• Nenhum resultado encontrado

Definição e Teoria Geral

2 SEGURANÇA DO TRABALHO

2.1 Definição e Teoria Geral

Desenvolvimento e segurança estão intrinsecamente relacionados. O atendimento de regras de segurança é um dos fundamentos para o desenvolvimento permanente e sustentável.

Uma base sólida e estável de regulamentações e medidas decorre da sistematização da observação dos processos, da investigação científica na inovação e do planejamento criterioso das etapas de execução.

A falibilidade humana, a conjunção de fatores probabilísticos com reações isoladas ou em cadeia, podem ocasionar a instabilidade de sistemas complexos, mesmo no caso de falhas pequenas com menor potencial de risco.

Exemplifica de forma elementar o clássico processo desencadeador do efeito de ressonância, a partir da prosaica marcha cadenciada sobre uma ponte que, ao igualar a frequência natural da estrutura, suscita oscilações progressivas de amplitude crescente, realimentando-se até a ruptura dos elementos estruturais. Nesse contexto, eventos tidos popularmente como “fatalidades” ou “imponderáveis” ficam restritos a pequenas margens de incidência de catástrofes naturais.

Ainda nessa linha de pensamento, ocorrências relacionadas a cataclismos naturais seriam acidentes em senso estrito, passíveis dessa designação, e, por exclusão, as demais ocorrências corresponderiam a desencadeamento de processos a partir de fragilidades ou imprecisões de responsabilidade humana.

Fenômenos decorrentes das forças da natureza de característica cíclica têm sido classificados e parametrizados segundo “períodos de retorno”, considerados dentro dos chamados “coeficientes de segurança” utilizados no dimensionamento de acordo com a responsabilidade dos projetos.

27 Dentre diversas abordagens de segurança, destacam-se três tipos de interesse direto deste trabalho:

Figura 1 Abordagens de segurança

Fonte; do Autor

 Segurança – termo de significado abrangente para muitas áreas de atividades, sendo o designativo mais amplamente conhecido nas referências de forma geral. Este termo relaciona-se mais com aspectos de patrimônio e é referido na língua inglesa como Security;

 Segurança atuarial – Relativa à atuária, parte da estatística que investiga problemas relacionados com a teoria e o cálculo de seguros trata das coberturas de risco e seguros contratados preventivamente para reparação de prejuízos em caso de sinistro. O equilíbrio financeiro e atuarial é um dos pressupostos do funcionamento da Previdência oficial. Este termo é referido na língua inglesa como Insurance.

 Segurança física, relacionado a pessoas e ambientes, em particular das pessoas e do meio ambiente do trabalho, visando a integridade física do trabalhador no ambiente que cerca suas atividades laborais. Este termo é referido na língua inglesa como Safety.

SEGURANÇA SECURITY Segurança SAFETY Segurança INSURANCE

28

2.1.1 Explorando os conceitos de segurança

O termo Segurança, segundo a definição formal, em língua portuguesa, do Dicionário Michaelis, remete aos conceitos de: “1.Ação ou efeito de segurar; 2. Condição do que está seguro; 3. Confiança. 4, afirmação, firmeza; 5. Caução; 6. Coisa ou pessoa que serve de esteio ou amparo a outrem.

Trata-se do sentido mais difundido para a segurança patrimonial, remetendo também às demais áreas de interesse, como segurança pública, de pessoas, de dados, inteligência e outros.

Já a segurança, no campo da atuária, refere-se às atividades de avaliação de riscos para estabelecer cláusulas e condições de cobertura de seguros, previdência entre outros.

Atividades nessa área de segurança buscam estabelecer condições de seguro e franquias de forma a proteger-se da obrigação de indenizar, ou seja, seu risco e compromisso transitam no plano material dos valores indenizatórios.

A pesquisa sobre riscos, acidentes e suas causas tiveram grande importância para a ação prevencionista.

Essas ações implicam no conhecimento de circunstâncias e probabilidades de ocorrência de sinistros e, quando ocorrem, investigar a regularidade dos procedimentos e cumprimento de normas legais e contratuais, de forma a que as reparações sejam minimizadas dentro do estrito teor dos contratos.

Um dos conceitos utilizados é a valoração do risco como característica de interesse à tomada de decisões. Até uma vida humana é referida em valor econômico, designado pela sigla VOSL – Value Of a Statistical Life, valor estatístico da vida, em língua inglesa.

29 A segurança das pessoas, nela incluída a laboral, conhecida no Brasil como segurança do trabalho, objetiva o conhecimento e aplicação de ações para a prevenção de acidentes e doenças no meio ambiente do trabalho.

Assim sendo, Safety refere-se à segurança física e do ambiente, dentro do conceito geral de quem está seguro, abrangendo procedimentos de controle de agentes potencialmente nocivos para um nível aceitável de risco.

Dentro deste conceito, o título desta tese em língua inglesa é apresentado no abstract como “Port Automation and work safety”. Este (Safety) é o conceito principal, que apresenta e considera, subsidiariamente, outros campos de segurança (security e insurance) com suas implicações nas atividades laborais.

No campo da regulação legal, a Constituição Brasileira, prevê explicitamente aspectos relativos à integridade do homem no trabalhado. Essa posição é entendida dentro do conceito de Meio Ambiente do Trabalho, em seu Artigo 7, XXXIII e artigo 200 referido como “o conjunto de condições existentes no local de trabalho, relativos à qualidade de vida do trabalhador”.

Essa visão específica situa o espaço laboral com seus componentes, características e circunstâncias para o ordenamento e funcionalidade das atividades produtivas. Neste trabalho aborda-se essa condição em relação ao meio ambiente do trabalho portuário.

Os conceitos de segurança – security, insurance, safety – inter-relacionam-se na vida dos cidadãos. Observa-se que, embora atividades nas áreas de segurança atuarial e laboral tenham por estrito interesse a não ocorrência do acidente, suas formas de atuação são consideravelmente distintas, assim, seguem paralelamente por seus caminhos próprios até concorrer nesse ponto singular e comum, o da integridade do segurado, incorporando-se ao caudal da segurança em si.

Nesse sentido ressalta-se que, conquanto o moto seja comum, a práxis é consideravelmente distinta, com a segurança laboral focada em preservar o cidadão, eivada de fatores éticos e preocupações sociais e morais, visando a preservar sua incolumidade, higidez e bem-estar.

30 Cardella (2008) Ressalta a importância de uma abordagem holística para a segurança que contemple não só os conhecimentos das ciências mas também dados relativos à experiência do trabalho, elementos do cotidiano das pessoas compreendendo três aspectos: conhecimento, motivação e dever.

Documentos relacionados