• Nenhum resultado encontrado

Aumentar sua renda

No documento eBooks - Coaching Financeiro (páginas 35-55)

Aumente seu dinheiro através de renda extra com aplicação em novos investimentos, novos negócios, marketing de rede, geração de renda através de aluguéis e criação de novos ativos. Nesse último caso, um dos ativos mais simples é, todo mês, colocar dinheiro na caderneta de poupança.

No mundo inteiro são criadas e geradas novas rendas diariamente. As Casas das Moedas do países fabricam cada vez mais dinheiro, em parte para cobrir a inflação, mas também porque existe cada vez mais dinheiro circulando no mercado. Então, vá atrás desse dinheiro! Costumo comparar o dinheiro a um bolo de festa. Imagine que você vai comparecer a uma festa de aniversário, por exemplo, e todos os presentes comerão uma fatia do bolo. E se você está lá, por que não pegar a sua fatia? A festa é do universo e todas as pessoas são

Pág

in

a

35

convidadas a participar. Alguns dos convidados não comparecem e, lógico, não ganharão nenhuma fatia de bolo. E o pior, algumas das pessoas presentes, não comem o bolo e ainda ficam por ali reparando e falando mal dos outros. Acontece, às vezes, que o doce é oferecido mais de uma vez e, sistematicamente, a pessoa recusa. Outros, ainda, repetem uma vez, duas ou três porque o acham delicioso. Ora, se nesse universo tem dinheiro e você está lá como convidado, o que está esperando para participar?

Pág

in

a

36

6

Saber querer

Uma das questões que acho muito importante é saber querer. Cada vez que queremos algo, criamos um quadro mental com a imagem daquilo que desejamos ter. Por exemplo, quero comprar um carro Spacefox, preto. Imediatamente, imagino o carro, penso em mim dirigindo-o, converso com as pessoas que estão ali comigo porque lhes ofereci uma carona. Outra coisa que normalmente se pensa é, imediatamente, fazer o seguro do veículo. Muito cuidado nesse momento para não ficar criando quadros mentais de acidente, morte e roubo. Para me prevenir disso, eu criei quadros mentais potencializados de maneira que o meu veículo sempre está protegido.

Então, toda vez que você desejar algo tem de fazê-lo de maneira positiva e ecológica. O que isso significa?

Significa focar no que quer e não no que não quer. Quando enchemos nossa mente com as coisas que não queremos, acabamos por atraí-las. Uma pessoa muito preocupada em ser pobre, não ter mais dívidas, acaba atraindo essas coisas de tanto pensar nelas. Temos que

Pág

in

a

37

ter pensamentos positivos acerca daquilo que almejamos: quero ser rico, quero ter dinheiro aplicado com bom rendimento etc. Em minhas sessões de coaching, geralmente, quando pergunto ao cochee o que ele quer, o mais comum é que ele passe a falar sobre tudo o que não quer. Deixo-o falar à vontade e, quando termina, comento: você acabou de me dizer tudo o que não quer, mas a grande questão é: o que quer? Qual é o seu objetivo? O que deseja para sua vida?

Sugiro que faça, agora, um exercício que chamo de submodalidade do desejo. Como funciona? Pegue uma folha de papel e faça um risco no meio, no sentido do comprimento. Do lado esquerdo escreva tudo o que não quer para sua vida. Do lado direito, escreva tudo o que deseja de bom para sua vida. Ocupe o mesmo número de linhas em ambos os lados. É como se você pensasse, em vez disso, quero aquilo. O Professor Luiz Machado sempre diz que pede às pessoas para não rezarem por ele porque ele é convicto de que elas não sabem fazê-lo corretamente. Geralmente as pessoas oram para que nada de mal aconteça, que não sofram um acidente etc. Com isso, elas estão criando um quadro mental negativo, imaginando somente acontecimentos funestos. Então,

Pág

in

a

38

foque, de maneira ecológica, nas coisas que quer, onde todos os envolvidos saiam ganhando.

Em um sistema justo e ecológico, o negocio só é bom quando todos os envolvidos são beneficiados. Quando alguém perde, o sistema se ocupa para que o negócio não funcione de maneira adequada. Essa é a razão pela qual tantos negócios e empreendimentos não dão certo, não ocorrem da maneira mais adequada e, muitas vezes, ignoramos o motivo principal disso acontecer assim. O que aconteceu foi que alguém se deu bem em detrimento de outro e, por isso, a natureza do sistema se encarrega de não permitir que o negócio prospere. Uma pergunta importante:

Onde me encontro atualmente e o que realmente desejo nessa vida?

Respondendo honestamente a essa pergunta, você passa a ter uma real dimensão de sua vida, seja na área financeira, de relacionamentos familiares, sociais e no trabalho, na sua saúde e, outro setor de grande importância, na sua área espiritual.

Atualmente, vivemos muitos problemas e angústias e acabamos por enganar-nos numa tentativa para não

Pág

in

a

39

vermos nossos erros e dificuldades. Chegamos até, muitas vezes, a esquecer daquilo que realmente gostamos. Faz algum tempo assisti a um filme que achei de grande importância nesse sentido. É o filme Duas vidas, estrelado por Bruce Willis, no qual ele tem oportunidade de encontrar com o seu EU criança e começou, então, a perceber o quanto a sua vida adulta não fazia sentido. Vale a pena ver.

Quando eu era criança, recordo que me imaginava adulto, qual seria a profissão que exerceria no futuro, o carro que teria, os filhos e, interessante, sempre sonhava em ser dono de um posto de gasolina. Isso realmente se concretizou e também tenho quatro filhos maravilhosos. Saber querer! Eis a grande questão. Então, pergunto: O que você quer para sua vida?

Como vai viver a sua vida?

Qual seu próximo objetivo? O que você vai fazer para conquistá-lo objetivo agora?

Pág

in

a

40

7

Valores

Na maioria das vezes, não conhecemos nossos valores

principais, sejam positivos ou negativos e,

frequentemente, sequer sabemos quais são nossos principais valores. No entanto, conhecê-los é de fundamental importância uma vez que estamos totalmente ligados a eles 24 horas por dia.

Alguns sonhos que temos não se realizam pelo fato de nos autossabotarmos uma vez que não conhecemos completamente nossos valores e crenças. Isso acaba por criar uma certa confusão mental e ficamos presos às situações, sem sair do lugar e sem ir em direção à meta. Quando descobrimos quem somos, a vida passa a ter um novo sentido e, assim, a evoluir mais rápido rumo a nossas metas. Não é um processo fácil, mas é totalmente possível de ser realizado e deve ser feito sempre que for necessário.

No trabalho de coaching a descoberta dos valores é de

fundamental importância. Alguns profissionais

consideram esse aspecto tão importante, que trabalham diligentemente, durante várias sessões em torno desse assunto. Particularmente, considero que os valores

Pág

in

a

41

dependem muito do que cada coachee tem como objetivo. Nesse caso, essa questão passa a ser explorada a cada vez que ela se apresenta. É o valor por trás da meta trabalhada.

Um exercício muito eficaz para descoberta de valores é o seguinte: faça uma lista com o nome de dez pessoas que gozam da sua admiração, independentemente do fato de estarem vivas ou mortas, de conhecê-las ou não pessoalmente, podendo ser, inclusive, um personagem de história e, até, de revista em quadrinhos. É bastante que sejam admiradas por você pelas suas atitudes e pelo valores que demonstram. À frente de cada nome escreva o porquê da sua admiração, porque gosta dessa pessoa e o que acha que ela tem de bom. Em seguida, faça o mesmo com o nome de dez pessoas das quais você não gosta. Ao término desse trabalho, você terá uma lista dos dez valores que mais aprecia e de outros dez que não aceita de forma alguma.

Outra maneira de explorar seus valores é pensar na meta que quer atingir. Por exemplo, um emprego melhor. Comece a explorar o valor que existe por trás da sua meta respondendo, honestamente, às seguintes questões:

Pág

in

a

42

● Qual o motivo de você querer trocar de emprego? R: Ganhar um salário maior.

● Além de receber um salário maior o que mais lhe faria bem?

R: Novos relacionamentos e novos ares.

● Ok. Entre um salário melhor, novos relacionamentos e novos ares qual dos dois você escolhe?

R: Escolho o melhor salário.

O que lhe proporcionará um melhor salário?

R: Poderei melhorar minha qualidade de vida, trocar de carro e outras coisas mais.

● Com o que mais você vai se beneficiar, além de melhorar sua qualidade de vida e ter um carro novo?

R: Poderei investir mais dinheiro com o que sobrar do salário no fim do mês.

● Investindo mais dinheiro no final de cada mês o que isso lhe proporcionará?

R: Estarei caminhando em direção a minha tão sonhada independência financeira.

Pág

in

a

43

● Como seria ter independência financeira?

R: Poderei realizar meus sonhos de consumo e os de minha família.

● O que significa realizar os seus sonhos de consumo e também os de sua família?

R: Significa que terei liberdade.

● O que é liberdade para você?

R: Poder dar o melhor para minha família, viajar sem me preocupar com o dinheiro, curtir a vida e ser livre financeiramente.

● Vamos imaginar agora que você conquistou seu novo emprego, que está investindo mais dinheiro e que consegue dar o melhor para sua família. Como se sente?

R: Sinto-me realizado e livre financeiramente.

● Entre ser realizado e livre financeiramente o que é mais importante para você?

R: Com absoluta certeza é ser livre financeiramente. Esse foi o diálogo que travei com um coachee. Através dessa conversa, vemos que o cliente busca a liberdade

Pág

in

a

44

financeira mas, no primeiro momento, falava, apenas, em comprar um carro e ter um melhor salário. Por isso, a necessidade de explorar os valores por trás da meta. O cliente começou a repetir um valor – ser livre financeiramente – fazendo surgir o valor central por trás da meta. Explore sempre de maneira impecavelmente honesta o seu valor central, permitindo, dessa maneira, ver com maior clareza que a sua meta inicial pode ser alterada da forma que for mais confortável para você. O exemplo acima mostra, claramente, que o cliente escolheu trocar de emprego com a finalidade precípua de obter liberdade financeira. No final, ele decidiu manter-se no mesmo trabalho e abrir novas frentes de atividade como fonte de renda extra.

Pág

in

a

45

8

Identidade

Temos a liberdade de escolha, poder mudar o rumo à hora que quisermos, mas cuidado, a planta livre para crescer não é aquela que muda de solo e, sim, a que cria raízes.

Pr. John Mclister Hoje existe um grande problema de identidade no universo e, principalmente, nos hábitos das pessoas. Quando se trata de consumo, então, a coisa complica ainda mais. No mundo de hoje, vemos pessoas buscando sua identidade em bens de consumo, em um carro, em uma bolsa, em uma calça, até mesmo em um restaurante. Muitos se esquecem de seus valores e passam a consumir demasiadamente, às vezes para impressionar ou para compensar alguma frustração presente em sua vida.

É muito comum as pessoas comprarem bens, principalmente carros, para impressionar o outro. Comumente, mesmo sem haver uma necessidade real, trocamos de carro com o dinheiro que não temos, já que precisamos solicitar um financiamento a um banco, e a

Pág

in

a

46

finalidade oculta por trás dessa meta é, muitas vezes, impressionar pessoas das quais não gostamos.

Por mais incrível que isso possa parecer é o que acontece, geralmente, em todas as escalas sociais. Se a pessoa ainda não tem renda suficiente para conseguir um financiamento nessa ordem de grandeza, ela acaba fazendo isso com roupas cujo pagamento divide em dez vezes. O caso do vestuário é pior que o do automóvel já que este, por maior que seja a sua desvalorização, ainda assim, ele terá um valor de revenda. A roupa não possui esse valor. Muitas vezes, a pessoa compra uma peça de vestuário para impressionar alguém ainda que a soma desse consumo resulte em um considerável montante. Ela tem um carro, mas não uma casa, usa uma bolsa de mais de R$1.000,00, uma calça de R$500,00, tudo isso em busca de uma identidade que, sinto dizer, não será encontrada em nada disso.

Embora esteja sendo repetitivo, o filme Duas vidas estrelado por Bruce Willis, demonstra muito bem o que é esse tipo de identidade. Ele nos mostra que vale a pena pensar sobre nossa infância para descobrir e reviver os valores essenciais que temos na vida e que são bem diferentes nas várias camadas de classe social e, também, de pessoa para pessoa.

Pág

in

a

47

Outro dia conheci um senhor de cerca de 50 anos de idade que me disse que um homem só é um homem de acordo com o valor dos seus brinquedos. Os brinquedos do homem são mulheres, carros, motos, lanchas, jetski. Para ele, continuou, um homem com um carro que vale acima de R$200.000,00 é o cara. E o cara que tem uma bela mulher ou mulheres, lancha, jetski e moto é que sabe aproveitar a vida. Bem, eu me recusei a entrar no mérito dessa questão, afinal cada um tem o direito de ter sua própria opinião sobre qualquer coisa. Mas estes são valores extremamente ligados ao consumo de bens materiais.

Uma pessoa que vai a uma loja comprar uma calça por R$500,00 está fazendo uma tentativa para adquirir identidade. Uma peça desse tipo, por melhor que seja, não gasta esse montante para ser confeccionada. Este é o valor que foi atribuído à etiqueta do fabricante. Observar os hábitos das pessoas faz parte da minha profissão e, muitas vezes, quando estou em um shopping, fico analisando as vitrines das lojas. É incrível como roupas semelhantes têm preços diversos. Uma camisa numa determinada loja custa R$100,00 e, na loja do lado, do mesmo tecido, custa R$200,00 apenas pela mudança de marca. Isso significa que a

Pág

in

a

48

pessoa está em busca de algo melhor? Não. A identidade não passa pelos bens de consumo. É muito bom ter um carro novo, roupas e moto novas, mas isto está longe de revelar o seu verdadeiro eu. Pode até auxiliar na melhora da sua autoestima que correrá o risco de ir para o buraco se, de repente, não tiver como pagar todas essas coisas.

O grande segredo da riqueza é muito simples: gastar menos do que ganha e investir a diferença. Não importa se sua renda mensal é de R$1.000,00 ou R$100.000,00, o importante é o quanto sobra no fim do

mês. Conheço pessoas que fazem mais de

R$1.000.000,00 por ano e vivem endividadas e, outras que ganham R$20.000,00 por ano e têm uma bela aplicação. Conheço uma pessoa que é feliz, tem um carro quitado, impostos pagos e casa própria também quitada. Essa pessoa tem os pés no chão, sem crise de identidade e não tem que provar nada para ninguém. Por isso o grande segredo da riqueza está em investir sempre, investir os juros recebidos, mais o capital, gerando, assim, juros compostos que estarão sempre a seu favor. Podemos dizer que é sua casa da moeda

trabalhando para você e fabricando dinheiro

Pág

in

a

49

Quando for comprar algo, faça o seguinte exercício:

Escreva o bem que você deseja. Em seguida, responda as seguintes questões.

Você tem dinheiro para comprar a vista esse bem?

Se não tem quanto vai custar a mais por comprar financiado?

A prestação somada às suas despesas do mês cabe confortavelmente dentro de seu orçamento e continua sobrando, pelo menos, 10% do seu dinheiro para investir todo mês? O que esse bem vai trazer de melhoria a sua

vida?

O que esse bem pode trazer de errado a sua vida?

Existe outro bem similar mais barato e que satisfaça a sua necessidade?

Você realmente precisa desse bem, ou pode viver sem ele?

Agora você tem ai um questionário para a tomada de decisão para adquirir ou não alguma coisa, mas antes verifique sempre a sua real identidade.

Pág

in

a

50

9

QUAL SERIA A DIFERENÇA

Imagine uma situação.

O que hoje é impossível em seus negócios ou em sua vida, mas que se fosse viável mudaria completamente a maneira como você os administra ou como vive?

O que você faria? Como seria?

Imagine como seria melhor. Qual seu plano de ação, como iria trabalhar diariamente?

E agora, finalmente, o que você tem de fazer para que isso se torne realidade?

Qual é seu plano de ação?

O que você vai fazer agora rumo a este objetivo? E o próximo passo?

A finalidade desse exercício é ajudá-lo a desbloquear e clarear limitações que, muitas vezes, nem sabemos que temos. É um modo de colocar em ação, ideias, sonhos, metas que estão presas dentro da gente para as quais sempre arrumamos uma desculpa para não realizar. Essas desculpas vão se acumulando e aumentando cada vez mais e mais e acabam se transformando numa

Pág

in

a

51

enorme crença limitadora. A melhor maneira de livrar-se desse bloqueio, dessa autossabotagem é criar crenças novas e fortalecedoras enriquecendo, assim, seus recursos. Toda vez que perceber que está se autossabotando, destrua mentalmente a imagem limitadora por uma rica dos recursos necessários para realizar o que deseja naquele momento. Faça com que essa imagem fique cada vez mais forte construindo, através dela, uma nova crença fortalecedora.

Pág

in

a

52

10 A Meta

Quando queremos verdadeiramente algo de grande valor, quando temos aquele desejo ardente em nosso coração, nosso empenho e desempenho são muito melhores do que quando apenas fazemos algo apenas por fazer. Este desempenho é o que chamo de ter um objetivo, uma meta desafiadora que realmente valha a pena, seja no esporte, no campo financeiro, na vida amorosa ou para tirar uma determinada nota no colégio. Enfim, ter uma meta, um objetivo, uma finalidade. Peço-lhe, agora, que pare por um instante a leitura e lembre-se de alguma meta que você teve no passado, a qual queria muito. Lembre-se como foi, onde e com quem estava, o que planejou para conseguir, como perseguiu o seu objetivo, o quanto insistente e persistente foi até obter o que queria. Relembre e reviva todos os passos, lembre a alegria que sentiu ao atingir o objetivo, ao ver a meta realizada, como comemorou, enfim, reviva todo esse momento com a mesma alegria. Relembre como foi maravilhoso atingir o resultado desejado e toda a satisfação que sentiu.

Pág

in

a

53

Agora, com essa vivencia em mente, vou mostrar um modelo de meta que utilizo para todas as áreas de atividade: esporte, finanças, filhos etc. Quando não consigo responder a qualquer uma das questões de PERFORMANCE, elimino ou revejo a meta. Se uma das questões estiver sem resposta, a chance de dar errado é muito grande, pois pode haver a autossabotagem que nada mais é do que aquela voz que ouvimos em nossa consciência: será que vai dar certo? Essa voz é a evidência de que ainda existe alguma dúvida, e é necessário ter certeza sobre a meta, que seja clara, objetiva e realista. Não sendo assim, analise cada aspecto da PERFORMANCE de sua meta novamente, até eliminar toda e qualquer dúvida.

Existem vários modelos de meta que já são conhecidos: PURE, CLEAR, SMART e GROW. Criei o sistema que denominei PERFORMANCE para a prática de triatlo, mas todos os modelos de meta têm um grande potencial de realização, seja qual for o que você escolha. Portanto, siga aquele ao qual melhor se adapte. Passo, agora, a expor o modelo que criei e utilizo diariamente em meus objetivos.

Pág

in

a

54

Positiva: A meta tem de ser positiva, com foco no

que você quer. Muito cuidado ao escolhê-la para não correr o risco de objetivar algo que, na verdade, você não quer. Se isso acontecer, ela não funcionará. Posso exemplificar com o tema saúde. Se você focar em não ficar doente, estará construindo uma meta negativa. Ao desejar

ositiva

No documento eBooks - Coaching Financeiro (páginas 35-55)

Documentos relacionados