• Nenhum resultado encontrado

Atividades Desenvolvidas

3.1. Estágio Profissionalizante

Durante o Estágio Profissionalizante contactei com áreas e realidades bastantes distintas (Anexo A1). De seguida, indicarei os elementos que considerei mais relevantes sobre cada Estágio Parcelar.

3.1.1. Estágio de Cirurgia

7-set a 30-out-2020 | Hosp. das Forças Armadas | Tutores: Dr. Bruno Ferreira, Dr. Pedro Maurício e Dr.ª Sara Brás Objetivos específicos: Sedimentar o conhecimento sobre as principais síndromes cirúrgicas; distinguir as situações clínicas com indicação cirúrgica eletiva e urgente; avaliar o risco cirúrgico de um doente; executar técnicas de pequena cirurgia e de assepsia; e praticar a elaboração de registos clínicos.

As Sessões Teóricas e Teórico-práticas abordaram temas relevantes para o exercício da prática clínica. O ensino prático foi desenvolvido no Centro de Simulação da NMS|FCM, onde decorreu a componente prática do curso Trauma Evaluation and Management (TEAM) (Anexo A2), e no serviço de Cirurgia Geral do Hospital

das Forças Armadas (HFAR) - Pólo de Lisboa. No Internamento de Cirurgia – Ala B acompanhei a evolução clínica de 11 doentes, tendo efetuado diariamente o exame objetivo, a requisição e interpretação de exames complementares de diagnóstico, bem como a discussão do diagnóstico, da proposta terapêutica e do prognóstico de cada doente com os meus tutores. Elaborei ainda notas de entrada, diários clínicos e notas de alta. Em articulação com a equipa de enfermagem, observei a evolução de feridas cirúrgicas e realizei pensos. No Bloco Operatório acompanhei o processo pré, intra e pós-operatório de cada doente. Assisti e participei em 12 cirurgias como 1º ou 2º ajudante, tendo realizado suturas de feridas e manuseado material cirúrgico durante as intervenções realizadas quer por laparotomia quer por via laparoscópica. Na Consulta Externa participei na observação de 29 doentes, tendo acompanhado a evolução clínica de alguns dos doentes que tinham sido alvo de intervenções cirúrgicas nas quais eu participei e/ou tinha acompanhado no internamento durante o período pós-operatório. Realizei ainda alguns procedimentos, entre os quais drenagem de abcessos simples, extração de fios de sutura e agrafos e realização de pensos. No Serviço de Urgência participei na avaliação de 3 doentes, tendo assistido à realização de uma ecografia abdominal para confirmação da suspeita clínica de apendicite aguda. Participei semanalmente na Consulta de Decisão Terapêutica em Oncologia. Participei ainda numa Sessão de Formação sobre “Mudanças Organizacionais nos Estabelecimentos de Saúde a Receber Doentes COVID-19 Positivos”. Realizei Visitas de Estudo ao Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica e ao Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva, valências do complexo de saúde do HFAR, que se assumem como serviços de referência a nível nacional. Por fim, participei no Mini-congresso do Estágio de Cirurgia e apresentei o trabalho de grupo “Um Feliz Acaso” (Anexo A3).

3.1.2. Estágio de Medicina Interna

2-nov-2020 a 8-jan-2021 | Hospital de Egas Moniz | Tutora: Dr.ª Ana Lynce

Objetivos específicos: treinar a técnica de realização do interrogatório e do exame objetivo, a marcha diagnóstica e a prescrição de medidas terapêuticas; praticar a elaboração de registos clínicos; participar ativamente na discussão dos doentes; e desenvolver a capacidade de gestão do tempo.

Durante o estágio integrei a equipa médica da minha tutora na enfermaria de Medicina II do Hospital de Egas Moniz e em contexto de Serviço de Urgência e de Consulta Externa no Hospital de São Francisco Xavier. Na Enfermaria, a atividade diária iniciava-se com uma reunião para discussão em equipa do plano de trabalho e verificação das intercorrências noturnas dos doentes. De seguida, efetuava a observação de um a dois doentes, que incluía a realização da entrevista clínica e exame objetivo, a requisição e interpretação dos exames complementares de diagnóstico, a revisão da terapêutica e a elaboração do plano individual, o qual era discutido ao fim da manhã com a minha tutora. Era responsável pela transmissão aos restantes membros da equipa clínica das orientações e decisões médicas referentes ao(s) doente(s) em questão, bem como pela elaboração de diários clínicos, notas de entrada e notas de alta. Além disso, fornecia informações e prestava esclarecimentos sobre os diagnósticos, terapêuticas e prognósticos, aos doentes e aos seus familiares.

Observei um total de 19 doentes com idades compreendidas entre os 52 e os 88 anos, cujos diagnósticos principais de internamento: eram as doenças do aparelho respiratório (30%), em particular a pneumonia e a insuficiência respiratória, seguidas das doenças do sistema nervoso (25%), nas quais se destacava o AVC.

Pratiquei diversos procedimentos como gasometrias arteriais, colheita de sangue periférico e eletrocardiogramas. Observei a realização de um mielograma com biópsia óssea e de uma biópsia hepática guiada por Tomografia Computorizada. Semanalmente participei na Visita Médica, onde eram apresentados e discutidos os casos clínicos de todos os doentes internados. No Serviço de Urgência acompanhei a equipa médica nos gabinetes de atendimento, tendo participado na avaliação de 16 doentes, principalmente com queixas de dor torácica e de dor abdominal. Na Consulta Externa de Medicina Interna – Doenças Autoimunes assisti a 3 consultas de seguimento de doentes com patologia autoimune. Apresentei numa Sessão Clínica o trabalho de grupo intitulado “Espondilartrites: a propósito de um caso clínico” (Anexo A3). Participei ainda em dois Workshops subordinados aos temas “Alterações do equilíbrio ácido base” e “Decisões de Fim de Vida” organizados pela Unidade Curricular de Estágio de Medicina Interna (Anexo A4).

3.1.3. Estágio de Ginecologia e Obstetrícia

18-jan a 12-fev-2021 |Hosp. Prof. Doutor Fernando Fonseca| Tutoras: Dr.ª Marta Marum e Dr.ª Paula Ferreira Objetivos específicos: treinar o exame ginecológico e mamário; consolidar os conhecimentos sobre as infeções ginecológicas, a patologia mamária e uroginecológica; assistir à realização de técnicas imagiológicas;

desenvolver os conhecimentos sobre a patologia obstétrica e a vigilância da gravidez (normal e de risco);

reconhecer sinais e sintomas de trabalho de parto.

Participei em 27 Consultas de Ginecologia da Mama, Pré-Histeroscopia e de Uroginecologia realizei a técnica de palpação mamária, a interpretação e discussão dos resultados de mamografias, ecografias mamárias e biópsias mamárias, assisti a colpocitologias, à avaliação de mulheres com incontinência urinária e observei prolapsos de órgãos pélvicos, tendo presenciado a inserção e remoção de pessários. Observei a execução de 8 colposcopias, 1 conização e 2 histeroscopias. Participei em 34 Consultas de Obstetrícia Geral, Obstetrícia de Gémeos, de Diagnóstico Pré-Natal, de Doenças Autoimunes e de Hipertensão, nas quais assisti ao acompanhamento de gravidez de alto risco e de baixo risco obstétrico em fim da gestação. Nestas consultas participei na colheita da história clínica obstétrica, assisti à realização do exame ginecológico, realizei a inspeção do abdómen da grávida, auscultei a frequência cardíaca fetal, efetuei a colheita de exsudados vaginal e retal para rastreio do Streptococcus β hemolítico. Efetuei ainda os registos no boletim de saúde da grávida e participei no aconselhamento. Observei mulheres com e sem patologia associada em diferentes trimestres de gravidez, mulheres com gravidez gemelar e grávidas com idade avançada. Assisti ao seguimento de gestações com risco acrescido para trissomias, com anomalias diagnosticadas por ecografia e alterações significativas do crescimento fetal. Assisti à realização de 8 ecografias obstétricas dos diferentes trimestres de gravidez, cardiotocografias e de 3 amniocenteses. No Internamento de Obstetrícia participei

na observação de 11 puérperas e de 12 mulheres grávidas com condições de alto risco para a saúde materno-fetal (e.g. rotura prematura de membranas e pré-eclâmpsia). No Serviço de Urgência observei 26 pacientes com uma grande diversidade de problemas, entre os quais destaco, hemorragia uterina anómala, vaginose, bartolinite e aborto espontâneo. No Bloco de Partos acompanhei o trabalho de parto de várias grávidas e a sua indução, tendo observado a assistência prestada e a realização do exame obstétrico. Assisti à realização de 4 partos eutócicos e distócicos (com ventosa e fórceps) e de 2 cesarianas. Participei na Reunião do Serviço e apresentei o trabalho intitulado “O Gânglio sentinela na cirurgia do Cancro da Mama” (Anexo A3). Assisti ainda, por videoconferência, ao Workshop “The Women” inserido no programa de formação do estágio.

3.1.4. Estágio de Saúde Mental

15-fev a 12-mar 2021 | Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca | Tutora: Dr.ª Alexandra Lourenço

Objetivos específicos: treinar a entrevista clínica e o exame do estado mental; identificar sintomas de perturbação psiquiátrica e diferenciá-los face ao funcionamento psicológico normal do indivíduo; e identificar elementos patológicos na personalidade, nos comportamentos e no relacionamento interpessoal.

O Estágio à Distância contemplou a elaboração de duas histórias clínicas baseadas em entrevistas previamente gravadas e a redação de seis vinhetas clínicas sobre perturbações mentais. As Sessões Teórico-Práticas consistiram em duas aulas realizadas por videoconferência sobre o “Estigma na Saúde Mental e Programas de Tratamento para pessoas com Doença Mental grave”, e a discussão de casos clínicos e abordagem de situações frequentes na prática clínica ligadas à Urgência e à Emergência em Saúde Mental.

No Estágio Presencial fui integrada na prática clínica da Equipa Comunitária de Psiquiatria da Damaia (ECPD).

Na Consulta de Psiquiatria assisti à realização da entrevista clínica, ao exame do estado mental, à avaliação das capacidades funcionais dos doentes e à apresentação e negociação do plano terapêutico. Observei um total de 19 doentes, tendo sido os diagnósticos mais frequentes a doença bipolar (25%) e a perturbação da ansiedade (20%). No Serviço de Urgência participei na observação de 3 doentes com síndrome confusional agudo. Semanalmente assisti às Reuniões da ECPD com o corpo clínico da equipa afeto ao Serviço de Internamento, nas quais era discutido o quadro clínico dos doentes internados que habitualmente eram seguidos pela ECPD. Participei em duas Sessões Clínicas sobre “Abordagem da Terapia Ocupacional no âmbito do Programa Semente: Gravidez e Primeiros Anos de Vida” e “Psicofármacos na doença renal”. Assisti à Reunião mensal do espaço@com, uma unidade de reabilitação psicossocial, na qual foi discutido o plano de intervenção multidisciplinar. Participei ainda numa Sessão de Role-playing, no qual treinei as técnicas de entrevista clínica e o exame do estado mental com dois doentes fictícios.

3.1.5. Estágio de Medicina Geral e Familiar

15-mar a 16-abr-2021 | Unidade de Saúde Familiar Cova da Piedade | Tutor: Dr. Pedro Pacheco

Objetivos específicos: praticar a abordagem centrada na pessoa; treinar a condução da entrevista clínica;

identificar e gerir os problemas de saúde mais frequentes na comunidade; aplicar estratégias de promoção

de saúde; prescrever corretamente os medicamentos mais utilizados; e participar em consultas domiciliárias.

No estágio desenvolvi atividades principalmente em contexto de Consultas de Saúde de Adultos, Doença Aguda, Planeamento familiar, Saúde Infantil e Juvenil e Saúde Materna. Observei doentes com um leque variado de patologias e participei na atuação médica perante os mesmos, tendo conduzido 20 consultas com autonomia parcial. Desta forma, realizei a anamnese, incorporando os dados biopsicossociais dos utentes, efetuei o exame objetivo dirigido, interpretei e requisitei exames complementares de diagnóstico, discuti e estabeleci o diagnóstico, apliquei medidas de prevenção e diminuição de risco, intervi na gestão da multimorbilidade, e participei na tomada de decisões terapêuticas conjuntamente com o meu tutor.

Participei também em Consultas Domiciliárias. Assisti à realização de Pequenas Cirurgias e de várias administrações intra-articulares. Participei na prestação de cuidados de saúde em articulação com a equipa de enfermagem, tendo realizado administrações intramusculares e auxiliado na realização de pensos.

Participei nas Reuniões do Serviço e na Consultadoria de Cardiologia. Realizei a apresentação da “Análise de Decisão Clínica” e a “Apresentação de Caso Clínico” sobre casos de doentes consultados (Anexo A3).

3.1.6. Estágio de Pediatria

19-abr a 13-mai-2021 | Hospital Cuf Descobertas | Tutora: Dr.ª Mónica Braz

Objetivos específicos: aprofundar o conhecimento sobre as patologias da criança e do adolescente e os princípios gerais da sua abordagem e orientação terapêutica; reconhecer critérios de gravidade; desenvolver a capacidade de comunicação com a criança, o adolescente e a sua família.

Na Enfermaria de Pediatria participei na observação e seguimento de 11 doentes (idades entre os 10 meses e os 16 anos), que apresentavam diversas condições, entre as quais destaco apendicite, bronquiolite e pielonefrite. Na abordagem junto dos doentes participei na realização do exame objetivo, avaliei e interpretei os resultados dos exames complementares de diagnóstico requisitados, assisti à revisão da terapêutica, e participei na discussão e elaboração do plano individual. Presenciei ainda o aconselhamento e os esclarecimentos prestados sobre os cuidados a ter após a alta hospitalar e a identificação de sinais de alarme.

Na Unidade de Cuidados Intermédios da Criança e do Adolescente observei 4 doentes (idades entre os 5 meses e os 13 anos), dos quais saliento o caso de um lactente com meningite, sobre o qual elaborei uma história clínica. Assisti à avaliação do derrame pleural de um doente com recurso ao Point of care ultrasound.

No Serviço de Urgência participei no atendimento e observação de 80 doentes (idades entre os 5 meses e os 17 anos) que apresentavam uma grande diversidade de patologia aguda, entre as mais frequentes destacaram-se o traumatismo, a nasofaringite e a otite média aguda. Participei diariamente na Reunião do Serviço, na qual eram apresentados e discutidos os doentes internados no Serviço. Participei nas Sessões Clínicas “Mythbusters em Pediatria” e “Infeção congénita por CMV: Quo vadis?” e apresentei o Seminário

“Perfil de internamento hospitalar em adolescentes” (Anexo A3). Assisti ainda a duas Aulas Teóricas sobre

“Cardiologia Pediátrica” e sobre “Ortopedia Pediátrica”.

3.2. Estágio Clínico Opcional

17 a 28-mai 2021 | Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal | Tutor: Prof. Doutor João Filipe Raposo Objetivos específicos: avaliar a presença e conhecer a gestão das complicações da diabetes; compreender o processo de seleção e negociação do plano terapêutico; conhecer os modelos de organização de cuidados de saúde em diabetes e compreender o seu funcionamento.

Durante o estágio assisti a 75 Consultas de diferentes especialidades, nomeadamente, Diabetologia de Adultos, Diabetologia de Crianças e Jovens, Sistemas de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina, Nefrologia, Cardiologia, Saúde Reprodutiva e Oftalmologia, tendo participado na observação de pessoas com diabetes com idades compreendidas entre os 5 e os 95 anos e na gestão das suas co-morbilidades. No Bloco Operatório de Oftalmologia presenciei intervenções em 6 doentes com catarata que incluíram a realização de facoemulsificação com colocação de lente intraocular e de injeções intravítreas.

3.3. Atividades Extra-curriculares e Elementos Valorativos

De modo a complementar e enriquecer a minha formação enquanto futura médica, durante o presente ano letivo participei em vários eventos científicos, entre os quais destaco os constantes nos anexos B1 a B15.

No ano letivo 2017/18, tive uma primeira vivência profissional na área do ensino, ao desempenhar a atividade de Assistente Convidada na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, nas unidades curriculares de Farmacoterapia II, Farmacognosia e Terapêuticas Não Convencionais lecionadas na Licenciatura de Farmácia (Anexo C1). Esta experiência permitiu-me não só desenvolver competências pedagógicas e aplicar e aprofundar alguns dos conhecimentos e capacidades que adquiri no decorrer do MIM, como também consolidar os conhecimentos adquiridos nas áreas em que me licenciei (Farmácia) e em que me especializei previamente (Pós-Graduação de Medicamentos à Base de Plantas). De referir ainda que fruto da colaboração que mantenho com o Instituto de Investigação do Medicamento (ORCID 0000-0002-6082-2861), desenvolvi vários trabalhos de investigação ao nível das ciências básicas, dos quais, até ao momento, resultou a publicação de um artigo científico (Anexo C2) e de várias publicações sob a forma de poster (Anexo C3 e C4).

Documentos relacionados