• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4 – Realização da Prática Profissional

4.2. Área 2: Participação na Escola e Relações com a Comunidade

4.2.1. Atividades Escolares

Corta-Mato

O Corta-Mato surge como uma das principais atividades desportivas das instituições escolares, e a nossa não é exceção, tendo sido a primeira atividade desportiva desenvolvida no ano letivo. Devido a esta atividade englobar todas as escolas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Ílhavo, a organização da prova ficou a cargo da Câmara de Ílhavo, pelo que não existiu a possibilida- de de vivenciar a organização e implementação de uma prova desta dimensão.

Contudo, enquanto EE, penso que é essencial estar presente nestas ati- vidades, influenciando ou não na sua organização e concretização. Foi através da minha presença neste evento que foi possível perceber a complexidade da organização do mesmo, compreendendo quais os recursos humanos e materi- ais necessários para a sua concretização e ainda poder identificar possíveis falhas existentes. Viver esta experiência juntos dos meus alunos também per- mitiu intervir junto dos mesmos, dando-lhe apoio antes e durante a corrida e conseguindo desenvolver a relação de professor-aluno.

Ações de Formação do Núcleo de Estágio

A profissão de docente requer do profissional uma constante atualização dos conteúdos e métodos de ensino da sua disciplina, na tentativa de expor aos alunos a informação e os procedimentos de ensino presentes na atualida- de.

O processo de atualização surge como um problema constante nesta profissão. Assim, enquanto EE, e devido ao interesse mostrado pelo PC em querer aprender e evoluir profissionalmente, foram idealizadas e concretizadas cinco ações de formação pelo núcleo de estágio, duas em conjunto e uma indi- vidual, dirigidas a todos os docentes da área disciplinar de EF apresentando temas relacionados com o ensino da nossa disciplina.

Ao longo do ano, foram realizadas cinco ações de formação, de entre os quais destaco aquelas em que desempenhei o papel do formador. Com a tota- lidade do núcleo de estágio, realizamos uma ação de formação sobre o MEC e

o MED, apresentando um tema mais relacionado com o planeamento e outro com a realização prática das aulas. Individualmente, realizei uma formação centrada no ensino da modalidade de judo na escola, uma vez que a luta surge como uma modalidade presente nos PNEF e os professores da instituição es- colar não tinham qualquer formação sobre este tipo de modalidades.

Importa salientar que os poucos professores interessados e presentes nas formações, colocaram em prática os conhecimentos apresentados, obten- do sucesso nas suas aulas. Pessoalmente, enquanto EE, estas formações permitiram-me viver a experiência de ser formador, de apresentar e partilhar um conjunto de informações relacionadas com o ensino da disciplina.

Torneio de Basquetebol – Apuramento para o “OlimpÍlhavo” e a Partici- pação no “OlimpÍlhavo”

A cidade de Ílhavo organiza anualmente atividades ligadas ao desporto e à atividade física, na tentativa de promover um estilo de vida saudável entre os jovens adolescentes. É neste ideal que surge por parte da Câmara Municipal de Ílhavo, a realização do evento “Olimpílhavo”, que pretende divulgar as diver- sas modalidade existentes na cidade, incentivando os jovens do município à prática regular de exercício físico e dinamizando as instalações desportivas, criando momentos de agradável e saudável convívio e partilha de experiências no seio das Escolas do Município de Ílhavo.

Como EE da instituição escolar e ex-praticante federado da modalidade de basquetebol, não hesitei em demonstrar o meu interesse em organizar o torneio de apuramento para o “OlimpÍlhavo” da modalidade de basquetebol. Tendo-me sido atribuída a responsabilidade de realizar este torneio, rapida- mente preparei a organização do mesmo, uma ação simples de concretizar, uma vez que considero possuir um conhecimento abrangente sobre a modali- dade e a preparação e organização deste tipo de torneios.

Após a organização e aplicação prática do torneio, a qual ocorreu sem qualquer complicação, foram apuradas quatro equipas que representaram a instituição escolar no “OlimpÍlhavo”.

O facto de ter sido o único responsável pela organização deste torneio permitiu-me viver a totalidade do planeamento do mesmo, tendo sido possível evoluir e desenvolver as minhas capacidades organizativas em contexto esco- lar. Quanto aos alunos, penso ter-lhes proporcionado um momento de convívio e diversão mas, ao mesmo tempo, de aprendizagem, instruindo-os sempre que possível sobre a sua prestação na modalidade de basquetebol.

De novo, e devido ao interesse dos estudantes-estagiários em querer perceber e vivenciar a organização de um torneio para toda a comunidade es- colar da cidade de Ílhavo, tive o privilégio de poder acompanhar as equipas representantes da instituição escolar na modalidade de basquetebol no “Olim- pÍlhavo”.

Visita de Estudo à 12ª Mostra da Universidade do Porto

Enquanto estudantes-estagiários, que lecionavam a turmas dos 12ºano de escolaridade, surgiu a ideia de levarmos os nossos alunos a conhecer a oferta educativa da Universidade do Porto, como o intuito de mostrar aos alu- nos a diversidade de cursos do ensino superior. Esta atividade não só teve um enorme interesse para os alunos, como também para nós enquanto estudan- tes-estagiários. Ao organizarmos esta atividade, usufruímos da possibilidade de organizar uma visita de estudo, tendo em consideração todos os fatores de ris- co existentes em transportar os alunos para fora da instituição escolar.

A visita de estudo estabeleceu-se como um excelente espaço de comu- nicação entre os estudantes do ensino secundário e os seus colegas do ensino superior, havendo ainda a oportunidade para os visitantes questionarem os docentes e investigadores da Universidade do Porto sobre a sua atividade cien- tífica, os seus projetos e o impacto do seu trabalho. O convívio saudável com os professores num ambiente díspar comparativamente com o existente no dia- a-dia escolar, foi também um aspeto benéfico para o estabelecimento de uma ótima relação de professor-aluno.

Tournoi de Pétanque

O Tournoi de Pétanque foi uma atividade desenvolvida pelos docentes da disciplina de francês, como forma de apresentar e oferecer a oportunidade aos alunos de experimentar um jogo tradicional francês. Sendo uma atividade desportiva, os docentes desta disciplina pediram aos estudantes-estagiário a sua colaboração no evento, para garantir uma boa aplicação e conceção da atividade.

Apesar da minha intervenção nesta atividade se remeter apenas a aju- dar, foi uma experiência enriquecedora para o meu currículo desportivo, pois foi possível conhecer e aprender um novo jogo tradicional e as respetivas regras. Para os alunos demonstrou ser uma atividade deveras interessante e pedagó- gica, oferecendo-lhes a oportunidade de vivenciar um jogo tradicional perten- cente a outra cultura mundial.

Peddy-Paper – Descobrir Ílhavo

A atividade “Peddy-Paper – Descobrir Ílhavo” foi uma atividade proposta pelo núcleo de estágio para o Plano Anual de Atividades. Esta atividade cen- trou-se em realizar um peddy-paper pela cidade Ílhavo, onde os alunos, por equipas, teriam de percorrer um conjunto de locais históricos devidamente si- nalizados. Em cada local os alunos teriam de responder a um grupo de pergun- tas sobre o local em questão e realizar uma atividade desportiva no menor tempo possível.

Os objetivos desta atividade centravam-se, essencialmente, na promo- ção da prática de exercício físico e na divulgação dos locais históricos da cida- de de Ílhavo. Contudo, no dia previsto para a realização da atividade, as condi- ções atmosféricas não o permitiram, existindo a obrigação de adiá-la, acaban- do por não existir uma data que permitisse colocar em prática este evento des- portivo.

Apesar de não ter sido possível realizar esta atividade, para mim, en- quanto EE, existiu um enorme enriquecimento a nível da organização de even- tos desportivos e aumento do meu conhecimento cultural da cidade onde resi- do.

Vaga Splash

O Vaga Splash é um evento desportivo organizado todos os anos e que consiste numa atividade de cicloturismo, em que os alunos realizam um per- curso de bicicleta até a um parque aquático, no qual passam o dia, voltando no final do mesmo. É uma atividade planeada pela escola para todos os anos de escolaridade, pelo que a sua execução decorre sempre da mesma organiza- ção.

Enquanto EE, apesar da organização do evento já estar completamente delineada e o meu papel apenas se remeter ao controlo e acompanhamento dos alunos, torna-se importante estar presente e vivenciar estas atividades, não só para o aumento da relação com a comunidade escolar, como também, para perceber e vivenciar a organização e os cuidados a ter em consideração na realização deste tipo de atividades desportivas. Pedagogicamente, esta ati- vidade surge como uma forma de apresentação aos alunos de um estilo de mobilização saudável aliada à prática de exercício físico.