• Nenhum resultado encontrado

A atual estrutura de cargos e funções da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

3 A CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO PAULISTA

3.3 A Secretaria da Educação do Estado de Educação de São Paulo: caracterização

3.3.2 A atual estrutura de cargos e funções da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

A SEE/SP, em 201575, manteve 5.349 escolas e 296 classes vinculadas sob sua

jurisdição. Dessas, 5.086 destinavam-se às escolas estaduais (ensino fundamental e médio), 31 ao Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), 214 ao Centro de Estudo de Línguas (CEL), 40 às escolas estaduais indígena, 02 às classes hospitalares, 133 às classes penitenciárias, 02 ao quilombo, 122 para a Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), 15 às áreas de assentamento. Contava, ainda, com 3.746.141 alunos matriculados no ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos76.

Como podemos observar, a SEE/SP apresenta números elevados de escolas e alunos, apesar da redução das matrículas efetuadas no ensino fundamental; além disso, apresenta uma abrangência geográfica ampla. Com números elevados, se faz necessário dispor de uma organização que possibilite uma uniformidade de procedimentos, regras claras, registros e relações baseadas na impessoalidade. Talvez constitua um sistema de ensino que não poderia ser administrado de maneira distinta. Talvez uma administração legal racional, conseguiria colocar em andamento e manter atuando esse mecanismo, com especialização funcional, de modo que a transitoriedade, ou rotatividade, de profissionais não a afetasse.

Nessa perspectiva, a criação da SEE/SP que, em 1891, deu início a uma organização administrativa procurando, ao longo dos anos, pautar-se na profissionalização dos servidores, carreira, competência avaliada em concurso público e comprovada por meio de certificação – típico da dominação legal-racional- pode, após consecutivas reestruturações, não se sustentar, permitindo a existência de práticas patrimonialistas, supostamente, superadas.

Cabe dizer que optamos por apresentar as questões relativas a outros servidores públicos que atuam na SEE/SP, para esclarecer as atribuições funcionais e a posição do supervisor de ensino na estrutura hierárquica da Secretaria. A forma como os cargos e funções, que pertencem a mesma estrutura hierárquica, são preenchidos, pode interferir na maneira como as atividades dos diferentes agentes da secretaria são realizadas. O convívio de profissionais efetivos e designados pode alterar significativamente a relação legal-racional que deveria caracterizar um sistema organizado burocraticamente.

75Informações obtidas em Rede Estadual/SE – Censo 2015. Disponível emhttp://www.educacao.sp.gov.br/central-

de-atendimento/downloads.asp. Acesso em 10/02/2017.

76 Informações disponíveis em http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/1128.pdf Acesso

Em 2011, “considerando o compromisso do governo com a transformação de sistemas de gestão para aprimorar a eficiência e a efetividade dos programas públicos” e “o propósito do governo de implantar um modelo de governança voltado à Gestão por Resultados” foi publicado o Decreto nº 56.643 (SÃO PAULO, 2011) que instituiu a Agenda Paulista de Gestão.

Nesse contexto, a SEE/SP é novamente reorganizada, apresentando alterações em sua estrutura, nas incumbências dos órgãos centrais e regionais e nas características profissionais que passavam a atuar em tais órgãos.

Apresentamos, a seguir, um organograma básico da atual estrutura hierárquica da SEE/SP e das diretorias de ensino, bem como a distribuição de alguns dos cargos e funções correspondentes a chefia e direção.

Organograma 3: Estrutura hierárquica básica da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo77, com distribuição

dos cargos e funções (elaborado com base na Res. SE 56/2011)

77 Há Centros compondo alguns Departamentos, nos quais Diretores Técnicos II estão alocados. Para maiores

detalhes acerca da estrutura da SEE/SP, ver Detalhamento da Estrutura Básica (apêndice B) e RAMA, Leslie Maria José da Silva (org.) Reorganização da Secretaria de Estado da Educação. São Paulo: SEE/ GLE, 2011.

Organograma 4: Estrutura hierárquica básica das Diretorias de Ensino com a distribuição de cargos e funções (elaborado com base na Res. SE 56/2011).

Para um melhor entendimento acerca da distribuição dos diferentes cargos e funções na estrutura da SEE/SP e das diretorias de ensino, bem como sua forma de provimento, organizamos o quadro a seguir:

Quadro 04: Distribuição de cargos e funções na SEE/SP na atualidade

Cargo Vínculo de trabalho Forma de Provimento no cargo/

função Lotação Q u a d r o d o Ma g is r io

Dirigente Regional de Ensino cargo em comissão/

função nomeação/ designação

Diretoria de Ensino (DER) Diretor de Escola Cargo

concurso público / designação de professor (em caso de cargo vago e necessidade de substituição)

Escola

Professor Ed. Básica cargo/ estável / contrato concurso público/ estáveis/ contrato

temporário Escola

Supervisor de Ensino cargo

concurso público/ designação de efetivo (diretor e professor em caso de cargo vago e necessidade de substituição)

DER

Coordenador Pedagógico cargo concurso público Escola

Assist.Diretor Escola cargo concurso público Escola

Professor Coordenador função Designação Escola

Vice Diretor função Designação Escola

Q u a d r o S e c r e ta r ia d a E d u c a ç ã

o Secretário de Estado cargo em comissão Nomeação Órgão Central

Secretário Adjunto cargo em comissão Nomeação Órgão Central

Analista Administrativo cargo concurso público Órgão Central/

DER

Analista Sociocultural cargo concurso público DER

Assist. Gabinete I cargo em comissão Nomeação Órgão Central Assistente I cargo em comissão Nomeação Órgão Central Assistente II cargo em comissão Nomeação Órgão Central Assistente Técnico I cargo em comissão Nomeação Órgão Central Assistente Técnico II cargo em comissão Nomeação Órgão Central Assistente Técnico III cargo em comissão Nomeação Órgão Central Assist. Técnico IV cargo em comissão Nomeação Órgão Central

Assist. Técnico V cargo em comissão Nomeação Órgão Central Auxiliar Serv. Gerais cargo/ terceirização concurso público/ contrato Órgão Central) /

DER

Chefe I função Designação Órgão Central

(SEE/SP) Diretor I cargo em comissão/

função nomeação/ designação

Órgão Central / DER

Diretor II cargo em comissão/

função nomeação/ designação

Órgão Central / DER

Diretor Técnico I cargo em comissão/

função nomeação/ designação

Órgão Central / DER

Diretor Técnico II cargo em comissão/

função nomeação/ designação

Órgão Central / DER

Diretor Técnico III cargo em comissão/

função nomeação/ designação Órgão Central

Encarregado I cargo/ função concurso público/ designação Órgão Central

Executivo Público cargo concurso público Órgão Central /

DER Assessor Téc. de Gabinete cargo em comissão Nomeação Órgão Central Assist.Tecn.Coordenador cargo em comissão Nomeação Órgão Central Assist.Tecn.Gabinete I cargo em comissão Nomeação Órgão Central Assist.Tecn.Gabinete II cargo em comissão Nomeação Órgão Central Assist.Tecn.Gabinete III cargo em comissão Nomeação Órgão Central Chefe de Gabinete cargo em comissão Nomeação Órgão Central Coordenador cargo em comissão/

função nomeação/ designação Órgão Central

Oficial Administrativo cargo concurso público Órgão Central/

DER

Ag. Tec de Assist. A Saúde cargo concurso público Órgão Central/

DER Q u a d r o d e A p o io Es c o la

r Agente de Serviços Escolares cargo/ contrato concurso público/ contrato temporário Escola

Agente de Organização

Escolar cargo/ contrato concurso público/ contrato temporário Escola

Secretario de Escola cargo concurso público Escola

Assistente Adm. Escolar cargo concurso público Escola

Fonte: Elaborado com base nas informações obtidas no consolidado de cargos/ funções disponíveis no site da SEE/SP/ CGRH, 2016

Na SEE/SP, em dezembro de 2016, havia 261.078 profissionais ocupantes de cargos e funções em seus quadros. Deste total, 210.912 pertencem ao Quadro do Magistério, 44.686 ao Quadro de Apoio Escolar e 5.480 ao Quadro Secretaria da Educação.

Quanto ao QM, coexistem no sistema estadual de ensino, de maneira geral, professores efetivos (titulares de cargos), professores estáveis (nos termos da Constituição Federal de 1988 e da Consolidação das Leis do Trabalho), professores ocupantes de função atividade admitidos pela Lei 500/ 197478 (SÃO PAULO, 1974), professores eventuais e professores contratados temporariamente com fundamento na Constituição Estadual/1989 (SÃO PAULO, 1989), na Lei Complementar nº 1.093/2009 (SÃO PAULO, 2009), regulamentada pelo Decreto nº 54.682/2009 (SÃO PAULO, 2009).

78 A Lei nº 500, de 13 de novembro de 1974 que “institui o regime jurídico dos servidores admitidos em

caráter temporário e dá providências correlatas”, estabelece, em seu artigo 1º, que além dos funcionários públicos poderá haver na Administração estadual servidores admitidos em caráter temporário para o exercício de função - atividade correspondente a função de serviço público de natureza permanente; tal redação é dada pela Lei Complementar nº 180, de 12 de maio de 1978 (SÃO PAULO, 1978).

Quadro 05: Contingente ativo Quadro do Magistério QUADRO MAGISTÉRIO Efetivo Não

Efetivo

Em Comissão

Designados Total

Dirigente Regional de Ensino 0 0 68 26 94

Diretor de Escola 2.514 0 0 2.541 5.055

Prof. Educ. Básica I (Classe) 18.285 16.515 0 0 34.800

Professor Educação Básica I 48 12.092 0 0 12.140

Professor II 0 30 0 0 30

Professor Educação Básica II 105.741 51.455 0 0 157.196

Supervisor de Ensino 1.165 0 0 429 1.594

Coordenador Pedagógico 1 0 0 0 1

Assist.Diretor Escola 1 0 0 0 1

Estagiário 0 1 0 0 1

Total 127.755 80.093 68 2.996 210.912

Fonte: Elaborado com base nas informações disponíveis no site da SEE/SP / CGRH – Total Cargos da SE (dez/2016), inclui os afastados.

Os dados apresentados permitem observar que 204.166 são docentes; desses, 124.074 (60,77%) são efetivos e 80.092 (39,23%) não efetivos79. Já os diretores de escola, 49,73% são

efetivos e 50,27% refere-se a professores designados para exercer as atribuições do cargo em decorrência de aposentadoria ou afastamento do titular e de não realização de concurso público para ingresso no cargo. Quanto a supervisão de ensino80, 73,09% são efetivos e 26,91% designados, ou seja, o cargo é ocupado por titular de cargo de diretor ou professor em caráter de substituição. Dessa maneira, na prática, observamos a existência de docentes e diretores de escola exercendo funções sem terem sido aprovados em concursos públicos de provas e títulos, sendo convencionalmente denominados designados81.

No que tange ao dirigente regional de ensino, observamos a apresentação de 94 cargos, dos quais 26 são designações e 68 nomeados em comissão 82, ou seja, que se caracterizam como

79Em 2015, ocorreu o chamamento de candidatos aprovados no concurso público para ingresso no cargo de

professor de educação básica I (PEBI) e, no final do ano de 2016, para ingresso no cargo de professor de educação básica II (PEB II).

80No que se refere a quantidade de cargos de supervisores de ensino, percebemos momentos de redução e de

ampliação desses. Em 2003, a Res. SE nº59 fixou o módulo de supervisor de ensino por Diretoria, sendo os cargos excedentes remanejados para outra Diretoria de Ensino, respeitada a Coordenadoria de Ensino de origem; nesse período houve uma redução nos cargos (SÃO PAULO, 2003). Em 2008, a Res. SE nº55, ampliou a quantidade de cargos (SÃO PAULO, 2008). Em 2014, o módulo é ampliado em apenas 32 Diretorias de Ensino, conforme Res. SE nº24 (SÃO PAULO, 2014); no entanto, tais alterações não se efetivaram, permanecendo o módulo estabelecido na resolução anterior.

81 Embora haja ocupante do cargo de diretor de escola em substituição em outra escola (na mesma ou em outra

Diretoria de Ensino), esse não é contabilizado como “designado”. O mesmo ocorre com o ocupante do cargo de supervisor de ensino no que tange a substituição em Diretoria de Ensino de outra localidade.

82 Em novembro de 2016, os dados apontavam 92 Dirigentes Regionais de Ensino, dos quais 68 em comissão e 24

designados (CGRH/ SEE/SP http://www.educacao.sp.gov.br/cgrh/wp-content/uploads/2016/11/1-Total-Cargos- da-SE_1116.pdf. Acesso em 05/01/2017)

No Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE), é possível observar distinções quanto ao preenchimento/ provimento ao cargo comissionado de Dirigente Regional de Ensino. Ora é utilizado a designação nos termos dos artigos 80 e 82 da Lei Complementar 180/1978 -substituição no impedimento legal e temporário de ocupante de

cargo de confiança. Cabe lembrar que há 91 Diretorias de Ensino na SEE/SP com um dirigente regional de ensino cada, ou seja, há DERs com mais de um dirigente regional de ensino comissionado ou designado.

Observamos que a maioria dos cargos do QM (professor, diretor de escola supervisor de ensino) são providos por concurso público de provas e títulos, fato que aponta a necessidade de preencher os requisitos estabelecidos (formação compatível com o cargo que exercerá e aprovação no exame). À exceção se dá com os “não-efetivos” no que se refere a realização de prova. Não obstante, a designação pode ser realizada desde que atendidos os requisitos exigidos, para a função de vice-diretor e de professor coordenador, bem como para os professores efetivos que atuam nas escolas que aderiram ao “Programa de Ensino Integral”.

Quadro 06: Contingente ativo – Quadro de Apoio Escolar QUADRO DE APOIO ESCOLAR Efetivo Não Efetivo

Em

Comissão Designados Total

Agente de Serviços Escolares 6.095 64 0 0 6.159

Agente de Organização Escolar 34.216 2.193 0 0 36.409

Secretario de Escola83 1.982 19 0 0 2.001

Assistente Adm. Escolar 84 117 0 0 0 117

Total 42.410 2.276 0 0 44.686

Fonte: Elaborado com base nas informações disponíveis no site da SEE/SP / CGRH – Total Cargos da SE (dez/2016), inclui os afastados.

O mesmo ocorre no QAE, no qual os cargos são providos por intermédio de concurso público de provas e títulos, à exceção do não efetivo que atende a exigência quanto a formação acadêmica e se submete a processo seletivo simplificado regional85 organizado pelas DERs. Existe, ainda, a designação à função de gerente de organização escolar (GOE) que atua nas escolas; tal função é preenchida por agentes de organização escolar aprovados no processo de certificação.

Quadro 07: Contingente ativo – Quadro Secretaria da Educação QUADRO SECRETARIA

DA EDUCAÇÃO Efetivo Não Efetivo Em Comissão Designados Total

Secretário de Estado 0 0 1 0 1

cargo ou de função-atividade a que correspondam atribuições de comando de unidade administrativa (SÃO PAULO, 1978) – (DOE de 25/02/2014); ora a nomeação, nos termos do art. 20, I, da Lei Complementar 180/1978 e art. 41 da Lei Complementar 836/1997, para exercerem, em comissão o cargo de Dirigente Regional de Ensino (DOE de 11/10/2011).

83 Cargo em extinção, conforme art. 5º, Res. SE nº 52/2011 (SÃO PAULO, 2011). 84 Cargo em extinção, conforme art. 6º, Res. SE nº 52/2011 (SÃO PAULO, 2011).

85 Fundamentado no inciso X do artigo 115 da Constituição Estadual/1989, no inciso II do artigo 1º da Lei

Complementar nº 1.093, de 16-7-2009, regulamentada pelo Decreto nº 54.682, de 13-8-2009, e de acordo com a Autorização Governamental (Contratação temporária).

Secretário Adjunto 0 0 1 0 1 Analista Administrativo 398 0 0 0 398 Analista Sociocultural 53 0 0 0 53 Assist. Gabinete I 0 0 1 0 1 Assistente I 0 0 20 0 20 Assistente II 0 0 328 0 328 Assistente Técnico I 0 0 77 0 77 Assistente Técnico II 0 0 26 0 26

Assistente Técnico III 0 0 41 0 41

Assist. Técnico IV 0 0 21 0 21 Assist. Técnico V 0 0 24 0 24 Auxiliar Serv.Gerais 167 594 0 0 761 Chefe I 0 1 0 4 5 Diretor I 0 0 89 591 680 Diretor II 0 0 64 32 96 Diretor Técnico I 0 0 84 252 336 Diretor Técnico II 0 0 166 71 237

Diretor Técnico III 0 0 18 1 19

Encarregado I 1 1 0 2 4

Executivo Público 361 0 0 0 361

Oficial Operacional 7 0 0 8

Assessor Técnico de Gabinete 0 0 19 0 19

Assist.Tecn.Coordenador 0 0 10 0 10 Assist.Tecn.Gabinete I 0 0 8 0 Na 8 Assist.Tecn.Gabinete II 0 0 15 0 15 Assist.Tecn.Gabinete III 0 0 19 0 19 Chefe de Gabinete 0 0 1 0 1 Coordenador 0 0 5 1 6 Oficial Administrativo 1.577 274 0 0 1.851

Ag.Tec. de Assist. a Saúde 52 1 0 0 53

Total 2.610 878 1.038 954 5.480

Fonte: Elaborado com base nas informações disponíveis no site da SEE/SP/ CGRH – Total Cargos da SE (dez/2016), inclui os afastados.

Na verificação do quadro, chama a atenção o fato de que o QSE é composto, em sua maioria, por designações e cargos comissionados, alocados em sua maioria na SEE/SP86. À exceção se dá com os cargos de analista administrativo, analista sociocultural, auxiliar de serviços gerais, encarregao I, executivo público, agente técnico de assistência a saúde e oficial administrativo providos por meio de concurso público.

No que tange aos cargos, criados por intermédio da Lei 14.690/2012, a atual organização da SEE/SP revela um desequilíbrio entre o número de profissionais estabelecidos pela Res. SE nº 23/2014, que estabelece o módulo de pessoal no órgão central e diretorias de ensino, e a ocupação dos cargos (SÃO PAULO, 2014).

86Cabe lembrar que o contingente ativo de servidores sofre algumas variações a cada mês, tendo em vista a

Quadro 08: Módulo e contingente ativo – Cargos/QSE – DER e SEE/SP

Cargo Módulo¹

(estabelecido na Res SE 23/2014)

Contingente ativo da rede estadual de ensino (inclui afastados) - data

base dez/2016² DER

(total)