• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III – Plano de Relações Públicas

2.4 Auditoria da Comunicação

Tabela 11: Análise aos Suportes de Comunicação

Online

Ao longo da pesquisa, conseguimos verificar que há uma tendência para a utilização da internet como meio de comunicação com os diversos stakeholders, no entanto o seu potencial ainda não foi suficientemente explorado pelos Cambatango.

Página Web O sítio web dos Cambatango foi lançado em 2008, tendo a conceção estética e o desenho da página sido realizados por uma desenhadora gráfica. Até à atualidade, o sítio web mantém a sua configuração inicial, tendo apenas sido feitas pequenas atualizações nos conteúdos da agenda, biografia e contactos. Neste sentido, verificamos que o sítio web dos Cambatango não expressa a identidade atual do grupo na sua página inicial, ou seja, um utilizador que visite a página pela primeira vez não fica a saber logo na página inicial quem são os integrantes, qual a trajetória, onde podem ser adquiridos os álbuns, a ligações aos canais de venda e redes sociais. Numa segunda fase, apuramos que os conteúdos estão desatualizados e que não traduzem a trajetória internacional.

Através da pesquisa apurámos também que esta falta de atualização resulta da tecnologia utilizada na construção da página (Flash), que unicamente pode ser alterada por alguém com conhecimentos técnicos - o grupo não conta com esse apoio técnico desde inícios de 2011. Esta dependência de um técnico em informática dificulta a colocação de novos conteúdos num curto espaço de tempo.

portal de informação para quem tivesse curiosidade em conhecer ou saber mais sobre o grupo.

Redes Sociais O grupo tem contas nas redes sociais: Myspace, Facebook, Twitter, Last.fm e Soundcloud. A gestão destas redes é feita pelos integrantes do grupo e outras pessoas chegadas ao grupo. A publicação de conteúdos nestas redes sociais, é realizada sem planeamento nem estratégia e não há uma atualização constante. A intenção inicial do grupo de estar presente nestes meios foi a de interagir, partilhar e divulgar a música e o trabalho com outros músicos e os fãs. As contas mais ativas são atualmente o Facebook e o Twitter, apesar de não haver atualizações frequentes resultado da falta de estratégia.

Outra plataforma Os Cambatango contam com um canal de Youtube (sítio web para partilhar vídeos) onde apenas foram publicados os dois videoclips que a banda tem. A criação deste canal teve como objetivo exclusivo o upload destes dois clips e, de facto, a partir desse momento não houve mais atualizações ou novos conteúdos na conta de Youtube.

Canais de venda Desde janeiro de 2012, os Cambatango contrataram os serviços da CD Baby com o objetivo de disponibilizar a venda dos álbuns (CD's e música digital) para todos os cantos do mundo. No entanto, a comunicação, publicidade e difusão dos produtos junto dos stakeholders tem sido escassa.

Vendas de CD's e Música Digital

Os três álbuns dos Cambatango estão disponíveis para venda em suporte físico e digital nas lojas online CD Baby, Amazon, CD Universe (físico) e na Music Store da página de Facebook dos Cambatango.

Estão também disponíveis para download ou streaming através dos sítios Emusic, iTunes, Raphsody, Napster, My Space, Last.fm, Spotify, MediaNet Music, Simfy e Google Play.

É importante referir que por vezes as informações sobre os álbuns não estão corretas ou completas nestas páginas.

Licenciamento

O grupo também tem músicas disponíveis para licenciamento para programas de televisão, publicidade, filmes, entre outros, na página Friendly Music.

Suportes Físicos e Digitais

Kit de Imprensa O grupo não conta com um Kit de imprensa, nem fotografias atualizadas, nem vídeos que possam ser utilizados na promoção junto dos meios de comunicação social. Podemos salientar, neste âmbito, que não tem havido iniciativa nem um esforço deliberado por parte do grupo para promover os concertos e álbuns nos meios de comunicação.

Kit promocional da banda/proposta

Como material de apresentação, por norma, o grupo costuma enviar por e-mail uma breve biografia dos integrantes e fotografias individuais e remete por correio normal um CD ao promotor.

Neste sentido, verificamos que não existe um documento único que contenha todas as informações sobre a proposta ou apresentação do grupo.

Também notamos que, até 2010, o grupo utilizava um vídeo de apresentação (reel), que foi realizado em 2008, mas que atualmente não corresponde à composição do grupo e não traduz a trajetória.

semelhante. No entanto, o folheto interior evoluiu. No primeiro álbum “Cómo Querés Que Te Quiera”, o conteúdo do livro interior continha apenas a biografía (em inglês e castelhano) e algumas fotografias. No caso dos álbuns “Suerte Loca” e “Oblivion”, o livro interior assume uma versão mais elaborada com uma perspetiva mais internacional, contendo informação sobre o grupo, comentários de críticos sobre o grupo e o disco, e as letras das músicas em três idiomas: castelhano, inglês e japonês.

Base de Dados A banda não conta com bases de dados com os contactos e informações sobre os principais stakeholders (imprensa, produtores, salas de espectáculo, festivais, fãs, etc.).

Vídeos Os Cambatango têm dois videoclips e, como referido anteriormente, um vídeo de apresentação do grupo com a formação que gravou o primeiro álbum. Além destes materiais audiovisuais encontramos outros vídeos amadores de concertos no Youtube, alguns com o consentimento do grupo, outros sem.

Fotografias Atualmente, o grupo não conta com fotografias atualizadas, nem com um arquivo fotográfico organizado dos concertos, bastidores e outro tipo de fotografias passíveis de ser utilizadas para promover o grupo junto dos diferentes meios. Recortes de

imprensa/ publicações

Os integrantes guardam alguns recortes de imprensa escrita mas não contam com um arquivo organizado de publicações em suporte físico ou digital. A monitorização de publicações relacionadas com o grupo é fundamental para avaliar todo o tipo de comunicação que o grupo gera nos meios de comunicação. Através desta monitorização será possível tomar conhecimento da forma como o grupo é apresentado nos

meios de comunicação, do esforço dos promotores na difusão e promoção dos espetáculos, das críticas e dos comentários dos especialistas e do público no geral.

Outros suportes promocionais

Alguns suportes utilizados para anunciar os concertos são: flyers, autocolantes, cartazes - estes são desenhados e concebidos umas vezes pelos promotores e outras pelos próprios músicos.

Outro tipo de material promocional são telas com o logo da banda para decorar os cenários no caso de recintos mais pequenos.

Verificamos ainda que não têm sinalética ou cartazes com informação dos preços ou promoções para utilizar nos postos de venda de CD's que costuma haver nos concertos.

Por outro lado, apuramos que não há qualquer tipo de material para promover a venda dos álbuns através de suportes de comunicação físicos ou digitais.