• Nenhum resultado encontrado

Novamente no tapete, houve troca de opiniões sobre a actividade desenvolvida e a sua importância. A criação de frases sobre o livro, assim com a posterior partilha de ideias entre colegas sobre as mesmas, contribuiu para uma maior consciencialização por parte de todos sobre a importância do livro e da leitura. Além disso, a troca de opiniões sobre a actividade desenvolvida e a sua importância contribuiu para uma maior sensibilização para a necessidade de preservar a natureza.

Actividade 2: “O Piquenique dos Livros”

Justificação da actividade:

Esta actividade surgiu na continuidade da anterior, igualmente no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. Foi igualmente desenvolvida em articulação com o 1º ciclo, estando incluida no Plano Anual de Actividades.

Objectivos:

- Valorizar o livro e as Bibliotecas Escolares

- Desenvolver a curiosidade pelos livros

- Proporcionar o manuseamento de livros e contacto com os mesmos em contexto diferente da sala de aula

- Aprender “comportamentos de leitor” - Valorizar a natureza

- Sensibilizar as crianças para o sentido poético de um texto - Sensibilizar para as rimas

- Estabelecer ponte com o 1º ciclo

Relato da actividade:

1ª Fase: Foram feitas algumas conversas no tapete sobre a temática: reflectiu-se sobre o que é a Biblioteca Escolar e sua importância; sobre o que é um piquenique e sobre o que geralmente é necessário para fazer um piquenique. Posteriormente, foi feita uma sensibilização às crianças para um piquenique com características algo especiais: “ O Piquenique dos Livros”. Tal como o nosso corpo precisa de se alimentar de “comida” para crescer em altura, precisa igualmente de se alimentar de “leituras” para crescer em sabedoria. Há que relembrar o nome deste nosso projecto: ” Ler para CresSER”

2ª Fase: Foi feita a planificação desta actividade em conjunto com as crianças: o levantamento do material necessário e distribuição das tarefas.

Concordamos com Hohman & Weikart (1997), quando nos dizem que planear é importante porque: “estimula as crianças a articularem as suas ideias, escolhas e decisões; promove a autoconfiança das crianças e o seu sentido de controlo; leva ao envolvimento e concentração na brincadeira; apoia o desenvolvimento de actividades lúdicas cada vez mais complexas”. Hohman & Weikart (1997), citados por Teresa Macedo e Helena Soeiro, em (Azevedo e Sardinha, 2009:59).

3ª Fase: Nesta fase, procedeu-se á recolha do material: mantas, cestos, livros e umas bolachinhas.

4ª Fase: Chegado o momento… pés a caminho. As imagens falam por si, podendo ser consultadas no corpo dos anexos do nosso trabalho, anexo XIX.

Avaliação da actividade:

Novamente em conversa no tapete, foi feita uma reflexão em conjunto e houve partilha de opiniões. Ainda como forma de avaliação, foi fornecida a cada criança uma folha com uma poesia sobre o livro, para que após exploração da poesia cada um fizesse a sua ilustração. Sabemos que no geral, as crianças em idade pré- escolar demonstram particular prazer em ouvir e repetir palavras que rimam. Este tipo de comportamentos indicia o início da sensibilidade para a consciência dos sons. Assim, com a exploração desta poesia as crianças ficaram mais sensibilizadas para o sentido poético do texto, assim como para as rimas, o que contribuiu para o

desenvolvimento da consciência fonológica. A título de exemplo, um desses registos poderá igualmente ser consultado no corpo dos anexos do nosso trabalho, anexo VI.

Actividade 3: “Leitura em Vai Vem”

Justificação da actividade:

Esta actividade resulta da necessidade de envolver as famílias na educação dos seus filhos e de definir estratégias para formar leitores, estando associada a uma proposta do PNL, Ler+ em Família - “Leitura em Vai Vem” . É desenvolvida neste jardim de infância já desde o ano lectivo passado, com o nome de “O Livro Viajante”, integrando o Plano Anual de Actividades. Este ano lectivo teve início no 2º periodo e irá ser desenvolvida ao longo do ano lectivo.

Objectivos:

- Proporcionar o manuseamento de livros e contacto com os mesmos em contexto diferente da sala de aula (em casa)

- Envolver as famílias na educação dos seus filhos - Promover a leitura em família

- Desenvolver a curiosidade pelos livros - Contribuir para a formação de leitores

Relato da actividade:

1ª Fase: Num primeiro momento foi feita a apresentação do material às crianças e dada uma explicação sobre o funcionamento da actividade: Toda a informação sobre este projecto foi retirada de um site que assinalamos em1.

Simultâneamente foi enviada informação por escrito aos pais/encarregados de educação sobre o início da actividade, que poderá ser consultada no corpo dos anexos do nosso trabalho, anexo VII. Há que referir que os pais/encarregados de educação tinham já tomado conhecimento desta actividade, em reunião de avaliação no final do 1º periodo.

2ª Fase: Foi feita a planificação e elaborada uma tabela com as crianças, onde será feito o registo das crianças que rotativamente levam as mochilas para casa, com

os respectivos livros e fichas de acompanhamento. Esta tabela integra o corpo dos anexos do trabalho, anexo VIII.

3ª Fase: Todas as sextas feiras, há cinco crianças que levam uma mochila com um livro lá dentro para “lerem” em família, e uma ficha de acompanhamento, onde deverão fazer o registo da leitura. Esta actividade deverá ser desenvolvida em colaboração com a família durante o fim de semana, devendo a criança devolver o material na segunda- feira seguinte. À semelhança da tabela referida anteriormente, também este material poderá ser consultado no corpo dos anexos deste trabalho, no anexo VIII.

Avaliação da actividade:

Como forma de avaliação da actividade, ao longo dos cinco dias da semana, cada uma das cinco crianças faz o reconto da história que “leu” em família durante o fim de semana, para os colegas da sala, sendo este também um momento de partilha entre todos. Desta forma as crianças têm oportunidade de demonstrar possuir, ou não, algumas características do acto de leitura: a postura, o olhar para o texto, as explorações que se fazem com os olhos, a voz ou os movimentos dos lábios, podendo estar mais atentas a uns indicadores ou a outros. Tal como nos refere (Mata; 2008: 67) “As observações que as crianças fazem de outros a ler e posteriores imitações nas suas brincadeiras facilitam a compreensão sobre o que é ler”.

Existe ainda uma tabela onde cada uma destas crianças identifica os familiares que leram com ela, que poderá ser consultada no corpo dos anexos do nosso trabalho, anexo IX.

Por questões de ordem temporal não tivemos oportunidade de desenvolver as actividades que se seguem, no âmbito do nosso estudo. Todavia, estas serão desenvolvidas até ao final do ano lectivo pela educadora titular do grupo, e por se tratar de actividades de grande importância no âmbito do nosso estudo, não queremos deixar de as referir, apresentando apenas a sua justificação, os objectivos e a planificação.

Actividade 4: “Serão de contos… em pijama”

Justificação da actividade:

da comemoração do dia da mãe e foi pensada como uma forma de envolver as famílias na educação dos seus filhos. A leitura de contos, recriando o ambiente da história ao deitar, pretende ser uma experiência única em torno da leitura, num ambiente intimista, inesperado, afectuoso, sendo uma forma de envolver as famílias na educação dos seus filhos.

Relembramos Mata (2008), quando refere a vertente afectiva dos ambientes de aprendizagem:

O ambiente deve ser promotor do prazer e da satisfação da leitura, sendo este um eixo preferencial a considerar. Para além da componente afectiva, devem também considerar-se as oportunidades de contacto e exploração da leitura e o papel dos diferentes adultos enquanto modelos e elementos incentivadores e de apoio. […] Promotor da articulação e interacção com a família. Deve envolver as famílias nas suas práticas de leitura, incentivando a continuidade, diversidade e regularidade de diferentes leituras na família e da leitura de histórias. Nas famílias onde essas práticas são menos frequentes e consistentes, deve promover hábitos de leitura de histórias e a compreensão da importância da participação da criança nas leituras familiares do dia-a-dia. (Mata, 2008: 88)

Objectivos:

- Estimular e fomentar o gosto pelo livro e pela leitura - Contribuir para o desenvolvimento cognitivo e linguístico

- Desenvolver comportamentos emergentes de leitura (hábitos e rotinas em torno da leitura)

- Proporcionar às crianças enriquecimento pessoal e estético - Incentivar a leitura em contexto familiar

- Promover a relação família-escola

- Proporcionar novas experiências de leitura