• Nenhum resultado encontrado

Atributos de competência do profissional de IC no Brasil 134

4.   RESULTADOS E DISCUSSÃO 111

4.3 Relação entre Função, Atividades e os Atributos de Competência 134

4.3.1 Atributos de competência do profissional de IC no Brasil 134

Os atributos de competência (conhecimento, habilidade e atitude) em IC foram classificados pelos 89 respondentes de acordo com a sua influência no desempenho da atividade de IC na organização. Para classificar os atributos utilizaram a seguinte escala Likert:

• 1 Muito baixo: para os atributos com nenhum impacto sobre as atividades de IC; • 2 Baixo: para os atributos cuja ausência não compromete a realização das

atividades;

• 3 Médio: para aqueles atributos que tem algum impacto nas atividades;

• 4 Alto: para os que impactam positivamente na performance do processo de IC; • 5 Muito Alto: para os atributos cuja ausência não permite o desenvolvimento das

atividades, impactando diretamente na sua performance. Como "Muito Alto" são atributos que devem ser requisitados no processo/atividade de IC nas quais se deseja ser líder de mercado.

Ao resultado da classificação, foi aplicada a análise estatística descritiva, com o apoio do software Statistica. Considerando as medianas e a distribuição em uma faixa percentual de 25% a 75% das classificações recebidas por cada um dos atributos, foi possível a partir da moldura analítica apresentada no Quadro 4.4, identificar 3 Grupos de atributos:

(“Mais necessários”, “Necessários” e “Complementares”) de acordo com a sua influência no desempenho da atividade de IC na organização.

Grupo Medianas e distribuição das classificações Descrição Mais necessários

(os mais relevantes para a atuação em IC)

5 Atributo que possui mediana igual a 5 e que 25% a 75% das classificações recebidas estão localizadas em 5.

5- Atributo que possui mediana igual a 5 e que 25% a 75% das classificações recebidas estão localizadas entre 5 e 4.

4+ Atributo que possui mediana igual a 4 e que 25% a 75% das classificações recebidas estão localizadas entre 4 e 5.

Necessários

(impactam positivamente no

desempenho da atividade de IC)

4 Atributo que possui mediana igual a 4 e que 25% a 75% das classificações recebidas estão localizadas entre 3 e 5.

4- Atributo que possui mediana igual a 4 e que 25% a 75% das classificações recebidas estão localizadas entre 3 e 4.

3+ Atributo que possui mediana igual a 3 e que 25% a 75% das classificações recebidas estão localizadas entre 3 e 4.

Complementares

(apesar das medianas apontarem que

influenciam positivamente no

desempenho da atividade de IC, são

atributos considerados pelos

respondentes de menor relevância)

3 Atributo que possui mediana igual a 3 e que 25% a 75% das classificações recebidas estão localizadas entre 2 e 4.

3- Atributo que possui mediana igual a 3 e que 25% a 75% das classificações recebidas estão localizadas entre 2 e 3.

Quadro 4.4: Moldura analítica utilizada para identificar os atributos de competência mais necessários a atuação em IC no Brasil.

A Figura 4.23 e o Quadro 4.4 são complementares, através deles é possível visualizar as medianas alcançadas e a distribuição das classificações recebidas pelos atributos associados à dimensão "Conhecimento". Conforme é visualizado na Figura 4.29, cinco atributos são considerados, de acordo com a percepção dos respondentes, os "Mais necessários" a atuação de IC. O atributo "Inteligência Competitiva" foi o único que obteve uma mediana igual a 5 (Muito Alto) e que 25% a 75% das classificações recebidas estão localizadas entre 5 (Muito Alto) e 4 (Alto), sendo assim, considerado entre os demais o mais

relevante à atuação em IC no Brasil. Conhecer a IC é de importância primordial para mover a função para além de uma simples provedora de informações (DECAUP e DOMINGUES, 2009). Já o atributo "Ferramentas de groupware", apesar da importância conferida a ele pelos programas considerados Classe Mundial em IC, o atributo alcançou a menor mediana entre os demais, isto pode ter ocorrido pela má compreensão do seu significado, ou pelo avanço das TICs, que a cada momento reinventa as formas de comunicação e interação entre pessoas e organizações.

Figura 4.23: Distribuição dos atributos de competência da dimensão conhecimento.

Fonte: Análise descritiva realizada com o apoio do software Statistica em uma amostra de 89 respostas, sobre a influencia dos atributos de competência no desempenho da atividade de IC.

Ferramentas de groupware Conduzir auditorias de inteligência Contra-Inteligência Mecanismos de troca de informações... Metodologia científica Técnicas de entrevista Estratégia organizacional Línguas estrangeiras Organização da informação Planejamento Relatórios Setor industrial Tecnologia da informação Terminologia do setor Estrutura de poder da organização Fontes de informação Métodos e técnicas de análise Métodos, técnicas e ferramentas de coleta Inteligência Competitiva

Conhecimentos Mais necessários

3- 3 3+ 4- 4 4+ 5- 5

Medianas e distribuição das classificações

A Figura 4.24, apresenta o resultado da aplicação da moldura analítica, presente no Quadro 4.4, às medianas alcançadas e à distribuição das classificações recebidas pelos atributos associados à dimensão "Habilidades". Na Figura 4.24 é possível visualizar vinte e seis "Habilidades" consideradas, de acordo com a percepção dos respondentes, as de maior necessidade à atuação em IC. Destaque para os atributos "Capacidade de análise", "Extrair implicações estratégicas", "Raciocínio estratégico", "Visão de Futuro" e "Visão global”, pelas medianas alcançadas e pela sua associação com a atividade de análise (SAWKA, 1999, CALOF, 1999, HALEY, 2003).

O conjunto constituído pelos atributos "Compreender tipos psicológicos", "Disposição para viajar", "Entrevistar" e "Influenciar" chama a atenção pela baixa influência atribuída a eles no desempenho da atividade de IC. O atributo "Disposição para viajar" merece ser destacado por ter comportamento bastante peculiar, é o único atributo que apresenta influência negativa sobre o Coeficiente Alfa de Cronbach da amostra, que indica a confiabilidade do instrumento de pesquisa. Quando as respostas para o atributo "Disposição para viajar" eram excluídas do cálculo do Coeficiente Alfa de Cronbach da amostra, este coeficiente aumentava, indicando maior confiabilidade do instrumento de pesquisa. Para todos os outros atributos, a exclusão conduzia à redução do Coeficiente Alfa de Cronbach e da confiabilidade da pesquisa. A interpretação que pode ser realizada é de que esse atributo, levantado em pesquisa anterior, restrita á equipe do NIT/Materiais (AMARAL et al, 2008), contém características distintas da amostra nacional consultada nesta pesquisa, isto é, o atributo é relevante para o contexto NIT/Materiais, o que não se repete no cenário nacional.

Já para o atributo "Entrevistar", relacionado à coleta de informações de fontes informais (pessoas) (FULD, 1995), a baixa representatividade pode indicar que esta tipologia de fonte é pouco explorada em IC no Brasil, o que pode ser corroborada com a posição alcançada pelas fontes "Colabores da organização" (4°), "Clientes" (8°) e "Especialistas" (10°) no rank (Quadro 4.2.) formado pelas fontes mais importantes para a sua atuação em IC.

Capacidade de análise Extrair implicações estratégicas Raciocínio estratégico Visão de futuro Visão global Aprender com as experiências Apresentação de resultados Capacidade de reconhecer padrões ... Capacidade de síntese Extrair dados relevantes Foco nos resultados Gerar explicações consistentes dos fatos Gerar recomendações ... Interpretação de dados Julgamento Lidar com ambiguidades... Organização e planejamento Organizar dados coletados Pensamento analítico Pontualidade Raciocínio lógico Reconhecer anomalias de informação Relacionamento com pessoas-chave Resolução de problemas Saber ouvir Uso de redes de contatos Capacidade de obtenção de informações ... Consideração dos modelos mentais ... Discernir Negociação Organizar equipes Percepção de sinais fracos Perspicácia Saber quando parar a análise Trabalhar sob pressão Versatilidade Capacidade de redação Destreza com as fontes

Equilíbrio emocional Gerenciar a coleta de informações Gerenciar fontes de informação Identificação e uso de fontes convencionais Identificação e uso de fontes criativas Intuição Liderança Trabalhar com resultados intangíveis ... Compreender tipos psicológicos Entrevistar Disposição para viajar Influência

Figura 4.24: Distribuição dos atributos de competência da dimensão habilidade.

Fonte: Análise descritiva realizada com o apoio do software Statistica em uma amostra de 89 respostas, sobre a influencia dos atributos de competência no desempenho da atividade de IC.

Habilidades Mais necessárias

3- 3 3+ 4- 4 4+ 5- 5

A Figura 4.25 e o Quadro 4.4 são complementares, através deles é possível visualizar as medianas alcançadas e a distribuição das classificações recebidas pelos atributos associados à dimensão "Atitude". É importante observar que esses atributos não são exclusivos da área de IC, são atributos necessários também a outros profissionais, diferentemente como acontece com as dimensões "Conhecimento" e "Habilidade", que possuem em sua maioria atributos específicos da área de IC. O profissional de IC deve apresentar certas atitudes para colocar em prática seus conhecimentos e habilidades e assim obter um alto desempenho da atividade de inteligência. A visualização dos atributos de competência da dimensão "Atitude" explicitará alguns valores e comportamentos apreciados pelos profissionais brasileiros na atuação em IC.

Ética Confiabilidade Discrição Estar constantemente atento às inf. Flexibilidade Pró-atividade Senso crítico Seriedade Assertividade Cooperação Criatividade Curiosidade Iniciativa Motivação Observação Respeito Agilidade Diplomacia Humildade Percepção Detalhista Empatia Otimismo Perseverança Perfeccionismo

Figura 4.25: Distribuição dos atributos de competência da dimensão atitude.

Fonte: Análise descritiva realizada com o apoio do software Statistica em uma amostra de 89 respostas, sobre a influencia dos atributos de competência no desempenho da atividade de IC.

Atitudes Mais necessárias 3- 3 3+ 4- 4 4+ 5- 5 Medianas e distribuição das classificações

Entre todos os atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) classificados pelos respondentes, "Ética" (Figura 4.25) foi o único a alcançar mediana com valor igual a 5 (Muito Alto) e obteve a distribuição das classificações concentradas também em 5 (Muito Alto). Este atributo é considerado um divisor de águas entre o conceito de IC e a espionagem industrial, pois a IC trata da coleta e análise sistemática de informações de forma ética (ABRAIC, 2009, SCIP, 2009).

O atributo associado à dimensão "Atitude" de menor influência no contexto brasileiro é o "Perfeccionismo", que embora seja considerado uma atitude positiva, significando a "tendência a fazer tudo com perfeição" (AMARAL et al, 2008), pode ter significado diverso para parte dos respondentes, indicando até uma deficiência do profissional.

Um total de 94 atributos de competência (19 Conhecimentos, 50 Habilidades e 25 Atitudes) foi classificado pelos respondentes. Todos sem exceção influenciam de alguma forma o desempenho da atividade de IC.