• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO INTELECTUAL:

No documento Relatório de Atividades AnoBase 2012 (páginas 39-44)

A maior qualificação do Corpo docente pode ser observada no crescimento significativo da produção científica no decorrer do Triênio (2010-2011-2012), tanto do ponto de vista quantitativo quanto do ponto de vista qualitativo. O Programa tem apoiado, com recursos do PROAP, a participação de docentes e discentes em eventos da área. A apresentação de trabalhos em Congressos, Colóquios e Seminários nacionais e internacionais tem tido apoio regular dos organismos de fomento, CAPES, CNPq e FAPERJ, assim como, ocasionalmente, do Setor Cultural da Faculdade de Letras/UFRJ.

Especial atenção tem sido dedicada ao estímulo à publicação de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos indexados, assim como à produção discente, sem prejuízo da qualidade de seu registro no Programa de Coleta de dados.

A qualidade e a regularidade da produção docente são observadas não apenas como critério de ingresso do corpo docente no PPG-LEN, mas também representam o ponto de avaliação para composição do quadro de docentes permanentes do Programa. Cabe assinalar a atenção dada à necessidade de uma distribuição mais regular da produção entre todos os docentes; pode ser observada uma significativa mudança na Área de Estudos Linguísticos, sobretudo devido ao crescimento da demanda pelo doutorado em língua espanhola, motivado pelos concursos ocorridos em 2012, em que foram aprovados um número significativo de egressos e doutorandos do Programa.

Há um cuidado na composição das bancas de defesa de dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado que contam, de maneira sistemática, com especialistas externos à Instituição. O Programa destina parte de suas verbas PROAP / CAPES para o custeio de pelo menos um examinador de fora do Rio de Janeiro para as bancas de Doutorado; no caso das bancas de Mestrado, há sempre um examinador externo ao Programa.

O Aplicativo Coleta de Dados CAPES é um sistema informatizado, que foi desenvolvido com o intuito de coletar informações dos cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional integrantes do Sistema Nacional de Pós- Graduação. A avaliação dos Programas, a partir dos dados informados no Aplicativo Coleta de Dados, gera conceitos até o máximo de sete (07), e o caráter quantitativo do Aplicativo se traduz em resultados avaliativos desarmônicos e desacertados, nas Áreas de Letras e Linguística, inclusive dentro de em uma mesma IES. A extrema

valorização aos dados numéricos é uma situação que se prolonga há bastante tempo, tendo sido os números de publicação o valor determinante na avaliação dos Programas. Nesse sentido, não há muito que fazer, enquanto não se valoriza as especificidades dos programas.

Enquanto isso não ocorre, faz-se necessária uma crítica de ordem prática em relação à disponibilidade tardia do Aplicativo Coleta feito pela CAPES para os Programas de Pós-Graduação inserirem os dados. Isso porque o Aplicativo tem problemas internos, como aqueles referentes às importações da produção bibliográfica quando feita do LATTES/CNPq, no caso específico, referentes às produções de tradução de obras. É importante também lembrar que o Aplicativo é lento para a consulta de seus espelhos, para inserir dados e validá-los. Nesses atos necessários à inserção e consulta de dados no Aplicativo é desperdiçado um bom tempo, sem contar que é impossível trabalhar a edição de textos, por exemplo, o que gera vários problemas de formatação de tabelas e quadros explicativos. Não há a informação prévia do número máximo de toques ou palavras admitidos nas várias partes do Aplicativo para a inserção de textos. Essas partes ou espelhos do Aplicativo evidenciam que os textos devem ser concisos, o que, na maioria das vezes, obriga o Programa a ter de fazer a indicação para a retomada de um assunto em partes do próprio Aplicativo ou remeter ao site do Programa, visando completar e explicar a informação.

A sugestão seria possibilitar que o Aplicativo Coleta de Dados CAPES ou outro que o venha substituir, como se tem notícia, possa ser alimentado com informações quantitativas e qualitativas on-line, ao longo do ano como, por exemplo, ocorre com o sistema LATTES/CNPq. O Programa reitera que a estrutura atual deste Aplicativo evidencia o caráter de avaliação quantitativa, tendo presente os índices usados na Avaliação, que não contemplam efetivamente a produção do corpo docente, que não esteja estritamente ligado aos indicadores/CAPES dessa produção na área de Letras e Linguística. A expectativa é que o Aplicativo possa ter mecanismo para considerar as informações qualitativas dos Programas de forma mais adequada, visando a um equilíbrio na Avaliação entre a qualidade e a quantidade dos Programas de Pós- graduação.

Solidariedade:

O Programa tem buscado discutir sistematicamente seus nortes de política acadêmica, em diálogo permanente com os coordenadores de outros Programas de Pós-Graduação em Letras da UFRJ e de três outras universidades do Estado do Rio de Janeiro (PUC-RJ, UERJ, UFF). A organização de atividades em parceria encontra-se detalhada conforme pode se verificado em “Atividades Complementares”.

Soma-se ao exposto acima a contribuição dos debates voltados para o Perfil da Área de Letras e Linguística, realizados no âmbito da ANPOLL, para o crescimento acadêmico-científico do Programa, devido à participação assídua do Programa nas edições desse encontro nacional da área de Letras e Linguística.

Acrescenta-se, ainda, a realização do MINTER UFRJ / UFRR, durante o Triênio, tendo sido finalizado com os exames das Dissertações, conforme pode ser verificado na descrição feita em “Intercâmbios Institucionais”, no presente Relatório. Cabe ressaltar também que 3, dentre os 9 titulados pelo Programa MINTER, foram

aprovados no exame de seleção para o Doutorado no programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas, com início em 2013.

Nucleação

Ao considerar o impacto do Programa, no que diz respeito ao ensino e à pesquisa na área, é importante sublinhar que o PPG-LEN acolhe em seu corpo discente, especialmente no nível de Doutorado, professores pertencentes aos quadros de IES de todos os estados da União, tanto de universidades públicas quanto de universidades privadas, o que configura um trabalho de capacitação docente de consequências imediatas.

Em relação ao destino acadêmico dos egressos do PPG-LEN, pode-se observar que estes têm se apresentado, com sucesso, nos Concursos Públicos para Ensino Superior, não somente no pólo do Grande Rio (UFF, UFRJ, UERJ, PUC), mas também nas IES de Minas Gerais, do Paraná, do Ceará, da Bahia e do Espírito Santo. Os discentes do Programa também são admitidos em universidades privadas, aprovados em concursos para escolas técnicas federais e para o ensino público de modo geral (para efetuar verificação da inserção no ensino superior e médio dos discentes titulados no Doutorado e doutorandos do Programa, consultar a página do Programa http://www.letras.ufrj.br/pgneolatinas/pages/programa/egressos.php). A título de exemplificação, pode ser citado o papel de destaque dos seguintes egressos do Programa no diálogo interinstitucional para a organização de evento internacional da ABPI (Associação Brasileira dos Professores de Italiano): Professora Dra. Marinês Lima Cardoso e Professor Dr. Rafael Ferreira da Silva, ambos docentes na Universidade Federal do Ceará, e do doutorando do Programa, Professor Mestre Igor Porsette, professor da Universidade Federal do Espírito Santo. O doutorando Igor Porsette é responsável pelo Projeto de Inclusão do Bacharelado em Português-Italiano na Universidade Federal do Espírito Santo.

Ainda, outro exemplo que o Programa pode citar é o do egresso Antonio Ferreira da Silva Júnior, titulado em 2010, que é o Idealizador e Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras do CEFET/RJ.

É importante lembrar que a publicação Literatura e Ecologia – A pentologia ‘La guerra silenciosa de Manuel Scorza’, publicado em 2012, pela Pedro & João Publicações, de Elda Firmo Braga, é o resultado da pesquisa de tese de Doutorado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas e defendida em 2010. A autora da publicação é, atualmente, professora da Universidade Estadual da Paraíba.

Outro exemplo é o da professora Márcia da Anunciação Barbosa, titulada em 2012, professora de Francês do Colégio Pedro II/RJ, exercendo também a função de Coordenadora de Série, membro do Júri dos exames DELF e DALF - Diplomas oficiais de proficiência em francês expedidos pelo Ministério Francês da Educação Nacional.

Poder-se-ia continuar enumerando uma série de outros egressos, titulados há mais tempo, que já atuam em programas de Pós-Graduação, como são os nomes dos egressos: Professora Dra. Patricia Peterle Figueiredo – Universidade Federal de Santa Catarina, Professor Dr. Esteban Reyes Celedon, Professor Dr. Nilson Adauto Guimarães da Silva – Universidade Federal de Viçosa, Professora Dra. Ximena Antonia Diaz Merino - UNIOESTE do Paraná - Mal. Rondon, Professora Doutora

Regina Simon da Silva - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, dentre outros nomes de professores titulados no Programa.

Visibilidade

O Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas divulga suas atividades através do tem o site “www.letras.ufrj.br/pgneolatinas”, que está on-line desde 2000, sendo atualizado mensalmente. O site se integra, via links, ao SIGMA/UFRJ, banco de dados para atividades gerenciais da Universidade, em que se encontram o registro do ‘curriculum vitae’ dos docentes, linhas e projetos de pesquisa e das teses e dissertações defendidas, a listagem de egressos e de documentos para consulta como: as ementas das disciplinas ofertadas, a prestação de contas do Triênio, onde é indicado o consumo feito pelo Programa da verba PROAP, entre outras informações. Além de apresentar informações gerais sobre o Programa, traz sua regulamentação, programas e bibliografias recomendadas para o exame de seleção e para as disciplinas oferecidas a cada semestre.

Dá também destaque às revistas Alea, América Hispânica, Interfaces e Cadernos Neolatinos, editadas por docentes do Programa, assim como a outras publicações relevantes na área e oferece informações relativas a eventos de interesse para docentes e discentes.

A seção "links de interesse" apresenta os seguintes tópicos: Associações, Bibliotecas on-line, Dicionários on-line, Gramáticas, e está em contínuo processo de atualização, tornando-se uma eficaz ferramenta de consulta e pesquisa.

OUTRAS INFORMAÇÕES]

É importante destacar, nessa parte do relatório dedicada a “Outras informações, que as questões levantadas pelo relator da última avaliação Trienal 2007-2009 do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas não impedem que o Programa atue como um CENTRO DE REFERÊNCIA NACIONAL, na sua área especifica de atuação, com inúmeros projetos financiados pelo CNPq, CAPES e FAPERJ.

Os docentes do Programa são convidados para bancas de teses, e, de maneira expressiva, para bancas de concursos públicos para docentes, de IFES em todo o país, o que pode ser sintetizado em números que correspondem em média a duas (02) bancas por docente ao ano.

Participam de seminários e de colóquios como convidados em todo o país e internacionalmente, que pode ser sintetizada em números que correspondem em média a de um (01) a três (03) eventos por docente ao ano.

O reconhecimento nacional pode ser demonstrado, ao longo do Triênio, pelo tipo de financiamento que as pesquisas realizadas têm obtido das agências. Bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq, Jovem Cientista da FAPERJ, pós- doutoramento no exterior de docentes do Programa (Prof. Edson Rosa da Silva, Prof. Marcelo Jacques, Profa. Silvia Inés Cárcamo de Arcuri, Letícia Rebollo Couto, dentre outros professores do Programa), financiamento de convênios nacionais (Minter-Capes, concluído em 2012) e internacionais (CAPES-COFECUB), bolsas- sanduíche (CAPES e CNPq, em uma média de 2 por ano), bolsas de Pós-Doutorado no Programa FAPERJ, além do financiamento de eventos importantes com

convidados expressivos do Brasil e do exterior (II Forum Internacional de Análise do Discurso em 2010, IV Simpósio Internacional em Letras Neolatinas em 2011).

A Revista Alea: Estudos Neolatinos, criada pelo Programa em 1999, conta, desde 2001, com o Programa de Apoio às Publicações Científicas do CNPq, atualmante associado à CAPES. Mantém-se desde a elaboração do Qualis da área como um periódico nacional A (atualmente, A-1) e é uma das únicas revistas da área de Letras e Linguística indexada no SCIELO e sua versão on-line pode ser encontrada no endereço www.scielo.br/alea. Trata-se de um periódico rigorosamente pautado por uma política exógena, cedendo sempre a pesquisadores de outras universidades brasileiras e estrangeiras uma média de 90 % de seu espaço.

É importante lembrar ainda, em relação ao seu quadro de docentes permanentes, que, sem o reconhecimento expressivo de pesquisadores da área em todo o país, que atuam como pareceristas ad hoc das agências de fomento, os pesquisadores e grupos de pesquisa ligados ao programa não obteriam tantos financiamentos, conforme pode ser verificado no item “Atividades Complementares”.

O Programa tem por objetivos, tendo por pressupostos a especificidade do campo de ensino/aprendizagem de línguas e literaturas estrangeiras, no contexto da realidade brasileira, e a sua inserção acadêmica internacional, dar continuidade à reflexão teórico-crítica e manter um diálogo permanente com instituições acadêmicas, no Brasil e no exterior.

Foi, nesse sentido, que precisou no Triênio, que se encerra, fazer a revisão das linhas de pesquisa do Programa para consolidar o trabalho de pesquisa na área de Estudos Linguísticos e Estudos Literários, redefinindo e atualizando os endereçamentos científicos e metodológicos dos projetos, conforme pode ser verificado no item “Objetivos ‘Nota’”.

O intuito que direcionou as atividades do Programa no Triênio foi o de estreitar suas relações interinstitucionais por meio da participação de professores estrangeiros e de outras universidades brasileiras em atividades promovidas pelo Programa e, também, da participação de professores do Programa em atividades promovidas por instituições no Brasil e no exterior - congressos, doutorado-sanduíche, pós- doutoramento, intercâmbio de professores visitantes, projetos integrados de pesquisa e missões institucionais, conforme poderá ser observado nos itens: Intercâmbios Institucionais e Atividades Complementares.

Para o próximo Triênio, as diretrizes estabelecidas são:

a) buscar aumentar a divulgação da pesquisa por meio de uma política institucional de publicações, realizada com o apoio do próprio Programa e dos organismos de fomento;

b) incrementar as áreas de Estudos Linguísticos e Estudos Literários, por meio de publicações e associações de grupos de pesquisa interinstitucionais;

c) programar a implementação das linhas de pesquisa nas duas áreas de concentração do Programa por meio de seminários, com a ativa participação do seu corpo docente, para a redefinição, substituição e alteração de algumas disciplinas do ementário. A esse propósito, os projetos do corpo docente também deverão passar por atualizações no decorrer do próximo triênio, em decorrência da prática que será promovida pelas Linhas de Pesquisa que estarão em funcionamento, em 2013.

d) dar continuidade às parcerias interinstitucionais e aos convênios nacionais e internacionais, como: 1) convênio CAPES/COFECUB - parceria do Programa entre a PUC-Rio e a Universidade de Paris 7; 3) convênios com as universidades de Paris XII e Aix-Marseille – França, ; 4) convênios entre o PPG-LEN/UFRJ e as Universidades de Roma e de Siena - Itália; 5) Convênio de intercâmbio e colaboração entre o PPG-LEN/Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Normal de Sichuan (Chengdu)

e) concluir o processo de formalização dos novos convênios internacionais, como: 1) Convênio entre o PPG-LEN/UFRJ e a Universidad Nacional de La Plata - Argentina visando o desenvolvimento acadêmico-científico dos cursos de Pós-Graduação, tendo a professora Silvia Inês Cárcamo de Arcuri como responsável (em fase final de elaboração), 2) Acordo Acadêmico Científico entre o PPG-LEN/UFRJ e a Universidade de Versailles Saint-Quentin-em-Yvelines - França, tendo como responsável o professor Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina (em fase final de elaboração).

f) firmar e dar continuidade às parcerias com Programas de Pós-graduação da própria UFRJ e de outras IES brasileiras:

- para o próximo Triênio, os Programas de Pós-graduação da UFRJ – Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (nota CAPES 7), Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas (nota CAPES 4) e Programa de Pós-graduação em Linguística (nota CAPES 5) - concorreram e obtiveram aprovação no Edital CEPG/UFRJ para Professor Visitante Senior n. 188/2012, no caso específico, para a contratação do Professor Dr. Andrew Nevins, que é professor Titular, da University College London/Inglaterra, para o período de julho de 2013 a junho de 2017. A programação de atividades de pesquisa, ensino e orientação que serão desenvolvidas pelo Professor Andrew Nevins, durante sua visita de quatro anos à UFRJ, contempla três projetos, a saber: (i) Estudos Fonéticos de nasalidade e prosódia nas Línguas Indígenas; (ii) Comparação experimental de formação do subjuntivo em Línguas Neolatinas (Língua Espanhola, Língua Francesa e Língua Italiana) e (iii) Base de Dados e Modelagem de Lapsos de Ouvido naturalísticos, respectivamente. Para o Programa de Pós-graduação em Letras, essa parceria responde aos procedimentos acadêmico-politícos para o fortalecimento de uma de suas duas Áreas, a de Estudos Linguísticos Neolatinos.

- no próximo Triênio, o Programa estará atento também às novas parcerias que os seus docentes em Pós-Doutoramento em IES brasileiras - Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina (pós-doutoramento em curso na Unicamp), Claudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva (pós-doutoramento que terá inicio em 2013, na USP), e Márcia Atálla Pietroluongo (pós-doutoramento que terá início em 2012, na UERJ) - poderão possibilitar como, por exemplo, intercâmbios de discentes e docentes de ambas as Instituições de Ensino Superior, por meio dos contatos que vierem a estabelecer.

No documento Relatório de Atividades AnoBase 2012 (páginas 39-44)

Documentos relacionados