• Nenhum resultado encontrado

Automação e Segurança

3 TÓPICOS GERAIS DA TEORIA DE AUTOMAÇÃO

3.4 Automação e Segurança

Observa-se a adoção de processos crescentemente automatizados nas mais diversas áreas de atividade humana.

Na análise da implantação e renovação de processos, um dos itens importantes a avaliar é a contribuição da automação à segurança operacional, trabalhadores e instalações.

A constatação é de que, com menor presença e exposição do homem aos riscos diversos, decresce a ocorrência de acidentes com as pessoas.

Todavia, requer particular atenção constatar que acidentes ocorrem mesmo sem a presença física do homem no processo produtivo, pois pessoas continuam participando da estruturação e desenvolvimento dos sistemas, e comandando os controles, muitas vezes introduzindo fatores de instabilidade e falibilidade que podem ter consequências catastróficas.

Apresentamos alguns exemplos dessa afirmação:

1. Em transportes de massa como nos metrôs modernos, há composições onde a presença do condutor se faz apenas por questões de ações em emergência, com o acionamento de comandos de aceleração e frenagem automatizados. Nesse contexto, apura-se que decisões e intervenções de comando humano podem causar tragédias.

Dois fatos contemporâneos de que decisões de caráter pessoal sem respaldo técnico concorreram para desfechos ruinosos incluem o encalhe com submersão parcial do navio Costa Concórdia em 13 de janeiro de 2012 na costa italiana. Os comandos de rota estabelecidos pelo comandante

80 levaram à perda de vidas e de imenso patrimônio material que determinaram complexa obra de engenharia para a reflutuação e desmonte da nave.

Já no descarrilamento de trem de alta velocidade em 24 de julho de 2013 próximo a Santiago de Compostela na Espanha, a velocidade excessiva imposta pelo condutor à composição extrapolou o limite de velocidade estabelecido e normas de segurança, resultando em feridos, perdas de vidas humanas e prejuízos de alta monta.

Neste caso, trata-se de tecnologia dominada há décadas, de comunicação de sensores no sistema via/composição, capazes de atuar nos veículos adaptando-os aos requisitos geométricos e solicitações decorrentes de velocidade de deslocamento.

É conhecido o recurso do trem denominado Pendolino, que se inclina progressivamente ao reconhecer os pontos notáveis das espirais de transição, mantendo a posição inclinada no trecho circular e decrescendo a inclinação ao percorrer a espiral oposta até atingir a posição de nível transversal.

Nessas e noutras situações, quiçá milhares, incidentes não se transformaram em acidentes permanecendo assim ignotos, levam ao questionamento de quanta autonomia possa ter alguém ao comando de uma hierarquia ou dos controles de um coletivo.

2. Mas mesmo os sistemas automatizados podem contribuir para acidentes graves, como os religamentos automáticos de linhas de transmissão de energia elétrica em caso de interferência externa.

Em desfile de carnaval em 2011, na cidade de Bandeira, objeto metálico lançado de um veículo de som conhecido popularmente como “trio elétrico” provocou o fechamento em curto circuito de uma rede lateral, com queda dos condutores.

81 O sistema, nessa condição, dentro das normas de segurança automaticamente desligou-se, mas, pela programação, religou-se após alguns minutos, embora houvesse descontinuidade física dos cabos. Dentro desse contexto, cabo rompido e em contato com a estrutura do veículo ocasionou descarga elétrica que vitimou diversos transeuntes envolvidos na festividade.

Conclui-se que as limitações para atingir um sistema altamente seguro, eis que a automação pode, por si, levar a acidentes que não ocorreriam se o religamento estivesse sujeito a uma verificação sob supervisão.

Contam-se nessa lista a perda do avião AF 477 na rota Rio de Janeiro-Paris, onde a passagem por um sistema de turbulência a 10 688m de altitude teria causado o suposto congelamento dos sensores de Pitot, apresentando sinais erráticos dos indicadores de voo e, segundo a apuração, as ações corretivas dos pilotos foram insuficientes para retornar o avião à estabilidade, com perda de 228 vidas e da nave.

Isso apesar da alta qualidade dos sistemas automatizados da aviação, que contam redundância de sistemas para auto checagem e correção de falhas.

3. Em relação à movimentação de granéis líquidos por tubovias, que conta com sistemas instrumentados que permitem monitoramento das variáveis de processo, ressalta-se a ocorrência de acidente no processo, o caso que ficou conhecido como incêndio na Vila São José, também chamada de Vila Socó, em Cubatão, São Paulo, Brasil, em 25 de fevereiro de 1984.

Na ocasião, falha no controle do bombeamento de combustível por um duto da Petrobrás para as instalações junto ao porto de Santos resultou em vazamento do produto dos dutos.

Esse material espalhou-se na região e atingiu um conjunto de palafitas onde habitavam milhares de pessoas. O combustível permaneceu na superfície do

82 alagado durante um período e, alguns o teriam recolhido ao interior de suas moradias. Durante a madrugada inflamou-se, incendiando toda aquela comunidade. Nessa ocorrência foram oficialmente relatados 93 óbitos. Repete-se o dito romano Nescentia Necat.

Dificuldades de comunicação entre os pontos de bombeamento, e burocracia no atendimento ao potencial perigo e desconhecimento popular somam-se ao mal funcionamento do sistema, agravando uma tragédia que poderia ser evitada ou contada apenas como prejuízos materiais.

4. Quanto à automação industrial, tem-se o já relatado caso do robô que provocou a morte de um operário terceirizado numa cela de produção, e os casos de controles de veículos autônomos apresentam-se como desafios para os desenvolvedores de processos, principalmente pela garantia de segurança de sistemas informatizados e automatizados, susceptíveis de invasão por programas maliciosos.

Uma característica de desenvolvimento de produtos é que os sistemas devem estar disponíveis para as mais diversas aplicações, muitas até desconhecidas pelos desenvolvedores originais, devendo ser providas de condições de segurança operacional antes de serem liberadas para utilização.

Daí a contribuição que experiência e conhecimento são fundamentais ao sucesso nos processos. Tais valores devem ser objeto de cuidados em sua preservação para transmissão e aperfeiçoamento aos colaboradores.

83

Documentos relacionados