• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

Universidade Nova de Lisboa

Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

Ano letivo 2020/2021 │ 6º Ano │ Turma 4 Unidade Curricular de Estágio Profissionalizante Regente: Professor Doutor Rui Maio

Orientadora: Dr.ª Paula Kjollerstrom

Aluna: Sofia Alexandra Silveira Encarnação, nº 2013357

Lisboa, 17 de junho de 2021

(2)

“In the natural method of teaching, the student begins with the patient, continues with the patient, and ends his studies with the patient, using books and lectures as tools, as means to an end.”

Sir William Osler, 1901

(3)

Dedico este trabalho aos meus pais e a todos os que contribuíram para que o meu sonho de ser médica fosse concretizado.

(4)

Agradecimentos

À minha família, pelo apoio incondicional que demonstrou ao longo deste percurso e que constituiu a minha pedra basilar e me permitiu lutar pelo meu sonho de ser médica.

Aos meus amigos por estarem presentes em todos os momentos.

Aos meus colegas de curso pelos inúmeros bons momentos partilhados e porque medicina não se faz sozinho.

Aos doentes com que contactei por terem partilhado as suas histórias e pela sua generosidade ao permitirem que aprendesse com eles.

Aos meus tutores, aos meus professores e a todos os profissionais de saúde com que me cruzei, pelo conhecimento que partilharam e pelos valores que me transmitiram, imprescindíveis para a prática da Medicina.

(5)

Índice Geral

1. Introdução ... 1

2. Objetivos Gerais ... 1

3. Atividades Desenvolvidas ... 1

3.1. Estágio Profissionalizante ... 1

3.1.1. Estágio de Cirurgia ... 1

3.1.2. Estágio de Medicina Interna ... 2

3.1.3. Estágio de Ginecologia e Obstetrícia ... 3

3.1.4. Estágio de Saúde Mental ... 4

3.1.5. Estágio de Medicina Geral e Familiar ... 4

3.1.6. Estágio de Pediatria ... 5

3.2. Estágio Clínico Opcional ... 6

3.3. Atividades Extra-curriculares e Elementos Valorativos ... 6

4. Reflexão Crítica Final ... 6

5. Bibliografia ... 9

Anexos A - Elementos referentes ao estágio profissionalizante ... 10

Anexo A1 - Cronograma do Estágio Profissionalizante ... 10

Anexo A2 - Certificado de Participação no Curso TEAM ... 11

Anexo A3 - Trabalhos apresentados no decurso dos Estágios Parcelares ... 12

Anexo A4 - Certificados de Participação nos Workshops de Medicina Interna... 13

Anexos B – Certificados das Atividades Extracurriculares ... 14

Anexo B1 – Certificado de Participação no iMed Conference® 12.0 ... 14

Anexo B2 – Certificados de Participação nos Workshops do iMed Conference® 12.0... 15

Anexo B3 – Certificado de Presença na 9ª Reunião de Imunoalergologia ... 16

Anexo B4 – Certificado do evento “Palliative Care – New challenges in end of life management” ... 17

Anexo B5 - Certificado de Participação em “What else - a world of opportunities” ... 18

Anexo B6 - Certificado de Participação em “Médicos pelo Mundo (Future MD)” ... 19

Anexo B7 - Certificado de Participação na Palestra de Reumatologia... 20

Anexo B8 - Certificado de Participação em “Pobreza, Alcoolismo e Toxicodependência” ... 21

Anexo B9 - Certificado de Participação em “Impacto da COVID-19 nos Hospitais Portugueses” ... 22

Anexo B10 – Certificado de Participação no III Simpósio de Geriatria ... 23

Anexo B11 – Certificados de Participação em “A Criança e a Saúde Mental” ... 24

Anexo B12 – Certificado de Participação em “Stress Pós-Traumático” ... 25

Anexo B13 – Certificado de Participação em “A Saúde Mental na Adolescência” ... 26

Anexo B14 - Certificado de Participação em “Mutilação Genital Feminina” ... 27

Anexo B15 - Certificado de Participação no NutriDay ... 27

Anexos C - Certificados dos Elementos Valorativos ... 29

Anexo C1 - Declaração de Funções ... 29

Anexo C2 - Artigo científico publicado ... 30

Anexo C3 - Certificado de apresentação de Poster em Ciência’16 ... 31

Anexo C4 - Certificado de apresentação de Poster em Ciência’17 ... 32

(6)

Lista de Siglas

CMV - Citomegalovírus

ECPD - Equipa Comunitária de Psiquiatria da Damaia HFAR - Hospital das Forças Armadas

MIM - Mestrado Integrado em Medicina

NMS|FCM - Nova Medical School|Faculdade de Ciências Médicas TEAM - Trauma Evaluation and Management

(7)

1. Introdução

A Unidade Curricular de Estágio Profissionalizante encontra-se integrada no plano de estudos do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), lecionado na Nova Medical School|Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (NMS|FCM). O Estágio Profissionalizante é composto por seis Estágios Parcelares - Cirurgia, Medicina Interna, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar e Pediatria - que visam preparar o aluno para a prática clínica, ainda numa fase de formação pré-graduada.1 No presente relatório descrevo sinteticamente os principais objetivos estabelecidos e as atividades desenvolvidas no âmbito de cada Estágio Parcelar do Estágio Profissionalizante e do Estágio Clínico Opcional, atividades extracurriculares e elementos valorativos. Por fim, apresento uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo dessas atividades.

2. Objetivos Gerais

No início do 6º ano do MIM estabeleci alguns objetivos gerais que pretendia alcançar nos diferentes estágios.

Dado ser este o meu último contacto com o doente enquanto aluna considerei fundamental: integrar os conhecimentos adquiridos ao longo do MIM, consolidando-os e aplicando-os na prática clínica; treinar a abordagem sistemática do doente com realização de anamnese, exame objetivo, diagnóstico diferencial, requisição e interpretação de exames complementares de diagnóstico, elaboração da proposta terapêutica e do plano final; treinar procedimentos e técnicas específicas em cada estágio parcelar; intervir ativamente na prevenção e promoção da saúde; melhorar as minhas competências de comunicação com o doente e a sua família; trabalhar em equipa com os meus tutores, colegas e outros profissionais de saúde; incrementar a minha autonomia e proatividade.

3. Atividades Desenvolvidas

3.1. Estágio Profissionalizante

Durante o Estágio Profissionalizante contactei com áreas e realidades bastantes distintas (Anexo A1). De seguida, indicarei os elementos que considerei mais relevantes sobre cada Estágio Parcelar.

3.1.1. Estágio de Cirurgia

7-set a 30-out-2020 | Hosp. das Forças Armadas | Tutores: Dr. Bruno Ferreira, Dr. Pedro Maurício e Dr.ª Sara Brás Objetivos específicos: Sedimentar o conhecimento sobre as principais síndromes cirúrgicas; distinguir as situações clínicas com indicação cirúrgica eletiva e urgente; avaliar o risco cirúrgico de um doente; executar técnicas de pequena cirurgia e de assepsia; e praticar a elaboração de registos clínicos.

As Sessões Teóricas e Teórico-práticas abordaram temas relevantes para o exercício da prática clínica. O ensino prático foi desenvolvido no Centro de Simulação da NMS|FCM, onde decorreu a componente prática do curso Trauma Evaluation and Management (TEAM) (Anexo A2), e no serviço de Cirurgia Geral do Hospital

(8)

das Forças Armadas (HFAR) - Pólo de Lisboa. No Internamento de Cirurgia – Ala B acompanhei a evolução clínica de 11 doentes, tendo efetuado diariamente o exame objetivo, a requisição e interpretação de exames complementares de diagnóstico, bem como a discussão do diagnóstico, da proposta terapêutica e do prognóstico de cada doente com os meus tutores. Elaborei ainda notas de entrada, diários clínicos e notas de alta. Em articulação com a equipa de enfermagem, observei a evolução de feridas cirúrgicas e realizei pensos. No Bloco Operatório acompanhei o processo pré, intra e pós-operatório de cada doente. Assisti e participei em 12 cirurgias como 1º ou 2º ajudante, tendo realizado suturas de feridas e manuseado material cirúrgico durante as intervenções realizadas quer por laparotomia quer por via laparoscópica. Na Consulta Externa participei na observação de 29 doentes, tendo acompanhado a evolução clínica de alguns dos doentes que tinham sido alvo de intervenções cirúrgicas nas quais eu participei e/ou tinha acompanhado no internamento durante o período pós-operatório. Realizei ainda alguns procedimentos, entre os quais drenagem de abcessos simples, extração de fios de sutura e agrafos e realização de pensos. No Serviço de Urgência participei na avaliação de 3 doentes, tendo assistido à realização de uma ecografia abdominal para confirmação da suspeita clínica de apendicite aguda. Participei semanalmente na Consulta de Decisão Terapêutica em Oncologia. Participei ainda numa Sessão de Formação sobre “Mudanças Organizacionais nos Estabelecimentos de Saúde a Receber Doentes COVID-19 Positivos”. Realizei Visitas de Estudo ao Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica e ao Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva, valências do complexo de saúde do HFAR, que se assumem como serviços de referência a nível nacional. Por fim, participei no Mini-congresso do Estágio de Cirurgia e apresentei o trabalho de grupo “Um Feliz Acaso” (Anexo A3).

3.1.2. Estágio de Medicina Interna

2-nov-2020 a 8-jan-2021 | Hospital de Egas Moniz | Tutora: Dr.ª Ana Lynce

Objetivos específicos: treinar a técnica de realização do interrogatório e do exame objetivo, a marcha diagnóstica e a prescrição de medidas terapêuticas; praticar a elaboração de registos clínicos; participar ativamente na discussão dos doentes; e desenvolver a capacidade de gestão do tempo.

Durante o estágio integrei a equipa médica da minha tutora na enfermaria de Medicina II do Hospital de Egas Moniz e em contexto de Serviço de Urgência e de Consulta Externa no Hospital de São Francisco Xavier. Na Enfermaria, a atividade diária iniciava-se com uma reunião para discussão em equipa do plano de trabalho e verificação das intercorrências noturnas dos doentes. De seguida, efetuava a observação de um a dois doentes, que incluía a realização da entrevista clínica e exame objetivo, a requisição e interpretação dos exames complementares de diagnóstico, a revisão da terapêutica e a elaboração do plano individual, o qual era discutido ao fim da manhã com a minha tutora. Era responsável pela transmissão aos restantes membros da equipa clínica das orientações e decisões médicas referentes ao(s) doente(s) em questão, bem como pela elaboração de diários clínicos, notas de entrada e notas de alta. Além disso, fornecia informações e prestava esclarecimentos sobre os diagnósticos, terapêuticas e prognósticos, aos doentes e aos seus familiares.

(9)

Observei um total de 19 doentes com idades compreendidas entre os 52 e os 88 anos, cujos diagnósticos principais de internamento: eram as doenças do aparelho respiratório (30%), em particular a pneumonia e a insuficiência respiratória, seguidas das doenças do sistema nervoso (25%), nas quais se destacava o AVC.

Pratiquei diversos procedimentos como gasometrias arteriais, colheita de sangue periférico e eletrocardiogramas. Observei a realização de um mielograma com biópsia óssea e de uma biópsia hepática guiada por Tomografia Computorizada. Semanalmente participei na Visita Médica, onde eram apresentados e discutidos os casos clínicos de todos os doentes internados. No Serviço de Urgência acompanhei a equipa médica nos gabinetes de atendimento, tendo participado na avaliação de 16 doentes, principalmente com queixas de dor torácica e de dor abdominal. Na Consulta Externa de Medicina Interna – Doenças Autoimunes assisti a 3 consultas de seguimento de doentes com patologia autoimune. Apresentei numa Sessão Clínica o trabalho de grupo intitulado “Espondilartrites: a propósito de um caso clínico” (Anexo A3). Participei ainda em dois Workshops subordinados aos temas “Alterações do equilíbrio ácido base” e “Decisões de Fim de Vida” organizados pela Unidade Curricular de Estágio de Medicina Interna (Anexo A4).

3.1.3. Estágio de Ginecologia e Obstetrícia

18-jan a 12-fev-2021 |Hosp. Prof. Doutor Fernando Fonseca| Tutoras: Dr.ª Marta Marum e Dr.ª Paula Ferreira Objetivos específicos: treinar o exame ginecológico e mamário; consolidar os conhecimentos sobre as infeções ginecológicas, a patologia mamária e uroginecológica; assistir à realização de técnicas imagiológicas;

desenvolver os conhecimentos sobre a patologia obstétrica e a vigilância da gravidez (normal e de risco);

reconhecer sinais e sintomas de trabalho de parto.

Participei em 27 Consultas de Ginecologia da Mama, Pré-Histeroscopia e de Uroginecologia realizei a técnica de palpação mamária, a interpretação e discussão dos resultados de mamografias, ecografias mamárias e biópsias mamárias, assisti a colpocitologias, à avaliação de mulheres com incontinência urinária e observei prolapsos de órgãos pélvicos, tendo presenciado a inserção e remoção de pessários. Observei a execução de 8 colposcopias, 1 conização e 2 histeroscopias. Participei em 34 Consultas de Obstetrícia Geral, Obstetrícia de Gémeos, de Diagnóstico Pré-Natal, de Doenças Autoimunes e de Hipertensão, nas quais assisti ao acompanhamento de gravidez de alto risco e de baixo risco obstétrico em fim da gestação. Nestas consultas participei na colheita da história clínica obstétrica, assisti à realização do exame ginecológico, realizei a inspeção do abdómen da grávida, auscultei a frequência cardíaca fetal, efetuei a colheita de exsudados vaginal e retal para rastreio do Streptococcus β hemolítico. Efetuei ainda os registos no boletim de saúde da grávida e participei no aconselhamento. Observei mulheres com e sem patologia associada em diferentes trimestres de gravidez, mulheres com gravidez gemelar e grávidas com idade avançada. Assisti ao seguimento de gestações com risco acrescido para trissomias, com anomalias diagnosticadas por ecografia e alterações significativas do crescimento fetal. Assisti à realização de 8 ecografias obstétricas dos diferentes trimestres de gravidez, cardiotocografias e de 3 amniocenteses. No Internamento de Obstetrícia participei

(10)

na observação de 11 puérperas e de 12 mulheres grávidas com condições de alto risco para a saúde materno- fetal (e.g. rotura prematura de membranas e pré-eclâmpsia). No Serviço de Urgência observei 26 pacientes com uma grande diversidade de problemas, entre os quais destaco, hemorragia uterina anómala, vaginose, bartolinite e aborto espontâneo. No Bloco de Partos acompanhei o trabalho de parto de várias grávidas e a sua indução, tendo observado a assistência prestada e a realização do exame obstétrico. Assisti à realização de 4 partos eutócicos e distócicos (com ventosa e fórceps) e de 2 cesarianas. Participei na Reunião do Serviço e apresentei o trabalho intitulado “O Gânglio sentinela na cirurgia do Cancro da Mama” (Anexo A3). Assisti ainda, por videoconferência, ao Workshop “The Women” inserido no programa de formação do estágio.

3.1.4. Estágio de Saúde Mental

15-fev a 12-mar 2021 | Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca | Tutora: Dr.ª Alexandra Lourenço

Objetivos específicos: treinar a entrevista clínica e o exame do estado mental; identificar sintomas de perturbação psiquiátrica e diferenciá-los face ao funcionamento psicológico normal do indivíduo; e identificar elementos patológicos na personalidade, nos comportamentos e no relacionamento interpessoal.

O Estágio à Distância contemplou a elaboração de duas histórias clínicas baseadas em entrevistas previamente gravadas e a redação de seis vinhetas clínicas sobre perturbações mentais. As Sessões Teórico- Práticas consistiram em duas aulas realizadas por videoconferência sobre o “Estigma na Saúde Mental e Programas de Tratamento para pessoas com Doença Mental grave”, e a discussão de casos clínicos e abordagem de situações frequentes na prática clínica ligadas à Urgência e à Emergência em Saúde Mental.

No Estágio Presencial fui integrada na prática clínica da Equipa Comunitária de Psiquiatria da Damaia (ECPD).

Na Consulta de Psiquiatria assisti à realização da entrevista clínica, ao exame do estado mental, à avaliação das capacidades funcionais dos doentes e à apresentação e negociação do plano terapêutico. Observei um total de 19 doentes, tendo sido os diagnósticos mais frequentes a doença bipolar (25%) e a perturbação da ansiedade (20%). No Serviço de Urgência participei na observação de 3 doentes com síndrome confusional agudo. Semanalmente assisti às Reuniões da ECPD com o corpo clínico da equipa afeto ao Serviço de Internamento, nas quais era discutido o quadro clínico dos doentes internados que habitualmente eram seguidos pela ECPD. Participei em duas Sessões Clínicas sobre “Abordagem da Terapia Ocupacional no âmbito do Programa Semente: Gravidez e Primeiros Anos de Vida” e “Psicofármacos na doença renal”. Assisti à Reunião mensal do espaço@com, uma unidade de reabilitação psicossocial, na qual foi discutido o plano de intervenção multidisciplinar. Participei ainda numa Sessão de Role-playing, no qual treinei as técnicas de entrevista clínica e o exame do estado mental com dois doentes fictícios.

3.1.5. Estágio de Medicina Geral e Familiar

15-mar a 16-abr-2021 | Unidade de Saúde Familiar Cova da Piedade | Tutor: Dr. Pedro Pacheco

Objetivos específicos: praticar a abordagem centrada na pessoa; treinar a condução da entrevista clínica;

identificar e gerir os problemas de saúde mais frequentes na comunidade; aplicar estratégias de promoção

(11)

de saúde; prescrever corretamente os medicamentos mais utilizados; e participar em consultas domiciliárias.

No estágio desenvolvi atividades principalmente em contexto de Consultas de Saúde de Adultos, Doença Aguda, Planeamento familiar, Saúde Infantil e Juvenil e Saúde Materna. Observei doentes com um leque variado de patologias e participei na atuação médica perante os mesmos, tendo conduzido 20 consultas com autonomia parcial. Desta forma, realizei a anamnese, incorporando os dados biopsicossociais dos utentes, efetuei o exame objetivo dirigido, interpretei e requisitei exames complementares de diagnóstico, discuti e estabeleci o diagnóstico, apliquei medidas de prevenção e diminuição de risco, intervi na gestão da multimorbilidade, e participei na tomada de decisões terapêuticas conjuntamente com o meu tutor.

Participei também em Consultas Domiciliárias. Assisti à realização de Pequenas Cirurgias e de várias administrações intra-articulares. Participei na prestação de cuidados de saúde em articulação com a equipa de enfermagem, tendo realizado administrações intramusculares e auxiliado na realização de pensos.

Participei nas Reuniões do Serviço e na Consultadoria de Cardiologia. Realizei a apresentação da “Análise de Decisão Clínica” e a “Apresentação de Caso Clínico” sobre casos de doentes consultados (Anexo A3).

3.1.6. Estágio de Pediatria

19-abr a 13-mai-2021 | Hospital Cuf Descobertas | Tutora: Dr.ª Mónica Braz

Objetivos específicos: aprofundar o conhecimento sobre as patologias da criança e do adolescente e os princípios gerais da sua abordagem e orientação terapêutica; reconhecer critérios de gravidade; desenvolver a capacidade de comunicação com a criança, o adolescente e a sua família.

Na Enfermaria de Pediatria participei na observação e seguimento de 11 doentes (idades entre os 10 meses e os 16 anos), que apresentavam diversas condições, entre as quais destaco apendicite, bronquiolite e pielonefrite. Na abordagem junto dos doentes participei na realização do exame objetivo, avaliei e interpretei os resultados dos exames complementares de diagnóstico requisitados, assisti à revisão da terapêutica, e participei na discussão e elaboração do plano individual. Presenciei ainda o aconselhamento e os esclarecimentos prestados sobre os cuidados a ter após a alta hospitalar e a identificação de sinais de alarme.

Na Unidade de Cuidados Intermédios da Criança e do Adolescente observei 4 doentes (idades entre os 5 meses e os 13 anos), dos quais saliento o caso de um lactente com meningite, sobre o qual elaborei uma história clínica. Assisti à avaliação do derrame pleural de um doente com recurso ao Point of care ultrasound.

No Serviço de Urgência participei no atendimento e observação de 80 doentes (idades entre os 5 meses e os 17 anos) que apresentavam uma grande diversidade de patologia aguda, entre as mais frequentes destacaram-se o traumatismo, a nasofaringite e a otite média aguda. Participei diariamente na Reunião do Serviço, na qual eram apresentados e discutidos os doentes internados no Serviço. Participei nas Sessões Clínicas “Mythbusters em Pediatria” e “Infeção congénita por CMV: Quo vadis?” e apresentei o Seminário

“Perfil de internamento hospitalar em adolescentes” (Anexo A3). Assisti ainda a duas Aulas Teóricas sobre

“Cardiologia Pediátrica” e sobre “Ortopedia Pediátrica”.

(12)

3.2. Estágio Clínico Opcional

17 a 28-mai 2021 | Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal | Tutor: Prof. Doutor João Filipe Raposo Objetivos específicos: avaliar a presença e conhecer a gestão das complicações da diabetes; compreender o processo de seleção e negociação do plano terapêutico; conhecer os modelos de organização de cuidados de saúde em diabetes e compreender o seu funcionamento.

Durante o estágio assisti a 75 Consultas de diferentes especialidades, nomeadamente, Diabetologia de Adultos, Diabetologia de Crianças e Jovens, Sistemas de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina, Nefrologia, Cardiologia, Saúde Reprodutiva e Oftalmologia, tendo participado na observação de pessoas com diabetes com idades compreendidas entre os 5 e os 95 anos e na gestão das suas co-morbilidades. No Bloco Operatório de Oftalmologia presenciei intervenções em 6 doentes com catarata que incluíram a realização de facoemulsificação com colocação de lente intraocular e de injeções intravítreas.

3.3. Atividades Extra-curriculares e Elementos Valorativos

De modo a complementar e enriquecer a minha formação enquanto futura médica, durante o presente ano letivo participei em vários eventos científicos, entre os quais destaco os constantes nos anexos B1 a B15.

No ano letivo 2017/18, tive uma primeira vivência profissional na área do ensino, ao desempenhar a atividade de Assistente Convidada na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, nas unidades curriculares de Farmacoterapia II, Farmacognosia e Terapêuticas Não Convencionais lecionadas na Licenciatura de Farmácia (Anexo C1). Esta experiência permitiu-me não só desenvolver competências pedagógicas e aplicar e aprofundar alguns dos conhecimentos e capacidades que adquiri no decorrer do MIM, como também consolidar os conhecimentos adquiridos nas áreas em que me licenciei (Farmácia) e em que me especializei previamente (Pós-Graduação de Medicamentos à Base de Plantas). De referir ainda que fruto da colaboração que mantenho com o Instituto de Investigação do Medicamento (ORCID 0000-0002-6082-2861), desenvolvi vários trabalhos de investigação ao nível das ciências básicas, dos quais, até ao momento, resultou a publicação de um artigo científico (Anexo C2) e de várias publicações sob a forma de poster (Anexo C3 e C4).

4. Reflexão Crítica Final

Findo os diferentes estágios que integram o Estágio Profissionalizante e o Estágio Clínico Opcional, posso afirmar que constituíram experiências deveras interessantes e enriquecedoras, na medida em que não só considero que alcancei os objetivos propostos, como também tive um enorme prazer na sua realização. A aplicação e a sedimentação dos conhecimentos adquiridos em unidades curriculares frequentadas previamente, em simultâneo com a aprendizagem de um conjunto de saberes de cariz mais prático, tornaram possível o desenvolvimento das minhas competências clínicas e de formação social.

No âmbito dos estágios parcelares frequentei um conjunto de Workshops e aulas que abordaram de forma interativa diversos temas com os quais direta ou indiretamente me deparei na prática clínica e que se

(13)

revelaram muito pertinentes. O treino da exposição científica também foi contemplado em todos os estágios.

A minha integração nas atividades assistenciais dos diferentes serviços de saúde constituiu outro aspeto muito positivo, porque permitiu-me contactar com situações clínicas e patologias distintas, bem como observar e praticar diversas técnicas e procedimentos específicos das diferentes valências, o que se revelou fundamental para a minha aprendizagem e aquisição de autonomia. Também desenvolvi a minha capacidade de comunicação com o doente e a sua família, tendo sido particularmente gratificante percecionar a importância que o estabelecimento de uma boa relação médico-doente-família pode ter junto do doente e da sua família na adesão ao plano terapêutico estabelecido. Paralelamente, fortaleci as minhas competências na comunicação com colegas e outros profissionais de saúde.

As restrições do plano de contingência da COVID-19 tiveram impacto na condução dos estágios parcelares ao limitarem o número de cirurgias em que pude participar no estágio de Cirurgia, não me permitiram passar pelas valências do Bloco Operatório e da Enfermaria de Ginecologia, reduziram o período do estágio presencial de Saúde Mental e não me permitiram assistir a consultas de Pediatria. No entanto, enalteço e sou grata por ter tido a possibilidade de efetuar todos os estágios presenciais, que foram fundamentais para complementar os conhecimentos de cariz mais prático adquiridos em estágios realizados em anos anteriores.

Com intuito de preparar-me para o panorama atual, frequentei eventos (Anexos B9 e B12) que incidiram sobre problemáticas associadas à COVID-19 e que permitiram-me tomar conhecimento acerca das medidas que os profissionais e os estabelecimentos de saúde devem adotar. Fui sensibilizada para as diferentes realidades e estratégias estabelecidas e para a questão do stress-pós traumático no contexto da pandemia.

Seguidamente, apresento uma breve análise sobre alguns aspetos relativos a cada um dos estágios. No Estágio de Cirurgia destaco a minha experiência no Bloco Operatório, ao ter participado em cirurgias como 1º e 2º ajudante, bem como o desenvolvimento de um papel ativo, com autonomia progressiva, no seguimento dos doentes internados. O Estágio de Medicina Interna foi o estágio no qual assumi maiores responsabilidades e tive mais autonomia, o que cultivou o meu raciocínio clínico e contribuiu muito para o meu crescimento pessoal. Durante o estágio lidei com vários doentes em fim de vida, pelo que pude compreender melhor a gestão peculiar desses casos, de forma a evitar a obstinação terapêutica e garantir a prestação de bons cuidados. No Estágio de Ginecologia e Obstetrícia contactei com situações clínicas e patologias diversas de ambas as valências o que permitiu aprofundar os meus conhecimentos. Consegui ainda visualizar a realização de técnicas e procedimentos específicos destas áreas. No entanto, em parte devido a que uma percentagem significativa das consultas de ginecologia observadas tenha sido realizada por via telefónica, não surgiram muitas oportunidades para treinar o exame ginecológico e mamário. No Estágio de Saúde Mental pude observar diversas condições psiquiátricas em contexto de consulta e Serviço de Urgência. Constatei a importância da intervenção das Equipas Comunitárias de Saúde Mental junto do utente e da sua família. No estágio não contactei com a Pedopsiquiatria, mas procurei enriquecer o meu

(14)

conhecimento nessa área ao frequentar Workshops “A Criança e a Saúde Mental” e “A Saúde Mental na Adolescência” (Anexos B11 e B13). O Estágio de Medicina Geral e Familiar permitiu-me contactar com diversas áreas assistenciais do âmbito desta especialidade, que tanto me fascina, e assim conhecer melhor a intervenção do médico de família junto de uma diversidade tão grande de grupos etários e de problemas.

Considero que a realização de consultas com autonomia parcial permitiu que ao longo do estágio desenvolvesse bastante as minhas competências na condução da entrevista clínica e na abordagem holística do doente. Destaco ainda a minha participação em consultas domiciliárias porque deu-me a conhecer a importância e o funcionamento das mesmas. No que concerne ao Estágio de Pediatria, saliento a importância de ter passado uma parte significativa do estágio no Serviço de Urgência porque me permitiu contactar com as patologias agudas mais frequentes em idade pediátrica e treinar competências no diagnóstico e tratamento destas situações. No Estágio Opcional na Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal compreendi a relevância da abordagem multidisciplinar integrada na prestação de cuidados às pessoas com diabetes e do empowerment destas pessoas e dos seus cuidadores na adesão e gestão do processo terapêutico. Este estágio permitiu-me um primeiro contacto com a prática clínica de Oftalmologia e Nefrologia, que não tinha sido exequível até então, devido à pandemia COVID-19.

Estando na reta final do MIM, não poderia deixar de enaltecer o facto da maior parte dos estágios clínicos do plano de estudos da NMS|FCM assentarem numa formação do tipo tutorial, a qual permite que o ensino seja simultâneo à prática clínica e, deste modo, fomentam a aprendizagem e o raciocínio clínico. Como sugestão, julgo que seria interessante a inclusão de estágios clínicos opcionais não só no plano de estudos do 6º ano, como também nos anos que o precedem, de forma a ser possível o aluno contactar com um leque ainda mais diversificado de especialidades durante a frequência do MIM.

Pessoalmente, não poderia deixar de referir o desafio que constituíram os últimos dois anos letivos ao ter que conciliar os estágios clínicos, o estudo e o papel de mãe, mas que de certa forma me permitiram encarar as realidades com que me deparei com outra perspetiva e adotar uma atitude mais proactiva. Por outro lado, esta nova realidade permitiu-me otimizar a minha gestão do tempo, o que foi um fator muito positivo.

Ao longo do curso procurei estimular a minha curiosidade científica e a capacidade de auto-aprendizagem, aspetos que considero essenciais para o exercício da profissão médica, pelo que realizei diversos trabalhos de investigação ao nível das ciências básicas. Adicionalmente, exerci funções ao nível da docência, uma atividade que futuramente pondero desenvolver, em simultâneo com o exercício da prática clínica.

Por fim, considero que os estágios que efetuei permitiram-me incrementar muitas competências essenciais para a vida de um médico e contribuíram significativamente para o meu crescimento pessoal. Neste momento considero-me mais autónoma e capacitada para o exercício da minha prática médica futura, contudo sei que terei um percurso pautado pela constante aprendizagem e estudo para poder dar sempre o melhor de mim a quem mais necessita.

(15)

5. Bibliografia

1 Victorino R., Jollie C., McKim J., 2005. “O Licenciado Médico em Portugal - Core Graduates Learning Out- comes Project”. Lisboa: Faculdade de Medicina de Lisboa.

(16)

Anexos A - Elementos referentes ao estágio profissionalizante

Anexo A1 - Cronograma do Estágio Profissionalizante

Tabela 1. Cronograma do Estágio Profissionalizante

Estágio Regente Período Local de Estágio Tutor(es)

Cirurgia Professor Doutor Rui Maio

7 de setembro a 30 de outubro de 2020

Hospital das Forças Armadas – Pólo de Lisboa

Dr. Bruno Ferreira, Dr. Pedro Maurício e Dr.ª Sara Brás Medicina

Interna

Professor Doutor Fernando Nolasco

2 de novembro de 2020 a 8 de janeiro de 2021

Hospital de Egas Moniz –

Medicina II Dr.ª Ana Lynce

Ginecologia e Obstetrícia

Professora Doutora Teresinha Simões

18 de janeiro a 12 de fevereiro de 2021

Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca

Dr.ª Marta Marum e Dr.ª Paula Ferreira Saúde Mental Professor Doutor

Miguel Talina

15 de fevereiro a 12 de março de 2021

Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca - Equipa Comunitária da Damaia

Dr.ª Alexandra Lourenço Medicina Geral

e Familiar

Professor Doutor Daniel Pinto

15 de março a 16 de abril de 2021

Unidade de Saúde Familiar

Cova da Piedade Dr. Pedro Pacheco Pediatria Professor Doutor

Luís Varandas

19 de abril a 13 de maio de 2021

Hospital CUF Descobertas -

Serviço de Pediatria Dr.ª Mónica Braz

(17)

Anexo A2 - Certificado de Participação no Curso TEAM

Certificado

Pelo presente se certifica que SOFIA ALEXANDRA SILVEIRA ENCARNAÇÃO assistiu e participou ativamente no Curso TEAM (Trauma Evaluation and Management), realizado nos dias 10 e 11 de setembro de 2020.

O Curso “TEAM” está integrado no currículo do 6º Ano do Mestrado Integrado de Medicina da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. É organizado pelo ATLS Portugal e pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia, segundo

o formato educativo proposto pelo American College of Surgeons para estudantes de Medicina.

Professor Doutor Rui Maio Regente U.C. Cirurgia Estágio

____________________________________

Dr. José Luís Ferreira Coordenador do TEAM/NMS|FCM-UNL

www.atlsportugal.org, Programa ATLS/Sociedade Portuguesa de Cirurgia, atlsportugal@gmail.com O “TEAM” é uma denominação original do American College of Surgeons

(18)

Anexo A3 - Trabalhos apresentados no decurso dos Estágios Parcelares

Tabela 2. Trabalhos apresentados no decurso dos Estágios Parcelares

Estágio Título Autores Descrição

Cirurgia “Um Feliz Acaso”

Ana Isabel Silva, André Paulino e Sofia Encarnação

Este trabalho incidiu sobre um caso clínico que acompanhei durante o período de estágio de um doente que teve um achado imagiológico de uma massa abdominal com localização subjacente ao ângulo esplénico do cólon que após excisão determinou-se que era um leiomioma.

Medicina Interna

“Espondilartrites: a propósito de um caso clínico”

Cláudia Martinho, João Louro e Sofia Encarnação

A apresentação incidiu sobre o caso clínico de um doente com o diagnóstico de artrite reativa que esteve internado no Serviço de Medicina II durante o período de estágio.

Ginecologia e

Obstetrícia

“O Gânglio sentinela na cirurgia do Cancro da Mama”

Sofia Encarnação

Trabalho de revisão sobre o papel do gânglio sentinela na cirurgia do cancro da mama, com enfoque nas indicações e contra-indicações da biópsia do gânglio sentinela.

Medicina Geral e Familiar

Análise de Decisão Clínica” e

“Apresentação de Caso Clínico”

Sofia Encarnação

A decisão clínica analisada foi referente a um pedido de exames complementares de diagnóstico efetuado no decurso de uma Consulta de Saúde de Adultos. O caso clínico foi relativo a um doente observado na Consulta de Saúde de Adultos. Este caso foi selecionado porque tinha por base um quadro clínico no qual coexistiam vários fatores de complexidade ligados à situação clínica do doente (multimorbilidade e polimedicação), e implicava o envolvimento de outros profissionais de saúde.

Pediatria

“Perfil de internamento hospitalar em adolescentes”

Bruna Mota Gustavo Correia Sofia Encarnação

Este trabalho permitiu compilar os principais dados sobre os doentes com idades entre os 11 e os 17 anos, que estiveram internados na Enfermaria de Pediatria e/ou na UCICA do Hospital CUF Descobertas no período compreendido entre dezembro de 2020 e março de 2021.

(19)

Anexo A4 - Certificados de Participação nos Workshops de Medicina Interna

(20)

Anexos B – Certificados das Atividades Extracurriculares

Anexo B1 – Certificado de Participação no iMed Conference® 12.0

iMed Conference® 12.0 Lisbon 2020 | Virtual Lectures + Workshops

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

Sofia Alexandra Silveira Encarnação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

13106593

CÓDIGO DE CERTIFICADO

C-5f3552db7cb13

Evento

iMed Conference® 12.0 Lisbon 2020 | Virtual Lectures + Workshops 30-09-2020 13:30 ® 04-10-2020 17:00

The iMed Conference® 12.0 | Lisbon 2020 will take place between the 30th of September and 4th of October at NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas.

Prepare for groundbreaking lectures, practical workshops and challenging competitions.

(21)

Anexo B2 – Certificados de Participação nos Workshops do iMed Conference® 12.0

iMed Conference® 12.0 | Workshops October 1st

— Certificado de Participação EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

Sofia Alexandra Silveira Encarnação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO 13106593

CÓDIGO DE CERTIFICADO C-5f6d05e1d0ee0

AS ATIVIDADES FREQUENTADAS ENCONTRAM-SE NA PÁGINA SEGUINTE

iMed Conference® 12.0 | Workshops September 30th

— Certificado de Participação EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

Sofia Alexandra Silveira Encarnação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO 13106593

CÓDIGO DE CERTIFICADO C-5f6c7a7b68a25

AS ATIVIDADES FREQUENTADAS ENCONTRAM-SE NA PÁGINA SEGUINTE

(22)

Anexo B3 – Certificado de Presença na 9ª Reunião de Imunoalergologia

(23)

Anexo B4 – Certificado do evento “Palliative Care – New challenges in end of life management”

Scientific Event Certificate:

Presented to Sofia Alexandra Silveira Encarnação, with ID card number 13106593, for attending the following scientific event

PALLIATIVE CARE - NEW CHALLENGES IN END OF LIFE MANAGEMENT

Which started on 9 de Outubro de 2020 with the duration of 4 hours.

Lisbon, 9 de Outubro de 2020

Cláudia de Lemos Silveira, Head of Lusíadas Knowledge Center

Certificate code: C-5f7750e361399

(24)

Anexo B5 - Certificado de Participação em “What else - a world of opportunities”

SOFIA ALEXANDRA SILVEIRA ENCARNAÇÃO

(25)

Anexo B6 - Certificado de Participação em “Médicos pelo Mundo (Future MD)”

Médicos pelo Mundo (FutureMD)

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

Sofia Alexandra Silveira Encarnação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

13106593

CÓDIGO DE CERTIFICADO

C-5fb677834c303

Evento

Médicos pelo Mundo (FutureMD)

21-11-2020 10:30 ® 21-11-2020 18:00 - Duração: 8 horas

O Médicos pelo mundo é um evento que surge no âmbito do projeto FutureMD, dedicado à temática da Formação Médica no estrangeiro. Este é um tema cada vez mais presente na realidade dos estudantes de Medicina, no entanto, verifica-se uma carência de informação sobre o assunto.

Pretendemos, assim, proporcionar aos estudantes um evento que os esclareça sobre

oportunidades no estrangeiro, empregabilidade, e todas as condicionantes inerentes à realização da Formação Médica fora de Portugal. Iremos abordar, em específico, os seguintes países:

Alemanha, Dinamarca, EUA, Austrália, Suiça e Reino Unido. Para além disso, iremos contar com a presença do Gabinete de Apoio ao Médico Residente no Estrangeiro da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

(26)

Anexo B7 - Certificado de Participação na Palestra de Reumatologia

Palestra de Reumatologia

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

Sofia Alexandra Silveira Encarnação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

13106593

CÓDIGO DE CERTIFICADO

C-5fbfe474b04c9

Evento

Palestra de Reumatologia

30-11-2020 18:00 ® 30-11-2020 19:30 - Duração: 1 horas

Dia 30 de novembro, às 18h, no Zoom, o Prof Doutor Fernando Pimentel Santos vai dar-te a conhecer o mundo da Reumatologia, onde haverá a discussão de vários casos clínicos relacionados com a esta especialidade.

Atenção, é exclusivo para alunos do 4º, 5º e 6º anos.

Inscreve-te já no UpEvents

No dia da palestra, receberás um email com o link para o Zoom!

Contamos contigo!

aefcm.up.events

Comprovativo de Emissão de Certificado Electrónico

(27)

Anexo B8 - Certificado de Participação em “Pobreza, Alcoolismo e Toxicodependência”

Pobreza, Alcoolismo e Toxicodependência

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

Sofia Alexandra Silveira Encarnação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

13106593

CÓDIGO DE CERTIFICADO

C-5fc5458f212c6

Evento

Pobreza, Alcoolismo e Toxicodependência

02-12-2020 19:30 ® 02-12-2020 20:45 - Duração: 1 horas

É já na próxima quarta-feira, dia 2 de Dezembro, que se realiza mais uma formação do

MarcaMundos, com a temática Pobreza, Alcoolismo e Toxicodependência, pela Comunidade Vida e Paz.

Já foste voluntário no apoio a sem-abrigo? Gostavas de poder ajudar e saber como lidar com as situações difíceis com que se deparam estes voluntários? Esta formação é para ti! A Comunidade Vida e Paz vem mostrar-te um pouco do trabalho que desempenham nas ruas de Lisboa e explicar- te como abordar pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

aefcm.up.events

Comprovativo de Emissão de Certificado Electrónico

(28)

Anexo B9 - Certificado de Participação em “Impacto da COVID-19 nos Hospitais Portugueses”

Impacto da COVID-19 nos Hospitais Portugueses

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

Sofia Alexandra Silveira Encarnação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

13106593

CÓDIGO DE CERTIFICADO

C-5fe8ae08c00a8

Evento

Impacto da COVID-19 nos Hospitais Portugueses 29-12-2020 21:00 ® 29-12-2020 23:00 - Duração: 2 horas

É já no dia 29 de Dezembro, pelas 21h, que se realiza mais uma formação do MarcaMundos, com a temática "Impacto da COVID-19 nos Hospitais Portugueses".

Trazemos-te o Dr. Gustavo Carona, médico anestesista, para um testemunho sobre realidade que se vive atualmente nos nossos hospitais e a gravidade da situação que se enfrenta, bem como sobre outras temáticas, como a vacinação e o combate à desinformação científica.

aefcm.up.events

Comprovativo de Emissão de Certificado Electrónico

(29)

Anexo B10 – Certificado de Participação no III Simpósio de Geriatria

III Simpósio de Geriatria

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

Lusíadas Knowledge Center Rua Laura Alves, N.º 12, 5.º Andar 1050-138 Lisboa

NOME

Sofia Alexandra Silveira Encarnação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

13106593

CÓDIGO DE CERTIFICADO

C-6010263132eb7

Evento

III Simpósio de Geriatria (Webinar)

27-02-2021 08:30 ® 27-02-2021 18:30 - Duração: 10 horas III Simpósio de Geriatria - A olhar para o Futuro

lusiadas.up.events

Comprovativo de Emissão de Certificado Electrónico

(30)

Anexo B11 – Certificados de Participação em “A Criança e a Saúde Mental”

A Criança e a Saúde Mental - Introdução

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

Sofia Alexandra Silveira Encarnação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO 13106593

CÓDIGO DE CERTIFICADO C-60356cedca99f

Evento

A Criança e a Saúde Mental - Introdução

02-03-2021 18:30 ® 02-03-2021 20:00 - Duração: - 1:30 horas

A Saúde Mental tem-se apresentado como uma temática cada vez mais importante e vigente no nosso dia-a-dia. Esta não atinge apenas os adultos ou os adolescentes, também é uma realidade muito presente ao nível das crianças, apesar de muitas vezes julgada ou desvalorizada. Dada a sua importância e a evolução que ainda tem pela frente, o Hospital da Bonecada decidiu adotar "A Criança e a Saúde Mental" como tema desta 20ª edição. As nossas motivações passam por enfatizar a relevância deste tema, torná-lo num assunto mais natural de abordar e dar voz àqueles que lutam por isto todos os dias.

A Saúde Mental na Primeira Infância

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

Sofia Alexandra Silveira Encarnação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO 13106593

CÓDIGO DE CERTIFICADO C-605510f6e0367

Evento

A Saúde Mental na Primeira Infância

26-03-2021 18:30 ® 26-03-2021 20:00 - Duração: - 1:30 horas

(31)

Anexo B12 – Certificado de Participação em “Stress Pós-Traumático”

Stress Pós-Traumático - Efeitos secundários da pandemia?

— Certificado de Participação EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

Sofia Alexandra Silveira Encarnação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO 13106593

CÓDIGO DE CERTIFICADO C-60381b400c036

AS ATIVIDADES FREQUENTADAS ENCONTRAM-SE NA PÁGINA SEGUINTE

(32)

Anexo B13 – Certificado de Participação em “A Saúde Mental na Adolescência”

A Saúde Mental na Adolescência

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

Sofia Alexandra Silveira Encarnação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

13106593

CÓDIGO DE CERTIFICADO

C-609f8fc80e094

Evento

A Saúde Mental na Adolescência

19-05-2021 18:30 ® 19-05-2021 20:00 - Duração: 1:30 horas

Estamos de volta com a 4ª palestra da mini-série “A Criança e a Saúde Mental”! Desta vez o tema incide na saúde mental na adolescência e irá abordar o desenvolvimento psicoafetivo normal e a psicopatologia. Não percas esta palestra incrível que se irá realizar dia 19 de maio, às 18h30!

aefcm.up.events

Comprovativo de Emissão de Certificado Electrónico

(33)

Anexo B14 - Certificado de Participação em “Mutilação Genital Feminina”

Mutilação Genital Feminina

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

Sofia Alexandra Silveira Encarnação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO 13106593

CÓDIGO DE CERTIFICADO C-609f8fb17e602

Evento

Mutilação Genital Feminina

19-05-2021 21:00 ® 19-05-2021 22:00 - Duração: 1 horas

É já na próxima quarta-feira, dia 19 de Maio, que se realiza mais uma formação do MarcaMundos com a temática Mutilação Genital Feminina pela Enf.ª Fátima Baptista, que nos falará acerca deste tema tão importante e sensível.

Para que o MarcaMundos continue a crescer e a inovar, pedimos-te que, aquando da tua inscrição nesta formação, efetues um donativo de 1,5€. É graças a ti que conseguimos continuar a Ajudar!

aefcm.up.events

Comprovativo de Emissão de Certificado Electrónico

(34)

Anexo B15 - Certificado de Participação no NutriDay

NutriDay

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

Sofia Alexandra Silveira Encarnação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

13106593

CÓDIGO DE CERTIFICADO

C-60590e971893b

AS ATIVIDADES FREQUENTADAS ENCONTRAM-SE NA PÁGINA SEGUINTE

(35)

Anexos C - Certificados dos Elementos Valorativos

Anexo C1 - Declaração de Funções

(36)

Anexo C2 - Artigo científico publicado

(37)

Anexo C3 - Certificado de apresentação de Poster em Ciência’16

(38)

Anexo C4 - Certificado de apresentação de Poster em Ciência’17

Referências

Documentos relacionados

Na reunião anterior foi aprovado o Regimento Interno com os destaques apresentados pela Fernanda Salles decidindo-se que haveria reunião dela com o relator,

Busca-se também, fazer uma abordagem que relate a evolução dos conceitos do cálculo diferencial e integral, desde seus primórdios, com os trabalhos de Arquimedes, que utilizou a

Assim, a vacinação de ovelhas prenhes contra a ente- rotoxemia causada pela toxina épsilon, com dose única de produto comercial, induziu e assegurou a transferência de

atividade nocivà, se necessário com requisição de força policial.. Na ação que tenha por objeto a entrega de coisa, o juiz, ao conceder a tutela específica, fixará

Guia que apresenta informações em relação à proposta do Curso Normal Superior - Veredas, focando as estratégias de estudo e verificação da aprendizagem no

OBJETO: Seleção e contratação de empresa(s) para fornecimento de lubrificantes, arla 32 e demais materiais de consumo, em atendimento a Secretaria Municipal de Obras e

Este comportamento térmico foi explicado pelo metabolismo biológico das árvores (fonte de calor e vapor de água) e “arquitectura” florestal que proporciona

FMVZ Avaliação comparativa das alterações morfológicas nas células musculares estriadas em cães Golden Retriever acometidos e não acometidos por distrofia muscular do tipo Duchenne