Programa está prevista para ter início no próximo Triênio, a fim de que o Programa possa rever as disciplinas oferecidas, e, o corpo docente, os próprios projetos, visando ao trabalho orgânico e sistemático.

1.4. Corpo docente:

O corpo docente do Programa não sofreu alterações no Triênio 2010-2012, contando com 29 docentes (23 permanentes), com a seguinte distribuição: 14 (11 permanentes) atuam exclusivamente na Área de Estudos Literários Neolatinos, 10 (9 permanentes) vinculam-se exclusivamente à Área de Estudos Linguísticos Neolatinos, e 3 (todos permanentes) atuam nas duas áreas do Programa, considerando-se as interfaces das áreas, acima mencionadas.

(4)

concentração podem vir a atuar em outra área, quer em atividades de orientação, quer em projetos integrados.

Assinala-se a colaboração da Professora Emérita Bella Jozef (falecida em 10 de novembro de 2010 e a quem prestamos aqui respeitosa homenagem), que atuou no Programa até início de novembro do primeiro ano do Triênio.

É importante sinalizar que o quadro docente do Programa conta com pesquisadores experientes e líderes nas áreas, como os Professores Titulares (5): Celina Maria Moreira de Mello, Edson Rosa da Silva, Elena Cristina Palmero Gonzalez, Flora De Paoli Faria e João Antonio de Moraes. O quadro docente conta também com (1) Acadêmico (Professor Membro Eleito da Academia Brasileira de Letras) Marco Americo Lucchesi, autor de uma produção rica e vária na expressão das letras.

O quadro docente do Programa tem importantes pesquisadores com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, como os professores doutores (6): Celina Maria Moreira de Mello (1B); João Antonio de Moraes (1B); Edson Rosa da Silva (1C); Marcelo Jacques de Moraes (Nível 2), Marco Americo Lucchesi (Nível 2) e Elena Cristina Palmero Gonzalez (Nível 2). Esses docentes corroboram com suas pesquisas para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras e em diálogo constante com os demais membros do quadro docente do Programa.

1.4.1 O Programa acolheu no Triênio, regularmente, pesquisadores da área que atuam em outros programas, para desenvolvimento de pesquisas de pós-doutorado e, também, recém-doutores com Bolsa PRODOC/CAPES. Estes atuaram como pesquisadores no Programa, em contato com os alunos da Pós-Graduação e da Graduação, a saber:

- Pós-Doutoramentos concluídos no Triênio:

1- Leonardo Pinto Mendes - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Projeto: O Romance Volteiro: Coelho Neto e a boemia do Rio Antigo. Início: fevereiro 2010, tendo por Supervisora a Profa. Dra. Celina Maria Moreira de Mello. O Professor Leonardo colaborou como docente em disciplinas ministradas pelo Prof. Dr. Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina, no segundo semestre de 2010 e de 2011.

2- Márcia Maria do Valle Arbex - Universidade Federal de Minas Gerais - Projeto: Descrição/Instrução; variações sobre a escrita e a imagem. De fevereiro de 2010 a fevereiro de 2011, tendo por Supervisora a Profa. Dra. Celina Maria Moreira de Mello.

3- Luciana Persice Nogueira - Professora Substituta junto ao Departamento de Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante os anos de 2010 e 2011 - Projeto: Tradução, leitura e poética do envelhecimento. O olhar de Orfeu numa visão de Proust: o tropeço e o baile. No período de julho de 2010 a julho de 2011, tendo por supervisor o Prof. Dr. Edson Rosa da Silva.

4- Marinês Lima Cardoso - Bolsista recém-doutor do Programa PRODOC-CAPES, de agosto de 2010 a outubro de 2011. Título: A América Latina entre a literatura e a história. Supervisora da Pesquisa: Profa. Dra. Mariluci da Cunha Guberman. A bolsa se encerrou em novembro de 2011, devido ao fato de a bolsista ter sido aprovada em concurso público para o Cargo de Professora Adjunta no quadro permanente da Universidade Federal do Ceará.

(5)

1- Nilson Adauto Guimarães da Silva, Professor da Universidade Federal de Viçosa, projeto de pós-doutoramento intitulado Criação literária e sistemas de pensamento em “Jacques le fataliste” de Denis Diderot, no período de 1º de agosto de 2012 a 31 de julho de 2013, tendo por supervisor a Profa. Dra. Celina Maria Moreira de Mello.

2- Patrizia Collina Bastianetto, docente da Universidade Federal de Minas Gerais, projeto de pós-doutoramento intitulado Legibilidade textual e modalidades de tradução: teoria e prática, no período de 1º de agosto 2012 a 31 de janeiro 2013, tendo por supervisor o Professor Dr. Andrea G. Lombardi.

1.4.2 Processo de credenciamento e recredenciamento de docentes

No que se refere ao corpo docente, o Programa realiza um importante investimento na qualificação e captação de novos docentes-pesquisadores. Para ingresso no corpo docente, os candidatos passam por um processo de credenciamento/recredenciamento no qual: a) apresentam um projeto de pesquisa a ser avaliado pela Comissão Deliberativa do Programa, mediante pareceres de dois integrantes do Programa e de um integrante de outro Programa de Pós-Graduação; b) comprovam produtividade em pesquisa compatível com os indicadores definidos pelo Documento CAPES Perfil da Área em Letras e Linguística; c) atuam como orientadores no Programa de Iniciação Científica. O credenciamento e o recredenciamento ocorrem, em um primeiro momento, para atuação no Curso de Mestrado.

Para atuar no Curso de Doutorado, oferecendo disciplinas e orientando Teses de Doutorado, o docente já deve estar com participação ativa no Programa por pelo menos 2 anos e ter no mínimo uma orientação de Mestrado concluída.

É intenção do corpo docente do Programa, para o primeiro ano, refinar os critérios para o credenciamento/descredenciamento, visando discutir as metas para o próximo triênio, pois o seminário para essa discussão não obteve resultados razoáveis, em parte, devido a greve nas Universidades Públicas que alterou bastante a dinâmica acadêmica.

1.5. Estrutura Curricular:

A unidade de planejamento e execução do currículo dos Cursos de Pós-graduação stricto sensu é a Disciplina, que corresponde a 45 (quarenta e cinco) horas de aula de atividades pedagógicas mais 90 (noventa) horas de atividades de pesquisa, perfazendo um total de 135 (cento e trinta e cinco) horas efetivas por período letivo. A estrutura curricular do Programa assim distribui a carga horária de atividades pedagógicas:

MESTRADO – Total de 360 horas de aula

Área de Concentração (língua/literatura de opção [4 disciplinas]) = 180 horas de aula Eletivas (2 disciplinas) = 90 horas de aula

Disciplinas obrigatórias (2 disciplinas) = 90 horas de aula

DOUTORADO = 585 horas aula

Área de Concentração (língua/literatura de opção (4 + 2 disciplinas que podem ser aproveitadas do Mestrado na mesma área) = 270 horas de aula

(6)

Disciplinas obrigatórias (2 + 1 disciplina que pode ser aproveitada do Mestrado na mesma área) = 135 horas de aula

As matrículas nos Cursos de Doutorado e de Mestrado serão válidas por prazos não superiores, respectivamente, a 48 (quarenta e oito) e a 24 (vinte e quatro) meses para bolsistas.

O currículo do Curso de Mestrado totalizará um mínimo de 360 (trezentas e sessenta) horas de aula de atividades pedagógicas e uma Dissertação, que deverá ser entregue, em seu texto definitivo, até 30 (trinta) dias antes do final do prazo referido acima. O currículo do Curso de Doutorado totalizará um mínimo de 585 (quinhentas e oitenta e cinco horas) horas de aula de atividades pedagógicas e uma Tese, que deverá ser entregue em seu texto definitivo, até 30 (trinta) dias antes do final do prazo referido anteriormente.

- Disciplinas ofertadas no Triênio:

As inscrições em disciplinas são feitas on-line no Sistema BASE/SIGA/UFRJ. Cada pós-graduando deve se cadastrar no SIGA para poder ter acesso aos serviços do sistema, inclusive o de inscrição em disciplinas. O endereço para acesso ao SIGA é o do site da UFRJ - www.ufrj.br, com link no menu da home page, ou pelo endereço: http://intranet.ufrj.br.

A partir de 2011, foi adotada uma nova sistemática de inscrição em disciplinas para os Cursos de Mestrado da Faculdade de Letras. Os alunos de Mestrado inscrevem-se em disciplinas com o mesmo código do Doutorado - exceto quando houver pré-requisitos explícitos a esse respeito, como é o caso das disciplinas de Pesquisa (LEN 708 - Mestrado e LEN 808-Doutorado), das disciplinas de Seminário (LEN 750 e LEN 850), Projeto (LEN 730 e LEN 830) e Capacitação Didática (LEN 710 e LEN 810). Essas disciplinas são oferecidas individualmente para o corpo discente do Programa, de acordo com o projeto de pesquisa do estudante.

1.6. Qualificação e defesa do trabalho final:

O Doutorando deve submeter-se a um Exame de Qualificação até o final do quinto semestre letivo. O Exame de Qualificação consistirá de um trabalho escrito, em que devem ser desenvolvidas, em amplitude e profundidade, as linhas gerais do tema proposto pelo candidato para a elaboração de sua Tese, justificativa do tema escolhido e da abordagem teórica utilizada, assim como uma breve avaliação das perspectivas de contribuição do trabalho para a área do conhecimento.

No trabalho final da Dissertação de Mestrado exige-se consciência metodológica, conhecimento da matéria e atualização bibliográfica. Já, a tese de Doutorado deve resultar de trabalho de pesquisa e representar contribuição pessoal e original para a área de conhecimento.

1.7. Processo seletivo:

(7)

candidato graduado em Letras ou em outras áreas, a critério da Comissão Deliberativa do Programa. Alunos de graduação que na data de inscrição estiverem cursando o último período, e cujo Coeficiente de Rendimento seja igual ou superior a 7,0 (sete), podem inscrever-se e submeter-se à seleção sendo que, se aprovados, sua matrícula será condicionada à comprovação de conclusão da Graduação. Não sendo satisfeita esta exigência até o final do prazo para inclusão e exclusão de disciplinas do semestre para o qual prestou exame, o candidato aprovado será desclassificado e para a vaga daí decorrente será convocado o candidato que tenha obtido classificação imediatamente posterior.

Poderá inscrever-se para o exame de seleção ao Curso de Doutorado o candidato portador do título de Mestre em Letras ou, se em outras áreas, a critério da Comissão Deliberativa do Programa. Aluno de Mestrado que, na data da inscrição, comprovar, mediante declaração da instituição de origem, estar em condições de defender a dissertação poderá inscrever-se e submeter-se à seleção sendo que, se aprovado, sua matrícula será condicionada à comprovação de conclusão do Mestrado. Não sendo satisfeita esta exigência até o final do prazo para inclusão e exclusão de disciplinas do semestre para o qual prestou exame, o candidato aprovado será desclassificado e para a vaga daí decorrente será convocado o candidato que tenha obtido classificação imediatamente posterior.

2. Contextualização do Programa de Letras Neolatinas: 2.1 Contextualização de autoavaliação Institucional

O Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas atua como um CENTRO DE REFERÊNCIA NACIONAL, com inúmeros projetos financiados pelo CNPq, CAPES e FAPERJ. Os docentes do Programa são convidados para atuar em bancas de teses, e, de maneira expressiva, em bancas de concursos públicos para docentes de IFES em todo o país, conforme pode ser observado no item “Atividades Complementares”. Participam de seminários e de colóquios como convidados em todo o país. O reconhecimento nacional pode ser demonstrado pelo tipo de financiamento que as pesquisas realizadas têm obtido das agências: bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq, Jovem Cientista da FAPERJ e pós-doutoramento no exterior de docentes do Programa. O reconhecimento internacional pode ser aferido pelo número de convênios e parcerias acadêmico-científicas que unem o PPG-LEN e universidades Sul-Americanas, Europeias e Asiática, conforme poderá ser verificado mais adiante, quando se tratará dos acordos institucionais no âmbito das parcerias nacionais e internacionais.

2.1.2 Política de qualificação docente (estágio pós-doutoral):

(8)

Cláudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva e Professora Dra Márcia Atalla Pietroluongo, no Departamento de História da América, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, respectivamente.

Os esforços têm se concentrado no fortalecimento da área de Estudos Linguísticos, sem descurar da área de Estudos Literários, não somente em termos de massa crítica, mas também no que se refere à qualificação dos indicadores de sua produção. (verificar mais adiante em Outras informações)

2.1.3 Política de incentivo à participação docente em eventos e similares:

O Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas tem se esforçado para incentivar a participação docente em eventos e grupos de pesquisa, conforme poderá ser observado mais adiante em Atividades Complementares.

3. Contextualização regional, nacional e internacional do Programa de Letras Neolatinas:

O Programa conta atualmente com 23 docentes permanentes, o que resulta de política constante de renovação de seus quadros, que têm visibilidade nacional e internacional, refletida pelos contatos, pelos convênios, pelas publicações, pela presença de professores estrangeiros em eventos organizados no Brasil e pela presença de professores do Programa em eventos internacionais. A política de estímulo a intercâmbios e vinda de professores visitantes tem sido complementada com o planejamento de atividades em outras universidades, no Brasil e no exterior, configurando um cenário real e profícuo de trocas. (Conforme Intercâmbios)

4. Planejamento e evolução:

É escopo do Programa dar continuidade à reflexão teórico-crítica que leve em consideração a especificidade do campo de ensino/aprendizagem de línguas e literaturas estrangeiras, no contexto da realidade brasileira, e que mantenha um diálogo permanente com instituições no Brasil e no exterior.

Nesse sentido, tem sido importante a revisão constante das linhas de pesquisa do Programa, visando consolidar o trabalho de pesquisa na área de Estudos Linguísticos e Estudos Literários. As linhas de pesquisa foram focadas, nesse último ano do triênio 2010-2012, objetivando redefinir e atualizar os endereçamentos científicos e metodológicos dos projetos.

(9)

Professores Doutores Christophe Bident, da Universidade de Paris VII e Inês Oseki-Dépré, da Universidade de Provence).

E, ainda, em relação às relações interinstitucionais, cabe apontar a realização de eventos acadêmico-científicos, no âmbito do Programa, em parceria com o Departamento de Letras Neolatinas e com outros Programas de Pós-Graduação da UFRJ:

No Triênio foram importantes os eventos que focaram dois pontos fortes do Programa: os grupos de pesquisa e a internacionalização, respectivamente, a saber:

- Dandismo: Letras e Artes, o evento contou com a participação do Professor Jean-Pierrre Blay, da Universidade de Paris X - Nanterre, na conferência de abertura do 6º Colóquio Ressonâncias do Decadentismo na Belle Époque Brasileira e do 11º Colóquio Estéticas de fim-de-século. Este evento ocorreu na Faculdade de Letras/UFRJ, em 23 de agosto de 2011, tendo sido organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Letras Neolatinas/UFRJ, Artes Visuais/UFRJ, pelo Centro de Letras e Artes da UFRJ e pelo CNPq.

- IV Simpósio Internacional de Letras Neolatinas, promovido pelo PPG-LEN e pelo Departamento de Letras Neolatinas, que possibilitou, com apoio de suas verbas PROAP/CAPES, da FAPERJ, CAPE, do Centro de Letras e Artes da UFRJ e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão - UFRJ, a vinda de docentes e pesquisadores de várias universidades nacionais e internacionais, promovendo dessa forma a integração entre os vários docentes, pesquisadores e discentes que participaram do evento, que ocorreu no período de 26 a 29 de setembro de 2011. Dentre os conferencistas internacionais, cuja programação ainda está disponível em http://www.letras.ufrj.br/neolatinas/pages/eventos, destacam-se o nome de Roger Chartier e Jean- Ives Mollier. Este evento reuniu, também, palestrantes da UFRJ, UERJ, PUC-Rio, FBN, UFF. Os textos dos conferencistas e palestrantes estão sendo preparados para divulgação, em fase de finalização, duas publicações, um livro e uma edição no periódico Cadernos Neolatinos - ISSN 1678-1872 (conforme Trabalhos em Preparação).

- O Colóquio da Professora de Literatura Comparada e Tradução Literária da Universidade de Aix- Marseille, Inês Oseki-Dépré, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas em setembro de 2012. A atividade, realizada no âmbito do Acordo Internacional do Programa e a Universidade de Aix-Marseille , visou a reunião pesquisadores do Programa e também de grupos de pesquisa da UFF e da PUC-RIO, envolvendo um público discente de pós-graduandos e graduandos das referidas instituições em torno das questões relativas à tradução literária. No âmbito ainda do referido Acordo Internacional, um dos doutorandos do Programa foi convidado para participar de um curso de formação e pesquisa na Universidade de Aix-Marseille sob a orientação da Professora Inês Oseki-Dépré, no período de dezembro de 2012 a janeiro de 2013.

(10)

5. Atividades Programadas:

O Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas tem planejadas suas atividades acadêmico-científicas, quer as ligadas a suas atividades regulares de pesquisa, quer as voltadas à promoção de eventos (Verificar mais adiante trabalhos em preparação e atividades complementares).

A INTEGRAÇÃO ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, EM NOSSO

PROGRAMA, CONSTITUI UMA CONQUISTA CONSOLIDADA,

DESENVOLVENDO-SE REGULARMENTE NAS ATIVIDADES DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA:

1. ENSINO:

O Departamento de Letras Neolatinas, ao qual se vincula o nosso Programa de Pós-Graduação, tem como principal responsabilidade, na Pós-Graduação, a formação em Língua e Literatura Francesa, Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas, Língua e Literatura Italiana, dos futuros titulados dos cursos Bacharelado e Licenciatura em Português-Francês, Português-Espanhol e Português-Italiano. Tem também a seu encargo as disciplinas de Francês, Espanhol e Italiano Instrumentais, obrigatórias para alunos do Bacharelado e da Licenciatura em Português-Literaturas, assim como as disciplinas de Literaturas Hispano-Americanas para o Bacharelado de Português-Espanhol e de Literaturas. Os docentes do Programa ministram regularmente as disciplinas de Graduação do Departamento, dividindo sistematicamente sua carga horária entre os dois níveis de atuação. A integração entre os dois níveis de ensino é, também, vetorizada nas disciplinas de Capacitação Didática cursadas pelos alunos de Mestrado e Doutorado, nas disciplinas vinculadas ao Projeto de Extensão CLAC - www.clac.letras.ufrj.br (cf. 2) e no Programa de Iniciação Científica (cf. 3).

2. EXTENSÃO:

O Departamento de Letras Neolatinas coordena os Programas de Monitoria de Francês, Espanhol e Italiano dos Cursos de Línguas Abertos à Comunidade (CLAC) da Faculdade de Letras da UFRJ - www.clac.letras.ufrj.br. Os docentes orientam os monitores (os quais são alunos da Graduação), realizam atividades de pesquisa voltadas para a área do ensino de línguas e desenvolvem material didático-pedagógico.

O Departamento de Letras Neolatinas também promove cursos de extensão destinados à comunidade, sobre os mais variados aspectos das culturas neolatinas, através do Setor Cultural, na Biblioteca Central da Faculdade de Letras/UFRJ, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, na Biblioteca Nacional, no Instituto Cervantes, no Instituto Italiano de Cultura, na Associação de Professores de Francês do Rio de Janeiro (APFERJ) e na Mediateca da Maison de France. Esses cursos, ministrados por docentes e alunos do Programa, assim como por bolsistas de Iniciação Científica, vêm constituindo, nos últimos anos, um lugar privilegiado em que os pesquisadores divulgam seu trabalho e apresentam visões atualizadas no campo das letras neolatinas.

(11)

O Programa de Iniciação Científica integra os graduandos às atividades de Pesquisa do Programa. O corpo docente do Programa oferece, na Graduação, disciplinas voltadas para a iniciação à metodologia da pesquisa em Letras Neolatinas, vinculadas ao Programa de Iniciação Científica UFRJ/CNPq, em que orientam alunos de Graduação.

O Programa acolhe, em suas atividades de pesquisa, alunos de graduação com bolsas de monitoria do CLAC, bolsa PIBIC-CPNq/UFRJ, bolsa PROFAG/UFRJ, bolsa de Iniciação Científica balcão do CNPq, bolsa do Programa de Iniciação Científica da FAPERJ, vinculados a projetos integrados de pesquisa, além de alunos de Graduação atuando em pesquisa, sem bolsa.

Os professores orientadores acompanham os resultados das pesquisas, que são obrigatoriamente apresentados na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ e no Colóquio de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas, promovido anualmente pelo Programa desde 2001 (em 2012 realizamos o XII Colóquio, com a participação de um número expressivo de alunos de Graduação em I. C.) além de outros fóruns. O Colóquio de Pós-Graduação e Pesquisa, em que pós-graduandos e alunos de iniciação científica apresentam os resultados de seu trabalho de pesquisa, tem aproximado os alunos dos dois níveis de ensino e despertado grande interesse dos alunos de Graduação pelos Cursos de Pós-Graduação. Como consequência, tem-se verificado que os alunos de Iniciação Científica orientados por nosso Corpo Docente ingressam no PPG-LEN ou em outros Programas. Estas atividades aproximam os dois níveis de ensino, renovam os conteúdos das disciplinas ministradas na Graduação, atraem alunos mais jovens e com melhor formação para os Cursos de Pós-Graduação, além de contribuir para qualificar o trabalho de pesquisa e reduzir o tempo de titulação dos mestres e doutores. Já há uma geração de doutores formada pelo nosso Programa que se iniciou na pesquisa sob nossa orientação na Graduação. O envolvimento do corpo docente do Programa no Programa de Iniciação Científica se traduz igualmente pela participação de seus membros no comitê local PIBIC-CNPq: Profa. Celina Maria Moreira de Mello, nos anos de 2007 e 2008, e Prof. Marcelo Jacques de Moraes, em 2009, 2010, 2011 e 2012, como representantes da Área de Letras e Linguística.

A atuação do Programa na Pesquisa também se traduz no Centro de Letras Artes- CLA/UFRJ, pela participação da professora Celina Maria Moreira de Mello, como Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Letras e Artes/UFRJ e Coordenadora Local da Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural, no âmbito do CLA/UFRJ, que envolve as Unidades Letras, Belas-Artes, Arquitetura/Urbanismo e Música.

Parte significativa dos alunos de Pós-Graduação em Letras Neolatinas, sobretudo os doutorandos, já atua no Ensino Superior, desenvolvendo, portanto, uma experiência docente em cursos de Graduação em outras Universidades ou Unidades de Ensino Superior, no Estado do Rio de Janeiro ou em outros Estados da Federação, conforme

lista de Egressos na página do Programa:

http://letras.ufrj.br/pgneolatinas/peges/programa/egresso.php. Para estes, a Pós-Graduação representa um aperfeiçoamento que possibilita um melhor desempenho de suas atividades como jovens profissionais e a possibilidade de levar para sua prática docente os aportes do trabalho de pesquisa.

(12)

graças ao Programa de Capacitação Didática. Este Programa se desenvolve vinculado à disciplina "Capacitação Didática", implantada para atender às exigências da CAPES, no que se refere aos alunos bolsistas desta agência de fomento, no sentido de oferecer ao aluno de Pós-Graduação um estágio de atividades docentes. A disciplina em questão tem propiciado um eficiente campo de experimentação didática, sendo muito procurada por alunos do Programa, mesmo dentre os que não são bolsistas da CAPES. Nela o pós-graduando participa diretamente das atividades docentes de uma disciplina ministrada pelo seu orientador, na Graduação. As modalidades de participação têm variado de acordo com a área e o nível da disciplina oferecida: planejamento didático, preparação de material didático, acompanhamento dos alunos, monitoria, estudos de modalidades de avaliação, módulos da disciplina. Registre-se ainda a presença de pós-graduandos assumindo carga didática plena na Graduação, com contratos temporários de professor substituto, o que vem contribuindo para maior renovação dos conteúdos das disciplinas de Graduação, aproximando os dois níveis de ensino.

O Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas teve, no Triênio 2010, 2011 e 2012, igualmente professores em regime de Pós-Doutorado, sendo uma bolsista CAPES-PRODOC, conforme descrito no item 1.4.1 dos objetivos do presente relatório. Os pós-doutorandos, com pesquisa em curso a partir de 2012, estão vinculados à área de Estudos Literários, e desenvolvem, além das atividades de pesquisa, atividades em que ministram cursos, na Graduação e na Pós-Graduação, atuando na organização e participação de eventos envolvendo também alunos de graduação e pós-graduação e coorientam pesquisas de Iniciação Científica e de Mestrado em colaboração com seus supervisores.

INFRAESTRUTURA – LABORATÓRIOS, BIBLIOTECAS, RECURSOS DE INFORMÁTICA E OUTRAS INFORMAÇÕES.

1. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E LABORATÓRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Contamos com o laboratório de informática e o laboratório de línguas estrangeiras da Faculdade de Letras, equipados com projetor multimídia, microcomputadores, gravadores, televisores, leitor de CD e DVD e material visual e sonoro. Cinco auditórios estão especialmente preparados para a exibição de filmes. Os referidos laboratórios ocupam inteiramente o segundo andar do bloco F, da Faculdade de Letras, com um total de 10 salas e servem de espaço de apoio para atividades didáticas e de pesquisa, tendo seus equipamentos especialmente preparados para a exibição de filmes.

2. CENTRO DE ESTUDOS NEOLATINOS

(13)

Essa sala é contígua ao Departamento de Letras Neolatinas e destina-se às atividades de leitura e de pesquisa, elaboração de textos, digitação de dados e resultados, digitação e impressão de teses e dissertações, dando suporte às atividades de pesquisa. Tem também servido como fator de integração entre docentes e alunos de Graduação e Pós-Graduação.

1. BIBLIOTECA DA FACULDADE DE LETRAS E BANCO DE TESES

O Programa conta com o acervo da Biblioteca da Faculdade de Letras, as salas de estudo da referida biblioteca, o Banco de Teses e Centro de Documentação da Pós-Graduação, integrado ao SIBI, com serviços de documentação, consulta, empréstimo e reprodução de teses e documentos, disponível para consulta na Base Minerva (www.minerva.ufrj.br).

A Biblioteca da Faculdade de Letras, a maior da América do Sul da área de Letras, possui um acervo composto por 320.000 volumes distribuídos entre monografias, livros, folhetos, dissertações e teses; 8.500 obras raras autografadas e 67.000 periódicos.

Destacamos ainda o Centro de Estudos Afrânio Coutinho (CEAC), inaugurado em 2005 na Faculdade de Letras da UFRJ. O CEAC dispõe ao público o acervo do professor Afrânio Coutinho, composto por 100 mil volumes, entre livros, periódicos e documentos - um dos maiores acervos particulares do Brasil sobre Humanidades.

2. CENTRO DE ESTUDOS NEOLATINOS

No Centro de Estudos Neolatinos, há um acervo integrado por dicionários, obras de referência e publicações atualizadas da Área de Letras e Linguística e por revistas especializadas de nível internacional e nacional que são obtidas por intercâmbio com programas congêneres. O material bibliográfico está disponível para consulta de professores e alunos. A sala tem acesso à rede (Internet) possibilitando a consulta a Bibliotecas digitais e ao Portal de periódicos da CAPES.

3. DEMAIS BIBLIOTECAS

O trabalho de pesquisa bibliográfica e documental exigido por alguns projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Programa realiza-se igualmente na Biblioteca Nacional, na Biblioteca da Academia Brasileira de Letras, no Real Gabinete Português de Leitura, na Mediateca da Maison de France e na Biblioteca do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro.

RECURSOS DE INFORMÁTICA 1. SECRETARIA

(14)

2. CENTRO DE ESTUDOS NEOLATINOS

A coordenação do PPG-LEN dispõe ainda de dois microcomputadores ligados em rede à Internet para atividades de apoio administrativo-gerencial.

Docentes e discentes do Programa têm acesso a contas de e-mail oferecidas pela Faculdade de Letras/ UFRJ, e podem fazer pesquisas na Internet e digitar seus trabalhos acadêmicos nos computadores do Programa, instalados em rede no Centro de Estudos Neolatinos. A comunicação entre a Coordenação, docentes e discentes do Programa tem sido cada vez mais ágil e eficaz por conta do uso do correio eletrônico.

3. SITE DO PROGRAMA

Está on-line desde 2000 o site do Programa: < www.letras.ufrj.br/pgneolatinas>, atualizado mensalmente. O site se integra, via links, com o SIGMA/UFRJ, banco de dados para atividades gerenciais da Universidade, em que há registro do curriculum vitae dos docentes, linhas e projetos de pesquisa e das teses e dissertações defendidas, entre outras informações.

Além de apresentar informações gerais sobre o Programa, traz sua regulamentação, programas e bibliografias recomendadas do exame de seleção e das disciplinas oferecidas a cada semestre.

Dá-se também destaque às Revistas Alea, América Hispânica, Interfaces e Cadernos Neolatinos, editadas por docentes do Programa, assim como a outras publicações relevantes na área; podem também ser encontradas informações relativas a eventos de interesse para docentes e discentes.

A seção "links de interesse" apresenta os seguintes tópicos: Associações, Bibliotecas on-line, Dicionários on-line, Gramáticas, e está em contínuo processo de atualização, tornando-se uma ferramenta de consulta e pesquisa.

OUTRAS INFORMAÇÕES

1. DEPARTAMENTO DE LETRAS NEOLATINAS

O complexo de salas do Departamento de Letras Neolatinas D- 229 a D-233 atende também às atividades do Programa, colocando à disposição uma Sala de Reuniões equipada com recursos audiovisuais e uma Biblioteca Setorial de Letras Neolatinas, com material de apoio didático. Desde 2005, O Centro de Estudos Neolatinos está integrado a esse complexo.

2. SETOR CULTURAL

O Programa dispõe, igualmente, das instalações do Espaço João Cabral de Melo Neto, do Setor Cultural da Faculdade de Letras, equipadas com recursos de informática e audiovisuais, que se destinam, regularmente, à realização de Cursos de Extensão e atividades culturais diversas.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES RELATIVAS A 2012, MAS QUE TIVERAM RELAGULARIDAEDE NO DECORRER DO TRIÊNIO (2010-2011-2012)

(15)

editorias, dentre outras atividades acadêmico-científicas, como administrativas e de representação. Essas atividades serão apresentadas por meio do título para evidenciar a circulação do corpo docente do Programa no campo das relações institucionais e interinstitucionais, conforme segue relacionado abaixo:

ASSESSORIA A ÓRGÃOS PÚBLICOS E A AGÊNCIAS DE FOMENTO À PESQUISA:

Assinalamos que a Profa. Bella Jozef exerceu plenamente, em 2010, atividades como consultora ad hoc do CNPq, da CAPES, da FAPERJ, da FAPESP e da FAPEDF e foi Membro da Comissão de Literatura da Fundação Biblioteca Nacional. Queremos, aqui, assinalar suas atividades como exemplos a serem seguidos.

Consultores acadêmico-científicos ad hoc junto a Instituições de Fomento à Pesquisa (no Triênio):

1- CNPq: Celina Maria Moreira de Mello, Edson Rosa da Silva, Elena Cristina Palmero González, Flora De Paoli Faria, Marcelo Jacques de Moraes.

2- CAPES: Andrea Giuseppe Lombardi, Angela Maria da Silva Corrêa, Celina Maria Moreira de Mello, Edson Rosa da Silva, Elena Cristina Palmero González, Flora de Paoli Faria, Marcelo Jacques de Moraes.

2- FAPERJ: Celina Maria Moreira de Mello, Edson Rosa da Silva, Flora de Paoli Faria, Marcelo Jacques de Moraes, Maria Aurora Consuelo AlfaroLagorio.

3- FAPESP: Andrea Giuseppe Lombardi e Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina. 4- Comitê PIBIC/UERJ: Celina Maria Moreira de Mello e Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina.

5- DEPESQ - Pró-Ciência da UERJ - Celina Maria Moreira de Mello e Silvia Inés Cárcamo de Arcuri..

6- DEPESQ - Pró-Ciência da UFRN - Celina Maria Moreira de Mello.

7- FAPESB (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia) - Flora De Paoli Faria.

8-Comitê PIBIC/UFRJ: Celina Maria Moreira de Mello, Edson Rosa da Silva, Marcelo Jacques de Moraes, Maria Aurora Consuelo Alfaro Lagorio.

Avaliadores dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior (INEP/DAES/ MEC):

Avaliadores de cursos: Elena Cristina Palmero González e Maria Lizete dos Santos. Avaliadores de instituições: Maria Lizete dos Santos.

Coordenações Pedagógicas junto a instituições acadêmico-científicas e culturais: Instituto Cravo Albim/UFRJ: Flora De Paoli Faria, Claudia Fátima Morais Martins e Sonia Cristina Reis.

Representação junto a órgãos locais de fomento à pesquisa:

Comitê do Centro de Letras e Artes/UFRJ - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC-CNPQ-UFRJ: Marcelo Jacques de Moraes.

(16)

1- Conselho Consultivo Prêmio Nápoles/Itália de Literatura: Marco Americo Lucchesi.

2- Academia Brasileira de Letras: Marco Americo Lucchesi é membro ABL desde março de 2011, ocupando a cadeira de número 15, fundada pelo poeta Gonçalves Dias.

COMITÊS EDITORIAIS, CONSELHOS CONSULTIVOS DE REVISTAS ESPECIALIZADAS E EDITORIAS (quando não indicado o período de atuação do docente, significa que a atuação recobre os três anos do Triênio (2010-2011-2012):

Comitês editoriais, corpo docente do Programa atuou como Membro do Conselho Editorial, dos seguintes periódicos:

1- Anuario Brasileño de Estudios Hispánicos: Elena Cristina Palmero González e Silvia Inés Cárcamo de Arcuri.

2- América Hispânica: Cláudia Luna e Mariluci da Cunha Guberman. Em virtude do falecimento da Profa. Bella Jozef, em 2010, a revista passou por reformulação, com renovação de seu Conselho Editorial.

3- Artexto Editions, Paris: Elena Christina Palmero González.

4- Cadernos Monográficos do Seminário Permanente de Estudos Hispano-Americanos da Faculdade de Letras- UFRJ (2010-2011): Mariluci da Cunha Guberman.

5- Cadernos de pesquisa na Graduação em Letras/ Universidade Federal do Triângulo Mineiro – INSS 2179-9229: Maria Lizete dos Santos

6- Interfaces Brasil/Canadá (2012) - Elena Cristina Palmero González.

7- LITTERATA - Revista do Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões /Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC - ISSN 2237-0781: Maria Lizete dos Santos

8-Revista Alea/PPGLEN/UFRJ - verificar página http://www.letras.ufrj.br/pgneolatinas/pages/publicacoes/revista-alea.php.

9-Revista Interfaces/CLA/UFRJ - verificar página http://www.cla.ufrj.br/idndex.php/periodicos/revista-interfaces.

10- Revista APEERJ (2010-2011): Mariluci da Cunha Guberman. 11- Revista Atopos/USP: Andrea Giuseppe Lombardi.

12- Revista Cadernos de Letras, UFRJ: Celina Maria Moreira de Mello, Angela Maria da Silva Corrêa.

13- Revista Caderno de Letras/UFPel: Elena Cristina Palmero Gonzalez.

14- Revista Cadernos Neolatinos – Departamento e Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas-UFRJ (Membro do Conselho Editorial) Celina Maria Moreira de Mello, Edson Rosa da Silva

15- Revista Cadernos Literários/UFURG: Elena Cristina Palmero Gonzalez. 14- Revista Contextos/ Universidad de Los Andes: Elena Cristina Palmero González.

16- Revista Humanas da UEL: Mariluci da Cunha Guberman.

17- Revista Italianística /Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP: Andrea G. Lombardi e Flora De Paoli Faria.

(17)

19- Revista Itinerários, UNESP, Araraquara: Celina Maria Moreira de Mello. 20- Revista de Letras da UNESP/São José do Rio Preto: Flora De Paoli Faria e Marcelo Jacques de Moraes.

21-Revista Letra/UFRJ: Cláudia Luna

22- Revista Littera da Universidade Federal do Maranhão: Claudia Luna.

23- Revista Serafino - Cadernos de Pós-Graduação. Programa de Língua e Literatura Italiana FFLCH-USP: Andrea Giuseppe Lombardi.

24- Revista Signum - Estudos da Linguagem: Mariluci da Cunha Guberman. 25- Revista Tempo Brasileiro: Marco Americo Lucchesi.

26- Série Laboratório Latino-Americano: Mariluci Guberman e Claudia Luna. 27- Texto Poético : Celina M. Moreira de Mello.

28- Tiraz da USP : Marco Americo Lucchesi.

Conselhos consultivos:

1-Anuario Brasileño de Estudios Hispânicos: Silvia Inés Cárcamo de Arcuri e Elena C. Palmero González.

2- Anuario de Crítica la Nueva Literatura Hispánica, da Espanha: Mariluci da Cunha Guberman.

3- Cadernos de Tradução da UFSC, e REEL da UFES: Marcelo Jacques de Moraes.

4- Remate de Males, da UNICAMP: Edson Rosa da Silva.

5- Revista Alea– PPG Letras Neolatinas – UFRJ - Celina Maria Moreira de Mello, Elena C. Palmero González, Flora De Paoli Faria e Silvia Inés Cárcamo de Arcuri. 6- Revista Autograf, da cidade de Craiova, na Romênia: Marco Americo Lucchesi. 7- Revista Carta di Cinema, de Siena, Itália: Flora De Paoli Faria.

8- Revista Diadorim – PPG Letras Vernáculas – UFRJ – Celina Maria Moreira de Mello

9- Revista Fragmentos da Universidade Federal de Santa Catarina: Silvia Inés Cárcamo de Arcuri.

10- Revista Fronteiraz– PUC SP (2012)- Celina Maria Moreira de Mello

11- Revista de Letras da UNESP/São José do Rio Preto: Flora De Paoli Faria e Marcelo Jacques de Moraes.

12- Revista Matraga da UERJ: Márcia Atálla Pietroluongo.

13- Revista 1611, sobre temas de Literatura e Tradução vinculada à Universidad Autónoma de Barcelona: Silvia Inés Cárcamo de Arcuri.

14- Revista Poligramas, da Universidad del Valle- Cali, Colômbia: Silvia Inês Cárcamo de Arcuri.

15- Revista Siglo Diecinueve, da Espanha: Mariluci da Cunha Guberman e Silvia Inês Cárcamo de Arcuri.

Editoria

1- Revista Alea: Estudos Neolatinos, do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas: Edson Rosa da Silva e Marcelo Jacques de Moraes são os editores

responsáveis. Endereço eletrônico:

http://www.letras.ufrj.br/pgneolatinas/pages/publicacoes/revista-alea.php.

(18)

Reis. Endereço eletrônico: http://www.cla.ufrj.br/idndex.php/periodicos/revista-interfaces .

3- Cadernos Neolatinos/FL/UFRJ - ISSN 1678-1872, do Departamento de Letras Neolatinas/UFRJ - Flora De Paoli Faria e Sonia Cristina Reis. Verificar página http://www.letras.ufrj.br/neolatinas/pages/publicacoes/cadernos-neolatinos.php. 4- Série Laboratório Latino-Americano: Mariluci Guberman.

Comitês científicos e de organização de eventos (quando não indicado o período de atuação do docente, significa que a atuação recobre os três anos do Triênio (2010-2011-2012):

Comissão Científica:

1-IX Jornadas Andinas de Literatura Latino-americana (JALLA- 2010) realizadas na UFF: Silvia Inés Cárcamo e Elena Cristina Palmero González. Verificar página hispanismos.cervantes.es.

2- VII Congresso Brasileiro de Hispanistas da ABH, realizado na UFBA e a ABH em 2012: Silvia Inés Cárcamo de Arcuri.

3- Bicentenário Mujeres em la Independencia de América Latina, do CEMHAL (Centro de Estudios La mujer en la Historia de América Latina), em 2011 e 2012, dirigido por Sara Beatriz Guardia (Lima - Peru)- Cláudia Luna, verificar página http://webserver.rcp.net.pe/cemhal.

4- IV Simpósio Internacional de Letras Neolatinas/UFRJ, em 2011: verificar página http://www.letras.ufrj.br/neolatinas/pages/eventos.php

5- XIV Congresso da ABPI, VIII Encontro Internacional de Estudos Italianos e III Jornada de Italianística da América Latina, em 2011 organizado por docentes do Programa de Língua e Literatura Italiana: http://abpionline.net e http://www.accademiadellacrusca.it/en/events/xiii-congresso-dellabpi-associazione-brasiliana-docenti-italiano: Flora de Paoli Faria.

6- I Colóquio Internacional do Núcleo Quevedo de Estudos Literários e Traduções do Século de Ouro. UFSC, em 2011: Elena C. Palmero González. 7- I Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira (I CIFLE) da Faculdade de Educação da UFRJ Membro da Comissão Científica: Celina Maria Moreira de Mello.

Comissão de Organização de Eventos Científicos:

1-IV Simpósio Internacional de Letras Neolatinas/UFRJ: verificar a página http://www.letras.ufrj.br/neolatinas/pages/eventos.php (evento bienal)

2-XI Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas/UFRJ: verificar a página http://www.letras.ufrj.br/pgneolatinas/pages/eventos.php (evento anual)

3- XIV Congresso ABPI, VIII Encontro Internacional de Estudos Italianos, III Jornada de Italianística da América Latina http://www.abpionline.net/ e http://www.accademiadellacrusca.it/en/events/xiii-congresso-dellabpi-associazione-brasiliana-docenti-italiano (evento bienal): Andrea Giuseppe Lombardi, Annita Gullo, Carlos Sobral da Silva, Claudia Fátima Morais Martins, Fabiano Dalla Bona, Flora De Paoli Faria, Maria Lizete dos Santos e Sonia Cristina Reis.

(19)

CARGOS ADMINISTRATIVOS DE RELEVÂNCIA ACADÊMICA, na UFRJ, no Triênio:

1-Decania do Centro de Letras e Artes da UFRJ (2010-2011-2012): Flora de Paoli Faria

2- Coordenação dos Programas de Pós-graduação do Centro de Letras e Artes da UFRJ e Coordenação da Jornada de Iniciação Científica do Centro de Letras e Artes da UFRJ (2010-2011-2012): Celina Maria Moreira de Mello.

3- Comissão Permanente de Pessoal Docente-CPPD/UFRJ – Annita Gullo.

4- Vice-Diretoria e Diretora Adjunta de Apoio Acadêmico da Faculdade de Letras/UFRJ (2010-2011-2012): Claudia Fátima Morais Martins.

5- Diretora Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade de Letras(2012): Angela Maria da Silva Corrêa.

6- Vice-Diretora Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade de Letras (2010-2011): Angela Maria da Silva Corrêa.

7- Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ (2010/2011): Angela Maria da Silva Corrêa.

8- Chefia do Departamento de Letras Neolatinas, da Faculdade de Letras (2012): Maria Lizete dos Santos.

9- Chefia do Departamento de Letras Neolatinas da Faculdade de Letras (2010-2011): Sonia Cristina Reis.

10- Membro da Comissão Deliberativa e Comissão de Bolsas do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da UFRJ (2010-2012) Cláudia Luna, Elena C.Palmero Gonzalez Maria Mercedes R Q. Sebold, Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina, Tânia Reis Cunha.

ATUAÇÃO JUNTO ÀS ASSOCIAÇÕES ACADÊMICAS DA ÁREA (quando não indicado o período de atuação do docente, significa que a atuação recobre os três anos do Triênio (2010-2011-2012):

1- ANPOLL – o corpo docente do Programa participa na organização de Simpósio ou como membro de simpósio nas edições do evento ocorridas durante o Triênio, conforme pode ser verificado no site da referida Associação http://anpoll.org.br/portal-novo/grupos-de-trabalho, um exemplo dessa participação, é a Coordenação do GT da ANPOLL - Relações Literárias Interamericanas (2010-2011-2012), feita pela docente do Programa Elena Palmero González.

2-ABRALIC- o corpo docente do Programa participa na organização de Simpósio ou como membro de simpósio das atividades, conforme pode ser verificado no site da referida Associação www.abralic.org.br.

(20)

4- Associação Brasileira de História da Historiografia (2010-2011-2012): Cláudia Luna

5 Associação Cultural Ítalo-brasileira "Terra Presente": Flora De Paoli Faria 6- Associação Internacional de Hispanistas: Elena Palmero González e Silvia InésCárcamo

7- Associação Internacional Joris-Karl Huysmans (França): Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina.

ATUAÇÃO JUNTO ÀS ASSOCIAÇÕES DE PROFESSORES (quando não indicado o período de atuação do docente, significa que a atuação recobre os três anos do Triênio (2010-2011-2012):

1- Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI) http://www.abpionline.net:

- Membro de Diretoria (2009-2011) e de comissão de organização de eventos Annita Gullo, Flora De Paoli Faria, Claudia Fátima Morais Martins, Maria Lizete dos Santos e Sonia Cristina Reis

2- Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro (APFERJ) http://www.apferj.org.br/: o corpo docente de língua e literaturas de língua francesa do Programa tem participação ativa nos Ateliês de Formação Contínua pela referida Associação.

PARTICIPAÇÃO EM BANCAS FORA DO PROGRAMA NO TRIÊNIO (o corpo docente do Programa participa regularmente das seguintes modalidades de comissões julgadoras na UERJ, PUC-Rio, UFF, UNICAMP, UFMG, UnB, USP, UFBA. UFSC):

1-Comissão Julgadora de Exame de Qualificação de Dissertação de Mestrado e de Tese de Doutorado: Celina Maria Moreira de Mello, Claudia Luna, Edson Rosa da Silva, Flora De Paoli, Márcia Atalla Pietroluongo, Marcelo Jacques de Moraes, Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina, Silvia Inés Cárcamo de Arcuri, Sonia Cristina Reis e Tânia Reis Cunha.

2-Comissão Julgadora de Exame de Dissertação de Mestrado e de Tese de Doutorado: Celina Maria Moreira de Mello, Claudia Luna, Edson Rosa da Silva, Flora De Paoli, Letícia Rebollo Couto, Maria Lizete dos Santos, Maria Aurora Consuelo Lagorio, Maria Mercedes R. Q. Sebold, Márcia Atalla Pietroluongo, Miguel Angel Zamorano, Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina, Silvia Inés Cárcamo de Arcuri, Sonia Cristina Reis e Tânia Reis Cunha.

As informações detalhadas sobre a participação do corpo docente nas atividades descritas acima podem ser acessadas por meio de consulta aos currículos docentes,

disponibilizados no link

http://www.letras.ufrj.br/pgneolatinas/pages/programa/docentes.php.

PREMIAÇÕES (no Triênio)

(21)

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA, TÉCNICA E ARTÍSTICA EM DESENVOLVIMENTO.

1) REVISTA ALEA: ESTUDOS NEOLATINOS.

A Revista Alea: Estudos Neolatinos foi criada pelo Programa em 1999, e conta, desde 2001, com o apoio do Programa de Apoio às Publicações Científicas do CNPq. Trata-se de um periódico rigorosamente pautado por uma política de exogenia, cedendo sempre a pesquisadores de outras universidades brasileiras e estrangeiras uma média de 90 % de seu espaço.

Trata-se de uma das duas únicas revistas da área de Linguística, Letras e Artes indexadas pela SciELO (Scientific Electronic Library Online), e sua versão on-line pode ser encontrada no endereço www.scielo.br/alea. Pode também ser acessada através dos Portais de Periódicos da CAPES e da UFRJ. Mantém-se desde a elaboração do Qualis da área como um periódico nacional A.

A revista integra desde 2005 a base de dados Red Alyc (Red de Revistas Científicas de América Latina y El Caribe, Espana y Portugal, Ciencias sociales y Humanidades, www.redalyc.org), vinculada à Universidade Autônoma do México, e, em 2008, recebeu convites para integrar as bases de dados internacionais EBSCO (www.ebscohost.com) e Gale Cengage Learning (www.gale.cengage.com), o que atesta a consolidação de seu reconhecimento em caráter internacional. Editores: Edson Rosa da Silva e Marcelo Jacques de Moraes.

Periódicos - Próximos Números

REVISTA ALEA:

• 15/1 (janeiro/ junho 2013)

Tema geral - Resíduos, rastros e testemunhos memoriais na formação da literatura.

• 15/2 (julho/dezembro 2013) Tema geral – Ainda em discussão.

2) REVISTA CADERNOS NEOLATINOS.

A Revista Cadernos Neolatinos, criada em setembro de 2001, é fruto da necessidade de tornar públicos os trabalhos de pesquisa e ensino realizados no âmbito do Departamento de Letras Neolatinas da UFRJ e de seu Programa de Pós-Graduação.

REVISTA CADERNOS NEOLATINOS (revista digital publicada pelo Departamento de Letras Neolatinas ISSN 1678-1872).

http://www.letras.ufrj.br/neolatinas/pages/publicacoes.php

Os números 8 e 9 da Revista Cadernos Neolatinos, com os trabalhos apresentados e selecionados do evento IV Simpósio Internacional de Letras Neolatinas, estão em fase de editoração. A Publicação se refere à produção de 2012, que será divulgada em 2013. Editores: Flora de Paoli Faria e Sonia Cristina Reis. Informa-se que a publicação será realizada em abril de 2013.

3) REVISTA INTERFACES.

(22)

http://www.cla.ufrj.br/index.php/periodicos/revista-interfaces • Número 17 – II/2012

Tema geral: A pesquisa de fontes; acervos e registros de memória. (Em preparação)

• Número 18 – I/2013 Tema geral: O intérprete.

• Número 19 – II/2013

Tema geral: Saberes e poderes do corpo.

• Número 20 – I/2014

Tema geral: Futebol, engenho e arte.

• Número 21– I/2014

Tema geral: Ciências humanas: fronteiras, arte e culturas.

4) Organização de numero especial de revista. Interfases Brasil-CanadáISSN

1984-5677.

PALMERO González, Elena (org.). Dedicado à Literatura Latino-canadense, o número foi entregue em 12/2012 para sair em 2013 (será o numero 15).

5) Artigos em periódicos:

- LOMBARDI, Andrea Giuseppe. Haroldo de Campos e a interpretação luciferina. Revista Cadernos de Tradução. Cadernos de Tradução, ISSN 2175-7968, Florianópolis, SC, 2012 (Em preparação)

- SANTOS, Maria Lizete. Ensinar e aprender com o Coração. Artigo a ser publicado na Revista Italiano UERJ – ISSN 2236-4064.

- SANTOS, Maria Lizete. O Coração na Francisco Alves. Artigo sobre o livro de De Amicis, a ser publicado no âmbito do Lihed. Ainda sem ISSN

6) LIVROS.

• Organização de Livro:

-PALMERO González, Elena (org.) Poéticas da memoria (com os textos apresentados pelos membros do GT no Seminário de junho de 2012, entregue à Editora da UFRJ em 12/2012).

• Capítulos de Livro:

- GONZÁLEZ, E. C. P. Literaturas hispanas em deslocamento: cultura translocal e história da literatura. In: MONTEZ, Luis (org.). Viagens e Deslocamentos. Questões de Identidade e Representação em Textos, Documentos e Coleções, Rio de Janeiro: Ed. Móbile (no prelo).

- GONZÁLEZ, E. C. P. Literaturas hispânicas no Canadá: deslocamento cultural e processos literários. In: CURI, Maria Zilda/ALMEIDA GOULART Sandra (org.). Migrações Literárias, Belo Horizonte: Ed. da UFMG (no prelo).

(23)

- GONZÁLEZ, E. C. P. Alejo Carpentier: su pensamiento ante la condición humana. In: Guadarrama, Pablo (Org.). El pensamiento cubano ante la condición humana. La Habana: Ed. Ciencias Sociales (sem previsão de data).

- LOMBARDI, Andrea Giuseppe. O Outro e a viagem. Literatura e história a confronto. Psammenit e Ulisses entre Literatura e História. Coletânea organizada pelo Prof. Dr. Luiz Barros Montez, Coordenador do grupo de pesquisa Linguagem e Discursos da História (LIEDH).

- MORAES, Marcelo Jacques. “Reflexões sobre o fim”. Em: Forma e sentido contemporâneo : poesia. Gil Lopes &Antonio Cícero (org.). – Rio deJaneiro : EdUERJ, 2011.ISBN 978-85-7511-218-2.

- MORAES, Marcelo Jacques. “Vivre entre langues: langue, lieu/ traduction de l’expérience”, no volume que editará os trabalhos apresentados no Colóquio internacional “Traductionetpartages”, realizado em 2011 na Universidade de Bordeaux. O volume será publicado pela PressesUniversitaires de Bordeaux.

- MORAES, Marcelo Jacques. “Poésie, lieu commun?”, no volume que editará os trabalhos apresentados no Colóquio internacional “Frontièrespoétiquescontemporaines”, realizado em 2011 na Universidade de Provence. O volume será publicado pela PressesUniversitaires de Provence.

- ARCURI, Silvia Inés Cárcamo de et alii.. Narrativa espanhola contemporânea. Leituras (Do lado de cá...) Niterói: Editora UFF, 2012.

- ARCURI, Silvia Inés Cárcamo de et alii. Imagem e Memória. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. (Inclui o Capítulo: Imaginários e refigurações da memória histórica: A Guerra do Paraguai no cinema argentino, de Silvia Cárcamo)

- ARCURI, Silvia Inés Cárcamo de Literatura, arte, cince, otros medios: diálogos, cruces y convergencias de literatura y cultura españolas contemporáneas. (Org. Raquel Macciuci) Universidad de La Plata (Argentina): La Plata. Inclui o capítulo “Cuestionamientos y reivindicaciones del héroe en la literatura española actual”, de Silvia Cárcamo.

7) TRADUÇÕES.

- PIETROLUONGO, Márcia Atálla. “Vozes da tradução, éticas do traduzir", a ser publicado em 2013 pela Editora Humanitas de São Paulo, resultante do evento de mesmo nome realizado em dezembro de 2012, em Curitiba, por iniciativa do Grupo de pesquisa Multitrad – Abordagens Multidisciplinares da Tradução.

- PIETROLUONGO, Márcia Atálla. Dois livros pela Editora Forense.

1) “Princípios de uma realização metódica do Direito” de Henri Motulsky, Editora Forense.

2) “A Magia e o Direito”, de Georges Gurvitch, Editora Forense.

(24)

- MORAES, Marcelo Jacques. Jacques Derrida e as artes. Coletânea de 19 textos de Jacques Derrida. O volume será publicado pela Editora da UFSC, como produção de 2012. (em preparação)

8) REALIZAÇÃO DE EVENTOS:

• Evento em Preparação: VI Jornada bienal do Grupo ARS, coordenado pelos Profs. Pedro Paulo G. F. Catharina e Celina M. Moreira de Mello - credenciado pela Fundação Biblioteca Nacional. Informações sobre o grupo e o programa das Jornadas Anteriores estão disponíveis em www.letras.ufrj.br/ars .

• XIII Colóquio de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas - agosto de 2013, com o propósito de dar continuidade ao processo de discussão das pesquisas desenvolvidas pelos discentes do Programa e pelos graduandos que realizam pesquisas de Iniciação Científica orientados por docentes do Programa.

• Simpósio “A territorialidade da Amazônia em discussão: problemas e realizações”, organizado por Mariluci da Cunha Guberman para o III Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ, em setembro de 2013. (Aceito pela Comissão)

INTERCÂMBIOS INSTITUCIONAIS

PROGRAMA MINTER - Mestrado Interinstitucional em Letras Neolatinas - PPG-LEN UFRJ - UFRR

O Programa de Letras Neolatinas (UFRJ) teve aprovação e autorização da CAPES para o desenvolvimento de uma turma especial fora de sede de um Mestrado Interinstitucional em Letras Neolatinas (MINTER), tendo sido iniciado no primeiro semestre de 2010. A Instituição Receptora é a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e as Instituições Associadas são a Universidade do Estado de Roraima (UERR), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (CEFET -RR) e a Associação de Professores de Língua Espanhola do Estado de Roraima (APROFEER).

1. Perfil da demanda a ser atendida:

A demanda se constituiu fundamentalmente de professores de língua espanhola e francesa oriundos das redes Municipal, Estadual e Federal de Ensino do Estado de Roraima. Das 18 vagas oferecidas foram preenchidas 17. Dos inscritos, 13 mestrandos continuaram com matrícula ativa no Curso de Mestrado em Letras Neolatinas, e, em sua maioria, cumpriram todos os requisitos curriculares para entrar em fase de Dissertação em 2012.

COORDENAÇÃO DO PROJETO

a) Coordenador Acadêmico:

Prof. Dra. Márcia Atálla Pietroluongo

Cargo: Professora Associada III do Setor de Letras Francesas da Faculdade de Letras da UFRJ

(25)

Prof. Dr. Lourival Novais Neto

Cargo: vice-coordenador do Núcleo de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Universidade Federal de Roraima.

JUSTIFICATIVA, RELEVÂNCIA E IMPACTO DO PROJETO:

A) Para a instituição receptora:

A Universidade Federal de Roraima, com 18 anos de sua criação, tem o firme propósito de formar massa crítica com quadros especializados de profissionais capazes de contribuir para a construção do Estado. As transformações sociais e econômicas evidenciadas em Roraima apontam para as ações que essa instituição federal vem desenvolvendo por uma educação pública de qualidade. Mesmo encontrando dificuldades estruturais, decorrentes da política de financiamento e administração do ensino superior, a UFRR tem conquistado espaços nos âmbitos científico, social e cultural, enfrentando desafios e fazendo jus à sua missão: "Contribuir para o desenvolvimento do Estado por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, elevando a qualidade de vida na região, sugerindo soluções para os desafios Amazônicos e estimulando o conhecimento e o convívio entre as muitas populações viventes nesse espaço fronteiriço".

A importância e a atuação da UFRR para o desenvolvimento regional faz-se presente através do ensino, pesquisa e extensão universitária, valorizando a cultura, a economia e o meio ambiente do Estado de Roraima. A localização desse Estado no extremo norte do Brasil, em área de fronteira, requer uma atenção e uma contribuição ainda maiores da Universidade como formadora de profissionais qualificados e incentivadora da cultura, da ciência e da tecnologia.

O isolamento geográfico do Estado de Roraima em relação aos demais estados do Brasil, os preços elevados das passagens aéreas (principal meio de deslocamento entre Roraima e outros Estados do país), a relação entre o salário e o altíssimo custo de vida local, bem como a infraestrutura ainda deficitária da Instituição são alguns dos fatores que dificultam a admissão ou a permanência de pessoal titulado na UFRR. Por essas razões é imprescindível para o Estado e para a Universidade propiciar a qualificação docente em nível de Mestrado e Doutorado na UFRR.

(26)

Com a crescente demanda de novos postos de trabalhos especializados, especificamente na área de educação, a UFRR vem promovendo a formação e à qualificação de professores em Roraima, por entender que a Educação não pode prescindir de uma política global para a região Norte que garanta uma política direcionada à educação superior na região, no sentido de suprir os baixos níveis de investimento em ciência e tecnologia, sem o que não será possível superar tais diferenças. Apesar destas condições, a UFRR tem expandido a dimensão acadêmica de suas ações para acumular experiências a partir da troca de conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento da região.

As condições concretas que envolvem a elaboração, implementação e efetivação de Políticas Públicas voltadas para o Ensino e Educação, a participação dos agentes públicos e da sociedade em geral servem como fundamentos para a atuação da Universidade Federal de Roraima como agente potencializador do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. Entretanto, é necessário que se realizem parcerias acadêmicas no sentido de aproveitar as vantagens comparativas de instituições mais antigas e mais estruturadas e com experiências significativas na atuação universitária, a partir de políticas integradas e programas específicos.

No âmbito da UFRR, buscar parcerias com outras instituições contribui para reforçar sua principal missão, que é contribuir para uma formação que valorize e preserve a cultura e fortaleça, através de suas atuações, o desenvolvimento da sociedade em todas as áreas do saber em que está presente.

A UFRR não possuindo ainda as condições institucionais para implementar e desenvolver um curso de Pós-Graduação ‘stricto-sensu’ no âmbito das letras neolatinas vê a implementação do Mestrado Interinstitucional em Letras Neolatinas-MINTER como um dos processos de integração e articulação coordenada de políticas de cooperação regional que buscam a interação das duas Instituições, UFRJ e UFRR. A realização deste MINTER, a partir de seu perfil técnico-acadêmico, deve preencher uma das lacunas existentes na região: a capacitação de profissionais de alto nível. A escolha do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas, oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, se justifica pelo perfil do Programa em si e, fundamentalmente, por sua qualidade reconhecida nacionalmente.

B) Para as Instituições associadas:

O CEFET-RR é uma Instituição Pública Federal de Educação Tecnológica, em funcionamento há 15 anos, que tem como principal finalidade o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, a extensão e o ensino através de oferta da Educação Profissional em todos os níveis, da Educação Básica, Ensino Médio e da Educação Superior, oferecendo cursos Superiores de Tecnologia e Formação de Professores.

Referências

Documentos relacionados

Figure III. 37: Water vapor-liquid interfacial tension.. 38: Ethanol vapor-liquid interfacial tension. Interfacial tension was calculated using these coefficients in

Bento Pereira apresenta uma lista de autores e obras em língua portuguesa, de vários pendores: religioso, enciclopédico, dicionarístico, e literário.A escolha destas obras

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

Segundo Marchasi e Marti, citados por Correia (1997), os alunos com NEEs são aqueles que apresentam uma problemática de aprendizagem, durante o seu percurso

(2010), discovered two additional lineages in the Iberian Peninsula using CO1 mtDNA sequences, thus demonstrating the useful- ness of this gene as a barcoding marker for this genus,

crianças do pré́-escolar e dos seus determinantes, assim como a avaliação do efeito de um programa de escovagem diária na escola no estado de saúde oral (índice

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

A Política de M&amp;A da Secretaria Executiva de Vigilân- cia em Saúde de Pernambuco (SEVS/PE) apresenta três processos de maior destaque: o monitoramento do de- sempenho da gestão