• Nenhum resultado encontrado

COMO ECONOMIZAR

No documento eBooks - Coaching Financeiro (páginas 117-126)

Plano de ação Dia a Dia

19 COMO ECONOMIZAR

Para conquistar a sua independência financeira, a palavra chave é economizar, fazendo as mesmas coisas, sem se privar de nada.

Visualize, nesse momento, uma maneira de fazer ou consumir algo que você quer muito, de um jeito mais barato. Pense em você fazendo isso agora, comprando o produto que quer e gastando menos do que estava previsto antes de começar a ler este capítulo. Imagine que está fazendo uma pesquisa de preços e escolhendo o dia certo para comprar. Por exemplo, eu só corto o cabelo às terças-feiras. Superstição? Longe disso, é que o meu cabeleireiro oferece um desconto de 20% nesse dia da semana. Então, por que eu iria cortar o cabelo na quarta, quinta ou sábado pagando muito mais caro? Estou fazendo a mesma coisa, com o mesmo profissional, mas só faço no dia em que tem desconto. Outro exemplo: se for ao cinema no sábado ou domingo, além de pagar mais caro, enfrentarei enormes filas. Indo de segunda à quinta-feira, assistirei ao mesmo filme, no mesmo cinema e pagarei menos. Às quintas-feiras o

Pág

in

a

117

Cinesystem oferece uma promoção denominada “a noite do beijo” com preço bem inferior, para os casais que se dispuserem a dar um beijo na boca na hora que comprarem a entrada. Então, eu e minha esposa vamos ao cinema nas quintas-feiras, gastamos menos dinheiro, nos divertimos e ainda é romântico.

Se você for comprar um imóvel poderá pagar 40% a menos se fizer essa aquisição no lançamento. Se quer um carro, espere o momento promocional das concessionárias. Consegui um desconto de R$5.000,00 quando mudei de carro, mais o protetor do Carter, tapetinho, som instalado, insulfilm colocado, IPVA pago e emplacamento. Sempre que vou adquirir algo e sou recebido por um péssimo vendedor, simplesmente vou embora e volto depois escolhendo outro profissional da loja. Algumas vezes fico observando os vendedores para ver como agem e, só então, entro na loja e negocio a compra.

Cada vez que for comprar algo verifique como fazer isso pagando menos porque cada centavo não gasto é um a mais que permanecerá na sua conta bancária. Veja o que é melhor, se pagar à vista gozando de um bom desconto, ou utilizando benefícios do cartão de crédito. Existem, hoje em dia, cartões que oferecem vantagens para você

Pág

in

a

118

abastecer o carro, programa quilômetros de vantagens da Ipiranga, cinemas com entradas bem mais baratas - o cartão de crédito Itaucard oferece um desconto de 50% - e 1,5 pontos por dólar gasto etc.

Vai comprar? Analise os seguintes pontos:

 Como comprar?

 Onde comprar?

 Como obter o melhor preço?

 Tem realmente a necessidade de comprar

esse produto?

 O que de fato essa compra vai melhorar

sua vida?

 Como você pode fazer de uma maneira

melhor, mais rápida e mais barata?

 Este produto ou serviço realmente vai

fazer diferença para você?

 Você realmente necessita deste produto?

É como se perguntar: posso viver sem este produto?

Respondendo a essas questões você está preparado para comprar e economizar, protegendo seu dinheiro. Toda vez que for ao supermercado brinque de fazer economia, gastando bem menos. Com o decorrer do tempo, você

Pág

in

a

119

irá descobrir que a marca que costumava adquirir não é a melhor e que aquela mais barata faz o mesmo efeito; o que costumava comprar todas as vezes que ia ao mercado não é mais imprescindível; o local onde faz suas compras pode não ser o melhor, nem mais rápido no atendimento ou mais barato. E faça assim em tudo. Elabore uma lista de consumo mensal com colégio, curso

de inglês, aluguel, TV a cabo, combustível,

supermercado, farmácia, diversão, restaurante e, com a lista em mãos, analise cada item e veja onde pode economizar mais, negociar com o colégio, com a academia etc. Faça dessa ação um hábito e encare como diversão, sem estresse, tendo a certeza que fará muito mais dinheiro. Você poderá se surpreender, no final do mês, fechando contas porque sobrou dinheiro.

Minha filha queria trocar de colégio e conversamos sobre como essa mudança poderia afetar seu desempenho, se poderia melhorar suas notas, o que isso influenciaria na sua autoestima e relacionamentos. Após analisarmos juntos tudo isso, fui conhecer o colégio escolhido por ela, conversei com a coordenadora, com a diretora, com o psicólogo. Fui, então, à secretaria negociar o valor da mensalidade. A secretaria, após consultar a direção, ofereceu-me um desconto que não

Pág

in

a

120

aceitei. Assim, fui pessoalmente falar com a diretora para expor o meu posicionamento em relação ao valor da mensalidade. Afinal, consegui 25% de desconto, o que representava 10% a mais do o normalmente oferecido pelo colégio e, no decorrer do ano, o somatório dessa diferença era equivalente a três mensalidades. Por isso, sempre oriento a todos que negociem, negociem e negociem.

Nota: Só aconselho eliminar algum consumo desde que não afete sua autoestima. Ela tem de ser preservada sempre, mas não deve ser utilizada como pretexto para consumir. Muita atenção com essa questão.

Pág

in

a

121

20

Liberdade financeira

Pare um instante de ler e reflita um pouco, feche os olhos e conecte-se com seu coração; respire fundo, sinta sua respiração e pense, imagine e analise: o que é liberdade financeira para você?

 O que significa a liberdade financeira?

 Como mudaria sua vida ou como seria viver com

total liberdade financeira?

Em cada fase de nossa vida a liberdade financeira tem um significado; quando somos jovens queremos um carro, dinheiro para namorar, curtir a vida, balada etc. Quando crescemos, queremos um carro melhor, uma bela casa, um ótimo trabalho, uma bela empresa, viagens e dinheiro, muito dinheiro. Agora, pergunto:

 Quanto dinheiro você precisa para ser

independente financeiramente?

 Quanto por mês você gostaria de receber?

 Qual o patrimônio desejado?

Isso mesmo, quanto dinheiro você necessita para ser livre financeiramente? Responda após uma boa análise. Responda, também:

Pág

in

a

122

 O que você faria com esse dinheiro se o tivesse agora? Imagine que já o tem. O que faria com ele?

 O que você faria que ainda não fez?

 O dinheiro é, realmente, o impedimento para

ainda não ter feito o que queria?

 Como você pode realizar o que deseja com os

recursos que tem hoje?

 Qual o motivo de ainda não ter conseguido o

dinheiro?

 O que precisa produzir que ainda não realizou, ou

fazer de diferente para conseguir o que deseja? Para sermos livres financeiramente e obter liberdade, primeiro é necessário definir o que realmente é importante em nossa vida, o porquê de querermos a riqueza. Na grande maioria das vezes, a felicidade e o amor não estão na quantidade de dinheiro e, sim, no que faremos com ele da melhor maneira para sermos felizes. É muito comum em sessões de coaching, ouvir o coachee falar “se eu tivesse dinheiro ajudaria meu pai, meu irmão”. É sempre o “se”. Esse tal de “se” é complicado. No futebol sempre se escuta o jogador dizer “se eu tivesse feito o gol...”. Vamos retirar o “se” de nossa vida e focar em fazer, realizar, conquistar e trabalhar nossa vida de acordo com o objetivo

Pág

in

a

123

planejado. Hoje, com os recursos que você tem, o que pode fazer para ajudar sua família? A viabilidade de que essa ajuda aconteça só vem através do dinheiro? O que poderia fazer agora – que ainda não está fazendo – para deixar seus familiares felizes? E para seus filhos e amigos? Se não lhe ocorre nenhuma ação nesse sentido e você tem alguma religião, lembre-se de dizer como no Pai Nosso: “seja feita a Vossa vontade”.

Você agradece pelo que possui, pelo que já conquistou, ou somente se cobra por mais? Um grande segredo da liberdade financeira é ser grato pelo que já fez. Somente sendo grato pelo que já conseguiu fazer e pelo que já tem, é que o universo vai lhe proporcionar mais. Curta o momento que vive sem deixar para amanhã. O que você faz com o dinheiro?

Como se diverte? Como contribui?

Quem mais, além de você, participa e desfruta das coisas boas que você já produziu?

É prazeroso desfrutar das coisas boas da vida que você faz?

Pág

in

a

124

Como ampliar essa sensação de prazer com você e as pessoas a sua volta?

A liberdade financeira não tem um preço ou uma regra definida; ela tem um valor para mim, outro para você, outro para Bill Gates e, outro, para o Abílio Diniz. Cada qual tem seus desejos particulares e sabe o que precisa para ser feliz. Por isso, defina para você mesmo, qual a sua meta em dinheiro para suprir suas necessidades e desejos para satisfazer os itens abaixo:

Consumo Manutenção da vida Contribuição Investimento Diversão Investimentos Previdência Renda passiva Renda extra Segurança financeira Independência financeira Liberdade financeira

Todo esse processo faz parte de sua segurança, independência e, finalmente, liberdade financeira. O foco para conseguir isso tudo, deve envolver o prazer de

Pág

in

a

125

fazer o seu dia a dia, cada vez mais e mais prazeroso, em busca da liberdade. Mas, essa é uma busca sem fim, por isso, aprecie, curta, viva cada momento, a cada segundo de sua vida agradeça tudo que já conquistou e o que continua buscando, desfrute de cada momento, esteja sempre presente em sua própria vida. O que o enriquece é o processo e não o valor conquistado.

Três regras básicas para a conquista da liberdade financeira.

1. Gastar menos do que ganha e investir a

No documento eBooks - Coaching Financeiro (páginas 117-126)

Documentos relacionados